Cloud computing: entenda definitivamente esse conceito

É quase impossível usar a Internet sem pensa com cloud computing.

Há apenas uma década, surgiu o primeiro serviço de cloud computing. Mas, agora, um número considerável de organizações, sejam elas grandes ou pequenas, sem fins lucrativos ou agências governamentais, estão usando a tecnologia de nuvem para diferentes propósitos.

Cloud computing

Hoje, a computação em nuvem está em todo lugar, de modo é que é praticamente impossível usar a Internet sem lidar com um serviço em nuvem. A popularidade da cloud computing não é à toa, são vários os benefícios trazidos por aplicar esses conceitos em um negócio.

Para entender melhor o que é cloud computing, para que ela serve e quais as vantagens, nós preparamos esse artigo que vai te ajudar compreender melhor esse conceito e mostrar como ele pode ser útil para você ou sua empresa. Acompanhe!

O que é cloud computing?

A computação em nuvem ou cloud computing é a entrega de recursos de tecnologia pela Internet. É a computação como um serviço, entregue sob demanda, com pagamento por uso, por meio de uma plataforma de serviços em nuvem.

A nuvem não é um lugar, mas um método de gerenciamento de recursos de tecnologia feito por provedores de hospedagem de sites que substitui máquinas locais e data centers privados por infraestrutura virtual.

Nesse modelo, os usuários acessam recursos virtuais de computação, rede e armazenamento disponibilizados on-line por um provedor remoto.

Cloud computing - Dispositivos e serviços

Esses recursos podem ser provisionados instantaneamente, o que é particularmente útil para empresas que precisam aumentar ou diminuir rapidamente sua infraestrutura em resposta à demanda flutuante.

Para que serve cloud computing?

A computação tradicional está cada vez mais comum nas entre os usuários e empresas. A procura por recursos disponíveis na nuvem está cada vez maior. Ter um sistema disponível somente no computador não é mais o suficiente – ele deve estar disponível em todos os dispositivos.

No entanto, a ubiquidade é apenas uma das características da computação em nuvem. Com as tecnologias de cloud computing, existem muitas possibilidades.

Vamos dar uma olhada nas coisas que você pode fazer com a cloud computing:

  • Desenvolver novos aplicativos e serviços;
  • Hospedar blogs e sites;
  • Armazenamento, backup e recuperação de dados;
  • Entrega de software sob demanda;
  • Streaming de vídeos e áudios;
  • Análise de dados para previsões.

Uma forma para entender melhor o que é cloud computing e como ela já está integrada no comportamento dos usuários, é observando as aplicações em cloud que fazem uso dessa tecnologia.

Exemplos de serviços baseados em cloud computing

Quando pensamos em nuvem ou em cloud computing, os primeiros serviços que vem à mente são serviços de armazenamento em nuvem, como Dropbox, Google Drive e iCloud Drive. Mas cloud computing vai além do armazenamento de arquivos.

Cloud computing - Dropbox

Abaixo, você poderá ver uma pequena lista de serviços que aplicam os conceitos de cloud computing em seus produtos:

  • Google Apps e Office 365 - são pacotes de serviços que incluem e-mail com domínio próprio, calendário, ferramentas para edição de documentos e comunicação via mensagens. Para funcionarem em diferentes dispositivos e sem serem instalados no computador do usuário, esses serviços dependem de várias tecnologias baseadas em cloud computing.
  • Amazon Web Services - a Amazon é mais do que uma site de e-commerce, a empresa possui diversas soluções em cloud computing. Desde serviços de armazenamento como o Simple Storage Solution (S3) até o servidores virtuais na nuvem com o Elastic Compute Cloud (EC2).
  • Netflix e Spotify - serviços que tão acesso a conteúdo multimídia, como vídeos, filmes, músicas. Esses são serviços que utilizam bastante cloud computing para obter bons resultados. Afinal, tudo isso é feito por streaming, nada fica armazenado no computador do usuário.

Esses são apenas alguns das empresas de tecnologia mais populares do mundo. Porém, muitos outros utilizam tecnologias em cloud computing para disponibilizar seus serviços em diferentes dispositivos.

Como funciona cloud computing?

A cloud computing refere-se ao compartilhamento de recursos, software e informações por meio de uma rede, no caso a Internet.

As informações são armazenadas em servidores físicos mantidos e controlados por um provedor de cloud computing, como Google (GCP), Amazon (AWS) e Microsoft (Azure). Como usuário, você acessa suas informações armazenadas na nuvem através da Internet.

Cloud computing - Para que serve

Ao usar o armazenamento em nuvem, você não precisa armazenar as informações em seu próprio disco rígido. Em vez disso, você pode acessá-lo de qualquer local e fazer o download em qualquer dispositivo de sua escolha, incluindo laptops, tablets ou smartphones.

Além disso, você também pode editar arquivos, como documentos do Word ou apresentações do PowerPoint, simultaneamente com outros usuários, facilitando o trabalho fora do escritório.

Quando se trata de cloud computing, existem 3 tipos de computação em nuvem: a nuvem pública, privada e a hibrida. Entender como cada uma delas funciona é fundamental para a escolha da melhor opção para o seu projeto ou empresa.

Nuvem pública

No modelo de nuvem pública, os recursos computacionais, como servidores e espaço de armazenamento, são fornecidos por uma empresa e ficam disponíveis publicamente na Internet. Aqui, o cliente é o responsável pelo que é enviado para a nuvem.

Na nuvem pública o cliente também pode ter a opção de administrar os recursos e ter maior controle sobre os servidores. No entanto, geralmente esse trabalho é do próprio provedor que disponibiliza os serviços em nuvem.

Nuvem privada

No modelo de nuvem privada, os recursos são disponibilizados dentro da rede interna de uma empresa. Nesse caso, os serviços tem acesso restrito e o controle sobre os recursos de computação são da empresa em que está a nuvem privada.

Normalmente, o modelo de nuvem privada é ideal para empresas e organizações que precisam ter cuidados especiais com a segurança e privacidade dos dados. Esse modelo é normalmente utilizado por empresas que lidam com dados confidenciais, como instituições financeiras e governamentais.

Nuvem híbrida

Por fim, existe a nuvem híbrida, que é basicamente uma combinação dos conceitos de nuvem pública e privada. Em outras palavras, o modelo de nuvem híbrida permite usar os dois tipos de nuvem para compartilhar dados e informações.

Esse modelo de nuvem é flexível e permite adaptar os recursos de cloud computing de acordo com a estratégia de negócio. Dessa forma, alguns recursos podem ser utilizados de forma privada, mas em comunicação com outros recursos utilizados de forma pública.

Serviços de cloud computing

Existem diferentes tipos de serviços de computação em nuvem disponíveis para atender a diferentes necessidades.

Cloud computing - Serviços

Enquanto alguns atendem a usuários individuais que desejam armazenar fotos, documentos e vídeos, outros são destinados a empresas que precisam de plataformas extensas para desenvolver aplicativos de TI, por exemplo.

Assim como nos tipos de nuvem, quando se trata de serviços em cloud computing, existem 3 modelos em destaque:

  • Software como serviço (SaaS) - software como serviço é um dos serviços mais comuns em computação em nuvem. Com ele, é possível utilizar determinado software sem comprar uma licença, podendo usar gratuitamente ou por assinatura. Exemplos desse modelo são: Google, Gmail, Facebook e Twitter.
  • Plataforma como serviço (PaaS) - esse modelo inclui não só o software, mas a plataforma para desenvolvimento e criação de um software ou aplicativo. Nele, o cliente fica responsável gerenciar a aplicação e os dados. São exemplos desse modelo: Heroku, Microsfot Azure e Salesforce.
  • Infraestrutura como serviço (IaaS) - essa modelo é parecido com o PaaS, mas vai um pouco mais fundo, além da aplicação e dos dados, o usuário fica responsável pelo gerenciamento do servidor. Por exemplo, em serviços de hospedagem dedicada, AWS e GCP.

Existem vários tipos de modelos de serviços em cloud computing, logo, é possível escolher o que melhor se adapta ao negócio. Além disso, é possível utilizar os recursos cloud completamente sob demanda, em que permite o controle total do serviço oferecido.

Quais são as vantagens desse serviço?

Muitas empresas estão migrando para a nuvem, e por boas razões. São inúmeras as vantagens que os serviços de cloud computing oferecem em comparação com a computação tradicional.

Cloud computing - Vantagens

Veja alguns dos principais benefícios da computação em nuvem.

Segurança de dados

Com uma empresa especializada em segurança oferecendo os serviços em nuvem, a segurança será muito mais eficiente. Ela estará preparada incidentes e ataques. Além disso, como os dados estão na nuvem, eles podem ser acessados ​​independentemente do que acontecer com o seu equipamento físico.

Bom custo-benefício

Usando a cloud computing você pode pagar apenas quando você começar a consumir recursos de computação e também pagar apenas por quanto você consome. Os serviços são frequentemente pagos por hora, dependendo da capacidade necessária em qualquer momento específico.

Possibilidade de o usuário trabalhar remotamente

A computação em nuvem permite que seus usuários acessem recursos por meio desses dispositivos móveis a qualquer hora e em qualquer lugar que estejam. Fornecendo ferramentas de colaboração e comunicação, software, aplicativos e acesso a documentos e bancos de dados de qualquer lugar.

Escalabilidade

Grande escalabilidade significa que você pode facilmente adaptar os recursos de tecnologia conforme necessário, de acordo com as necessidades de negócio. Isso economiza dinheiro na manutenção de grandes centros de dados que raramente são usados ​​em todo o seu potencial.

Melhor continuidade dos negócios

As tecnologias na nuvem permitem a criação de backup de dados e sistemas operacionais e a inicialização de procedimentos podem ser automatizadas. Isso oferece uma proteção e disponibilidade de dados muito melhor do que a maioria dos sistemas locais pode fornecer.

Atualizações automáticas de software

Para aqueles que têm muito a fazer, não há nada mais irritante do que ter que esperar pela instalação da atualização do sistema. Os ambientes baseados na nuvem, atualizam automaticamente, em vez de forçar um departamento de TI a executar uma atualização manual em toda a organização.

Conclusão

Agora que você sabe o que é cloud computing, para que serve e conhece as vantagens desse conceito, essa é uma boa oportunidade para pensar sobre as necessidades do seu negócio. A partir disso, você poderá procurar o serviço de cloud computing que melhor se encaixa no que você precisa.

Existem várias empresas que oferecem serviços em nuvem, por isso, é importante pesquisar e comparar bem os recursos oferecidos, assim como as vantagens e desvantagens de cada uma.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o nosso conteúdo sobre servidores cloud e saiba como escolher a melhor opção para você.

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem o melhor provedor de hospedagem, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.

Deixe um comentário

Receber novidades por email: