Ferramenta de Consulta WHOIS

Faça uma consulta WHOIS para obter informações sobre domínios e seus registradores

Sobre a Consulta WHOIS

WHOIS é a assinatura de um endereço online. Uma consulta WHOIS traz várias informações, como o contato do proprietário do domínio, o registrador, a data de expiração e muito mais. Utilize esta ferramenta para fazer a pesquisa WHOIS em um domínio ou IP para saber tudo sobre o endereço.

Tem interesse nas informações de algum domínio ou verificar se as informações do seu domínio estão atualizadas? Basta digitar o endereço acima e nossa ferramenta vai obter tudo que for possível sobre ele.

Quer saber mais? Confira o conteúdo abaixo para saber mais sobre o que é WHOIS e como ele funciona.

O que é WHOIS e para que serve?

WHOIS é um protocolo para consultar informações de contato e servidores DNS sobre um domínio ou IP. Uma pesquisa WHOIS reúne informações relacionadas aos domínios, cuja finalidade consiste em identificar os donos de um site.

O termo WHOIS remete à expressão “who is” (pronúncia-se ruis), que na tradução para o português quer dizer: “quem é”. Uma pesquisa ou consulta WHOIS, reúne os dados atrelados ao proprietário domínio — como CPF ou CNPJ, endereço e informações para contato.

Como o próprio termo sugere, a pesquisa WHOIS em geral serve para consultar dados sobre a propriedade de um nome de domínio. Ou seja, com esse tipo de busca você consegue saber quem é o responsável por aquele domínio na Internet. Além disso, a pesquisa WHOIS é capaz de:

  • Verificar a disponibilidade de um domínio (se ele está registrado ou não);
  • Indicar a empresa hospeda o domínio;
  • Informar as datas de criação, alteração e expiração de um domínio;

Nesse caso, é muito importante que o proprietário assegure a veracidade do conteúdo disponibilizado, uma vez que os domínios das referências incompletas ou incorretas correm o risco de ser congelados. Além disso, uma pesquisa WHOIS pode ajudar a identificar possíveis atividades irregulares ou fraudes.

Quais informações são exibidas numa pesquisa WHOIS?

A estrutura de uma consulta WHOIS pode variar a depender da extensão do domínio consultado. Por exemplo, os domínios com extensão ".br" exigem um CPF ou CNPJ para registro, diferente de um domínio internacional, como ".com" ou ".net".

Em outras palavras, numa consulta WHOIS, um domínio ".br" vai apresentar uma informação que domínios ".com" ou ".net" não apresentam. Abaixo você pode ver os dados que são exibidos tanto para domínios nacionais quanto internacionais:

Domínios nacionais Domínios internacionais
Titular (proprietário do domínio) Registrador (empresa que fez o registro)
Documento identificador (CPF ou CNPJ) Data de criação, alteração e expiração
País do titular do domínio Situação do domínio (status do domínio)
Contatos (titular, administrativo, técnico e cobrança) Contatos (registrante, administrador e técnico)
Servidores DNS (para onde o domínio aponta) Organização, endereço e telefone dos contatos
Data de criação, alteração e expiração E-mail dos contatos
Situação do domínio (publicado ou congelado) Servidores DNS (para onde o domínio aponta)
E-mail dos contatos

Porém, para todos os domínios, existem informações que devem estar sempre presentes, como:

  • Nome do proprietário do domínio;
  • Contato do proprietário (contato administrativo, técnico e de cobrança);
  • País do proprietário do domínio;
  • Situação do domínio (ativo ou inativo);
  • Data de criação, atualização e expiração do domínio;
  • Informações sobre o registrador do domínio (para questões de segurança e denúncias);
  • Servidores DNS configurados no domínio.

No registro de domínio, as empresas geralmente solicitam somente um e-mail que é utilizado para todos os contatos do domínio (administrativo, técnico e cobrança). No entanto, é possível definir dados diferentes cada contato caso seja necessário, como por exemplo, quando uma agência registra um domínio para seu cliente.

Por padrão, todas essas informações ficam visíveis em uma pesquisa WHOIS. Contudo, para alguns domínios, pode ser possível ocultar essas informações.

Como ocultar meus dados da pesquisa WHOIS?

É comum que os usuários não queiram revelar seus dados pessoais numa consulta WHOIS. Por exemplo, muitas vezes o domínio é registrado com um e-mail pessoal e ao deixar esse acessível publicamente, o titular do domínio fica sujeito a receber mensagens indesejadas.

Existem formas de ocultar os dados exibidos no WHOIS, porém isso vai depender da extensão do domínio.

Domínios nacionais (".br")

Para os domínios nacionais, não é possível ocultar nenhuma informação associada ao domínio. E, quando um domínio nacional é registrado, o Registro.br verifica por possíveis inconsistências nos dados. Logo, não adianta tentar usar dados incorretos, já que isso pode levar ao cancelamento do domínio.

Assim, uma alternativa para aqueles que não querem exibir o seu e-mail pessoal na pesquisa WHOIS de um domínio ".br", é criar uma conta de e-mail para tratar dos assuntos do domínio. Essa é uma prática comum de empresas e usuários, para evitar receber mensagens não solicitadas.

Domínios internacionais (".com")

No entanto, para os domínios internacionais, a solução para esse problema está em um serviço que oferecido pela maioria das empresas que registram domínio, o serviço de privacidade de domínio.

O serviço pode ser encontrado como privacidade de WHOIS, WHOIS protection, WHOIS privacy, ID protection, entre outros nomes. Porém, sua função é sempre a mesma: ocultar as informações do titular do domínio substituindo por dados que não o identifiquem. Geralmente dados da empresa que registrou o domínio.

É importante destacar que esse não é um serviço gratuito. Normalmente, as empresas cobram uma taxa recorrente para manter as informações ocultas. Nos provedores de registro de domínio, o valor para esse serviço fica entre R$ 5 a R$ 15 por ano.

Mas independente de privacidade de domínio ou não, uma coisa é fundamental: manter as informações do domínio atualizadas.

Como atualizar as informações exibidas no WHOIS?

Para atualizar as informações que aparecem numa pesquisa WHOIS, basta ir até ao painel de controle da empresa em que o domínio foi registro e preencher com os dados atualizados.

Os domínios nacionais exigem que dados como CPF ou CNPJ estejam sempre associados ao registro. Já os domínios internacionais devem ter endereço e e-mail atualizados. Após modificar as informações do domínio, você recebe uma mensagem de confirmação do órgão que regulamenta os domínios – o ICANN.

Uma regra comum em qualquer empresa de registro de domínio é recomendar que os dados do domínio estejam sempre atualizados. Isso ajuda na recuperação do domínio em caso de problemas e é válido tanto para os domínios nacionais quanto internacionais.

Depois de atualizar os dados do seu domínio, você pode utilizar a nossa ferramenta para fazer uma consulta WHOIS. Mas lembre-se de que os dados podem levar até 72 horas para atualização.