Chamilo: conheça mais sobre esse LMS

Chamilo é um sistema de gestão de aprendizagem gratuito que pode ser instalado facilmente em qualquer hospedagem.

Manter um ambiente de aprendizado online exige o uso de uma plataforma, e o Chamilo é uma opção gratuita. Assim como o Moodle, o Chamilo é bastante utilizado por instituições de ensino, para capacitações e organização de aulas.

Chamilo LMS

Considerado por muitos uma alternativa simples e prática, o Chamilo é uma ótima opção para quem busca a melhor usabilidade. O sistema é usado por mais de 500.000 pessoas em 25 países, e tendo suporte para mais de 50 idiomas, esse sistema é uma excelente opção para criar cursos e dar aulas online.

Acompanhe o nosso artigo para conhecer mais sobre o Chamilo.

O que é Chamilo?

O Chamilo é um LMS (Learning Management System ou Sistema de Gestão de Aprendizado). Por ter seu código aberto, o Chamilo é constamente aprimorado continuamente por sua comunidade. Qualquer usuário pode criar extensões e melhorias e compartilhar os resultados com a comunidade.

Chamilo LMS

A plataforma está sob a licença de software, GNU/GPL e tem o apoio da Associação Chamilo, que fica responsável por definir as metas de manutenção e construir um canal de comunicação claro para os interessados em colaborar com o projeto.

Com quase 10 anos de existência, o projeto continua bastante ativo e utiliza seu repositório no GitHub para interagir com a comunidade, obtendo sugestões e resolver problemas.

Chamilo ou Moodle?

A interface do Chamilo é considerada por muitos mais simples e prática que a do Moodle. Um dos motivos, talvez, seja a criação da ferramenta durante a popularização da internet.

O Moodle foi um dos pioneiros nas plataformas de aprendizagem online, e ainda conta com muitas características do passado. Já o Chamilo foi estruturado em 2005, quando os computadores eram mais acessíveis, e sua criação obteve essa vantagem.

De modo geral, ambos permitem recursos básicos para oferecer cursos online em ambiente de aprendizagem colaborativo. Enviar e compartilhar arquivos multimídia, gerenciar provas e atividades, fazer backup e criar fóruns são algumas das características em comum.

Por que o Chamilo LMS?

Há muitos motivos que levam à decisão de oferecer um curso online. Este tipo de conhecimento pode ser distribuído de forma livre e poderá ter um grande alcance. A plataforma pode ser usada por todos os usuários e não apenas por especialistas com experiência e conhecimentos avançados em EaD (educação a distância).

Chamilo - Tela de cursos

Empresas utilizam cursos para treinar funcionários de forma mais simples e barata. Isto inclui instituições de ensino que fazem uso de ferramentas como Chamilo ou Moodle. Essas plataformas ajudam a fazer o compartilhamento de materiais entre professores e alunos, e o acompanhamento de todo o curso.

Para quem experimentar a plataforma antes de instalar, é disponibilizada um sistema de demonstração do Chamilo. Dessa forma, os usuários podem ter uma ideia de como o sistema funciona tanto par alunos quanto professores.

Muitas universidades também aproveitam plataformas online para expandir sua rede de alunos, proporcionando não apenas os materiais para acesso remoto, mas as próprias aulas online. Ou mesmo fazem a transição de cursos presenciais para essas plataformas.

Organizando Treinamentos

Da mesma forma, uma empresa de e-commerce pode oferecer treinamento para uso de seus produtos e serviços por meio de um curso online, garantindo a satisfação e fidelização de seus clientes. Isso tudo além dos próprios indivíduos que mesmo sem ostentar títulos acadêmicos oferecem, de forma gratuita ou não, cursos e treinamentos baseados em suas experiências e conhecimentos acerca de quaisquer assuntos.

Chamilo - Organizando Cursos e Treinamentos

Conforme percebemos, criar cursos não é exclusividade de quem é envolvido com programação ou de quem tem muito dinheiro para investir. Por meio do Chamilo é possível que qualquer pessoa crie um ambiente de aprendizado online, com direito a interação entre os alunos, de maneira simples e rápida, além de ser grátis.

Entre os principais clientes do Chamilo, estão a Ricoh Company, Universidade de Genebra e a espanhola Unidad Editorial.

Chamilo: download e instalação

O Chamilo está incluindo na maioria dos instaladores automáticos nas empresas de hospedagem de sites. Dessa forma, qualquer pessoa pode instalar a plataforma facilmente, com poucos cliques. Se você quer experimentar o Chamilo, uma boa opção é escolher um provedor de hospedagem que disponibilize a plataforma em seu instalador automático.

Algumas opções são:

  • Hostinger - oferece planos de hospedagem barata, todos com o Chamilo disponível para instalação
  • HostGator - hospedagem com ótimo desempenho, com o Chamilo disponível nos planos que suportam PHP
  • WebLink - provedor de hospedagem com excelente atendimento e suporte para Chamilo
  • GoDaddy - ótima opção de hospedagem para contratar hospedagem e domínio juntos
  • HostMídia - hospedagem com soluções completas, domínio incluído e preços fixos

Mas para quem quer instalar manualmente, o download do Chamilo pode ser realizado neste link. O Chamilo disponibiliza um guia de instalação, listando todos os requisitos e passos para instalar a plataforma. Embora esteja em inglês, a documentação da Chamilo é bastante detalhada e completa.

Chamilo - Baixando e Instalando

A partir daí, pode seguir com as definições padrões de instalação já sugeridas pelo próprio sistema, basta apenas configurar a senha. Na instalação manual, é necessário informar dados do servidor de hospedagem e banco de dados. Esses dados ficam disponíveis no painel de hospedagem, mas você pode consultar o suporte do seu provedor caso não os encontre.

Obtendo suporte para o Chamilo LMS

Ainda que os melhores provedores de hospedagem ofereçam um ótimo suporte e possam auxiliar na instalação, o suporte para a utilização do Chamilo é feita pela comunidade. É possível obter suporte de provedores oficiais, porém não há nenhuma empresa brasileira que ofereça esse serviço oficialmente.

Chamilo - LMS Suporte

Há um fórum de suporte em inglês e outro voltado para o público global, com seções separadas para os usuários de outros lugares – inclusive para aqueles que falam português. Assim, ao usar o Chamilo, você sabe que pode contar com o suporte da comunidade e de outros usuários para te ajudar na administração do sistema.

Sabendo disso, após a instalação do Chamilo, o próximo passo é personalizar a plataforma de acordo com suas necessidades.

Personalizando o Chamilo

São muitas as opções para deixar a plataforma personalizada de acordo com os gostos e as necessidades de quem vai utilizar. A interface, que já é intuitiva e totalmente otimizada para dispositivos mobile, é simples de usar e ainda oferece diversas oportunidades para deixar o Chamilo ainda mais funcional.

Após logar no Chamilo, é possível configurar uma mensagem de boas vindas logo no painel do curso, inserir os links das redes sociais da empresa e também adicionar novos conteúdos nos menus. Os anúncios podem ser exibidos em forma de carrossel, por meio de uma galeria.

Chamilo - Meus Cursos

Entre alguns recursos adicionais, a guia “meus cursos” permite usar alguns ícones próprios para diferenciar um curso de outro. Há, inclusive, um plugin específico para realizar a venda de cursos de maneira mais prática, via PayPal. Na própria interface, o aluno pode selecionar os cursos que deseja comprar e decidir a forma de pagamento.

Notificações via SMS

Outra novidade bem interessante é enviar informações para os alunos via SMS. Basta criar uma conta na extensão Clockword e integrá-la ao Chamilo para ter acesso a essa função, que é mais uma ferramenta para manter os alunos antenados em relação ao curso, fidelizando esse público.

Se a sua intenção é editar o tema do Chamilo, é preciso contar com ferramentas focadas no visual da plataforma. Você pode editar os arquivos do Chamilo com um editor de textos e códigos qualquer, confira os melhores editores de texto.

Chamilo - Cursos pagos

Estas são apenas algumas das funções oferecidas pelo Chamilo por meio de plug-ins e extensões. São muitas as opções a serem integradas a essa plataforma de e-learning, a maioria de forma gratuita, para deixar o curso ainda mais interessante e interativo para quem estuda sem sobrecarregar com muito trabalho quem prepara os conteúdos.

Conclusão

A educação à distância já pode ser considerada como caminho sem volta em um mundo onde o acesso à internet é tão pulverizado. Em vez de deixar o conforto do lar e frequentar uma estrutura física, cada vez mais quem precisa se especializar opta por estudar em casa apenas acessando a internet.

Para tornar o curso ainda mais acessível aos alunos, conte com o Chamilo. Você não precisa contratar ninguém para integrar o Chamilo e seus recursos ao seu projeto, pois é gratuito e fácil de usar. É só fazer a experiência e conferir os resultados.

Quer experimentar o Chamilo? Confira as melhores hospedagens de sites que disponibilizam a plataforma!

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.
Receber novidades por email: