Como usar o FileZilla: passo a passo para download e configuração

Aprender como usar o FileZilla é fundamental para quem pretende hospedar um site na web.

O protocolo FTP é o mais utilizado para transferência de arquivos entre computadores, principalmente quando se trata de hospedagem de sites. Por isso, a maioria dos provedores de hospedagem disponibilizam um servidor FTP para facilitar o envio de arquivos dos sites de seus clientes.

Como usar o FileZilla

Para conectar com o servidor FTP, é necessário um cliente FTP. Uma excelente opção é o FileZilla, que é um cliente FTP de código aberto e totalmente gratuito, com interface bastante intuitiva e fácil de usar.

Seja para um usuário iniciante ou avançado, o FileZilla é muito recomendado. O programa consegue manter uma interface amigável, enquanto oferece opções bem completas mesmo para programadores experientes. Neste artigo você vai aprender como configurar e usar o FileZilla. Vamos lá?

Por que e quando usar o FileZilla?

Se você tem um site hospedado ou pretende hospedar em algum momento, você terá que enviá-lo para o servidor de hospedagem de alguma forma. Além disso, é possível que você tenha que realizar modificações com certa frequência, e por isso, um cliente FTP/SFTP é indicado.

Mas por que o FileZilla e não outro cliente FTP? A resposta é simples, o FileZilla é o único cliente FTP/SFTP que:

  • É gratuito - você não precisa gastar nada para usar o FileZilla, o programa é mantido com doações;
  • Tem código aberto - o código fonte do FileZilla é aberto, está acessível para qualquer pessoa inspecionar e sugerir melhorias;
  • É multiplataforma - o FileZilla está disponível para os sistemas operacionais mais usados: Windows, Linux e macOS;
  • Possui interface gráfica - o FileZilla possui uma interface gráfica amigável em todas as plataformas.

FileZilla - para que serve

O programa está disponível em cerca de 40 idiomas, inclusive o português, e conta com um processo de instalação intuitivo, ideal para iniciantes.

Outra vantagem do FileZilla é que ele é desenvolvido com C++ e utiliza tecnologias nativas em cada sistema operacional, contribuindo para a rapidez do uso.

Caso você tenha mais de um site para gerenciar, pode ficar tranquilo. O FileZilla tem capacidade para abrigar diversas contas, tornando mais fácil a vida de quem administra diferentes sites simultaneamente.

Com tudo isso, dá pra entender porque o FileZilla é tão popular no mundo inteiro.

Como baixar e instalar o FileZilla

O FileZilla é distribuído em várias versões, para mais de um sistema operacional e em diferentes arquiteturas. Por isso, a instalação pode ser feita por mais de uma forma, que vai depender do seu sistema operacional. Abaixo nós mostramos como baixar o FileZilla e instalar no seu sistema operacional.

Como baixar o FileZilla no Windows e Mac

No Windows e Mac, basta baixar o instalador e executar no sistema operacional, como ocorre na instalação de qualquer programa. Basta clicar no link para fazer o download:

Importante: embora o FileZilla coloque destaque esses links para download em seu site, essa versão inclui ofertas no instalador, que ajudam a manter o programa.

Como baixar o FileZilla - InstalaçãoPor isso, ao instalar o programa por esses links, fique atento às ofertas para não aceitar sem querer.

Então, durante a instalação, veja atentamente cada etapa. E antes de apertar o botão Next no instalador, certifique-se de desmarcar as ofertas que você não deseja.

Em nossa experiência, o instalador com ofertas geralmente contém 2 anúncios, mas basta desmarcar e seguir adiante para instalar o FileZilla sem qualquer programa adicional.

Caso queira baixar o instalador sem essas ofertas, utilize os links da página de download do FileZilla.

FileZilla PortableA partir da página de downloads, você também pode baixar a versão portátil do FileZilla – o FileZilla Portable.

Para baixar a versão portátil, basta escolher o arquivo de download terminado em .zip.

Baixando a versão portátil, basta extrair o arquivo em uma pasta e executar o arquivo filezilla.exe. Note que apesar do FileZilla disponibilizar essa opção de download, é recomendado que utilize instalador para instalar o programa.

Como baixar o FileZilla no Linux

Para baixar o FileZilla no Linux é muito simples. O programa está incluído nos repositórios oficiais das distribuições mais populares, então basta usar a loja de aplicativos ou gerenciador de pacotes da sua distribuição para instalar o programa.

Baixar FileZilla no LinuxA maioria das distribuições Linux contam com uma loja de aplicativos ou um gerenciador de pacotes com interface gráfica, algo que facilita bastante a instalação de programas.

Basta abrir a loja de aplicativos da sua distribuição e pesquisar por "filezilla", que o programa será exibido na lista, junto a outros clientes FTP. Ao clicar para instalar, o FileZilla será baixado e instalado automaticamente.

Você também pode baixar o FileZilla usando o terminal da sua distribuição Linux.

Como usar o FileZilla - LinuxPara fazer o download do FileZilla por meio do terminal em uma distribuição baseada em Debian, como Ubuntu, Linux Mint, etc, basta usar o seguinte comando:

sudo apt install filezilla

Em outras distribuições, o comando pode variar a depender do gerenciador de pacotes, mas certamente o FileZilla estará disponível para instalação.

Note que é necessário fazer o download do FileZilla Client, e não o FileZilla Server. Para acessar o servidor FTP, é necessário a versão cliente do programa.

Como configurar o FileZilla

É necessário, que o seu servidor de hospedagem de sites tenha servidor FTP ativo. Antes de configurar o FileZilla, certifique-se que essa empresa te passou o usuário, senha e o endereço (host) do servidor FTP. Com esses dados em mão, pode prosseguir com a instalação.

Ao iniciar o programa, há uma introdução das configurações. O FileZilla também mostra alguns links para a documentação e fóruns, que você pode acessar quando tiver alguma dúvida.

Você pode conectar com o servidor FTP de duas formas:

  • Conexão rápida - permite o acesso rápido à um servidor FTP, não armazena os dados de acesso;
  • Gerenciador de sites - armazena os dados de acesso de um ou mais servidores FTP para acessos futuros.

Como configurar o FileZilla com a Conexão Rápida

Como usar o FileZilla com frequência faz parte da rotina de vários administradores de sites, o programa disponibiliza uma forma rápida de realizar a conexão.

Como usar o FileZilla - Conexão Rápida

A janela do FileZilla exibe uma barra na parte superior, com 4 campos:

  • Host - O endereço do servidor FTP;
  • Nome de usuário - O usuário do servidor FTP;
  • Senha - A senha do usuário que foi informado;
  • Porta - A porta do servidor FTP, que é 21 por padrão;

Esses são os dados que você precisa para conectar com qualquer servidor FTP.

Geralmente você recebe essas informações por email, quando sua conta de hospedagem é ativada. A maioria das empresas de hospedagem já disponibilizam os dados do servidor FTP.

A Hostinger, por exemplo, disponibiliza esses dados na parte de "Acesso FTP" no painel de controle:

Como configurar o FileZilla - Acesso FTP na Hostinger

Caso não tenha recebido, verifique no painel de controle ou consulte o suporte da sua empresa de hospedagem.

Como configurar o FileZilla com o Gerenciador de Sites

O Gerenciador de Sites do FileZilla permite que você armazene as configurações para acessar o servidor FTP em vários servidores. Essa é uma excelente opção para quem gerencia vários sites em servidores FTP diferentes.

Por meio do gerenciador de sites também é possível definir o tipo de criptografia a ser utilizada e dá mais opções para a configuração de conexão. Além disso, é possível organizar diversas conexões, estruturá-la em pastas e adicionar marcadores. Para criar uma nova conexão pré-definida basta clicar em Novo Site.

Como usar o FileZilla - Gerenciador de Sites

Configurar o FileZilla com o Gerenciador de Sites não é muito diferente, você vai usar os mesmos dados da conexão rápida, mas terá a possibilidade de configurar campos adicionais.

  • Host e Porta - Funciona da mesma forma que a conexão rápida, basta preencher de acordo com o servidor FTP;
  • Protocolo - Permite fazer o acesso por SFTP, habilitando operações mais avançadas no gerenciamento de arquivos;
  • Criptografia - Define o tipo criptografia da conexão, é recomendado usar SSL/TLS sempre que possível;
  • Tipo de logon - Escolhe como armazenar o usuário/senha, ou solicitar a senha toda vez que for realizar uma nova conexão;
  • Usuário e Senha - Os mesmos dados da conexão rápida, disponibilizados pelo provedor de hospedagem.

Nas demais abas de configuração é possível definir o tipo do servidor que será acessado, contornar proxy, definir os diretórios locais e remotos padrões, configurar o modo de transferência e limitar o número de conexões simultâneas.

Conhecendo a interface do FileZilla

O destaque do FileZilla está na sua facilidade de uso. Mesmo quem nunca usou o programa consegue entender facilmente como ele funciona.

Entre os principais recursos do programa, está a função de arrastar e soltar arquivos para enviá-los ao servidor. Na tela do FileZilla, você vai notar que a disposição das pastas fica dividida em áreas do computador local e do servidor remoto. Para fazer o upload, é suficiente selecionar o item desejado e arrastá-lo para outra pasta.

Para entender melhor como usar o FileZilla, é preciso entender o que cada parte da interface significa:

  • 1. Registros da conexão - nessa parte ficam os registros de erros, falhas e resposta do servidor FTP;
  • 2. Gerenciador de arquivos local - permite navegar pelas pastas do seu computador;
  • 3. Gerenciador de arquivos remoto - permite navegar pelas pastas e arquivos do servidor FTP;
  • 4. Monitor de transferência - exibe o progresso no envio e download dos arquivos.
Como usar o FileZilla - Conhecendo a interface

O FileZilla permite a edição de arquivos dos arquivos que estão no servidor FTP. Basicamente, o que o FileZilla faz é baixar o arquivo temporariamente para sua máquina, permitindo que você o edite, e depois enviá-lo novamente para o servidor. Isso torna o processo de edição dos arquivos que estão no servidor algo muito mais prático.

O programa permite que você configure seu editor de texto e códigos para editar os arquivos do seu site.

Como usar o FileZilla - Editor de Texto

Assim, você pode configurar o FileZilla para usar editores como o Atom ou Sublime Text 3, por exemplo. Confira quais são os melhores editores de texto para editar os arquivos do seu site.

Como usar o FileZilla

Agora que você já sabe configurar o FileZilla e conhece a interface do programa, chegou o momento de ver como funciona na prática. Para aprender como usar o FileZilla, nós criamos um passo a passo do carregamento de um arquivo. Por esse exemplo, dá para ver o quanto é simples e rápido fazer uso dessa ferramenta.

Se você ainda não tem uma hospedagem ou um servidor FTP configurado, você pode usar um servidor de testes para entender melhor como funciona. Um servidor FTP gratuito para testes que pode ser usado é o speedtest.tele2.net, então basta usar esse endereço FTP como Host e clicar em Conexão Rápida para se conectar ao servidor.

  • Host - speedtest.tele2.net;
  • Usuário - anonymous;
  • Senha - anonymous;
  • Porta - 21.

Depois de conectar, siga esses passos para enviar um arquivo para sua hospedagem por meio do FileZilla:

Na parte de Endereço local, navegue até a pasta em que estão os arquivos ou pastas de origem que você deseja enviar para o servidor de hospedagem.

Na parte de Endereço remoto, navegue até a pasta para qual a pasta de destino, para onde serão enviados os arquivos no servidor. Geralmente você deve enviar para a pasta public_html, mas se estiver usando o servidor de teste, você deve enviar para a pasta upload.

Como usar o FileZilla - Upload

Você pode fazer o upload/download arrastando os arquivos de um lado para o outro ou clicando com o botão direito, em que você terá outras opções:

Como usar o FileZilla - UploadCom o botão direito do mouse, clique sobre o arquivo ou diretório a ser enviado no campo abaixo de “Endereço Local”. E clique em "Upload".

Se quiser transferir do remoto para o computador local, clicar no arquivo ou pasta na parte de "Endereço remoto" e em seguida, na opção de "Download".

A função de arrastar e soltar os arquivos é muito prática para transferência de arquivos. No entanto, apesar de ser mais intuitiva, ela torna as operações mais suscetíveis a erros.

Com isso, você já sabe como usar o FileZilla tanto para fazer upload quanto downloads de um servidor de hospedagem.

Conclusão

Viu como usar o FileZilla é fácil? O programa é muito intuitivo e amigável, além disso, não custa nada. Então vale a pena experimentar, e ver se ele vai ajudar no gerenciamento do seu site.

O FileZilla é compatível com qualquer provedor de hospedagem que utilize FTP – e a maioria utiliza. Se você está em dúvida de como usar o FileZilla com sua hospedagem, consulte o suporte da empresa, que poderá auxiliar na configuração com sua conta em específico.

Se você ainda não tem uma hospedagem de sites ou sua hospedagem atual está dificultando o envio de arquivos, confira a nossa lista com as melhores hospedagens de sites para evitar esse tipo de problema.

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.
Deixe um comentário

  1. Carlos Bamba Garcia imagem Carlos Bamba Garcia
    17 de junho de 2019
    Responder

    Ola, gostei muito do programa, porem gostaria de receber um manual do Utilizador.

Receba os artigos do blog por e-mail: