Conheça o Criador de Sites Yola

Criador de Sites Yola

Que tal contar fazer uso de uma ferramenta gratuita e intuitiva na hora de estruturar seu primeiro site? Esta é a proposta do construtor de sites Yola. Idealizado por uma empresa sul-africana, este gerenciador de endereço de web não exige que o usuário conte com nenhuma experiência anterior com projetos online.

A empresa sul-africana está no mercado desde 2007, conta com escritório na Cidade do Cabo e em San Francisco, nos EUA. Atualmente, são mais de 12 milhões de usuários deste construtor de sites que disponibiliza vários idiomas na plataforma, inclusive o português do Brasil. Com a plataforma dá até para criar sites multilíngues.

Hoje, contar com um endereço na web é o básico para quem quer ser encontrado. Uma interface intuitiva e moderna é característica indispensável para conferir credibilidade ao seu empreendimento. Este é um dos motivos que faz o Yola ser o escolhido para estruturar sites por tantas pessoas, inclusive sendo popular no Brasil.

Uso simples e fácil

A proposta inicial do Yola, é que o usuário dispense a contratação de um programador para construir o site. No entanto, os layouts são bastante rígidos, numa disposição padrão sem possibilidade de alterar a estrutura, o que dificulta a personalização do projeto.

Na hora de dispor as alternativas de template à escolha do usuário, o Yola sequer classifica entre os temas gratuitos ou premium, nem disponibiliza ou mesmo sugere alguma pré-estrutura voltada a alguma especificidade do negócio (exemplos: restaurante, loja de roupas, blog, etc). Na versão gratuita, o cliente fica ainda mais limitado, pois tem direito a apenas três páginas para estruturar o seu projeto.

Criador de Sites Yola

Há poucas variedades de estilos de páginas para o cliente escolher. No entanto, é uma forma para quem busca treinar os conhecimentos em CSS, já que dá para editar os códigos no site. Apesar de oferecer poucas opções no visual, pelo menos o cliente pode trocar os estilos quantas vezes desejar.

Painel de Controle Yola

Já em relação à utilização no painel de controle, o Yola cumpre a proposta de fácil utilização das ferramentas. Todas as opções oferecidas ficam dispostas de maneira que o usuário não precisa de experiência anterior alguma para fazer as alterações desejadas.

O famoso recurso de arrastar e soltar precisa adequar as alterações às condições propiciadas pelo editor de layout. Todos os elementos têm destinos certos na página. Ainda assim, permite incluir widgets úteis, como formulários, galerias de imagens, vídeos do YouTube, rotas do Google Maps e muito mais. Por meio de uma parceria com o Fotolia, dá para escolher imagens no próprio editor do site, pagas ou gratuitas.

De maneira geral, é muito simples encontrar as funções necessárias para executar alguns comandos. Inserir textos, imagens, galerias, formulários, entre outras opções, requer apenas que o operador visualize as funções na barra superior do painel e adicione à página.

Funcionalidades e recursos

O Yola é considerado um editor de sites com funções diversificadas para quem decide montar um projeto. No entanto, muitas opções relevantes não estão disponíveis na versão paga. A boa notícia é que os valores são acessíveis, como veremos adiante.

Começando pelo número de páginas que, para realizar a criação ilimitada, precisa aderir pelo menos ao pacote mais básico do premium. Da mesma forma, na versão gratuita, o usuário precisa criar o site utilizando um subdomínio do Yola e fica com endereço do tipo “seudomínio.yola.com”. A partir do plano mais básico, você tem direito a um domínio próprio.

Criador de Sites Yola

Ainda falando das versões pagas, o suporte personalizado funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, fazendo desse tipo de atendimento um diferencial. A otimização das páginas para telas mobile, adequação do SEO com URL simples e criação de e-commerce também ficam restritos a alguns planos pagos.

Limitação de quantidade de sites

Infelizmente, em todos os planos dá para manter apenas um site, não sendo o ideal para quem busca trabalhar com mais de um endereço. As opções de criação de e-mails também são limitadas, com a criação de uma única conta oferecida apenas em um plano. Se o seu objetivo é fazer um blog dentro do site, o Yola deve ser descartado, pois não conta com essa função.

Criador de Sites Yola

Ademais, entre os recursos disponíveis em qualquer plano estão as páginas protegidas por senhas e a integração do site com as redes sociais. Além disso, é possível ganhar dinheiro com os anúncios do Google Adsense e outros códigos de afiliado à sua escolha. É uma alternativa para rentabilizar o projeto, que passa a exibir as propagandas dos anunciantes dessas empresas afiliadas.

Outro ponto negativo do Yola é a inviabilidade de backup dos arquivos do site. Isso impede que o usuário possa trocar de servidor e mover o site para outra empresa.

Planos e preços do Yola

Os valores do Yola são considerados um pouco acima dos preços de construtores de sites em geral. Estão divididos entre os planos: Grátis, Básico, Pro e Sem limite. Vamos elencar as características e valores de cada um deles.

Criador de Sites Yola

Grátis – Conta com hospedagem gratuita, páginas protegidas por senha, suporte técnico e apenas três páginas no site. Tanto o armazenamento quanto o tráfego mensal estão limitados a 1Gb. Não paga nada.

Básico – Conta com hospedagem gratuita, páginas protegidas por senha, suporte técnico, páginas ilimitadas no site e possibilidade de conectar o domínio às redes sociais. O cliente conta com armazenamento de 2Gb e transferência de dados mensal ilimitada.

Pro – Além de todas as vantagens do plano básico, o cliente deixa de receber anúncios do Yola. Este plano também permite otimizar o projeto para telas mobile e tem à disposição recursos de edição avançada. O armazenamento de itens fica em 5Gb e a transferência de dados por mês é ilimitada.

Sem-limite – Conta com todos os recursos do plano Pro e, como o próprio nome diz, não há limites. Isto é, tanto para armazenamento ou transferência de dados mensais.

Todos os planos ficam com valores mais baixos caso o cliente opte por quitar a anuidade do domínio à vista. O domínio pode ser adicionado em qualquer plano, pagando uma taxa adicional de R$ 20. O ponto positivo é a possibilidade de fazer upgrade do plano, conforme o projeto cresce e demanda novas funções.

Além do suporte a qualquer hora do dia formulários, o Yola oferece tutoriais em português para esclarecer dúvidas dos usuários. Infelizmente, não são muito interativos, acompanhados de ilustrações ou vídeos, mas pelo menos estão numa linguagem acessível.

Conclusão

Apesar da popularidade e da facilidade de uso, o Yola deixa a desejar em alguns aspectos, principalmente na versão gratuita. Em comparação com a versão paga, esta é muito limitada e não recomendável para a criação de um site profissional. No entanto, para um site simples, a ferramenta pode ser uma boa opção.

Este construtor tem plenas condições de atender o usuário que precisa de um site estático de forma simples. Se você quer criar um sem gastar muito e sem muita complicação na hora de executar comandos, considere esta opção.

Conheça outras criadores de sites como Zyro e o Criador de Sites UOL!

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.
Receba os artigos do blog por e-mail: