Hostinger ou HostGator? Saiba qual é a melhor hospedagem

Avatar

Redação

0 avaliações

13 de novembro de 2018 às 7:28

Hostinger ou HostGator: qual é melhor? Essa é uma dúvida muito comum para quem está procurando o melhor custo benefício em hospedagem.

Escolher entre Hostinger ou HostGator pode ser difícil para quem não conhece a fundo os detalhes dos provedores. Com planos e valores parecidos, as duas empresas são boas opções para quem que hospedar um site sem gastar muito. Mas qual das opções é a mais vantajosa?

Hostinger ou HostGator

Ambas as empresas já estão bem estabelecidas no mercado brasileiro e possuem bases de usuários gigantes, o que indica que oferecem serviços de qualidade. Para quem está na dúvida se escolhe a Hostinger ou HostGator, acompanhe o nosso comparativo.

Este comparativo visa demonstrar as principais diferenças nos serviços de hospedagem desses provadores e indicar a melhor opção. Nós vamos verificar vários detalhes, como preços, recursos, facilidade no uso e claro, desempenho. Vamos lá?

Preço

Para fazer um comparativo justo, nós vamos comparar os serviços mais parecidos e que são equivalentes em ambos os provedores: a hospedagem compartilhada. Ainda que existam vários outros serviços, a hospedagem compartilhada ainda é a opção mais escolhida pelos clientes.

Nesta parte, nós vamos comparar tanto os preços de contratação quanto os de renovação, que geralmente variam nos provedores de hospedagem. Além de analisar quais métodos de pagamento são disponibilizados pelas empresas.

Round 1 - Hostinger ou HostGator - Preços

A diferença pode parecer pouca numa primeira vista, mas se compararmos os planos contratados em períodos mais longos, a diferença é considerável. Na Hostinger, o desconto de acordo com a periodicidade do pagamento é maior que na sua adversária. A diferença chega a ser de mais de 20% no plano trienal.

VENCEDOR

Hostinger ou HostGator - Vencedor

Recursos

Agora vamos ver a diferença nos recursos oferecidos em cada um desses provedores de hospedagem.

Round 2 - Hostinger ou HostGator - Recursos

Nesse ponto, ambos os provedores de hospedagem são bastante similares. Os recursos de hospedagem estão presentes de forma equivalente nos planos. Apesar de oferecem os recursos de forma diferente, como o criador de sites utilizado, as ferramentas são o suficiente para qualquer usuário.

Tanto HostGator ou Hostinger oferecem a migração gratuita de sites para novos clientes. Em ambas as empresas, o serviço de migração é gratuito apenas nos primeiros 30 dias de contratação. Após esse prazo, o cliente deverá pagar uma taxa para que a migração seja feita.

Em ambas as empresas, os planos de hospedagem compartilhada contam com um instalador de aplicações, com suporte às plataformas mais populares, incluindo o WordPress. Na HostGator, o SSL já está incluído nos planos, enquanto a Hostinger cobra uma taxa única para instalação.

No entanto, os planos da HostGator não incluem um domínio grátis, enquanto na Hostinger é possível escolher um domínio de qualquer extensão na contratação dos planos.

VENCEDOR

Hostinger ou HostGator - Vencedor

Facilidade de uso

Na escolha da hospedagem de sites, é muito importante escolher uma que seja fácil de usar. Isto é, ter um processo de contratação simples, um painel intuitivo e um ótimo suporte, caso algum problema ocorra.

Round 3 - HostGator ou Hostinger?

O suporte ao cliente é um ponto extremamente importante nos serviços de hospedagem. Ter uma grande disponibilidade e vários canais de atendimento podem fazer a diferença. Escolhendo Hostinger ou HostGator, o suporte será dado pelos mesmos canais: chat e tickets 24/7.

Porém, mesmo oferecendo os mesmos canais de suporte, a qualidade do atendimento pode variar bastante. Em nossos testes, a Hostinger demonstrou oferecer um atendimento mais rápido, completo e atencioso.

Quanto a usabilidade do painel, nas duas empresas, tanto o painel do cliente quanto do painel de hospedagem são agradáveis. Apesar das diferenças estéticas dos painéis, todas as ferramentas e funcionalidades podem ser encontradas facilmente.

Para o painel de controle de hospedagem, a HostGator disponibiliza somente o cPanel, enquanto a Hostinger oferece o seu painel próprio, o hPanel, em adição ao cPanel, que também está disponível em seus planos de hospedagem.

Com um suporte superior e mais opções para gerenciamento da hospedagem, não resta dúvidas sobre qual provedor sai vitorioso nesta etapa.

VENCEDOR

Hostinger ou HostGator - Vencedor

Desempenho

O desempenho é um dos principais fatores na escolha da hospedagem de sites, além de determinar a satisfação dos visitantes no uso do site, ainda influencia no posicionamento nos mecanismos de busca e na qualidade do SEO. Também é importante verificar com que frequência um site fica fora do ar, e claro, quanto menor, melhor.

Veja a comparativo de tempo de resposta dos dois planos de hospedagem:

Hostinger ou HostGator - Desempenho

Neste teste, a Hostinger demonstrou uma vantagem considerável. O tempo de resposta foi menor na maior parte de tempo. Apresentando valores menores, respostas mais rápidas e uma maior estabilidade nos resultados.


O tempo que o site fica fora do ar também é algo importante a ser monitorado. Ao configurar um site WordPress, consegui monitorar quando os sites ficavam indisponíveis.

Hostinger ou HostGator - Indisponibilidade

Nesse aspecto, ambos os provedores de hospedagem obtiveram ótimos resultados. Os sites hospedados não ficaram indisponíveis em nenhum momento. Logo, se a sua preocupação é que o site não fique fora do ar, você pode escolher Hostinger ou HostGator.


Na questão do desempenho em todo o mundo, nós usamos o Bitcatcha, que verifica o desempenho do servidor a partir de várias localidades, e avalia com uma nota. Aqui estão os resultados:

A avaliação do Bitcatcha para a Hostinger - A+ durante baixo fluxo no servidor, A para alto fluxo no servidor

A avaliação para a HostGator: A durante baixo fluxo no servidor, B+ com muito fluxo no servidor


Dessa forma, nesta etapa ganha o provedor com desempenho superior, que foi a...

VENCEDOR

Hostinger ou HostGator - Vencedor

Conclusão

Os resultados do comparativo mostram que a Hostinger oferece várias vantagens significativas. Com um atendimento melhor e mais opções de painéis de controle, a empresa mostra que é possível fazer mais – sem cobrar mais por isso.

Escolhendo a Hostinger ou HostGator, os recursos de hospedagem serão equivalentes. Ferramentas como criador de sites, gerenciador de arquivos e demais funções no painel poderão ter um comportamento diferente, mas satisfazem a maioria dos usuários.

O desempenho da Hostinger também foi melhor em todos os nossos testes. O tempo de resposta da empresa se mostrou mais estável e menor em todas as situação, indicando uma melhor otimização no servidor. Em compensação, os resultados de uptime foram iguais para ambas as empresas.

Embora o certificado SSL seja pago na Hostinger e gratuito na HostGator, a taxa é única e o valor é muito menor que o de um domínio, que deve ser comprado na HostGator, mesmo contratando o melhor plano de hospedagem.

Qual é melhor: Hostinger ou HostGator?

VENCEDOR

Vencedor - Hostinger
Avatar
Redação

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.


Hostinger logo
9.9 /10
GoDaddy logo
9.1 /10