Criar site de vendas: saiba como fazer da melhor forma

Como criar um site de vendas de sucesso? Eis a questão.

Para aqueles que ainda estão iniciando a sua jornada, é preciso compreender que para ser possível oferecer um serviço de qualidade e, consequentemente, se destacar perante à concorrência, será necessário respeitar algumas dicas.

5 dicas para criar um site de vendas

E foi pensando justamente nisso que preparamos este artigo. Porém, antes de mais nada, vale ressaltar o crescimento do e-commerce no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2017, houve um acréscimo de 12% no faturamento total do setor se comparado ao ano anterior.

Para 2018, a ABComm projetou uma expansão de 15%. Para os desenvolvedores, isso significa uma excelente oportunidade de negócio. Neste artigo, mostraremos como criar um site de vendas e apresentaremos 5 dicas para você ter sucesso com sua loja online. Então se você pretende vender online, não perca esta leitra. Acompanhe com a gente!

Como criar um site de vendas

Embora possa parecer uma tarefa difícil, hoje em dia é muito fácil criar um site de vendas. Isso é possível com as plataformas de e-commerce que tornam a criação de lojas virtuais com muita facilidade – permitindo que qualquer pessoa possa criar uma loja online sem conhecimento prévio.

Para criar um site de vendas é ideal que você:

  • Registre um domínio - garanta o nome da sua empresa e da sua marca, o seu endereço na Internet.
  • Contrate um hospedagem de site - certifique-se de que seu site de vendas estará disponível para acesso a qualquer hora.
  • Escolha uma plataforma - escolha uma plataforma de e-commerce que facilite o gerenciamento do site de vendas.

É claro que somente isso é não garantia que seu negócio vá ter sucesso, mas começar da melhor forma vai contribuir positivamente e aumentar a probabilidade de sucesso ao criar o site de vendas. Na segunda parte do artigo, você verá 5 dicas que vão ajudar o site de vendas ter ainda mais chances nesse meio tão competitivo.

É possível criar um site de vendas grátis?

Sim, é possível criar um site de vendas grátis sem gastar completamente nada. No entanto, as opções completamente gratuitas podem conter limitações, como taxas nas transações e limite de quantidade de produtos. Para quem está começando e quer aprender como a área funciona, uma plataforma gratuita pode ser o suficiente.

Porém, para quem pretende ter muitos clientes e precisa de um serviço confiável, é recomendado que invista em uma solução paga. Dessa forma, o site de vendas terá todo a estrutura para atender a expectativa dos clientes, e todo suporte necessário para minimizar qualquer tipo de problema técnico.

Qual a melhor forma para criar um site de vendas?

Existem dezenas, talvez centenas, de plataformas para criar um site de vendas, então não faltam opções para começar. Mas com tantas opções disponíveis, é difícil saber qual a melhor para começar. Por isso, nós selecionamos as melhores para que você possa começar sem dor de cabeça.

Dessa forma, você poderá conferir as vantagens e desvantagens de cada plataforma para escolher a que melhor atende suas necessidades.

1. WordPress (com WooCommerce)

Criar site de vendas - WordPress e WooCommerce

O WordPress é o CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) mais usado no mundo.

Com um sistema fácil para criação de sites e blogs, e presente em mais de 30% dos sites na Internet, essa plataforma é a ideal para quem está começando, pois não faltam materiais de apoio e aprendizado.

Além de tudo isso, o WordPress é completamente gratuito e de código livre. O projeto conta com centenas de desenvolvedores e contribuidores que trabalham de forma contínua para melhorar a plataforma.

Um dos principais destaques do WordPress é sua extensibilidade por meio de plugins – com essa plataforma, você pode fazer praticamente qualquer tipo de site, inclusive criar um site de vendas. Com o plugin WooCommerce, por exemplo, é possível criar um site de vendas completo, capaz de competir com grandes lojas virtuais.

Vantagens do WordPress

  • Completamente gratuito - você pode baixar gratuitamente e instalar em qualquer hospedagem.
  • Extensível por meio de plugins - milhares de plugins para acrescentar funcionalidades.
  • Comunidade enorme - facilita a busca por materiais de apoio e suporte.
  • Instalação com um clique - presente para instalação fácil nas melhores hospedagens de sites.

Desvantagens do WordPress

  • Exige um serviço de hospedagem - a hospedagem é necessária para hospedar a plataforma.
  • Exige um domínio - é preciso de registrar um domínio para associar ao site WordPress.

Embora os melhores provedores de hospedagem e registro de domínio sejam pagos, você pode usar uma hospedagem com domínio grátis para instalar o WordPress e aprender como o sistema funciona. Conheça mais sobre a plataforma em nosso passo a passo de como criar um site no WordPress.

2. Magento

Criar site de vendas com Magento

O Magento é um sistema de e-commerce robusto usado por lojas no mundo inteiro. Assim como o WordPress, ele é um sistema de gerenciamento gratuito e de código aberto, mas voltado especificamente para lojas virtuais.

Para ter uma ideia de quanto o Magento é poderoso, basta ver as lojas virtuais e sites de vendas feitos com a plataforma em seu showcase.

O sucesso do Magento foi tanto que levou à sua aquisição pela Adobe por US$ 1,68 bilhões em 2018. Então se você quer criar um site de vendas como os das lojas virtuais mais famosas, o Magento é uma ótima opção.

Vantagens

  • Grátis para baixar e instalar - qualquer pessoa pode acessar o site do Magento e fazer o download.
  • Projetado para lojas virtuais - o sistema foi projetado especificamente para criar um site de vendas.
  • Sem limites - não existe qualquer tipo de limite de quantidade de produtos, visitas ou transações.

Desvantagens

  • Exige hospedagem e domínio - é preciso contratar uma hospedagem e domínio para instalar o Magento.
  • Consome muitos recursos do servidor - funciona melhor em um plano de hospedagem mais avançado.
  • Complexo para iniciantes - possui muitas opções que podem ser complexas para quem está começando.

3. OpenCart

Criar site de vendas com OpenCart

O OpenCart é mais uma opção de sistema de e-commerce gratuita e de código aberto. Ele funciona da mesma forma que o Magento, servindo como um sistema de gerenciamento de conteúdo voltado para o comércio eletrônico.

A vantagem no OpenCart está na sua simplicidade e facilidade de uso. Facilitando bastante a vida de quem está criando o primeiro site de vendas.

Ainda que não seja tão robusto quanto o Magento ou outras plataformas de e-commerce, o OpenCart é muito fácil de usar, e por isso é uma das principais escolhas para quem está começando a criar um site de vendas.

Vantagens

  • Grátis e de código aberto - completamente gratuito para baixar e instalar.
  • Fácil de usar - interface simples, fácil de aprender e com boa usabilidade.
  • Voltado para e-commerce - projetado para criar sites de vendas e lojas virtuais.

Desvantagens

  • Exige hospedagem e domínio - exige uma hospedagem e domínio para ser instalado.
  • Não é tão robusto - podem faltar opções muito avançadas para lojas de grande porte.

4. PrestaShop

Criar site de vendas com PrestaShop

Seja para criar um site de vendas ou uma loja virtual completa – o PrestaShop é uma boa alternativa. Assim como Magento e OpenCart, o PrestaShop é um sistema de gerenciamento de conteúdo voltado para e-commerce. Logo, se é para criar um site de vendas, não vão faltar funcionalidades na plataforma.

O PrestaShop também é completamente gratuito, não tem pegadinha. Tudo que você precisa para usar a plataforma é de um plano de hospedagem.

E como o PrestaShop é bastante popular, você consegue hospedá-lo em qualquer hospedagem de site barata.

Vantagens

  • Completamente gratuito - open source, grátis para baixar e instalar.
  • Sistema de e-commerce robusto - possui recursos avançados para sites de vendas.
  • Instalação com um clique - disponível para instalação com um clique na maioria das hospedagens.

Desvantagens

  • Exige uma hospedagem e domínio - é necessário contratar uma hospedagem e domínio para usar.
  • Pode ser complexo para iniciantes - devido às opções avançadas, pode ser complicado para iniciantes

5. Wix

Criar site de vendas no Wix

O Wix é a opção para quem busca o máximo de facilidade na hora de criar um site. Com o Wix, é possível criar um site simplesmente respondendo algumas perguntas – o sistema de inteligência artificial de design cria o site automaticamente. Então para quem quer criar um site de vendas com o mínimo de esforço, o Wix é uma ótima opção.

Diferente das plataformas anteriores, o Wix é sistema oferecido como um serviço.

Isso quer dizer que não é necessário baixar e instalar o Wix em uma hospedagem, ele já vem hospedado e pronto para uso, o que facilita bastante para quem está começando.

Assim como as outras plataformas desta lista, o Wix também oferece uma forma de começar gratuitamente. No entanto, para ter total acesso aos recursos da plataforma, é preciso contratar um dos planos pagos.

Vantagens

  • Gratuito para começar - é possível começar a usar o Wix de forma gratuita.
  • Muito fácil de usar - permite que qualquer pessoa crie uma loja virtual, mesmo sem conhecimento prévio.
  • Templates muito bem feitos - templates gratuitos feitos por profissionais de design.

Desvantagens

  • E-commerce no plano pago - para publicar o site de vendas é necessário pagar pelo menos R$ 37,25 por mês.
  • Planos podem ser caros - se comparados com um plano de hospedagem, mas trazem a facilidade do editor Wix.

Assim como o Wix, existem outros serviços que permitem criar um site de vendas grátis, como Loja Integrada, Loja2 e Minestore. No entanto, essas opções sempre possuem limitações, que vão desde a quantidade de visitas e produtos cadastrados, até uma taxa para cada transação da loja – você não terá controle total do seu site de vendas.

A curto prazo, essas opções podem parecer bem atraentes. No entanto, se você pretende realizar muitas vendas e quer obter o máximo de retorno por transação, criar um site de vendas com um sistema independente em uma hospedagem acaba saindo mais vantajoso.

5 dicas para criar um site de vendas de sucesso

Independente de plataforma escolhida, existem alguns aspectos que qualquer pessoa que vai criar um site de vendas deve levar em consideração. Separamos 5 dicas que vão ajudar você a criar um site de vendas de sucesso com a sua plataforma de preferência. Confira:

1. Escolha um layout responsivo e agradável

Em primeiro lugar, escolha um layout que seja 100% responsivo. Devido ao crescente uso dos tablets e smartphones como ferramentas de acesso à internet, inclusive para comprar, jamais ouse entregar um site que não consiga se adaptar aos dispositivos móveis.

Criar site de vendas - Responsividade

Entenda que se a responsividade das lojas virtuais não for de qualidade, as chances de êxito do negócio serão significativamente reduzidas. Aliás, vale ressaltar que quanto melhor forem os resultados dos seus clientes, melhor também será a sua posição no mercado.

Contudo, essa não é a única questão a observar na hora de selecionar o layout. Certifique-se de que ele possa oferecer uma experiência agradável e satisfatória em relação a sua usabilidade.

Ao procurá-lo, leia os reviews e visite os sites que utilizam as soluções que lhe agradaram, isso é muito importante. Faça testes de navegação e consulte os fornecedores de modo a entender as características do suporte.

2. Aplique as políticas de segurança

O próximo passo é garantir que as informações confidenciais dos visitantes estejam seguras — endereços, telefones, e-mails, números de cartões de créditos, enfim, dados que serão submetidos aos lojistas diariamente.

Criar site de vendas - Segurança

A proteção de tais informes é uma responsabilidade dos empreendedores. Entretanto, a aplicação das políticas de proteção é uma atribuição dos desenvolvedores. Se você não aplicá-las, dificilmente conseguirá se evidenciar na profissão.

Nesse contexto, o certificado SSL é uma obrigação. Sigla de Secure Socket Layer, ele foi criado para proteger os usuários contra o furto das suas próprias informações. Baseado em um sofisticado e rigoroso sistema de criptografia, o SSL fará com que os dados dos visitantes sejam "embaralhados". A única parte que terá acesso a eles será o servidor em que a aplicação estiver hospedada.

Dessa maneira, descobri-los é praticamente impossível. Embora não haja nada que impeça as tentativas de roubo, se os criminosos conseguirem interceptá-los — algo pouco provável — a decodificação do conteúdo seria inconcebível. E não pense que os consumidores não o conhecem, pelo contrário, em geral, eles já sabem em quais e-commerces podem confiar ou não. A própria internet é quem se responsabiliza por instrui-los sobre o assunto.

Há dezenas de artigos dizendo o que é o certificado SSL e que os sites que o possuem são aqueles que têm em seu nome de domínio o prefixo "Seguro | https". Em alguns casos, a palavra "seguro" pode ser substituída pelo nome da empresa. No entanto, o elemento que faz o comprador ter a certeza de que está em um ambiente protegido é o "cadeado verde", que se apresenta no início do domínio.

Não o bastante, mais do que apenas um argumento para a segurança, esclareça aos seus clientes que o uso desse protocolo favorecerá o posicionamento da sua loja nos motores de busca.

Citaremos o Google como exemplo, o qual o considera como um dos fatores de ranqueamento para as suas páginas de busca. O motivo, é simples: os sites que não apontem o SSL são tidos como inseguros para a navegação, o que os fará perder pontos no que diz respeito à sua posição no ranking de pesquisa.

3. Disponha as diversas possibilidades de pagamento

Outra dica para criar um site de vendas de sucesso se refere às opções de pagamento. Ainda que seja uma decisão do empreendedor, é seu trabalho orientá-lo acerca das possibilidades existentes.

Criar site de vendas - Métodos de pagamento

Nesse sentido, aborde as diferenças entre os intermediadores e um gateway de pagamento. O primeiro, como você sabe, é o grupo que corresponde às organizações que fazem o intermédio das transações. As principais são:

  • PayPal
  • MOIP
  • MercadoPago
  • PagSeguro
  • E muitos outros...

Veja com os seus clientes qual delas eles preferem, orientando-os a entrar em contato com fornecedores. Feito isso, garanta a aplicabilidade da solução escolhida por meio da das API's e/ou plugins.

Já o segundo, por sua vez, são aqueles que representam as "maquininhas de cartão" das lojas físicas. Aqui, será preciso realizar um cadastro específico nos bancos e nas operadoras de cartão.

A implantação desse serviço envolve alguns custos, enquanto a dos intermediadores é gratuita. Porém, as taxas de processamento são menores. O ideal é implantar os dois. Vale deixar claro que a alternativa por débito em conta, boleto e transferência também estarão disponíveis.

4. Ofereça bons campos para as fotos, imagens e descrições

Não menos importante está o apelo visual e informativo do site. Lembre-se de que as compras na internet não possibilitam o toque e o olhar pessoal ao produto. Por isso, é fundamental que você ofereça bons campos para as fotos, imagens e descrições.

Criar site de vendas - Informações

Como proprietário do site de vendas, você deve pensar na experiência do usuário. É muito importante que o usuário não tenha problemas de navegar pelo site de vendas e possa obter as informações necessárias sem dificuldades.

Portanto, se comprometa aos detalhes, proporcionando aos contratantes a melhor experiência possível quanto a esses quesitos.

Todavia, faça o seu trabalho, garantindo a ordem e o funcionamento: equilibre o tamanho das fotos e das imagens ao layout da loja, disponibilize um zoom eficiente, dê espaço para boas descrições, etc.

5. Proporcione os recursos básicos

Criar site de vendas - Recursos básicos

Alguns recursos básicos podem fazer a diferença na experiência do usuário. As plataformas mais robustas já oferecem recuperação dos carrinhos abandonados, acompanhamento do pedido por e-mail e mensagens (SMS).

Se você quiser criar um site de vendas que realmente agrade o seu público, proporcione esses tipos de recursos.

Para concluir, não poderíamos deixar de falar na importância de estar sempre em busca de novos conhecimentos. Procure se capacitar ao máximo, não se esquecendo de que os seus serviços de suporte e atendimento devem ser de excelência.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre como criar um site de vendas. Lembre-se que escolher uma boa hospedagem é fundamental para ter o melhor desempenho no seu site ou loja virtual, portanto, escolha a melhor hospedagem de sites para os seus sites.

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.
Receba os artigos do blog por e-mail: