O que é certificado SSL: entenda para que serve e como funciona

Avatar

Redação

0 avaliações

12 de agosto de 2019

Certificado SSL

SSL significa Secure Socket Layer que traduzido de forma literal, se torna "Camada de Soquete Seguro". O SSL é um protocolo de segurança de internet baseado em criptografia que serve para fornecer segurança e privacidade na comunicação redes de computadores.

Basicamente, a ideia do SSL é criptografar os dados transmitidos do computador do usuário até o servidor em que ele está conectado. Com isso, as informações transmitidas são legíveis somente para as partes autenticadas, sem a possibilidade de acessos de terceiros não autorizados.

Um certificado SSL vai melhorar a segurança de um site provendo:

  • Privacidade - os dados transmitidos por meio de uma conexão segura com SSL devem ser acessíveis somente pelos lados envolvidos na transmissão;
  • Integridade - os dados transmitidos devem chegar exatamente da mesma forma que foram enviados, sem modificações por terceiros.
  • Autenticidade - os dados sejam transmitidos pelo autor verdadeiro, sem ser forjado por um terceiro.

Seja em uma loja virtual ou um blog pessoal, a segurança é essencial. Por isso, cada vez mais as empresas investem em soluções de segurança, firewalls, anti spam, anti malware, e claro, na criptografia das informações. Confira abaixo como funciona um certificado SSL e as vantagens que ele pode trazer.

Como funciona um certificado SSL

O SSL funciona como uma camada segura entre conexão do usuário até o servidor. Para isso, o SSL criptografa os dados que são transmitidos de um ponto até outro. Assim, qualquer pessoa que tente interceptar a transmissão desses dados, vai visualizar dados criptografados praticamente impossíveis de descriptografar.

Assim, o certificado SSL:

  1. realiza um processo de autenticação, para certificar que os dispositivos na comunicação são realmente o que eles dizem ser;
  2. assina digitalmente os dados transmitidos para garantir a integridade dos dados, para confirmar que não são alterados antes de chegar ao seu destino;
Tipos de Certificado SSL - Cadeado

Na prática, isso faz com que uma camada a mais de segurança seja adicionada, fazendo com que seja impossível interceptar os dados dessa comunicação.

Em outras palavras, ninguém com intenções maliciosas conseguirá ter acesso aos seus dados enquanto utiliza determinado site. Além desse ponto forte, obter o certificado oferece outros benefícios muito importantes.

SSL, TLS e HTTPS: qual a diferença?

Certificado SSL/TLS - Qual a diferença entre TLS e SSL?O termo TLS é basicamente um novo nome para o SSL em sua versão mais recente. No entanto, pela popularidade e reconhecimento do termo, muitos provedores e serviços de hospedagem ainda usam o termo SSL para se referir ao TLS.

Então, quando você ver alguma empresa oferecendo o SSL, na verdade ela se refere ao TLS. Por esse motivo, muitas vezes nós vemos o termo de "SSL/TLS" no lugar de somente SSL ou TLS em vários serviços.

  • SSL (Secure Sockets Layer) - nome para as primeiras versões do protocolo desenvolvido pela Netscape em 1994.
  • TLS (Transport Layer Security) - novo nome do protocolo para evitar problemas legais com a AOL (empresa que comprou a Netscape) e manter o protocolo aberto e livre.
  • HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure) - é o HTTP estabelecendo um canal seguro para transmissão de dados com SSL/TLS.

Como saber se um site tem certificado SSL?

Para saber se um site utiliza um certificado SSL, basta observar como o endereço do site é exibido no navegador web. Um site que utiliza SSL possui o prefixo com um ícone de cadeado e um prefixo no endereço do site https://.

Tipos de Certificado SSL - HTPS

O ícone cadeado serve para informar que o site conta com proteção de algum tipo de certificado SSL.

Assim, você sabe que as informações trocadas naquele ambiente são seguras, sem possibilidade de interceptação por terceiros e que você está visualizando o conteúdo do autor original do site.

Cada navegador exibe o certificado SSL de forma diferente, mas quase sempre o cadeado está presente:

Certificado SSL - Exibição nos navegadores
Exibição do HTTPS em diferentes navegadores (Firefox, Opera e Vivaldi)

O Google, por exemplo, já anunciou como vai exibir os sites com SSL em versões futuras do Chrome:

Certificado SSL - Google Chrome

A ideia é que o HTTPS se torne uma norma, e os sites sem certificado sejam exibidos como não seguros pelos navegadores. Com o certificado SSL sendo um padrão, o que será destacado serão os sites inseguros, que não utilizam o certificado SSL.

O SSL não está presente somente em sites, mas também em aplicativos, programas e e-mail. Tudo que houver a transmissão de dados em uma rede, está sujeito a ser interceptado por terceiros, logo um protocolo de criptografia se faz relevante.

No Gmail, por exemplo, é possível visualizar quando há criptografia na transmissão das mensagens:

SSL/TLS no e-mail

Assim, você sabe que o conteúdo enviado nas mensagens está disponível para leitura somente por quem enviou e recebeu a mensagem. Esse tipo de recurso é essencial para quem utiliza um e-mail profissional para se comunicar com clientes.

Não tenho loja virtual, preciso de um certificado SSL?

Certificado SSL/TLS - Visualizando no Chrome DevToolsMuitos pensam que o certificado SSL é algo que somente sites de vendas e lojas virtuais devem se preocupar. No entanto, a recomendação do SSL é para todos os sites, com atenção especial para aqueles que lidam informações de pessoais e/ou envolvam transações financeiras.

Por isso, não se engane, usar um certificado SSL é importante mesmo em sites que não fazem vendas ou não lidam com dados pessoais.

Sem um certificado SSL/TLS, o site fica sujeito a alterações por terceiros com o ataque Man-in-the-Middle. Dessa forma, as páginas podem sofrer modificações para enganar os visitantes. Já pensou acessar uma página que você conhece e não ter certeza se o conteúdo é realmente do autor original da site?

Isso é algo que nem o visitante e muito menos o proprietário do site deseja, e usar um certificado SSL é essencial para evitar esse tipo de situação.

Vantagens de usar um certificado SSL

Para o usuário, ter o SSL demonstra que a conexão entre ele e o site está seguramente criptografada, ou seja, toda informação que for trocada com a página está protegida contra atividade maliciosa de terceiros. Só esta vantagem já é motivo suficiente para usar um certificado em seu site.

Mas se você ainda precisa de mais motivos para começar a usar certificados SSL em seus projetos, aqui vão algumas das principais vantagens para você considerar:

1. Traz segurança para a transmissão de informações

Certificado SSL - Vantagem da segurançaAo acessar um site com HTTPS, você sabe que o que visualiza no site é aquilo que o proprietário do site quer te mostrar. Não há o perigo do conteúdo do site sofrer alterações por ataques de terceiros ou modificações pelo provedor de serviços de internet ou do administrador da rede.

No caso de um e-commerce, não há o que questionar — implementar essa tecnologia na sua página é simplesmente necessário.

2. Gera uma relação de maior confiança com o visitante

Certificado SSL - Vantagem da confiançaEmbora muitos usuários não saibam exatamente o que significa o "s" do "https://", o cadeado ao lado da barra de navegação passa maior segurança para o visitante. Essa também pode ser uma oportunidade para mostrar que você prioriza a segurança de seus clientes e de suas respectivas informações pessoais.

Demonstrar que houve uma preocupação adicional de sua parte pode ajudar a tornar as relações mais próximas e evitar que incidentes negativos possam acontecer.

3. Ajuda no ranking dos resultados do Google (SEO)

Certificado SSL - Vantagem do SEOOs sites com SSL inspiram mais confiança nos visitantes, fazendo com que permaneçam mais tempo navegando pelo site e conhecendo os conteúdos. Entrar num site e ser notificado de que ele não é seguro é um péssimo sinal para qualquer negócio.

Isso ajuda aos sites de busca entenderem que as suas páginas são relevantes para quem as visita, e consequentemente, ajuda no posicionamento do seu site nas páginas de resultados dos mecanismos de busca.

O próprio Google já divulgou em uma nota no blog oficial da empresa, declarando que levariam em conta a presença do certificado SSL e do HTTPS em seus algoritmos para rankings:

Nos últimos meses nós temos feito testes levando em consideração se os usam conexões criptografadas, seguras como um sono em nossos algoritmos de ranking de busca. Nós vimos resultados positivos, então nós estamos começando a usar o HTTPS como um sinal de ranking.
Blog do Google

Tipos de certificado SSL

Depois aprender o que é certificado SSL e entender a sua importância, vamos agora conhecer os principais tipos de certificado. Afinal, os certificados SSL não são todos iguais e cada um possui características específicas que dependem do tipo de validação feita pela autoridade certificadora.

Os principais tipos de certificado SSL são:

  • Certificado de validação de domínio
  • Certificado de validação organizacional
  • Certificado de validação estendida

Veja baixo como cada um desses certificados SSL funciona.

Certificado de Validação de Domínio (DV Certificate)

O certificado por validação de domínio usa o domínio para validação. O processo de validação é feito por uma Autoridade Certificadora com o cruzamento dos dados entre a entidade responsável pelo certificado e a empresa de registro de domínios. Esse é o tipo de certificado SSL mais popular e acessível, podendo ser obtido gratuitamente com o Let's Encrypt.

Tipos de Certificados SSL - DV

Certificado de Validação Organizacional (OV Certificate)

Esse tipo de certificado SSL é um pouco mais avançada e segura que a primeira opção. Nesse modelo, os dados da organização são exibidos no certificado para que os visitantes possam comprovar a identidade da empresa que é responsável pelo site. No entanto, não há diferença visual no navegador.

Tipos de Certificados SSL - DV

Certificado de Validação Estendida (EV Certificate)

Os certificados de validação estendida é a opção mais completa em relação às anteriores. Para validá-lo é preciso assinar um contrato e passar por apurações mais aprofundadas por parte da Autoridade Certificadora antes da sua emissão. Esse tipo de certificado transmite mais segurança e confiança aos visitantes, pois exibe o nome da empresa na barra de navegação e ao lado do endereço de domínio do site.

Tipos de Certificado SSL

Outros tipos de certificado SSL

Existem outros tipos de certificados que são mais voltados para o uso corporativo, oferecem opções mais flexíveis para renovações e suporte para o serviço. Outros tipos de certificado incluem:

  • Certificado multi-domínio (UCC/SAN certificate) -  para até 100 domínios em um único certificado. Esse certificado é exigido para serviços como Microsoft Exchange e e Office Communications Server.
  • Certificado para assinatura de código (code signing- voltado para a distribuição de software com a garantia de que o código não foi modificado durante o download.
  • Certificado wildcard SSL - Ideal para proteger um domínio e todos os subdomínios em um único certificado, funcionando como um certificado SSL comum.
  • Certificado auto-assinado (self-signed certificate- Quando um usuário cria seu próprio certificado, sem verificação de identidade. Esse tipo de certificado geralmente é usado para desenvolvimento local.

Qual tipo de certificado SSL escolher?

Se você está procurando um certificado SSL para o seu site, consulte primeiro a sua empresa de hospedagem. É provável que ela já tenha uma ferramenta automatizada que vai instalar e atualizar o certificado, facilitando a sua vida.

Caso o seu provedor de hospedagem não ofereça essa opção, consulte a compatibilidade com as alternativas para instalar um certificado SSL grátis. Se mesmo assim não for possível, essa pode ser a hora de pensar em trocar de provedor de hospedagem.

Confira as melhores empresas de hospedagem e escolha uma solução segura para você e seus visitantes.


Avatar

Escrito por Redação

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.

Deixe um comentário

* seu e-mail não será exibido