Certificado SSL grátis: veja como conseguir um SSL gratuito

Quer ter mais segurança em seu site sem ter que pagar por isso? Basta usar um certificado SSL grátis.

Embora já seja possível conseguir um certificado SSL grátis há algum tempo, muitos provedores de hospedagem insistem em cobrar por esse recurso. No entanto, não é difícil conseguir um SSL gratuito, e se você quer economizar, existem várias formas de instalar um certificado SSL grátis em seu site.

Certificado SSL grátis

Ter um site com certificado SSL é praticamente uma regra nos dias de hoje. Qualquer site de renome ou com boa reputação vai indicar que é seguro nos navegadores. Ninguém vai ficar à vontade navegando numa página em que o navegador destaca que é um site "não seguro".

Mas além de causar uma boa impressão das páginas para o usuário, é importante que o site seja realmente seguro. Se o site possui formulários, senhas e informações confidenciais, usar uma conexão criptografada com SSL é fundamental.

Portanto, custo não deve ser um impedimento para garantir a segurança dos dados do usuário. E nem precisa ser. Neste artigo, você saberá como instalar um certificado SSL grátis em seu site, utilizando as práticas mais recomendadas e confiáveis na Internet. Acompanhe!

Como conseguir um certificado SSL grátis?

Não é difícil encontrar provedores de hospedagem que oferecem SSL como um recurso pago. Mesmo fazendo uma pesquisa por SSL grátis, alguns exibem ofertas para um recurso que pode ser obtido gratuitamente.

Certificado SSL grátis - Cobrança

Entretanto, existem várias formas de conseguir um SSL gratuito, sem ter que gastar nada e que vai funcionar da mesma forma que um certificado pago. Dentre as formas de conseguir um certificado SSL grátis, existem duas opções que são bastante utilizadas e já bem estabelecidas na Web: Cloudflare e Let's Encrypt.

Escolhendo qualquer um desses métodos você será capaz de configurar o certificado HTTPS no endereço do site, e remover de uma vez por todas a indicação de site não seguro.

Neste tutorial nós vamos mostrar como instalar o certificado SSL grátis com 3 métodos diferentes:

  • Cloudflare SSL - esse é o método mais fácil e utiliza DNS para o certificado SSL grátis.
  • SSL For Free - utiliza o Let's Encrypt mas requer renovação manual do certificado.
  • Cliente ACME - usa o Let's Encrypt em um método um mais técnico mas permite renovação automática.

Mas qual método utilizar? Isso vai depender da sua hospedagem e de quanto tempo você pode investir na configuração. Tecnicamente, usar um certificado SSL grátis do Let's Encrypt é mais recomendado pelo fato do seu tráfego não ter que passar por outro servidor, como ocorre no Cloudflare.

Certificado SSL grátis - Como o Cloludflare funciona

No entanto, a configuração do certificado SSL grátis no Cloudflare é mais fácil e menos técnica que no caso do Let's Encrypt. Se a sua hospedagem oferece o Let's Encrypt no painel de controle, não há necessidade de usar o SSL gratuito do Cloudflare. Mas se você quer algo fácil e rápido de configurar, essa é uma opção prática.

Método 1: certificado SSL grátis Cloudflare

O Cloudflare é um serviço conhecido principalmente pela funcionalidade de CDN (Content Delivery Network) e mitigação de ataques DDoS. Mas um detalhe que nem todos sabem, é que esse serviço também oferece SSL gratuito para quem usa seu DNS.

Certificado SSL grátis com a CloudFlare

Esse é o método mais fácil e acessível para quem quer um certificado SSL grátis. O método com o Cloudflare basicamente consiste em apontar o domínio para o servidor DNS do Cloudflare e ativar o certificado SSL gratuito que é disponibilizado.

Dessa forma, não há necessidade de fazer qualquer instalação ou configuração manual, basta seguir os passos abaixo:

  • 1. Criar uma conta no Cloudflare.
  • 2. Apontar o domínio para o servidor DNS da Cloudflare.
  • 3. Ativar a função de SSL.

Após criar o cadastro, o primeiro passo é adicionar o seu site. Para isso, você precisa já ter o domínio registrado em algum lugar. Você pode usar um domínio grátis ou conferir as melhores empresas de registro de domínio se ainda não tiver um domínio em seu nome.

Certificado SSL grátis - Adicionando site ao Cloudflare

Na etapa seguinte, o Cloudflare vai verificar os registros DNS já existentes na zona DNS domínio e facilitar a configuração para você. Assim que o site for ativo através do Cloudflare, todo tráfego do site passará pela rede do Cloudflare, possibilitando a utilização do seu certificado SSL grátis.

Você também poderá escolher entre os planos pagos do serviço, mas o plano gratuito já inclui o certificado SSL grátis, além da mitigação de ataques DDoS e CDN.

Certificado SSL grátis - Planos do Cloudflare

Se o seu site já estava funcionando antes da configuração com o Cloudflare, ele deve continuar funcionando normalmente. Caso contrário, você pode precisar verificar a zona DNS e solicitar a configuração para o provedor de hospedagem, que deve indicar como realizar esse processo.

De forma simples, incluir os registros como eles estavam configurados na parte de zona DNS do provedor de hospedagem. Novamente, isso deve ser feito automaticamente pelo Cloudflare, mas é importante entender como funciona caso algo não ocorra como previsto.

Se estiver tudo de acordo, o próximo passo é alterar o servidor DNS do seu domínio, modificando os nameservers no painel de domínio.

Certificado SSL grátis - Cloudflare DNS

O Cloudflare vai indicar quais servidores de nome (ou nameservers) devem ser usados. Nesse caso, como o domínio estava apontado para a 000webhost, o Cloudflare indica que você deve substituí-los em seu painel de domínio. No caso de um domínio grátis na Freenom, a configuração ficaria dessa forma:

Certificado SSL grátis - Apontar para a Cloudflare

Nota: os servidores da Cloudflare variam a depender do usuário, por isso é importante verificar quais são indicados no próprio serviço.

Depois de realizar a alteração, pode ser necessário aguardar até 24 horas para as mudanças entrarem em vigor. Mas geralmente esse período é bem menor, então vale a pena verificar em poucas horas, clicando no botão Re-check now do Cloudflare ou usando uma ferramenta de consulta WHOIS.

Certificado SSL grátis - Cloudflare Re-check now

No nosso caso, em poucos minutos a ferramenta de WHOIS já indicou que os nameservers do domínio eram os do Cloudflare, assim, foi só atualizar a página para verificar que o serviço estava ativo:

Certificado SSL grátis - Cloudflare ativado

Feito isso, o certificado SSL grátis será ativado automaticamente para o endereço do seu site, e você poderá acessá-lo com HTTPS e visualizar o cadeado que indica a conexão segura.

Certificado SSL gratuito - Ativado no Cloudflare
Domínio de exemplo com HTTPS

A configuração padrão já suficiente na maioria dos casos, mas você pode consultar as opções adicionais na opção Crypto, caso seja necessário. Para quem não quer usar o Cloudflare e quer garantir a criptografia total dos dados transmitidos do servidor, uma alternativa é o Let's Encrypt.

Método 2: certificado SSL grátis com o Let's Encrypt

Quando se trata de instalar o Let's Encrypt, o processo pode parecer um pouco mais complicado. Isso ocorre porque existem diversas formas de instalar o Let's Encrypt, e algumas vão exigir algum trabalho um pouco mais técnico – mas nada que não consiga ser feito ao investir algum tempo.

Certificado SSL gratuito - Let's Encrypt site

Felizmente, existem algumas ferramentas que facilitam a instalação do certificado SSL grátis do Let's Encrypt, além de permitir o gerenciamento e renovação automática do mesmo.

Alguns provedores de hospedagem já incluem uma ferramenta para a instalação do certificado SSL grátis da Let's Encrypt em seu painel de controle. A UOL HOST, por exemplo, oferece a instalação automática do certificado HTTPS, porém com a necessidade de renovar manualmente:

Certificado SSL grátis - Let's Encrypt na UOL HOST

Mas isso não é exclusividade da UOL HOST. Outros provedores como HostMídia, KingHost e Umbler também incluem uma ferramenta para a instalação do certificado Let's Encrypt diretamente do painel de controle. Com a popularidade desse certificado, a tendência é que mais provedores adicionem essa compatibilidade.

Mas o que fazer nos casos em que não há essa ferramenta disponível por padrão no painel de controle? Nesses casos, é necessário fazer a instalação manual do certificado, que só será possível se o provedor de hospedagem for compatível e permitir os comandos SSH.

Ainda que o valor do certificado possa ser justificado pela complexidade da instalação, para quem quer mesmo evitar gastar, há uma alternativa mais fácil: o SSL For Free.

Instalando SSL gratuito com o SSL For Free

O SSL For Free é um serviço que automatiza a emissão do certificado SSL grátis por meio de uma interface Web. Tornando o certificado SSL gratuito do Let's Encrypt mais acessível para aqueles que não tem conhecimento técnico para fazer a instalação manual.

Certificado SSL grátis - Site do SSL For Free

Com essa ferramenta, você pode gerar o certificado SSL grátis da Let's Encrypt que será válido por 3 meses, sendo necessário realizar a verificação fazendo o upload de arquivos ou criando um registro DNS. A desvantagem é que você terá que renovar o certificado manualmente a cada 90 dias.

Para gerar o certificado dessa forma, basta acessar o site do SSLforFree.com, inserir os domínios que você pretende usar com o certificado HTTPS:

Certificado SSL grátis - SSLForFree

Depois de inserir o seu domínio, a ferramenta vai solicitar uma verificação que pode ser feita de 3 formas:

  • Verificação automática com FTP - você deve informar as credenciais de acesso FTP da hospedagem.
  • Verificação manual com arquivo - você deve fazer o upload de arquivos para o servidor de hospedagem.
  • Verificação manual com DNS - você deve criar registros DNS no servidor DNS usado no domínio.

Para este guia, nós escolhemos a verificação com DNS por ser a mais prática, já que basta adicionar 2 registros DNS para fazer a verificação. Mas se você já souber como usar o FileZilla, você pode usar o método com que envolve o upload de arquivos.

Certificado SSL grátis - SSL for Free DNS

Para começar a verificação, clique no botão Manually Verify Domain, que vai exibir as instruções e os registros a serem configurados.

Certificado SSL gratuito - Registros TXT do SSLForFree

Basicamente, você deve criar dois registros TXT na zona DNS do seu servidor DNS. Nesse caso, o nosso domínio está usando o servidor DNS da WebLink, então vamos editar a Zona DNS a partir do painel de controle:

Certificado SSL grátis - Editor de zona DNS

Basta preencher de acordo com os textos de Host e Valor, que obtemos na etapa anterior. O TTL você pode deixar o valor padrão da hospedagem ou escolher o menor possível.

Certificado SSL grátis - Registro TXT na zona DNS

Para verificar se o registro DNS foi criado, você pode usar os links do próprio SSL for Free, abaixo dos campos com os registros DNS:

Certificado SSL gratuito do SSL for Free - Verificação

Quando os dois links exibirem o texto "TXT Record(s) Found", você poderá clicar no botão Download SSL Certificate e obter os certificados.

Certificado SSL gratuito - Download do certificado gerado no SSL For Free

Em seguida você será redirecionado para uma página com o certificado SSL gratuito para baixar ou simplesmente copiar o conteúdo de cada arquivo e colar na ferramenta de instalação de certificado da hospedagem:

Certificado SSL gratuito - Gerado no SSL For Free

No painel da hospedagem, basta preencher cada campo de acordo com o certificado gerado:

Certificado SSL gratuito - Preenchendo os campos na WebLink

Depois basta clicar em instalar e o SSL gratuito será ativado, assim o site já poderá ser acessado com HTTPS.

Certificado SSL grátis - Instalado com sucesso

No entanto, a instalação dessa forma não permite a renovação automática. Para configurar a renovação automática, é preciso escolher uma rota um pouco mais complicada: a de instalar o certificado SSL grátis da Let's Encrypt manualmente.

Instalando o Let's Encrypt manualmente

Para esse passo a passo, vamos usar a WebLink como exemplo, mas o procedimento deve funcionar em qualquer hospedagem que suporte o Let's Encrypt. No entanto, para ter êxito na instalação por essa forma, é recomendado que você saiba como usar SSH.

O primeiro passo é ativar o acesso SSH no painel de controle de hospedagem, na maioria dos casos, esse acesso vem desabilitado por padrão.

Certificado SSL gratuito - Ativar SSH

No caso da WebLink, os detalhes para acesso via SSH são exibidos no painel de controle. A senha é a mesma senha para usar o FTP.

Certificado SSL grátis com Let's Encrypt na WebLink

Depois de fazer o acesso SSH, o próximo passo é instalar as ferramentas necessárias para gerar o certificado SSL grátis.

1. Instalando o cliente ACME e o Composer

Por ser um plano de hospedagem compartilhada que tem suporte somente para PHP, é necessário usar uma ferramenta escrita em PHP para gerar o certificado SSL grátis do Let's Encrypt.

Nota: se você está usando Linux ou macOS, você pode usar o Terminal para fazer a conexão via SSH. Se você estiver usando o Windows, você pode usar um cliente SSH como o PuTTy para fazer a conexão.

Ao fazer a conexão via SSH, você deve baixar o cliente ACME para a hospedagem. Isso pode ser feito com o comando:

git clone https://github.com/kelunik/acme-client Depois disso, acesse a pasta que foi baxada com comando:
cd acme-client
E neste diretório, faça o download e instalação do Composer:
php -r "copy('https://getcomposer.org/installer', 'composer-setup.php');";
php composer-setup.php;
php -r "unlink('composer-setup.php');";
php composer.phar install --no-dev

2. Gerando o certificado SSL gratuito

Agora, chega o momento de gerar o certificado SSL grátis do Let's Encrypt. Com cliente ACME e o Composer devidamente instalados na hospedagem, você já pode gerar o certificado HTTPS. O primeiro passo é registrar uma conta no Let's Encrypt com o seguinte comando:

php bin/acme setup --server letsencrypt --email [email protected]

Note que você deve substituir [email protected] pelo seu endereço de e-mail real.

Em seguida, basta executar o seguinte comando para gerar o certificado:

php bin/acme issue --domains seudominio.com:www.seudominio.com --path /home/usuario/public_html:/home/usuario/public_html --server letsencrypt

Assim como na etapa anterior, você deve substituir seudominio.com pelo nome do seu domínio e usuário por seu nome de usuário na hospedagem. Na WebLink o nome de usuário é algo como "u123456789", então basta substituir por esse identificador.

Certificado SSL grátis - Nome de usuário

Nesse caso o certificado será gerado para o domínio e o subdomínio com www, mas você pode gerar para outros domínios separando os nomes com ": ".

Depois de digitar o comando, se o certificado for gerado com sucesso, você verá a seguinte mensagem:

Requesting certificate ...
Successfully issued certificate.
See /home/usuario/acme-client/data/certs/acme-v01.api.letsencrypt.org.directory/seudominio.com

Com o certificado gerado, o próximo passo é copiar o conteúdo do arquivo do certificado e da chave privada para colar na interface de SSL do painel de hospedagem.

Você pode fazer isso com o comando:

cat /home/usuario/acme-client/data/certs/acme-v01.api.letsencrypt.org.directory/dominio.com/fullchain.pem

Nota: novamente, não esqueça de substituir o "usuário" e "dominio" por seu nome de usuário e seu domínio.

Certificado SSL grátis - Gerando o certificado

Ao digitar esse comando, você irá visualizar o certificado na tela, basta copiar o texto e colar em um arquivo, como certificado.txt.

Agora vamos fazer o mesmo para a chave privada. Use o seguinte comando (não esqueça de substituir o usuário e o domínio):

cat /home/usuario/acme-client/data/certs/acme-v01.api.letsencrypt.org.directory/dominio.com/key.pem

E copie o texto exibido para o arquivo chaveprivada.txt.

Certificado SSL grátis - Gerando chave privada

Pronto, a parte complicada acaba aqui. Agora basta instalar o certificado pelo painel de hospedagem.

3. Instalando o SSL gratuito pelo painel de controle

É comum que os provedores de hospedagem vendam certificados SSL, mas eles também devem oferecer uma forma do usuário instalar um certificado obtido em outro lugar. No painel da WebLink, essa funcionalidade fica na opção SSL, que permitirá a instalação do certificado SSL grátis que geramos.

Você pode encontrar a opção SSL seção "Avançado":

Certificado SSL grátis - Opção de SSL no painel

Nessa tela, basta colar o conteúdo dos arquivos que criamos anteriormente (certificado.txt e chaveprivada.txt) em seus respectivos campos:

Certificado SSL grátis - Instalação manual no painel de hospedagem

Após colar os textos e clicar no botão instalar, você vai visualizar a mensagem de sucesso:

Certificado SSL grátis - Instalado com sucesso

4. Configurando a renovação automática

A maior vantagem de instalar o certificado dessa forma é que você poderá configurar a renovação automática, sem ter que se preocupar em gerar um novo certificado manualmente a cada 3 meses.

Para fazer isso, você pode criar uma tarefa cron para executar o comando de gerar o certificado automaticamente em um determinado período. No painel da WebLink, isso pode ser feito a partir da opção Tarefas Cron na seção Avançado do painel de controle.

Uma forma prática de configurar a tarefa cron, é definindo o intervalo de 2 meses, renovando o certificado com antecedência e prevenindo qualquer problema. Você pode fazer isso em dois passos:

  • Opções comuns - Uma vez por mês (0 0 1 * *)
  • Mês(es) - A cada dois meses
Certificado SSL grátis - Cronjob WebLink

Com isso, a tarefa cron será exibida no seu painel de controle de hospedagem:

Certificado SSL grátis - Tarefa cron ativa

Pronto, com isso, você consegue usar o certificado SSL gratuito em sua hospedagem compartilhada e ainda mais com renovação automática.

Vale lembrar que esse procedimento é válido para outros provedores que suportam a instalação do certificado, disponibilizam o acesso SSH e oferecem uma ferramenta de cron. Então você pode usar esse mesmo procedimento em outro provedor de hospedagem.

Conclusão

O SSL deixou de ser algo opcional para qualquer site sério, e isso fica claro com o comportamento dos navegadores ao acessar um site sem SSL – se o seu site não tiver um certificado, será considerado como não seguro. Portanto, ter um site com SSL é fundamental para quem quer criar uma presença na Web.

Além do benefício da segurança, o SSL é considerado um fator que influencia o ranqueamento pelo Google. Logo, ao usar SSL no seu site e permite o acesso com HTTPS, você está aumentando as chances de que seu site seja encontrado online.

Considerando tudo isso e sabendo que é possível instalar um certificado SSL gratuito com facilidade, não há por que deixar o seu site sem segurança. Por isso, instale seu certificado SSL grátis o quanto antes.

Essas dicas foram úteis para você? Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário e compartilhe a sua experiência!

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem o melhor provedor de hospedagem, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.

Deixe um comentário

Receber novidades por email: