Como criar um site: passo a passo com tudo que você precisa saber

Como criar um site

Saber como criar um site é um dos primeiros passos para dar início a sua jornada na Web e criar uma identidade digital para o seu negócio. Com o avanço nas ferramentas para criação de sites, fazer um site não é uma tarefa complicada como já foi um dia. Hoje, qualquer pessoa pode criar um site de qualidade, mesmo sem conhecimentos em programação.

Mesmo com a praticidade proporcionada pelas ferramentas de criação de sites modernas, muitas pessoas ainda preferem criar somente um perfil em uma rede social, sem perceber as vantagens que criar um site podem trazer ao negócio.

Neste artigo, nós vamos explicar o passo a passo de como criar o site, quais alternativas existem e quais caminhos você pode seguir para começar a montar um site.

Para ajudar quem quer fazer um site e não sabe qual é a melhor forma, nós preparamos este conteúdo completo que vai acompanhar todas as etapas do processo, incluindo:

  • O que você deve saber antes de criar um site;
  • Como criar um site grátis, sem pagar nada;
  • Passo a passo para criar um site, da escolha do nome até a publicação;
  • Qual a melhor plataforma para criar um site;
  • Onde encontrar os melhores temas, templates, imagens;
  • Quais são as melhores ferramentas para ajudar no gerenciamento do site;
  • Como otimizar o site para ser encontrado no Google.

Pode parecer bastante, mas com esse conhecimento, você poderá criar um site da melhor maneira, e dar início ao seu projeto da forma certa. Vamos lá?

O que você deve saber antes de criar um site?

Como criar um site - Caminho e o que você deve saber antes de começar

Existem várias formas de criar um site, vários caminhos e trilhas que vão te levar ao mesmo lugar. No entanto, alguns caminhos podem ser melhores que outros, por isso é importante ter ideia dos obstáculos de cada um.

Antes de começar um site, é preciso saber que embora criar um site não seja uma tarefa difícil (existem várias ferramentas que ajudam bastante), é provável que o seu site não fique exatamente como você quer na primeira tentativa. Ter isso em mente vai te ajudar a manter a motivação para tentar novamente, até porque não há limite de quantas vezes você pode tentar criar seu negócio no mundo digital.

Com isso, vamos partir para o que interessa e começar o planejamento do site!

Site, blog, e-commerce, perfil em rede social: qual escolher?

Por que não todos? Cada um desses canais serve um propósito diferente, você pode usar todos em conjunto para obter o máximo do seu projeto.

  • Site – como uma vitrine digital do negócio, uma apresentação do seu site, seu objetivo e como ele vai ajudar o visitante – um site mobile, por exemplo, é uma ótima opção para deixar o site preparado para qualquer dispositivo;
  • Blogmontar um blog vai permitir que você publique conteúdo regularmente para os visitantes do seu site, você pode incluir artigos com dicas, guias, infográficos, uma espécie de revista digital;
  • E-commerce – e-commerce é basicamente uma loja virtual que pode ser usado para disponibilizar produtos ou materiais (e-books, cursos, etc) relacionados com o seu negócio;
  • Perfil em rede social – os perfis nas redes sociais ou fan pages, vão servir como um canal de relacionamento com o seu público e ajudar a promover o seu site na Web.

Sabendo da importância de todos esses canais, você pode começar a planejar o seu site. O planejamento é algo essencial em qualquer negócio, e com um site não deve ser diferente.

Antes de criar um site, você precisa definir o seu objetivo com com ele. Ainda que seja possível criar um site com tudo isso, você pode começar com o que você precisa inicialmente.

Uma forma de começar o planejamento, é criando um sitegrama – um fluxograma para o seu site:

Como criar um site - Sitegrama

Um sitegrama vai te ajudar a definir a estrutura das páginas do seu site e visualizar melhor como você pretende criar seu site. Você também pode começar com um mapa mental ou até fazer o rascunho da estrutura do seu site no papel.

Com a estrutura do seu site definida, vamos para a próxima etapa!

Como criar um site de graça?

Para quem está começando ou pensando em criar o primeiro site, é natural tentar economizar ou até buscar uma forma de criar um site grátis. Se você está aprendendo ou só está curioso para saber como as coisas funcionam, ter a possibilidade de criar um site de graça é algo muito bem vindo.

Existem várias formas de criar um site grátis, tudo pode depender de como você prefere criar o site. Quem quer aprender desenvolvimento pode preferir criar um site escrevendo os códigos do zero, enquanto quem busca uma solução mais rápida e prática, pode preferir um criador de sites ou um sistema de gerenciamento de conteúdo.

Nós selecionamos as principais plataformas que se destacam na criação de um site grátis:

  • Criadores de sites: para quem quer montar um site da forma mais fácil possível, arrastando e soltando os elementos do site, e sem ter que programar, mas pode ser limitado em alguns aspectos;
  • Hospedagem de sites: oferece liberdade para enviar e publicar o site da forma que quiser, usando uma plataforma amigável ou escrevendo o código do site do início.

Em ambos os casos, existem soluções gratuitas que podem servir como uma ótima ferramenta de aprendizado. Nós separamos as melhores opções para você criar o seu site sem ter que gastar com isso:

Wix

Como criar um site - WixO Wix é um criador de sites mais popular no mercado. Com um criador de sites extremamente simples e uma usabilidade imbatível, este criador de sites é a opção ideal para quem quer criar um site com muita facilidade e sem perder tempo. Assim como a maioria dos criadores de sites, é possível usar o Wix gratuitamente, mas com com algumas restrições quem pretende criar um site mais avançado.

As restrições do Wix são praticamente as mesmas de outros criadores de sites. O espaço de armazenamento é limitado em 500 MB e o tráfego em 1 GB. Não é possível utilizar o próprio domínio ou adicionar um ícone no site. Os sites criados no plano gratuito do Wix usam o subdomínio “.wixsite.com” e incluem propagandas no site criado.

O plano grátis do Wix é uma boa forma de conhecer as ferramentas que o serviço oferece, no entanto, não é o ideal para quem quer criar um site profissional. Para remover essas restrições é necessário pagar pelo menos R$ 41,00 por mês, que é referente ao plano recomendado pelo Wix.

WordPress.com

Como criar um site - WordPress.comO WordPress é uma das plataformas mais populares na Internet. Mais de 30% dos sites na Web utilizam uma das versões do WordPress. WordPress.com é a versão “freemium” do WordPress. Assim como em um criador de sites, é possível usar gratuitamente. No entanto, com o subdomínio “.wordpress.com” no endereço do site. Embora utilize o WordPress, as limitações deixam o serviço mais parecido com um de criador de sites.

Para poder associar um domínio ao site ou blog no WordPress.com é necessário pagar por um dos planos, que começam em R$ 12,00 por mês. No plano gratuito também são exibidos propagandas e não há a possibilidade monetizar o site com seus próprios anúncios.

Ainda assim, o WordPress.com é uma excelente opção para quem quer criar um blog gratuito e se familiarizar com o WordPress.

Google Sites

Como criar um site - Google SitesPara quem quer algo ainda mais simples, o Google Sites oferece uma forma de criação de sites similar ao de criar um slide no PowerPoint. Os sites criados são extremamente simples, mas servem para publicar um documento na Web. A integração com os demais serviços do Google, permite a adição de documentos e formulários com facilidade, integrando com serviços como Google Docs, Google Sheets, Google Forms, etc.

Mesmo sendo gratuito, o Google Sites oferece uma solução muito básica, que pode deixar a desejar para quem busca criar sites atraentes e funcionais. São poucas opções de temas e também não é possível associar um domínio.

Dessa forma, o Google Sites é uma opção para quem quer publicar páginas ou documentos rapidamente, sem muita preocupação com a aparência e os recursos do site.

000webhost

Como criar um site - 000webhostA 000webhost é uma hospedagem grátis que permite tanto a utilização de um criador de sites ou do WordPress. Além disso, o serviço de hospedagem permite a utilização de sites em outras plataformas ou até o envio dos arquivos e códigos do website para hospedagem. Com isso, uma hospedagem de sites como a 000webhost une o melhor de todas as plataformas para criar um site.

Mas como nem tudo é perfeito, também existem alguns problemas com a hospedagem gratuita. O primeiro deles está na limitação dos recursos de hospedagem. Mesmo que ainda sejam maiores que a de um criador de sites, ainda podem deixar a desejar caso o site receba muitas visitas ou precise de bastante espaço de armazenamento.

A maior limitação da 000webhost está na sua característica de “descanso de servidor”, que desativa o site 1 hora por dia, algo que torna inviável sites profissionais ou de vendas.

Ainda assim 000webhost se torna uma excelente solução quando vista como uma ferramenta de aprendizagem. O serviço de hospedagem vai dar acesso a diversas tecnologias que não estão acessíveis nos criadores de sites e consequentemente, trazer um conhecimento maior.

Na hospedagem gratuita da 000webhost também é possível criar um site com um domínio personalizado, além de poder usar os subdomínios gratuitos que a empresa oferece – coisa que não é possível nos criadores de sites gratuitos.

Blogger

Como criar um site - BloggerApesar de ser voltado para especificamente para blogs, o Blogger é mais uma alternativa para criar um site grátis. Um blog é uma excelente opção para quem deseja publicar conteúdo regularmente na Web. Com um editor fácil de usar e milhares de templates da comunidade, o Blogger é um ótimo lugar para começar. Como é um serviço antigo, a interface também não é tão moderna quanto o WordPress.

O Blogger é um serviço do Google, mas que se beneficia bastante do trabalho da comunidade. Existe bastante material sobre como usar a plataforma, como criar templates e adicionar mais funcionalidades ao site.

Por padrão, o Blogger disponibiliza o subdomínio “.blogspot.com” para os sites e blogs criados na plataforma. Entretanto, é possível conectar um domínio personalizado gratuitamente, algo que os criadores de sites não permitem.

Como o Blogger foi pensado para blogs, a maioria das funcionalidades são voltadas especificamente para esse tipo de site. Assim, para sites avançados ou com funcionalidades personalizadas pode precisar de uma plataforma mais flexível.

Para visualizar melhor as diferenças de cada uma dessas opções, criamos a tabela abaixo que vai te ajudar a decidir qual é o melhor serviço para você:

000webhostWixWordPress.comBloggerGoogle Sites
Conectar domínioSimSimNãoSimNão
Editor arrastar e soltarSimSimSim*Sim*Sim*
Gerenciamento avançadoSimNãoSimNãoNão
Sem propagandasSimNãoNãoSimSim
Quantidade de sites21IlimitadoIlimitadoIlimitado
Sistema de blogSimSimSimSimNão
Enviar arquivos do siteSimNãoNãoNãoNão
Acesso FTPSimNãoNãoNãoNão
Descanso do servidor1 hora/diaNãoNãoNãoNão

* É possível editar o conteúdo arrastando e soltando os elementos, porém não em todas as partes do site.

Como você pode ver, cada uma das opções gratuitas possui alguma restrição. Mas em um serviço grátis, as limitações podem ir muito além disso. Com isso, você pode se perguntar:

Vale a pena criar um site grátis?

Fora as limitações dos serviços gratuitos, existem pelo menos dois pontos em que as ferramentas para criar um site grátis podem deixar a desejar:

  • Suporte ao cliente: nos serviços de criação de sites grátis, o suporte é dado exclusivamente pela comunidade ou por meio de tickets, que podem levar mais de 24 horas para solução. Em caso de problema com o site ou dúvidas com relação ao serviço, pode demorar bastante para obter um retorno.
  • Contas de e-mail: mesmo se você tiver um domínio registrado, você não poderá utilizá-lo com uma conta de e-mail em nenhum desses serviços. Caso você queira ter um e-mail com endereço profissional e utilizando o seu próprio domínio, terá que contratar esse serviço separadamente.

Como criar um site - Vale a pena criar um site grátis?Felizmente, existem alternativas para quem busca uma solução completa para criar um site. Investindo poucos reais por mês, é possível obter um serviço de hospedagem com registro de domínio, e-mail e atendimento 24/7 em tempo real para quantos sites você quiser. Em um serviço de hospedagem é possível instalar auto hospedada do WordPress, do WordPress.org. Essa versão do WordPress é muito mais flexível e extensível. Nela, é possível personalizar completamente a plataforma, com plugins e temas ainda mais avançados.

Para quem prefere a praticidade de um criador de sites, o Wix continua sendo uma boa opção. Por isso, preparamos o passo a passo de como criar um site tanto no WordPress quanto no Wix. Acompanhe!

Passo a passo para criar um site

Antes de começar o passo a passo, é necessário ter uma ideia do tipo de site que você pretende criar. Se você pretende criar um site personalizado e funcionalidades específicas com um sistema de blog avançado, o WordPress é uma opção mais indicada do que o Wix, que é voltado para a praticidade na construção das páginas.

Tendo isso em mente, vamos ao passo a passo de como criar um site de graça:

1. Registrar um domínio

O domínio é o nome do seu site, o endereço que os visitantes vão utilizar para acessar a sua página. O site do Google, por exemplo, pode ser acessado pelo endereço www.google.com.br. Nesse caso, o domínio do site é “google.com.br”, “www” faz parte do subdomínio para indicar que há uma página da web no endereço e é opcional.

Como criar um site - Registrar um domínio

Além do nome, você pode escolher a extensão do domínio, no caso de google.com.br, a extensão do domínio é “.com.br”. Existem diversas extensões de domínio, você pode escolher entre “.com”, “.net”, “.org” e muitas outras.

No entanto, domínios são pagos e por isso, os serviços que oferecem a criação de sites grátis geralmente oferecem um subdomínio gratuito para a criação do site sem qualquer pagamento. No Wix, por exemplo, o subdomínio gratuito oferecido é “.wixsite.com”, assim, o seu criado gratuitamente no Wix ficará com o endereço “www.seunome.wixsite.com/nomedosite”.

É possível obter um domínio gratuito?

Enquanto é possível obter um domínio gratuitamente, essa opção não é muito recomendada. As extensões limitadas e mais difíceis de lembrar, e um domínio gratuito não é realmente seu. O provedor de registro do domínio gratuito tomar controle do “seu domínio” a qualquer momento.

Como criar um site - Cuidados com o domínioAlém disso, os sites com domínios gratuitos muitas vezes são vistos como sites de spam em potencial por mecanismos de busca como o Google, o que pode afetar o posicionamento do site nas pesquisas. Os provedores de domínios grátis geralmente não certificados pelo ICANN e utilizam de práticas duvidosas para se apropriar dos nomes de domínio para revendê-los por um valor maior.

Por fim, o nome de domínio é algo que você poderá utilizar em diversos serviços além de hospedagem e criador de sites. Você pode criar um e-mail com um domínio próprio, e utilizar um endereço que você não é proprietário não seria uma boa ideia.

O domínio é também a parte mais barata para criar um site. Um domínio .br custa R$ 40,00 por ano (cerca de R$ 3,30 por mês) no Registro.br, um valor que vale a pena para começar o site da melhor forma. Alguns domínios internacionais podem ser encontrados por menos de US$ 2.00 por ano (cerca R$ 8,00 por ano ou ~ R$ 0,65 centavos por mês) nos melhores provedores de registro de domínio.

Escolhendo um bom nome de domínio

Escolher um bom nome de domínio é fundamental para criar um site de sucesso. Se o seu negócio ainda não tem um nome ou uma marca já definida, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a encontrar o nome ideal:

  • Tente passar a ideia do seu projeto no nome de domínio, se o seu site é sobre receitas, você pode incluir essa palavra no domínio;
  • Não utilize nomes muito longos, ninguemquervisitarumsitecomnomemuitolongo.com
  • Pense em um nome fácil de pronunciar e lembrar, facilitando a memorização da sua marca;
  • Use um gerador de nomes de domínio para te ajudar com ideias;
  • Escolha uma boa extensão de domínio (TLD), se seu site é um blog, você pode usar a extensão .blog ou .blog.br, por exemplo.

Então, se você leu até aqui, você já deve perceber que compensa investir um pouco no nome de domínio. Mas como fazer esse registro?

Como registrar um domínio na Hostinger

Como criar um site com domínio na Hostinger

A Hostinger oferece o registro de domínios nacionais e internacionais, além dos serviços de hospedagem de sites. Uma vantagem de registrar o domínio Hostinger, é que é possível realizar o pagamento de outras formas e agilizar o registro.

Siga o passo a passo para fazer o registro do domínio na Hostinger:

  1. Acesse o site da Hostinger e vá no menu Registro de domínio;
  2. Digite o nome de domínio que você pretende usar;
  3. Escolha uma das extensões disponíveis;
  4. Clique em “Adicionar ao carrinho” e depois em “Comprar”;
  5. Clique no botão “Pague Agora” e escolha a forma de pagamento de sua preferência.

Na Hostinger e em outros provedores de hospedagem, existe um desconto no primeiro ano de domínio, por isso, fique atento ao valor de renovação, que geralmente não fica muito claro na contratação.

No caso de querer registrar somente um domínio nacional, o Registro.br é uma boa alternativa.

Como registrar um domínio no Registro.br

Como criar um site com domínio no Registro.br

O Registro.br é o responsável pelo registro de domínios terminados em .br. Além da extensão “.com.br”, também é possível registrar outras como “.net.br” e “.blog.br”. É possível visualizar a lista completa das extensões .br no site da empresa.

Confira o passo a passo para registrar o seu domínio no Registro.br e criar o seu site:

  1. Acesse o site do Registro.br:
  2. Digite o nome de domínio que você quer registrar;
  3. Clique em registrar;
  4. Preencha com o seu CPF e complete o seu cadastro;
  5. Gere o boleto bancário ou utilize o cartão de crédito para fazer o pagamento.

No caso do pagamento por boleto bancário, pode levar até 3 dias úteis para o domínio ser ativado em sua conta.

Com o domínio registrado, o próximo passo é escolher a plataforma em que você pretende usar o domínio.

2. Escolha uma plataforma

Como criar um site - Escolhendo a plataforma

Como vimos, existem várias plataformas para criar um site gratuitamente. As que mais se destacam são: a hospedagem e o criador de sites. Por isso, preparamos o passo a passo para as duas opções.

Como criar um site de graça com um criador de sites?

Existem vários criadores de sites que oferecem um plano gratuito sem limite de tempo. Entre as opções mais populares estão o Wix, Weebly e Webnode. Está na dúvida de qual escolher? Confira nossos reviews e o nosso artigo para saber qual é o melhor criador de sites para você.

Para este passo a passo, nós escolhemos o Wix, a opção mais popular entre os criadores de sites.

Passo a passo de como criar um site grátis com o Wix

O Wix oferece um plano gratuito, mas com algumas restrições. A principal delas é não poder utilizar o próprio domínio. Para poder usar o domínio que você registrou, é necessário pagar por um plano Premium.

1. Acesse o site do Wix, clique em “Comece já” e depois em “Registre-se”:

Como criar um site no Wix - Primeiro passo

2. Preencha os dados solicitados para criar sua conta Wix:

Como criar um site - Registrando no Wix

3. Escolha o tipo de site que deseja criar:

Como criar um site no Wix - Escolhendo o tipo de site

4. Escolha entre o Wix ADI e o editor padrão:

Como criar um site - Wix ADI ou editor com template

5. Escolha um template e clique em “Editar” para começar:

Como criar um site - Wix templates

Após isso, o Wix traz o template já pronto e preenchido, assim como o site pronto para publicação. Para publicar o site e torná-lo acessível na Web, basta clicar em “Publicar”.

Como criar um site - Publicando o site no Wix

Aqui nós podemos ver como o Wix oferece o upgrade no momento de publicação, que possibilita a utilização do domínio personalizado com o site.

Depois disso, basta editar os conteúdos do site, ajustar os textos, criar novas páginas, etc. O site está praticamente pronto para uso.

Como criar um site de graça com uma hospedagem de sites

Criar um site em uma hospedagem pode não ser tão rápido quanto em um criador de sites, mas vai trazer mais poossibilidades para suas páginas. Com uma hospedagem de sites você pode:

  • Usar o construtor de sites da hospedagem;
  • Criar um site com um CMS, como WordPress ou Joomla;
  • Enviar os arquivos com os códigos do seu site.

Mas qual opção escolher? Em nosso site, nós usamos o WordPress, e vamos te explicar porque ele é o nosso favorito, comparando com as alternativas.

WordPress ou Criador de Sites?

O WordPress consegue manter uma facilidade de uso enquanto oferece ferramentas muito mais poderosas e flexíveis para a construção do site. No WordPress é possível criar plugins, temas, e personalizá-lo da forma que você desejar – coisa que um criador de sites não permite.

WordPress ou Blogger (ou outro CMS)?

Existem centenas de CMS disponíveis, mas por que escolhemos o WordPress? O WordPress é o CMS mais popular, com maior quantidade de usuários, documentação e plugins. Ele também é um CMS que tem o desenvolvimento ativo e suporte de muitos desenvolvedores. Assim, é muito mais fácil aprender e modificar o site WordPress para ficar do jeito que você deseja.

WordPress ou criar o site do zero?

Criar um site do zero pode levar bastante tempo, existem várias coisas para se aprender. Além de ter que aprender HTML, CSS, JavaScript, também pode ser necessário aprender uma linguagem de programação como PHP. Esse processo pode levar vários meses para ter um resultado satisfatório.

Como criar um site - WordPress ou?

Dessa forma, não fica muito difícil entender porque escolhemos e recomendamos o WordPress. Mesmo assim, não deixe isso te impedir de testar e experimentar outras plataformas. A decisão é sua, e a melhor opção vai depender da sua necessidade.

Como criar um site grátis com WordPress na 000webhost

A 000webhost disponibiliza a instalação automática do WordPress, o que torna o processo quase tão fácil quanto a de um criador de sites.

Também é possível usar outros CMS, como o Joomla ou Drupal, mas você precisa instalar manualmente, enviando os arquivos e criando os bancos de dados.

Aqui, nós vamos usar o WordPress como exemplo em nosso passo a passo:

1. Acesse o site da 000webhost e clique em “Inscrição Grátis”:

Como criar um site na 000webhost - Passo a passo

2. Preencha os dados solicitados e clique em “Tenha hospedagem gratuita” e confirme a criação da conta em seu e-mail:

Como criar um site na 000webhost - Confirmando a conta

3. Escolha como você pretende criar um site: usando um criador de sites, WordPress ou enviando os arquivos do seu site:

Como criar um site na 000webhost - Escolha a forma desejada

4. Na opção WordPress, clique em “Instalar agora”:

Como criar um site na 000webhost - Instalando o WordPress

Defina um usuário e senha para o acesso no WordPress, não esqueça de mudar o idioma para Português.

Como criar um site na 000webhost - WordPress instalado

Depois basta aguardar a instalação do WordPress, que leva cerca de 1 minuto. Após isso, o WordPress fica pronto para acesso e já em português do Brasil.

Como criar um site - WordPress instalado na 000webhost

Agora você já pode personalizar o seu site WordPress, instalar temas, plugins, criar categorias, páginas e modificar o site como quiser. É possível personalizar o WordPress completamente, criar lojas virtuais, sistemas para cursos online e muito mais.

Configurando o seu domínio na 000webhost

A 000webhost disponibiliza um subdomínio que deixa o seu endereço como “nomedoseusite.000webhostapp.com”, mas não é o melhor endereço para um site, certo? A boa notícia é que você pode apontar o seu domínio para usar no site que você acabou de criar.

Como criar um site e configurar o domínio na 000webhost

Se você já registrou um domínio, você pode apontar para a 000webhost na opção “Definir endereço da Web”. Clicando em “Usar meu próprio domínio”, você receberá os servidores de nome para configurar na empresa em que fez o registro de domínio.

Parece complicado? Não se preocupe, vamos te dizer como fazer isso também!

Configurando o DNS do seu domínio nacional no Registro.br para a 000webhost

Ao acessar o seu painel do Registro.br, você vai visualizar o domínio registrado. Basta clicar no nome de domínio para gerenciá-lo:

Como criar um site na 000webhost com domínio no Registro.br

Para apontar o seu domínio para a 000webhost, é necessário configurar os servidores de nome da hospedagem. Assim, na parte de DNS, clique em “Alterar Servidores DNS”:

Como criar um site - Apontar domínio no Registro.br

Clique em “Informar servidores DNS”:

Como criar um site - Informar DNS no Registro.br

Por fim, preencha com os servidores DNS da hospedagem, nesse caso, da 000webhost, e clique em “Salvar dados”:

Como criar um site - Preenchendo DNS da 000webhost no Registro.br

Depois disso, é necessário aguardar algumas horas para que o domínio comece a funcionar, então, tente acessar o site depois de 1 ou 2 horas.

Configurando o DNS do seu domínio internacional na Hostinger para a 000webhost

O processo de configuração de domínio é similar em todos os provedores, basicamente, você precisa ter os servidores DNS (ou servidores de nome) e inserir no campo indicado.

Na Hostinger, clique no domínio que deseja apontar para a sua hospedagem:

Como criar um site na 000webhost com domínio na Hostinger

Depois, basta preencher com os servidores DNS da 000webhost e clicar em “Atualizar”.

Como criar um site na 000webhost com domínio na Hostinger

Após algumas horas o site será acessível pelo domínio.

Como criar um site grátis do início com HTML e CSS?

Se você quer aprender mais sobre desenvolvimento web, uma boa forma para começar esse aprendizado é criando um site com HTML e CSS. Criar um site do início pode ser bastante complexo para quem está começando, mas separamos algumas dicas que podem te ajudar no início.

Como criar um site com um editor de texto HTML
  • Escolha o melhor editor de texto: um bom editor HTML vai te ajudar a escrever e visualizar os códigos do seu site;
  • Tenha boas fontes de referência: a Mozilla Developer Network e W3Schools possuem vários tutoriais para te ajudar a entender melhor as linguagens da web;
  • Fóruns, grupos e comunidades podem ajudar a tirar suas dúvidas sobre desenvolvimento.

Mas para ter uma ideia de como criar um site do início, você pode começar criando um layout de página com HTML e CSS. Abra o seu editor de texto preferido e crie um arquivo HTML com o conteúdo de exemplo:

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
<head>
<title>Título do meu site</title>
</head>
<body>
<div class="grid-container">
<div class="cabecalho">Cabeçalho</div>
<div class="menu">Menu</div>
<div class="barra-lateral">Barra lateral</div>
<div class="conteudo">Conteúdo</div>
<div class="rodape">Rodapé</div>
</div>
</body>
</html>

O HTML acima define a estrutura da página, cada linha indica uma tag ou elemento que será interpretado pelo navegador web. Para estilizar o documento HTML, é utilizado o CSS (Cascading Style Sheets). O CSS é responsável por adicionar cores, modificar as fontes e posicionar os elementos da página.

Antes de partir para o CSS, adicione a seguinte linha no arquivo HTML, dentro da tag <head>:

<link rel="stylesheet" type="text/css" href="estilos.css">

Depois, crie um arquivo chamado estilos.css e preencha com o seguinte código:

body {
font-family: sans-serif;
color: white; }
.grid-container {
display: grid;
grid-template-areas:
'header header header header header header'
'menu menu menu menu menu menu'
'sidebar main main main main main'
'footer footer footer footer footer footer';
grid-gap: 5px;
background-color: #85c525;
padding: 5px; }
.grid-container > div { background-color: #288ce4; }
.cabecalho { grid-area: header;
padding: 10px;
height: 50px; }
.menu {
grid-area: menu;
padding: 10px; }
.barra-lateral {
grid-area: sidebar;
padding: 10px;
height: 200px; }
.conteudo {
grid-area: main;
padding: 10px;}
.rodape {
grid-area: footer;
padding: 10px;
height: 25px; }

Salve os arquivos e abra com arquivo .html com o seu navegador para ver o resultado. Você poderá visualizar o layout gerado com os códigos dos arquivos:

Como criar um site com HTML e CSS - Resultado

Isso é apenas uma pequena parte do que pode ser feito com HTML e CSS. Você pode brincar com o código e observar o resultado das mudanças em seu computador para entender como as linguagens funcionam.

Existem várias fontes de aprendizado com cursos e tutorias para se aprofundar em HTML/CSS e no desenvolvimento web, como:

3. Escolhendo os melhores temas e templates para suas páginas

Independente da forma que você escolheu criar um site, uma coisa é certa: você vai querer que o seu site seja bonito e atraente. Para que isso aconteça, você deve dar uma atenção especial para a escolha do template.

Como cria rum site - Escolhendo o template

Ainda que os criadores de sites como o WordPress e outros CMS tenham seu próprio conjunto de templates, é bom saber que existem ainda mais opções para deixar o seu site com um design mais original.

Se você optou pelo WordPress, você ainda pode conferir os temas gratuitos no diretório de temas do WordPress. Não encontrou o tema que queria? Nós separamos os melhores sites que possuem templates para WordPress, Joomla, outros CMS e até para sites estáticos em HTML:

  • ThemeForest: site completo para todos os tipos de sites e vários CMS, incluindo o WordPress;
  • TemplateMonster: templates para os principais CMS e sistemas de e-commerce;
  • Colorlib: temas para todos os gostos, especialmente feitos para o WordPress;
  • aThemes: site com centenas de templates para WordPress e WooCommerce;
  • RocketTheme: templates premium para Joomla e WordPress;
  • Shape 5: coleção de temas premium para WordPress e Joomla;
  • GavickPro: diversos temas para os principais CMS do mercado.

Você pode escolher um tema de acordo com a paleta de cores definida para o seu site. Se você ainda não tem um esquema de cores em mente, existem algumas ferramentas que podem te ajudar:

Como criar um site - Esquema de cores
  • Coolors: um gerador de esquema de cores gratuito, basta clicar em um botão para ter sugestões de esquemas de cores para o seu site;
  • Disco de Cores: uma ferramenta que permite gerar um esquema de cores a partir de uma imagem ou manualmente;
  • Colormind: gera uma paleta de cores com o apoio de uma inteligência artificial.

Você também pode conferir os nossos artigos com os melhores sites de temas para WordPress, com opções gratuitas e premium.

Com o tema escolhido, o próximo passo é saber onde obter as melhores imagens para usar no seu site e nos seus conteúdos.

4. Encontrando as melhores imagens para o seu site

As imagens do site complementam o design e o tema escolhido. Ao criar um site, é muito importante que você utilize imagens de qualidade e condizentes com o estilo do seu site. Felizmente, existem vários lugares em que você pode obter imagens de qualidade, e o melhor – de graça!

Essas imagens e fotos podem ser encontradas em bancos de imagens. Confira essa lista que nós preparamos uma lista com alguns dos melhores bancos de imagens grátis para você encontrar boas imagens para o seu site.

Como criar um site - Melhores bancos de imagens
  • Pixabay: site com milhares imagens, vetores e vídeos gratuitos;
  • Unsplash: fotografias em alta resolução separadas por diversos temas;
  • Pexels: diversas fotografias profissionais em alta resolução;
  • ShutterStock: banco de imagens pago, com fotografias e ilustrações premium;
  • GettyImages: um dos maiores bancos de imagens pagos no mundo.

São várias opções que vão te ajudar ter imagens de qualidade por um bom tempo, e manter suas páginas e conteúdos atraentes para os seus visitantes.

5. Ferramentas para ajudar o seu site

Agora que você já sabe como criar um site, como configurar um domínio, onde encontrar os melhores temas e imagens, confira também algumas ferramentas para web que vão te ajudar a ter sucesso com o seu site:

Yoast SEO

O Yoast SEO é um plugin para o WordPress que vai te auxiliar na parte de otimização do conteúdo para os mecanismos de busca.

Como criar um site - Yoast SEO

Esse plugin faz uma análise do conteúdo do seu site WordPress e indica o que pode ser melhorado nas questões de SEO. Com ele, é possível definir as palavras chave e obter dicas de como melhorar o título, conteúdo e descrição das páginas.

Com o plugin do Yoast, fica mais fácil otimizar o SEO das suas páginas. No entanto, é preciso entender a importância de alguns detalhes em seu site:

1. Título da página

O título de uma página é definido pela tag <title>, responsável por exibir o texto que fica na janela ou na aba do navegador:

Como criar um site - Título da página

Assim como nos resultados de pesquisa do Google:

Como criar um site - Título do site

Definir um título claro e atraente pode ajudar as pessoas a clicarem no seu site na página de resultados de busca.

2. Descrição

A descrição da página é um breve texto para ajudar os mecanismos de busca e as pessoas que estão procurando pelo assunto do seu site:

Como criar um site - Descrição da página

Com uma boa descrição, você pode despertar a curiosidade em quem estiver buscando e encontrar o seu site nos resultados do Google.

3. Endereço ou URL

A URL nada mais é que o endereço da sua página, que é exibida na barra de endereços do navegador:

Como criar um site - Endereço/URL

Ela deve ser clara, curta e passar a ideia do que a página se trata. Uma URL amigável é essencial para otimização de SEO em seu site.

4. Palavra chave

A palavra chave é um aspecto fundamental para o SEO. Ela ajuda os mecanismos entenderem do que se trata o seu conteúdo e, consequentemente, os visitantes a encontrarem o seu site com facilidade.

É importante ter em mente que as palavras chave não devem ser incluídas de qualquer forma em seu site e seu conteúdo. Tente utilizar quando realmente for relevante para seu conteúdo, sem exageros, para evitar a penalização pelos mecanismos de busca.

5. Links

Links são extremamente importantes para o seu site. Certifique-se de que todos os seus links estão funcionando corretamente e utilizando os atributos indicados. O Google Search Console pode te ajudar a identificar os links quebrados e as páginas que não estão funcionando corretamente em seu site.

Lembre-se de que quanto mais sites tiverem links para suas páginas, mais os mecanismos de busca vão entender que o seu conteúdo é de qualidade e relevante para os usuários, e colocá-lo no topo dos resultados de busca.

O Yoast SEO vai te auxiliar em todos esses aspectos, alertando para o que pode ser melhorado. Por isso, é um plugin essencial para qualquer negócio que quer ser encontrado facilmente no Google.

Google Analytics

Você não pode melhorar o que você não mede. Ao criar um site, é necessário acompanhar o que acontece com o seu site para saber como deixá-lo ainda melhor.

Como criar um site - Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta que pode te ajudar a:

  • saber a quantidade de tráfego que você recebe;
  • identificar as páginas mais visualizadas no seu site;
  • descobrir como os usuários encontram o seu site;
  • conhecer o perfil dos seus visitantes.

Essas informações vão te ajudar a entender melhor os visitantes da sua página e te ajudar a identificar o que pode ser melhorado em seu site. Se um visitante fica pouco tempo em uma das suas páginas, talvez exista algo que você possa melhorar nela.

Conclusão

Criar um site não é tão difícil quanto parece, certo? Esse é apenas o primeiro passo para trazer sucesso ao seu negócio na Web! Você deve continuar trabalhando e acompanhando o crescimento do seu site para ter resultados ainda melhores.

Confira o nosso conteúdo para começar o seu site escolhendo a melhor hospedagem de sites! Não deixe de comentar e deixar a sua experiência de criar um site.

Analista de sistemas, entusiasta do Open Source e apaixonado por tecnologia. Tem anos de experiência em hospedagem de sites, servidores Linux e desenvolvimento web. Sempre buscando aprender mais sobre a indústria de hospedagem e suas peculiaridades.

Receber novidades por email: