7 dicas de como cobrar um cliente

7 dicas de como cobrar um cliente

Sabemos que a situação não é nada agradável, mas todos nós precisamos compreender como cobrar um cliente. Esse é um momento bastante delicado, já que uma cobrança realizada sem a devida educação pode causar conflitos e fazer com que o consumidor deixe de ser cliente do seu negócio.

É importante frisar que cobrar da maneira correta auxilia na fidelização dos clientes e melhora a sua imagem profissional. Nem sempre o cliente pagará em dia, por isso é necessário lidar com essa situação da melhor forma possível para que você não tenha prejuízos.

Neste post listamos 7 dicas para que você faça cobranças mais amigáveis e não passe por situações constrangedoras com o seu consumidor. Continue a leitura e aprenda um pouco mais sobre o assunto!

1. Organizar um cadastro de clientes

Primeiramente, é importante que você organize um cadastro de clientes para acompanhar os pagamentos e as inadimplências. Algo crucial para que você não perca nenhum cliente é não cobrar de quem não deve nada a você.

Desse modo, faça uma lista dos dias e meses em que os seus consumidores precisam pagar pelo trabalho que você prestou. Quando um cliente quitar a sua dívida, tire-o da lista de pagamentos. Além disso, faça uma lista diferente para os casos de inadimplência.

Você pode até se comunicar com o cliente, mas a maneira de cobrar será diferente. Para os que estão com o pagamento em dia, você apenas deve lembrá-los do próximo vencimento, caso seja possível. Por outro lado, os que estão em atraso devem receber uma mensagem diferente, isto é, uma cobrança.

2. Elaborar contratos objetivos e com prazos definidos

É fundamental que você elabore contratos bastante objetivos e com prazos bem claros para o pagamento. Dessa forma o seu cliente não poderá alegar que não entendeu o acordo estabelecido.

Os prazos podem ser combinados de acordo com a necessidade do seu cliente, já que isso facilitará para que ele tenha recursos suficientes para quitar a sua dívida. Algumas pessoas recebem o salário no começo do mês, outras no final. Contudo, o dia de cada mês que ela escolher para o pagamento deve ser afirmado com clareza.

3. Conhecer o perfil do público

Além de elaborar contratos com objetividade, é importante que você conheça o perfil do público para o qual você trabalha. Isso será vantajoso, pois você poderá estabelecer a melhor abordagem para cada perfil.

Se você tem um pagamento a receber de uma organização pública administrada pelo governo estadual ou municipal, é melhor entrar em contato com o departamento financeiro, uma vez que essas organizações são muito burocráticas e você não resolverá nada com o setor para o qual você prestou serviço.

Da mesma forma, se o seu cliente é uma pessoa física, você também precisa ter cautela quanto à fidelização. Nesse caso, antes de realizar a comunicação você precisa avaliar bem as condições do seu consumidor.

4. Oferecer vantagens para o pagamento em dia

Uma ótima maneira para fazer com que seus clientes cumpram o combinado é oferecer vantagens para o pagamento em dia. As pessoas gostam de receber benefícios e ter economia.

Para isso, você pode oferecer um desconto na mensalidade do serviço prestado para os que pagarem em dia. Todavia, é preciso analisar esse desconto para que você não saia no prejuízo. Verifique o preço do seu serviço e o quanto de lucro você deve receber.

5. Estar aberto à negociação do valor devido

É comum termos clientes inadimplentes, por isso, estar aberto a uma negociação do valor devido é algo essencial para não ficarmos no prejuízo. Com isso, você pode oferecer, por exemplo, o parcelamento dessa dívida para que a pessoa tenha condições de pagar.

Outra opção é verificar se o cliente tem algo que possa ser útil para você. Desse modo, é possível também fazer uma troca entre o serviço que foi prestado e algum produto que o cliente tenha, como computadores, aparelhos de sons, motos e até carros, dependendo do valor da dívida.

6. Escolher o meio mais adequado para entrar em contato com o cliente

Na hora de entrar em contato com o cliente é necessário escolher o meio mais adequado para isso. Você pode tomar essa decisão com base no histórico de compra e pagamento do seu consumidor, por exemplo.

Caso seja um cliente que esteja com o primeiro pagamento em atraso, você pode apenas mandar um e-mail avisando-lhe sobre a situação. Se for um cliente com um histórico de muitas dívidas, é melhor entrar em contato direto por meio de ligação telefônica.

Além disso, é preciso que você tenha o cuidado de escolher a melhor hora para se comunicar com ele. Prefira um momento em que o seu cliente não esteja no trabalho ou envolvido em outra atividade — assim você terá toda a atenção dele.

7. Ser respeitoso e manter a calma durante o contato com o cliente

Por fim, uma dica essencial sobre como cobrar um cliente é ser respeitoso e manter a calma durante todo o contato com o consumidor.

Procure conversar com um tom de voz baixo e aja com tranquilidade. Tente entender as dificuldades do seu cliente para que ele veja que você se preocupa com ele. Como dito anteriormente, você precisa estar aberto a negociações caso o seu consumidor tenha uma oferta para lhe oferecer.

Você aprendeu neste post importantes dicas sobre como cobrar um cliente para que a conversa aconteça de maneira amigável. É essencial que você tenha todas as informações e estratégias em mente para que não tome prejuízos e não perca os seus clientes também.

Diante desse cenário, você precisa ter tranquilidade ao lidar com essas situações, pois isso é algo natural e acontece com todos que têm algum tipo de negócio. Além disso, é importante lembrarmos que o cliente é parte fundamental do negócio, pois sem ele não há vendas nem circulação de capital.

Gostou de ler as nossas dicas sobre como cobrar um cliente de maneira amigável? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.
Receber novidades por email: