Blogger ou Wix: qual a melhor plataforma?

Blogger ou Wix

Se você está pensando em criar um blog ou site, você vai se deparar com diversas plataformas e ferramentas. Porém, entre tantas opções, apenas algumas se destacam, e você pode chegar num dilema, como o de escolher entre o Blogger ou Wix.

Essas duas plataformas são extremamente populares e permitem a criação de blogs e sites gratuitamente.

Então, se você está na dúvida se deve criar o seu blog com Blogger ou Wix, acompanhe este comparativo.

O que é Blogger?

Blogger é a plataforma de criação de blogs do Google. Por ser completamente gratuita, é uma das mais populares para aqueles que querem criar blogs pessoais. Tudo que é necessário para começar a usar o Blogger é uma conta do Google.

Blogger ou Wix - O que é Blogger?

Embora possa ser usado para sites, a plataforma do Blogger é completamente otimizada para criação de blogs. Isso quer dizer a plataforma tem todos os recursos necessários para um blog. Em outras palavras, o Blogger é uma opção segura, principalmente para quem pretende criar um blog pessoal.

O que é Wix?

O Wix é um criador de sites, uma ferramenta voltada para criação de sites e blogs de todos os tipos com o máximo de facilidade, inclusive lojas virtuais. O foco da plataforma é a usabilidade. Com o Wix, qualquer pessoa pode criar um site bonito e funcional sem dificuldades.

Blogger ou Wix - O que é Wix?

Embora tenha planos pagos, o Wix pode ser usado gratuitamente para blogs e sites pessoais por tempo ilimitado. Então você pode aproveitar de vários recursos de alta qualidade que a ferramenta oferece sem ter que pagar nada por isso.

Blogger ou Wix: são muito diferentes para comparar?

Ainda que o Blogger e o Wix sejam consideravelmente diferentes, ambos podem ser usados para criar um blog ou site completamente funcional. A questão aqui é, qual dos dois é melhor para suas necessidades.

Então, vamos comparar seus recursos, custos, ferramentas e desempenho.

Blogger ou Wix: qual sai mais barato no final?

Enquanto Blogger ou Wix possam ser usados gratuitamente, existem algumas diferenças que podem implicar em custos. Além disso, a depender das necessidades do seu projeto, começar usando a plataforma certa pode poupar bastante tempo e, consequentemente, dinheiro.

No Blogger não existem planos, taxas e nem pagamentos por recursos. Você pode comprar um domínio e até associá-lo gratuitamente. As limitações ficam na usabilidade da plataforma, personalização e suporte, que é oferecido somente por meio de documentação e comunidade.

Blogger ou Wix - Preço do domínio no Blogger

No Wix, o plano mais recomendado começa a partir de R$ 19/mês. Esse plano remove todas as restrições para criação de sites e blogs na plataforma, além de incluir o registro de um domínio gratuitamente para usar no site criado e poder contar com o suporte especializado da plataforma.

Blogger ou WordPress - Planos Wix

Embora o Blogger seja completamente grátis e pareça ser a opção mais econômica, o Wix consegue oferecer uma facilidade de uso maior, mais ferramentas e recursos em seus planos pagos. Dessa forma, expandir o blog ou adicionar recursos ao site se torna algo mais fácil de fazer no Wix do que no Blogger.

Como o Blogger é gratuito, essa é a opção mais econômica. Porém, você deve avaliar as necessidades e o futuro do seu projeto, se preferir a facilidade de uso, o investimento no Wix pode valer a pena.

No caso de querer usar somente os recursos gratuitos, existem alguns detalhes para considerar.

Blogger ou Wix: planos para uso pessoal

Se o seu objetivo é criar um site ou blog completamente grátis, sem gastar nada com isso, você deve levar em conta as limitações do plano gratuito do Wix em relação ao Blogger.

O plano grátis do Wix inclui tudo que você precisa para criar um blog, mas com algumas limitações. Por exemplo, nesse plano não é possível usar um nome de domínio personalizado. O site criado gratuitamente com o Wix também inclui uma barra no rodapé para indicar que o site foi criado com a ferramenta.

Já o Blogger, que não possui planos pagos ou upgrades, não tem nenhuma dessas restrições. O blog criado na plataforma não inclui propagandas, e você pode usar seu domínio próprio gratuitamente, sem pagar por essa funcionalidade.

Blogger ou Wix - Domínio próprio

Além disso, é possível monetizar o blog criado no Blogger com AdSense. Ainda que esses ganhos não sejam relevantes para blogs pessoais, é um ponto positivo a considerar se você pretende fazer do seu blog uma fonte de renda.

Dessa forma, quem pretende criar somente um blog pessoal, o Blogger é uma solução satisfatória. Para sites ou blogs profissionais, o Wix é uma opção mais interessante.

Blogger ou Wix: temas e design

O Blogger conta cerca de 50 temas por padrão, porém, alguns temas são bastante simplificados, sendo que alguns variam somente nas cores. Como alternativa, é possível utilizar temas criados por terceiros, e isso possibilita uma seleção maior de temas para o Blogger.

Blogger ou Wix - Temas Blogger

O Wix, por outro lado, conta com mais de 300 temas gratuitos, com acabamento profissional e bastante diferentes uns dos outros. No entanto, não existem mais opções de temas além dos que são disponibilizados pelo Wix.

Blogger ou Wix - Templates Wix

Além dos temas, o Wix disponibiliza ferramentas para criação de banners e logos, que ajudam bastante na personalização das páginas. Se você não tem experiência com design, essas ferramentas podem facilitar muito a sua vida.

No geral, o Wix tem temas mais bonitos, com mais detalhes, mais complexos e com aparência mais profissional que o Blogger.

Blogger ou Wix: suporte e ferramentas

Quando se trata de suporte, o Blogger conta somente com a documentação e o suporte da comunidade. Aqui, o vencedor é claramente o Wix, em que você pode obter atendimento humano, com um especialista na plataforma para tirar suas dúvidas e resolver possíveis problemas.

No Blogger, se você tiver um problema ou precisar de ajuda, terá que consultar outros usuários da plataforma para ajudá-lo – não existem funcionários para dar suporte especializado. Você pode consultar a documentação, mas se a resposta que procura não estiver lá, não há muita alternativa.

Blogger ou Wix - Suporte e Documentação do Blogger

Já no Wix, você pode entrar em contato por e-mail, por telefone e chat com o suporte especializado da empresa, além do suporte da comunidade, tutoriais de terceiros e sites especializados. Assim, você tem a garantia de que terá a quem recorrer em caso de problemas ou dúvidas.

Blogger ou Wix - Suporte Wix

Portanto, com essa possibilidade, quando se trata de suporte, o Wix fica claramente à frente do Blogger.

Por ser um serviço gratuito, o Blogger oferece somente o básico de suporte. Já o Wix, disponibiliza o atendimento especializado por especialistas.

Blogger ou Wix: conclusão

O Wix é uma plataforma mais completa, tem um foco maior na usabilidade e maior variedade de temas de alta qualidade, tanto para sites quanto blogs. Enquanto o Blogger é uma boa opção para quem pretende criar um blog pessoal e não quer gastar com isso, o Wix é uma plataforma mais robusta no geral.

Porém, o Blogger satisfaz quem precisa do básico em blog, e é completamente gratuito.

Então, para facilitar, podemos resumir essas duas opções como:

  • Blogger - para blogs pessoais gratuitos, em que não há necessidade de soluções profissionais, como suporte especializado.
  • Wix - para sites, blogs e até lojas virtuais, em que é possível começar gratuitamente mas há espaço para expandir para algo profissional.

No fim, você deve avaliar o seu perfil e suas necessidades para escolher a plataforma. Tem alguma dúvida ou sugestão? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo!

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.
Deixe um comentário

Receba os artigos do blog por e-mail: