504 Gateway Timeout: como resolver esse erro

Avatar

Redação

0 avaliações

13 de junho de 2019 às 1:08

Você provavelmente já se deparou com um o erro 504 Gateway Timeout.

O erro 504 é um código de status HTTP que o servidor pode retornar quando não é possível completar uma solicitação. Basicamente, ele indica que um servidor, agindo como um gateway ou proxy, não recebeu uma resposta em tempo do servidor principal.

Erro 504 Gateway Timeout - Como Resolver

Embora não apareça com tanta frequência quanto o erro 500 e o erro 502, é bem provável que você já tenha encontrado esse erro em algum site. Não é difícil encontrar usuários com dúvidas como '504 gateway timeout como resolver' e '504 gateway timeout o que significa'.

Para ajudar a entender melhor o que ocorre e claro, resolver esse problema, preparamos este conteúdo. Neste tutorial, você vai entender o que é o erro 504 gateway timeout, o que causa esse erro e o que fazer quando ele ocorrer. Confira!

O que significa 504 Gateway Timeout?

O erro 504 gateway timeout é um dos erros HTTP, também conhecidos como códigos de status HTTP. Assim como outros códigos HTTP, esses erros aparecem quando não é possível completar uma solicitação para o servidor, como por exemplo, acessar um site ou serviço online.

Com o aumento do uso de servidores de proxy e caching na Web, um usuário dificilmente acessa um site fazendo uma solicitação direta para o servidor web. Antes da solicitação chegar em seu destino, ela passa por outro servidor, que age um gateway ou proxy, até chegar no servidor que realmente hospeda o site.

504 Gateway Timeout - Tela de erro

Basicamente, o 504 gateway timeout significa que servidor que age como gateway ou proxy não recebeu uma resposta a tempo do servidor que hospeda os arquivos do site. E, consequentemente, não consegue completar a solicitação que foi feita.

A depender da configuração do servidor e das tecnologias utilizadas, o erro 504 gateway timeout pode ser apresentado em mais de uma forma. Por exemplo:

  • 504 Gateway Time-out – The server didn’t respond in time
  • HTTP Error 504 – Gateway Timeout
  • 504 Gateway Timeout nginx
  • nginx 504 gateway timeout
  • 504 Gateway Timeout
  • Gateway Timeout Error
  • Gateway Timeout (504)
  • Error 504
  • HTTP 504
  • 504 Error

Também é possível que apenas uma tela em branco ou a tela de erro do navegador seja exibida:

Erro 504 Gateway Timeout - Navegador

Mas independente do seu navegador ser Chrome ou Firefox, você vai visualizar uma tela parecida e a informação do código status – erro 504.

Como resolver o erro 504 Gateway Timeout?

Sabendo o que é o erro 504 gateway timeout e o que ele significa, o próximo passo é procurar a origem do problema, fazendo um diagnóstico para solucionar o problema.

Importante: ainda que os procedimentos aqui não apresentem risco, antes de começar, é sempre recomendado fazer um backup do seu site ou aplicação. Os provedores de hospedagem incluem uma ferramenta para facilitar o procedimento de backup, então não há por que não tomar precauções.

Com isso, podemos dar começar a investigar a origem do erro 504 gateway timeout.

Um problema do lado servidor

Todos os erros começados em 5 (ex: 5xx), significam erros do servidor. Isso indica que o servidor está ciente do problema ou não é capaz de completar a solicitação. Dessa forma, quase sempre o erro 504 gateway timeout é consegue apresentado em uma página.

Erro 504 - Um problema no servidor

Vale lembrar que esse tipo de problema não ocorre somente em sites e páginas da web. Muitos aplicativos de smartphones utilizam serviços web "nos bastidores". Assim, mesmo que o aplicativo esteja funcionando bem, o erro 504 gateway timeout poderia acontece devido a um problema no servidor principal.

Como o erro 504 gateway timeout se refere a um problema do servidor, podemos desconsiderar questões do lado do cliente, como HTML, CSS e JavaScript. No entanto, vale a pena tentar alguns procedimentos antes de verificar as configurações do servidor.

Confira o que você pode fazer para resolver o erro 504 gateway timeout:

1. Recarregar ou atualizar a página

A primeira coisa que você pode tentar fazer é recarregar a página. É possível que o servidor esteja sobrecarregado por receber muitas solicitações e esteja demorando mais do que o normal para responder naquele momento.

504 Gateway Timeout - Site fora do ar

Portanto, aguarde pelo menos 30 segundos e tente recarregar ou atualizar a página no seu navegador. Um problema no servidor pode atingir todos usuários, bem como somente uma parcela dos mesmos. Você pode confirmar se o problema ocorre só para você com uma ferramenta para verificar o site está fora do ar.

2. Testar com um navegador diferente

Como o navegador também interfere no conteúdo que é disponibilizado pelo servidor, fazer uma verificação nele também pode ser uma boa ideia. Você pode tentar usar outro navegador desktop ou até mesmo abrir o navegador em um dispositivo diferente.

504 Gateway Timeout - Erro no navegador

Se o erro 504 continuar ocorrendo em um navegador e em outro não, você pode tentar acessar o site pelo modo de navegação anônima. Caso o site carregue normalmente dessa forma, tente limpar o cache do navegador e acessar novamente a página com problema.

Confira também as configurações de proxy do seu navegador, que podem interferir no carregamento da página.

3. Verificar por problemas de DNS

Quando se trata de problemas de servidores e rede, é muito comum que o DNS esteja envolvido. Com o erro 504 gateway timeout não é diferente. É comum os servidores DNS armazenarem dados em cache, que podem estar desatualizados ou até corrompidos.

504 Gateway Timeout - DNS

Nesses casos, fazer uma limpeza do cache DNS ou até mesmo alterar o DNS do sua conexão pode ajudar. Você pode optar por usar servidores DNS como o DNS público do Google, OpenDNS da Cisco ou os servidores DNS do Cloudflare no lugar dos servidores do seu provedor de internet.

Se o problema persistir, esse é o momento de começar a investigar as configurações do site e do servidor.

4. Verificar as configuração de CDN

É muito comum os sites usarem CDN (Content Delivery Network). Vários provedores de hospedagem chegam a destacar a integração com serviços como Cloudflare em seus planos. Embora uma CDN possa ajudar a entregar o conteúdo de forma mais rápida, ela pode causar o erro 504.

504 Gateway Timeout - CDN Cloudflare

Quando isso ocorre, o ideal é entrar em contato diretamente com a Cloudflare, aguardar até normalização do serviço ou desabilitá-lo temporariamente. Lembre-se que as mudanças de DNS exigem tempo para propagação, então desabilitar um serviço desse tipo, pode ser necessário aguardar algum tempo.

5. Verificar as configurações do servidor

O erro 504 gateway time geralmente ocorre quando servidores com Apache ou Nginx, ficam aguardando a resposta de uma solicitação por mais tempo que o esperado. Isso é comum em sites que recebem muito tráfego, como sites de vendas que utilizam WooCommerce, por exemplo.

Sites que utilizam scripts pesados, que tem uma execução demorada também podem ser a origem do problema. Uma das configurações que podem ajudar a resolver o erro 504 gateway timeout se refere ao limite de execução de scripts.

504 Gateway Timeout Error - Servidor

Para quem utiliza uma hospedagem cloud ou servidor VPS, é possível verificar as configurações do servidor web diretamente no servidor. Dessa forma, é possível modificar o tempo limite de execução de scripts e resolver o erro 504 gateway timeout.

Verificando as configurações no Apache

Se o seu servidor utiliza o Apache, você pode definir um tempo maior de tempo esgotado (timeout) do servidor. No arquivo de configuração do Apache, o httpd.conf, basta adicionar ou editar a linha:

# Timeout: The number of seconds before receives and sends time out.
Timeout 600

Além da configuração no Apache, você também pode aumentar o limite máximo de execução de scripts PHP. Isso pode ser feito a partir do arquivo php.ini, definindo a função max_execution_time com um valor maior.

max_execution_time = 300

Nesse caso, valor indica o tempo em segundos que o script poderá continuar em execução. Então, após 300 segundos ou 5 minutos, o servidor vai desistir da execução do script.

Para quem usa um plano de hospedagem compartilhada, existem restrições para realizar configurações no servidor. No entanto, algumas configurações podem ser feitas no arquivo .htaccess, que fica na pasta public_html da raiz da hospedagem.

504 Gateway Timeout - Como resolver com .htaccess

No arquivo .htaccess, você pode adicionar a seguinte linha, com o valor em segundos para o tempo de execução limite:

php_value max_execution_time 30

As alterações no servidor exigem a reinicialização do mesmo, então reinicie o servidor web e confira se o problema persiste. Se o erro 504 gateway timeout tinha origem devido ao tempo de execução de script, ele provavelmente será resolvido com essa mudança.

Verificando configurações no Nginx

Aqueles que utilizam Nginx como proxy para o Apache, podem tentar aumentar aumentar os valores no arquivo /etc/nginx/conf.d/timeout.conf ou nginx.conf:

proxy_connect_timeout 600;
proxy_send_timeout 600;
proxy_read_timeout 600;
send_timeout 600;

Depois basta reiniciar o nginx e acessar o site para ver se o erro persiste.

6. Investigar a partir do registro de erros

O erro 504 gateway timeout pode ter origem em alterações recentes nas configurações do servidor ou até mesmo do site. A melhor forma de descobrir a origem de um erro é através dos registros de erro do servidor e da aplicação.

A depender da aplicação que você utiliza no seu site, podem existir configurações específicas para visualizar os registros de erro. Por exemplo, no WordPress, você pode adicionar as seguintes linhas no arquivo wp-config.php:

define( 'WP_DEBUG', true );
define( 'WP_DEBUG_LOG', true );
define( 'WP_DEBUG_DISPLAY', false );

Você pode fazer essa modificação a partir do próprio gerenciador de arquivos da sua hospedagem. Mas se preferir, pode baixar o arquivo wp-config.php e usar um editor HTML para realizar a modificação.

504 Gateway Timeout Error - Editando wp-config

Dica: para sites que utilizam outros sistemas, existem outras formas de mostrar os erros do PHP para identificar o problema.

Os registros serão armazenados no arquivo wp-content/debug.log e na pasta de logs da raiz do diretório do usuário. Os registros de erros podem indicar exatamente o que está causando o erro 504 gateway timeout.

No WordPress, é comum encontrar esses problemas relacionados com duas coisas: plugins e temas.

Verificando Plugins e Temas do WordPress

Os temas e plugins do WordPress são dois dos principais destaques da plataforma. Porém, muitas vezes, eles podem ser a causa de problemas na plataforma. Plugins e temas desatualizados ou com falha no código podem causar diversos problemas ao site WordPress.

Ainda que o erro 504 gateway timeout não esteja entre os problemas mais comuns quando se trata de plugins e temas, é válido verificar por problemas nessas partes do site. Uma solicitação lenta realizada por um plugin ou tema pode resultar em atraso na resposta, o que pode gerar uma sobrecarga no servidor.

Os plugins podem ser facilmente desativados a partir do painel de controle do WordPress ou renomeando a pasta wp-content/plugins, bem como a pasta individual do plugin.

504 Gateway Timeout - Desativar plugins

O mesmo vale para os temas, você pode simplesmente alterar para um dos temas padrão do WordPress temporariamente.

A medida que você desabilita cada plugin, você pode conferir se o erro 504 gateway timeout persiste. E então, comunicar o problema ao desenvolvedor do plugin ou ao provedor de hospedagem.

O que fazer se o erro 504 persistir?

Agora você sabe o que é o erro 504 gateway timeout, o que ele significa e as possíveis soluções para resolver o problema. No entanto, como geralmente se trata de um problema do servidor, considere entrar em contato com o seu provedor de hospedagem o quanto antes.

Sabemos que problemas podem ocorrer em qualquer empresa de hospedagem, mas como a empresa age nesse tipo de situação pode fazer a diferença. Portanto, hospede o seu site com as melhores hospedagens de sites.

Você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão sobre o erro 504 gateway timeout? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo!


Avatar
Redação

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.


TOP 3 Provedores de Hospedagem
Hostinger logo
9.9 /10
GoDaddy logo
9.1 /10
Deixe um comentário