Blogger ou WordPress: descubra qual o melhor para você

Blogger ou WordPress: qual o melhor sistema para começar um site ou blog?

Essa é uma dúvida comum de quem está buscando começar um site ou blog com facilidade e de forma gratuita, ou simplesmente quer investir o mínimo possível. Com o WordPress ou Blogger, você consegue começar um blog sem gastar nada e ter acesso a ferramentas de alta qualidade para criar e gerenciar um blog.

Blogger ou WordPress

Começar um blog é algo relativamente fácil. Não à toa, em 2013 já se falava em 152 milhões de sites do tipo. No Brasil, esse número também é significativo. Mas todas essas pessoas, antes de entrarem na blogosfera, lidam com a questão de qual plataforma escolher: Blogger ou WordPress.

A dúvida surge porque ambas as opções são excelentes e têm características únicas, por isso mesmo são extremamente populares. Além disso, ambas são gratuitas para começar a usar. Mas a escolha entre uma das plataformas deve priorizar seus objetivos e as suas necessidades.

A depender da sua expectativa com as funcionalidades do blog, uma plataforma pode ser melhor que a outra. Por isso, para ter uma maior noção de cada uma dessas ferramentas e poder escolher com tranquilidade, confira este comparativo entre as duas plataformas. Continue a leitura!

Blogger ou WordPress (ou WordPress)

Antes de começar o comparativo entre essas plataformas, vamos conhecer um pouco mais sobre elas e suas propostas.

Blogger

O Blogger é um sistema de gerenciamento de conteúdo para blogs, uma plataforma focada na criação e gestão de blogs. O sistema foi desenvolvido por uma empresa chamada Pyra Labs em 1999, que foi comprado pela Google em 2003, atual proprietária da plataforma.

Blogger ou WordPress - Apresentando o Blogger

A proposta do Blogger é simples de entender: ajudar as pessoas a criarem blogs de uma forma fácil, sem ter que pagar por isso. Sob o nome da Google, e acesso a seus recursos, o Blogger ganhou ainda mais popularidade e reconhecimento.

Como um sistema de gerenciamento de conteúdo para sites em geral, o Blogger é o 9º CMS mais usado no mundo. No entanto, quando se trata de uma plataforma para blogs, o Blogger é o segundo sistema mais popular, ficando atrás somente do WordPress.

WordPress

Quando se trata de sistema de gerenciamento de conteúdo, o WordPress é, sem dúvidas, a opção mais popular. Para ter ideia da popularidade da plataforma – quase 1/3 dos sites na Internet usam o WordPress. E comparando somente com outros CMS, a fatia de mercado do WordPress é de quase 60%.

WordPress ou Blogger - Apresentando WordPress

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo avançado e bem estruturado, capaz de se adaptar para diversos tipos de sites. E apesar de ser bastante associado com blogs, o sistema pode ser usado para outros tipos de sites, como portais e lojas virtuais.

É importante ter em mente que existem duas versões do WordPress:

  • WordPress.com - versão em que que você cria uma conta no serviço do WordPress e a Automattic fica responsável por hospedar o seu blog.
  • WordPress.org - a versão auto hospedada (self-hosted) do WordPress, em que você fica responsável pela hospedagem do WordPress.

A versão que mais se aproxima com o serviço do Blogger é a do WordPress.com, que funciona como um serviço em que você se cadastra e a empresa fica responsável por hospedar o blog. No caso do WordPress.org, seria necessário contratar um plano de hospedagem de sites e fazer a instalação da plataforma você mesmo.

Diferente do Blogger, que é um serviço completamente gratuito, o WordPress.com é um serviço freemium, em que você pode começar gratuitamente mas deve pagar ter acesso a todas as funcionalidades. Já no WordPress.org, a plataforma é disponibilizada gratuitamente sem qualquer limitação.

Comparativo do Blogger com WordPress

Agora que você conhece mais sobre essas duas plataformas para blog, você pode ver um breve resumo do comparativo dessas ferramentas na tabela abaixo:

BloggerWordPress
Facilidade de uso⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐
Recursos⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐
Flexibilidade⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐
Temas⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐
Segurança⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐
Suporte⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐
SEO⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐
PreçoCompletamente gratuito para usar, sem qualquer restrição por planos pagos ou taxas.Grátis para começar, mas com planos pagos a partir de R$ 9/mês ou de acordo com a hospedagem.
Comece agoraAcesse o BloggerVeja como criar um site WordPress

Para saber os detalhes de cada um dos itens comparados, acompanhe o nosso comparativo e descubra qual o melhor para você: Blogger ou WordPress.

Facilidade de uso

A facilidade de uso é um fator importante em qualquer situação, mas especialmente para aqueles que estão começando. Tanto o Blogger quanto o WordPress visam ser a porta de entrada para quem está criando o primeiro blog, portanto, um dos seus principais desafios é oferecer uma plataforma fácil de usar.

Blogger

O Blogger é talvez a ferramenta mais simples e fácil de usar já inventada para quem quer ter um blog. Para se ter uma noção, o único requisito necessário para usar a ferramenta é ter uma conta do Google. Ou seja, se você tem um Gmail, você já pode criar um blog. Do contrário, é possível criar uma conta facilmente.

Criar um blog é muito simples, basta escolher um nome e tema para o blog e você está pronto para criar conteúdos e publicar o blog.

Blogger ou WordPress - Criar um novo blog

O painel do Blogger é em português, outra facilidade que o torna mais acessível, e o menu tem indicativos claros de suas funções. Nele é possível personalizar o layout, configurar um domínio, organizar os postagens, escrever diretamente no painel, entre outras coisas.

O editor de textos é bem completo e fácil de usar. Seguindo o modelo WYSIWYG (o que você vê é o que você recebe), é possível pré-visualizar as formatações de texto em tempo real. Dessa forma fica muito mais fácil inserir imagens, vídeos, ajustar o tamanho do texto e a fonte. Assim, ao criar um artigo, você sabe exatamente como ele vai ficar quando for publicado.

Blogger ou WordPress - Editor Blogger

Customizar o blog também é muito fácil. O painel do Blogger disponibiliza opções de tema e layout, em que é possível escolher um novo template para o blog e definir como os elementos serão exibidos nas páginas. Com poucos cliques você pode mudar drasticamente o visual do seu blog.

Blogger ou WordPress - Tema do Blogger

Para os que querem personalizar além do que o Blogger já oferece, é possível editar o HTML do tema e personalizá-lo com CSS e JavaScript. No entanto, isso pode exigir conhecimentos em desenvolvimento de sites e linguagens de programação.

No que se refere a facilidade de uso, o Blogger é uma ótima opção. No entanto, as modificações no blog não podem ser feitas arrastando elementos ou visualizadas em tempo real, como ocorre em um criador de sites, por exemplo.

WordPress

No caso do WordPress, a facilidade de uso vai depender de qual versão da plataforma você escolher usar. Escolhendo a versão do WordPress.com, a usabilidade é muito parecida com a do Blogger. Por exemplo, tudo o que você precisa é criar uma conta no serviço do WordPress.com, dar um nome ao blog e começar a usar.

Blogger ou WordPress - Criando blog no WordPress.com

Aqui, a diferença é que você precisa escolher um dos planos para começar a usar o WordPress. É possível escolher um plano gratuito e criar um blog normalmente, a facilidade de uso será a mesma, independente do plano escolhido.

Tendo escolhido o plano, o blog é criador e você já tem acesso ao painel do WordPress. Similarmente, a estrutura não é muito diferente da do Blogger, até os menus são posicionados de forma parecida na lateral da tela.

Blogger ou WordPress - Facilidade de uso do WP.com

Adicionar novos artigos e páginas é tão fácil quanto no Blogger. Além disso, como o WordPress é tem um desenvolvimento bastante ativo, a interface do WordPress também é mais polida e mais moderna. Como resultado, usar a plataforma pode ser mais agradável.

Isso não é diferente na edição do conteúdo, aqui o WordPress também leva vantagem. O editor do WordPress é oferece opções mais avançadas, sem sacrificar a facilidade de uso. Permitindo a edição em blocos, as opções são mais intuitivas e amigáveis para quem está começando.

Blogger ou WordPress - Facilidade de uso do editor WP.com

O editor do WordPress também permite colar imagens diretamente, incluir arquivos, tabelas e outros elementos do WordPress. Além de tudo, o visual do editor é mais limpo, muito menos carregado que o do Blogger, removendo as distrações durante a criação do conteúdo.

Para quem busca facilidade em customizar o blog, o WordPress disponibiliza um gerenciador de temas fácil de usar. São mais de 100 temas gratuitos e quase 200 temas pagos. A interface de personalização do tema é bastante amigável e permite que você experimente o tema antes de começar a usá-lo.

Blogger ou WordPress - Usabilidade e personalização

O WordPress ainda sugere os temas indicados para iniciantes, facilitando ainda mais a personalização do blog. Mas ainda que seja mais fácil personalizar o blog no WordPress, ainda não é tão simples como em um criador de sites, que permite a customização durante a visualização do site ou o blog.

Na versão do WordPress.org, todos os recursos estão incluídos e podem ser usados sem limitações. Porém, você deve levar em conta que é os custos com a hospedagem de site. Como alternativa, é possível usar o WordPress com toda sua funcionalidade em uma hospedagem grátis para conhecer melhor a plataforma.

Resumo: o WordPress fica à frente do Blogger na facilidade de uso. No entanto, é importante levar em consideração que recursos como domínio personalizado e monetização do blog só estão disponíveis nos planos pagos do WordPress, enquanto no Blogger são oferecidos gratuitamente.

Temas e customização

Se você quer ter um site ou blog com aparência diferenciada, é importante levar em consideração os temas e as opções de customização que são oferecidas. Nesta parte, vamos verificar qual plataforma dispõe de mais opções de personalização e temas: Blogger ou WordPress.

Blogger

Apesar do Blogger não apresentar uma grande seleção de temas oficiais, existem muitos temas de terceiros disponíveis na web. Não é difícil encontrar temas personalizados gratuitos, e também há a possibilidade de comprar temas profissionais.

Blogger ou WordPress - Temas do Blogger

Os temas são responsivos e se adaptam bem em dispositivos móveis, algo muito positivo nos dias de hoje. No entanto, como há uma limitação na usabilidade do Blogger, os temas não podem ser completamente personalizados com integrações muito avançadas.

WordPress

O WordPress disponibiliza um diretório de temas com milhares de opção gratuitas e já prontas para uso. Devido a forma que o WordPress foi projetado, os temas oferecem maior capacidade de personalização e integração com outras ferramentas da web.

Blogger ou WordPress - Temas WordPress

Além disso, existem diversos temas premium que são vendidos em sites de terceiros, para aqueles que buscam um visual diferenciado ou recursos específicos. O ThemeForest, por exemplo, é um site especializado na comercialização de temas premium para WordPress e outras plataformas.

Resumo: tanto com o Blogger ou WordPress, as opções de temas e customização são diversas. Porém, o WordPress se destaca na personalização e na variedade de temas premium. Como é um sistema mais popular e customizável, existem mais possibilidades de modificar o tema do que no Blogger.

Recursos

Os recursos se referem ao que ambas as ferramentas são capazes de fazer. Não adianta ter uma ferramenta fácil de usar se ela tem poucas funcionalidades e pode deixar a desejar em algum momento. Nesta etapa, vamos comparar os recursos para descobrir qual plataforma tem as melhores funcionalidades: Blogger ou WordPress.

Blogger

Como o Blogger é um sistema hospedado pelo Google e, como usuário, você não tem controle da hospedagem, é natural que alguns recursos e funcionalidades do Blogger sejam limitados. Mas por outro lado, a simplicidade do Blogger torna o sistema fácil de usar, principalmente para aqueles que só querem criar um blog.

Observando o Blogger somente como uma plataforma de para criação de blogs, as funcionalidades e recursos são mais que suficientes. Porém, as limitações do Blogger ficam expostas ao tentar fugir do padrão que é imposto pela plataforma, quando há a necessidade de personalizar a plataforma de alguma forma específica.

Mas também existem aspectos em que o Blogger se destaca, como a integração com outros serviços da Google. Por exemplo, a integração com o AdSense e Analytics pode ser feita gratuitamente. Logo, você pode monetizar o seu blog desde o início.

Blogger ou WordPress - Funcionalidades e AdSense

Além disso, diferente do WordPress e os criadores de sites, não há qualquer taxa para poder associar o seu domínio ao blog. Não existem planos ou upgrades no Blogger, tudo que está disponível na plataforma pode ser usado gratuitamente.

WordPress

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo completo, sendo que esse conteúdo pode ir muito além de blogs. Por exemplo, você pode criar um site, portal ou até uma loja virtual com WordPress. Em outras palavras, não há limite para o tipo de conteúdo que você pode usar com essa plataforma – o blog é uma das opções.

No WordPress.com, muitos dos recursos adicionais ficam disponíveis somente nos planos pagos. No entanto, com a versão do WordPress.org instalado em uma hospedagem, é possível usar todos recursos e até acrescentar novas funcionalidades por meio de plugins.

Blogger ou WordPress - Plugins do WordPress.org

Essa possibilidade de modificar livremente o WordPress e adaptá-lo de acordo com as necessidades do site ou blog é um dos principais diferenciais do WordPress. São mais de 54 mil plugins para personalizar, adicionar novos recursos ao sistema e integrar com outros serviços online.

Blogger ou WordPress - Plugins do WordPress

Nesta parte, é importante destacar que a disponibilidade de plugins pode variar a depender da versão do WordPress. Na versão auto hospedada (WordPress.org), todos os plugins e temas estão disponíveis, enquanto na versão hospedada (WordPress.com), existem restrições para plugins e acesso ao código fonte da plataforma.

Resumo: o Blogger é tem todos os recursos básicos para criar um blog, mas pode deixar a desejar quando a questão é criar algo além disso. Já o WordPress, além de ser completo para blogs, também permite a criação de portais, lojas virtuais, e acrescentar mais funcionalidades por meio de plugins.

Flexibilidade

Ter um bom conjunto de recursos e funcionalidades já prontos para usar facilita bastante. Mas com o tempo, surgem novas necessidades e a plataforma deve ser flexível o suficiente para permitir modificações. Agora, nós vamos ver qual plataforma tem maior flexibilidade: Blogger ou WordPress.

Blogger

Quando se trata de criar algo que não seja um blog, o Blogger é uma opção mais limitada e isso pode resultar em pouca flexibilidade. Um dos motivos de isso acontecer, é pelo fato do Blogger não permitir o acesso às tecnologias mais avançadas por trás da plataforma. No Blogger, você tem acesso somente ao que a plataforma permite.

Para quem quer apenas ter um blog, o Blogger é uma solução satisfatória. No entanto, criar um site ou uma loja virtual pode ser mais difícil. Isso porque a plataforma não dispõe de todos os plugins e temas prontos que o WordPress tem. Se você quiser fazer algo que o Blogger não oferece por padrão, é provável que você não consiga devido as limitações da plataforma.

Como resultado, funções que deveram tornar a plataforma mais flexível acabam sendo limitadas por não permitir uma customização mais avançadas.

Blogger ou WordPress - Gadgets do Blogger

Um blog feito no Blogger sempre ficará hospedado nos servidores do Google. Eles são gratuitos, mas permitem que você tenha controle sobre o conteúdo. Ou seja, se for preciso, por exemplo, migrar para outra plataforma, você poderá mover todos os posts e páginas com mais facilidade.

Mas é importante lembrar que o Blogger é um serviço completamente gratuito, não a qualquer custo envolvido. Não há nenhum tipo de assinatura ou planos no serviço, como ocorre no WordPress.com, por exemplo.

WordPress

O WordPress, por outro lado, é uma ferramenta mais flexível em vários sentidos. Em sua versão hospedada (WordPress.com), é possível instalar plugins, criar lojas virtuais, comunidades de discussão e até instalar seus próprios plugins e temas. Isso é, se você assinar um dos planos pagos.

Já na versão auto hospedada (WordPress.org), você tem controle total sobre a plataforma. Além disso, você tem a liberdade para escolher o provedor de hospedagem de sua preferência e modificar o WordPress diretamente no código fonte. Assim, a ferramenta possibilita uma flexibilidade muito maior para o site ou blog criado.

Com ela, você pode fazer praticamente qualquer coisa no WordPress, e essa flexibilidade é o que faz dessa versão uma opção tão popular. Em outras palavras, se há alguma funcionalidade que você deseja ter em seu blog, é muito provável que já exista um plugin do WordPress pronto para isso.

WordPress ou Blogger - Flexibilidade com plugins do WP.org

Por exemplo, se você quiser criar uma loja virtual, o plugin WooCommerce oferece uma forma de incluir um sistema de e-commerce no WordPress. Outro exemplo é o bbPress, que acrescenta a funcionalidade de fórum de discussão no site feito com a plataforma. E tudo isso de forma gratuita.

Resumo: a flexibilidade passa a ser um problema no Blogger apenas para quem pretende criar algo muito além do que a plataforma oferece por padrão. O WordPress oferece uma flexibilidade maior, mas essa flexibilidade tem um preço, já que para ter acesso às funcionalidades é necessário pagar um plano pago ou contratar uma hospedagem.

Segurança

Seja para um blog pessoal ou um site profissional, usar uma plataforma segura é imprescindível. Nesta etapa vamos verificar como o Blogger e WordPress lidam com as questões de segurança. Acompanha para saber qual sistema é mais seguro: Blogger ou WordPress.

Blogger

Uma vantagem evidente do Blogger em relação a muitos serviços é a segurança. Afinal, por ser um serviço do Google, a plataforma armazena todo o conteúdo do blog nos servidores da empresa. Além disso, o fato do usuário não poder realizar modificações avançadas também reduz o risco de ter algum problema de segurança.

O Blogger também inclui o certificado SSL por padrão e de forma gratuita para todos os blogs. Com isso, o acesso ao blog pode ser feito de forma segura com HTTPS, garantindo a criptografia da conexão.

Blogger ou WordPress - Redirecionamento HTTPS

Assim, usando o Blogger, você não precisa se preocupar com a segurança do seu blog. Mas certifique-se de usar uma senha segura para evitar problemas. Você pode usar um gerador de senha para facilitar a escolha de uma senha forte para a sua conta.

WordPress

No WordPress.com, a segurança funciona de forma similar ao Blogger. No entanto, a segurança é responsabilidade da Automattic, que fornece a hospedagem do WordPress. Na plataforma, todos os sites e blogs hospedados já utilizam o HTTPS gratuitamente, e contam plugins de segurança, como Akismet e Jetpack.

Blogger ou WordPress - Segurança com Jetpack

Já na versão do WordPress.org, a hospedagem é da responsabilidade do usuário, e por isso, a segurança depende de você e do provedor de hospedagem que você escolher. Por isso, é importante escolher um provedor hospedagem de confiança e manter o WordPress atualizado.

WordPress ou Blogger - Hospedagem segura
Hospedagem da UOL HOST com SSL incluído

Por exemplo, alguns provedores não incluem o SSL em seus planos. Nesse caso, é preciso instalar e configurar o SSL no WordPress manualmente para oferecer uma experiência segura para os visitantes do site. Também é importante ficar atento a segurança dos plugins e temas que são instalados no sistema.

Resumo: a segurança é algo levado a sério por ambas as plataformas. Mas se você optar pela versão do WordPress.org, é preciso levar em consideração a segurança do serviço de hospedagem. Por isso, é importante contratar um provedor com boa reputação ou até mesmo um plano especializado em hospedagem WordPress.

Suporte ao usuário

Um bom atendimento e suporte é essencial para qualquer serviço. Afinal, problemas podem acontecer a qualquer momento, e por isso, ter uma equipe disponível para sanar dúvidas é algo que faz a diferença. Aqui, vamos comparar o suporte das ferramentas e ver qual é o melhor: Blogger ou WordPress.

Blogger

Quando se trata de serviços gratuitos doa Google, não é novidade que o suporte não é um destaque. A maioria dos serviços conta somente com o suporte da comunidade e a base de conhecimento, e com o Blogger não é diferente. Não existe telefone, chat, e-mail e nem formulário de contato para tirar suas dúvidas sobre a ferramenta.

No caso do Blogger, existe a Central de Ajuda com várias dúvidas já respondidas, o próprio seu próprio blog e seu perfil no Google+.

Blogger ou WordPress - Central de ajuda

No entanto, como o Blogger é um sistema muito popular, não é difícil encontrar vários sites de terceiros com materiais educativos, como tutoriais e vídeos. E como o Blogger oferece um ambiente bem controlado, o sistema fica menos propenso a ter problemas técnicos.

WordPress

No WordPress, isso é um pouco diferente. Como o WordPress.com é um serviço com planos pagos, é natural que exista um suporte dedicado para o serviço para aqueles que estão pagando pelo serviço, que pode ser por chat e e-mail. Para os usuários do plano gratuito, o suporte é feito pela comunidade de usuários.

Blogger ou WordPress - Suporte do WordPress.com

Assim como a versão gratuita do WordPress.com, quem usa a versão do WordPress.org, deve procurar suporte por conta própria. No entanto, devido a popularidade do WordPress, não é difícil encontrar a solução para um possível problema ou uma questão já respondida nas comunidades de suporte.

Usando a versão auto hospedada, há também a possibilidade do provedor de hospedagem oferecer o suporte por chat, e-mail e até telefone. Assim, o suporte vai depender também da hospedagem utilizada.

Blogger ou WordPress - Suporte de hospedagem
Suporte de hospedagem da KingHost

Resumo: tanto Blogger ou WordPress são ferramentas muito populares, por isso, é fácil encontrar material de apoio para ambas as plataformas. Porém, para quem valoriza ter um suporte dedicado por chat, o WordPress é uma opção mais indicada, pois conta com suporte via chat e e-mail, além de ter o suporte da hospedagem.

SEO

SEO (Search Engine Optimization) é fundamental para quem quer ser encontrado online. Usar as boas práticas de SEO contribui para que seu site apareça nos resultados dos sites de busca. Mas para que seja possível otimizar o site dessa forma, a plataforma deve oferecer um conjunto de configurações.

Blogger

Embora seja um serviço do Google, o SEO do Blogger deixa a desejar. Ainda que algumas opções de otimização estejam disponíveis, elas são bem simplificadas. No entanto, é possível configurar URLs amigáveis, links permanentes, descrição das páginas, atributos nas imagens e redirecionamentos de forma manual.

Blogger ou WordPress - SEO no Blogger

Para quem precisa do básico de SEO, o Blogger é satisfatório. Mas para quem precisa de uma análise de SEO mais avançada ou recursos automatizados, as ferramentas do Blogger não são suficientes. E como não há uma forma de instalar plugins, você fica limitado ao que a plataforma oferece por padrão.

WordPress

O WordPress, por outro lado, oferece opções mais avançadas em ambas as versões devido a sua estrutura otimizada para SEO. No caso de um plano grátis no WordPress.com, as opções são basicamente as mesmas do Blogger. Mas considerando os planos pagos e o WordPress.org, as chances de ficar bem posicionado no Google aumentam.

WordPress ou Blogger - SEO WordPress

Usando um plugin como o Yoast SEO, por exemplo, é possível ter uma análise em tempo real do conteúdo e saber o que pode ser melhorado no site para ter otimizar resultados nos sites busca. E esse é apenas um dos plugins do WordPress, existem diversos plugins para otimização SEO que podem ser usados no sistema.

Resumo: para quem precisa do básico do SEO, as ferramentas simplificadas do Blogger são suficientes. No entanto, para quem quer ter opções avançadas de SEO, quer deixar o site bem otimizado para SEO e ficar bem posicionado no Google, o WordPress é ideal.

Preços

O preço é um dos principais fatores a considerar na contratação de um serviço ou compra de produto. Com sites não é muito diferente. Embora tanto WordPress ou Blogger ofereçam planos gratuitos, existem alguns custos para se ter em mente antes de escolher a plataforma.

Blogger

O Blogger é completamente gratuito para usar, sem qualquer tipo de restrição nos recursos. Não existem planos pagos ou taxas para qualquer funcionalidade. Você pode até usar o seu domínio se já tiver um registrado, coisa que outras plataformas costumam cobrar.

Blogger ou WordPress - Preços do Blogger

Além disso, o Blogger é a única plataforma de blogs gratuita que não inclui anúncios ou propagandas nos blogs criados. E você ainda pode escolher incluir seus próprios anúncios como uma forma de monetizar o seu blog, sem ter que pagar por isso.

WordPress

O WordPress, por outro lado, apesar de ter uma versão gratuita no WordPress.com, conta com algumas restrições que só podem ser removidas ao pagar por um plano pago. Por exemplo, o plano gratuito não permite que você use o seu próprio domínio e nem monetize o seu site.

Blogger ou WordPress - Preços do WP.com

Para ter uma ideia dos preços e recursos de cada plano, criamos a seguinte tabela:

RecursoGratuitoPessoalPremiumNegóciosE-commerce
Domínio personalizadoNãoSimSimSimSim
Remoção de anúnciosNãoSimSimSimSim
Suporte via e-mail e chatNãoSimSimSimSim
Temas premium ilimitadosNãoSimSimSimSim
Personalização avançadaNãoNãoSimSimSim
Integração com PayPalNãoNãoSimSimSim
Suporte ao VideoPressNãoNãoSimSimSim
Monetize seu siteNãoNãoSimSimSim
Integração com Google AnalyticsNãoNãoNãoSimSim
Remover a marca do WordPress.comNãoNãoNãoSimSim
Ferramentas de SEONãoNãoNãoSimSim
Ajuda personalizadaNãoNãoNãoSimSim
Instalação de temas e plugins personalizadosNãoNãoNãoSimSim
Pagamentos em mais 60 paísesNãoNãoNãoSimSim
Integração com transportadorasNãoNãoNãoSimSim
Serviços ou produtos ilimitadosNãoNãoNãoSimSim
Ferramentas de marketingNãoNãoNãoSimSim
PreçoGrátisR$ 15/mêsR$ 26/mêsR$ 83/mêsR$ 149/mês

Já a versão auto hospedada do WordPress é completamente gratuita, não existem planos ou restrições atrás de taxas. Não há qualquer custo para fazer o download, no entanto, existem os custos com hospedagem e domínio, para que o WordPress possa ser instalado.

Blogger ou WordPress - Preços do WP.org

Um registro de domínio custa em torno de R$ 40 por ano, e uma hospedagem barata pode sair por menos de R$ 10 por mês, a depender da empresa de hospedagem. Se você pretende somente experimentar e conhecer o WordPress, é possível usar uma hospedagem e domínio grátis.

Resumo: se você pretende criar um blog com domínio próprio gastando o mínimo, é difícil competir com o Blogger, já que nele só é preciso pagar pelo domínio. Mas se você busca criar um site com mais recursos e maior flexibilidade, o WordPress é uma opção muito econômica.

Afinal, qual é melhor: Blogger ou WordPress?

Como podemos ver, existe uma série de questões na escolha de uma plataforma para seu blog. Em suma, o Blogger e, até mesmo, o WordPress.com, são ideais para quem quer criar um site ou blog de maneira simples e rápida. Apesar das limitações por serem ferramentas gratuitas, são o suficiente para publicar conteúdo online.

Já o WordPress.org é mais indicado para quem deseja criar sites mais robustos e profissionais, por oferecer uma infinidade de ferramentas mais avançadas. Além de oferecer maior flexibilidade e controle do site, o WordPress auto hospedado possui todos os recursos para criar um site diferenciado.

Para resumir, você pode considerar as plataformas da seguinte forma:

  • Blogger - ideal para blogs pessoais, fácil de usar e completamente gratuito
  • WordPress - indicado para blogs e sites profissionais, barato e fácil de usar.

No fim, é importante entender bem as suas necessidades. Independente da plataforma escolhida, seja Blogger ou WordPress, é possível criar um site de sucesso. Se as restrições do Blogger ou do WordPress.com não são um problema para você, essas são ótimas opções para economizar.

Mas se você quer mais flexibilidade e recursos, e está disposto a investir em seu site, considere usar o WordPress.org com uma boa hospedagem, os resultados podem ser surpreendentes. Está em dúvida de qual hospedagem escolher?, confira o nosso ranking com as melhores hospedagens de sites e comece o seu site o quanto antes!

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.
Receba os artigos do blog por e-mail: