Ataque DDoS: saiba como proteger seu site

Ataque DDoS

O ataque DDoS — em inglês distributed denial-of-service attack e em português ataque de negação de serviço distribuído — está cada vez mais poderoso para derrubar websites.

Até recentemente, ataques DDoS eram usados ​​para derrubar alvos menores e eram frequentemente vistos como ferramentas de ativistas e brincalhões com um objetivo a ser alcançado. Mas um ataque que derruba vários sites importantes por horas não é brincadeira.

Então, o que faz esse tipo de ataque funcionar e como ele segmenta todos esses sites de uma só vez? Aqui estão as respostas para suas perguntas sobre DDoS. Confira!

O que é um ataque DDoS e como ele ocorre?

Um ataque DDoS é quando um invasor ou invasores tentam impossibilitar a entrega de um serviço. Isso pode ser conseguido impedindo o acesso a praticamente qualquer coisa: servidores, dispositivos, serviços, redes, aplicativos e até transações específicas em aplicativos.

Geralmente, esses ataques funcionam ao inundar um sistema com solicitações de dados. Ou seja, quando um website ou banco de dados é surpreendido com um número muito maior de consultas ou acessos do que ele está programado para receber.

Por conta desse número anormal de visitas e solicitações, a página acaba sendo sobrecarregada e, por fim, acaba caindo e perdendo sua conexão com a rede, evitando que qualquer pessoa consiga acessá-la.

Quais as consequências desse tipo de ataque?

O DDoS representa uma ameaça significativa à continuidade dos negócios. À medida que as organizações se tornaram mais dependentes da Internet e dos aplicativos e serviços baseados na Web, a disponibilidade tornou-se tão essencial quanto a eletricidade.

Ao contrário de outros tipos de ataques cibernéticos, ataques de DDoS não tentam violar seu perímetro de segurança. Em vez disso, eles pretendem tornar seu site e servidores indisponíveis para os usuários. Porém, o DDoS também pode ser usado como uma cortina de fumaça para outras atividades maliciosas e derrubar dispositivos de segurança.

Um ataque DDoS bem-sucedido é um evento altamente perceptível que afeta toda uma base de usuários online. Isso faz com que seja uma arma popular de escolha para hacktivistas, vândalos cibernéticos e extorsionistas.

Os ataques DDoS geralmente duram dias, semanas e até meses, tornando-os extremamente destrutivos para qualquer organização online. Entre outras coisas, eles podem levar à perda de receita, prejudicar a confiança do consumidor, forçar as empresas a gastar fortunas em compensações e causar danos à reputação de longo prazo.

Quando um site ou aplicativo público está indisponível, as consequências são as piores: clientes irritados, perda de receita e danos à marca. Quando aplicativos críticos para os negócios ficam indisponíveis, as operações e a produtividade ficam paralisadas.

Como se proteger de ataques DDoS?

As empresas devem trabalhar com uma empresa de mitigação de DDoS e seu provedor de serviços de rede para ter um recurso implementado ou pelo menos pronto para implantar rapidamente no caso de um ataque. A seguir, confira nossas dicas para evitar e se proteger desses ataques.

Invista em tráfego e largura de banda

O provisionamento excessivo de sua largura de banda oferece tempo extra para identificar e lidar com um ataque DDoS. A largura de banda extra também permite que seu servidor acomode picos inesperados no tráfego, protegendo você contra um ataque intenso.

O provisionamento por si só não interrompe um grande ataque DDoS, mas pode lhe dar um tempo crítico antes que seus recursos fiquem completamente sobrecarregados.

Adquira sistemas de detecção de intrusos

As soluções desse tipo fornecerão alguns recursos de detecção de anomalias que reconhecem quando os protocolos válidos estão sendo usados ​​como um veículo de ataque. Elas podem ser usadas ​​em conjunto com firewalls para bloquear automaticamente o tráfego.

Monitore os níveis de tráfego

O monitoramento é útil para observar o tráfego excessivo e se ele é suficientemente distinto do tráfego legítimo, então pode ser bloqueado nos firewalls de aplicativo da web ou com outras soluções técnicas.

A melhor maneira de detectar um ataque DDoS é procurar esses picos anormais no tráfego para seu site. Fique alerta, monitore o tráfego e defina limites para relatórios automatizados quando eles forem excedidos.

Torne sua arquitetura o mais resiliente possível

A configuração adequada dos aplicativos do servidor é fundamental para minimizar o efeito de um ataque DDoS. Um administrador pode definir explicitamente quais recursos um aplicativo pode usar e como responder a solicitações de clientes.

Combinados com um dispositivo de mitigação, os servidores otimizados têm uma chance de continuar suas operações normalmente mesmo em um ataque DDoS.

Atualize seus softwares regularmente

Diversos softwares de rede são capazes de mitigar certos tipos de ataques DDoS. Por exemplo, muitos firewalls e balanceadores de carga disponíveis comercialmente têm essa função já nativa e podem proteger a empresa contra esses problemas.

As atualizações de softwares também são eficazes para proteger contra outros tipos ataques. A maioria dos programas modernos geralmente tem uma configuração para fechar as conexões quando atingem um determinado limite.

Proteção contra ataques DDoS na hospedagem

Dado o tamanho, a frequência e a escala crescentes dos ataques DDoS, o planejamento da detecção e mitigação desse problema é uma prioridade crítica para os negócios.

Como é praticamente impossível criar infraestrutura suficiente para escalar em resposta a um grande ataque DDoS, os provedores de hospedagem devem implantar soluções que ofereçam escalabilidade integrada e alcance global para se defender contra os tipos mais comuns de ataque, bem como os contra aplicativos da web.

O provedor deve ter soluções que atenuem os ataques DDoS, absorvendo o tráfego direcionado à camada de aplicativos, desviando-o para a camada de rede.

Para proteção adicional, muitas organizações adicionam uma camada de defesa, que protege o servidor e o domínio de serem sobrecarregados e comprometidos por ataques de negação de serviço. Confira agora algumas hospedagens que possuem proteção contra DDoS.

CloudFlare

Serviços de CDN como o CloudFlare também oferecem proteção contra DDoS. A proteção provisionada como um serviço da rede capaz de mitigar os ataques de forma ilimitada. O recurso de proteção contra DDoS está presente até no plano gratuito, porém é mais eficiente no plano empresarial, em que há prioridade na rede.

HostGator

A HostGator possui atualizações automáticas para segurança, não sendo mais necessário atualizar manualmente. Possui também uma verificação de segurança mais forte e proteção contra DDoS, além de recursos adicionais de segurança para proteger o site.

Hostinger

A Hostinger defende, detecta e destrói todos e quaisquer ataques praticados contra os sites de seus clientes, investindo na melhor tecnologia de segurança. Todos os sites hospedados são revestidos pela proteção o tempo todo, proporcionando uma defesa completa contra os ataques DDoS.

Quer saber mais sobre como melhorar a segurança da informação da sua empresa contra um ataque DDoS? Faça agora uma análise da Hostinger! Essa é uma das escolhas mais seguras para a proteção contra esse tipo de problema.

Analista de sistemas, entusiasta do Open Source e apaixonado por tecnologia. Tem anos de experiência em hospedagem de sites, servidores Linux e desenvolvimento web. Sempre buscando aprender mais sobre a indústria de hospedagem e suas peculiaridades.

Receber novidades por email: