Criar site Wix: passo a passo para criar o site do zero

Criar um site Wix é a opção ideal para quem fazer um site da forma mais fácil possível.

O Wix traz uma ótima solução para quem quer criar um site e não sabe por onde começar. Oferecendo uma ferramenta de construção de sites extremamente fácil de usar, qualquer pessoa pode criar um site Wix apenas arrastando e soltando elementos.

Criar site Wix

Se ainda parece complicado, o Wix consegue deixar a criação de site ainda mais fácil. O serviço disponibiliza uma opção de criar um site Wix automaticamente baseado um questionário sobre o seu projeto – basta responder algumas perguntas e em alguns minutos o seu site fica pronto.

Parece muito interessante, mas um site Wix é bom de verdade? Neste artigo vamos mostrar como criar um site Wix passo a passo, assim você poderá acompanhar cada etapa e conferir se um site Wix é bom para o que você precisa. Vamos lá?

Entendendo como o Wix funciona

Antes de criar uma conta em qualquer serviço, é preciso conhecer melhor como ele funciona. O Wix é um serviço que oferece um criador de sites – uma ferramenta para facilitar a construção de sites. Assim como outras ferramentas do tipo, o Wix permite que qualquer pessoa utilize seus serviços gratuitamente.

No entanto, como qualquer empresa, é necessário ter uma forma de gerar receita e continuar oferecendo o serviço. Para isso, em adição ao plano gratuito, o Wix também oferece planos pagos, com recursos adicionais para quem precisa de soluções mais profissionais.

Criando um site no Wix

Criar site Wix passo a passoMuitas pessoas ficam com receio de criar um site devido a ideia de complexidade por trás das tecnologias envolvidas. No entanto, o Wix foi projetado justamente para pessoas que não tem conhecimento técnico em informática ou desenvolvimento de sites.

A ideia do serviço de que qualquer pessoa deve ser capaz de criar um site facilmente. Isso é possível com as ferramentas de criação de sites do Wix, que tornam o processo completamente intuitivo.

Sabendo como a plataforma funciona, vamos ao que interessa: criar o site Wix. Assim como a maioria dos serviços online, o Wix exige que você crie uma conta no site para poder usar, então vamos começar mostrando como criar uma conta no Wix no primeiro passo.

1. Crie uma conta no Wix

O primeiro passo para criar um site Wix é criar uma conta no serviço. Para isso, é necessário acessar o site do Wix e clicar no botão Comece Já no centro da página ou em Entrar na parte superior da página:

Criar site Wix passo a passo - Criando a conta

Ambos os botões vão levar para a mesma tela – a tela de login. Nela, são exibidas as formas de acesso ao Wix e também a opção de criação de conta, no link Registre-se.

Criar site Wix passo a passo - Registrar

Em seguida, basta preencher os campos de acordo com o que é pedido. Você precisa informar um endereço de e-mail válido para receber a confirmação e escolher uma senha. Depois é só clicar no botão Registre-se.

Criar site Wix passo a passo - Concluindo registro

Após isso, o sistema vai exibir algumas perguntas para indicar a melhor forma de criar um site Wix. São apenas 3 perguntas, então para quem está criando o primeiro site, é recomendável que as responda antes de continuar.

Criar site com Wix ADI ou Wix Editor: qual escolher?

No fim, ao responder essas perguntas, é possível criar um site Wix de duas formas baseado na sua experiência prévia com criação de sites: Wix ADI e o Editor Wix.

Criar site Wix - ADI ou Editor

Em ambos os casos, existem vantagens e desvantagens. Podemos resumir da seguinte forma:

  • Wix ADI - Se você nunca criou um site antes ou tem pouca experiência, a ferramenta vai sugerir criar o site Wix automaticamente com o sistema de inteligência artificial.
  • Editor Wix - Se você já criou muitos sites ou já tem experiência na criação de sites, será sugerido o editor de sites do Wix.

Para não ficar nenhuma dúvida, nós vamos explicar como criar um site Wix das duas formas, assim você também poderá saber qual forma é melhor para o que você precisa.

2. Criando um site no Wix com o Wix ADI

O Wix ADI é o sistema de inteligência artificial de design para criar um site Wix baseado nas informações sobre o seu projeto ou negócio. ADI significa Artificial Design Intelligence, um conceito do Wix que foi projetado para aprender com sobre você e criar um site Wix baseado nesse conhecimento.

Ao escolher criar o site Wix com Wix ADI, a primeira pergunta a responder será sobre o tipo de site que você quer criar:

Criar site Wix passo a passo - Wix ADI e tipo de site

Nesta etapa são sugeridos alguns tipos de sites para criar o site Wix. Basta preencher com o tipo do site que você quer criar que o próprio sistema já vai completar com os tipos disponíveis.

Nota: a depender do tipo de site escolhido, pode ser que o Wix ADI não seja compatível, então ele vai sugerir que você crie o site Wix usando o editor de sites.

Depois de escolher o tipo de site, o ADI vai solicitar quais recursos devem ser incluídos ao criar o site Wix:

Criar site Wix passo a passo - Wix Adi e recursos do site

Os recursos podem variar a depender do tipo de site que você escolher, no geral, você pode escolher até 4 recursos:

  • Vendas online - permite criar site Wix já com funcionalidade de loja virtual.
  • Aceitar reservas e agendamentos - sistema do Wix para facilitar agendamentos e reservas.
  • Formulário de contatos - criando um site no Wix com essa opção, ele já virá com o formulário de contato.
  • Blog - ao criar o site Wix, ele já vem pronto com a função de blog e notícias.

Escolhendo os recursos do site, o próximo passo para criar o site Wix é definir o nome do negócio ou do site. Você pode colocar o nome que quiser e alterar posteriormente.

Criar site Wix passo a passo - Wix ADI e nome do site

Na etapa seguinte é solicitado um endereço físico, mas caso seja um negócio online, você pode pular essa etapa.

Criar site Wix passo a passo - Endereço físico no ADI

Agora, você pode adicionar um logotipo e links de rede sociais, além de verificar os dados inseridos anteriormente.

Dica: você pode criar um logotipo gratuitamente com a ferramenta de geração de logotipos da Launchaco ou criar o seu próprio logotipo com o LogoMakr.

Criar site Wix passo a passo - Verificação no ADI

Por fim, chega o momento de escolher o design do site. São apresentados 6 opções de designs para criar o site Wix. Se nenhuma dessas opções agradar, não se preocupe, você poderá alterar o design com facilidade depois.

Criar site Wix passo a passo - Escolha do design no ADI

Ao colocar a seta do mouse sobre o design, você consegue visualizar a paleta de cores que será usada no tema e também uma breve descrição sobre o design.

Criar site Wix passo a passo - Escolha do design no ADIPara este tutorial, nós vamos escolher o design com nome Evolução, mas você pode escolher o de sua preferência pois o gerenciamento será basicamente o mesmo.

Depois de selecionar o design, basta prosseguir clicando no botão Continuar.

Se você enviou um logotipo nas etapas anteriores, o ADI vai oferecer a opção de criar o site Wix com uma paleta de cores baseada nas cores do logotipo.

Criar site Wix passo a passo - Logo e paleta de cores

Assim como o design, a paleta de cores também poderá ser modificada posteriormente sempre que você desejar. Se você não gostar da paleta de cores que foi gerada, basta pular esta etapa que o ADI vai criar o site Wix com a paleta de cores padrão do design.

2. Escolhendo o design gerado pelo ADI

Depois disso, o ADI vai gerar diversos designs baseados no que foi informado nas etapas anteriores. O processo é bem rápido e leva somente alguns segundos para exibir as opções. Inicialmente são exibidos 3 designs, para ver mais opções basta clicar no botão Ver Designs.

Criar site Wix passo a passo - Escolha do design no ADI

Basta clicar no design de preferência para começar a editar o site e ter acesso ao editor simplificado do Wix ADI. Assim que o site estiver pronto, o próprio Wix vai exibir um guia para auxiliar nas principais funções do editor:

Criar site Wix passo a passo - Primeiros passos no site feito com o ADI

Clicando no botão que fica no canto inferior direito da tela, você recebe as instruções para explorar as funcionalidades do Wix e completar a criação do site. Há até um breve vídeo introdutório explicando sobre os recursos e utilização do editor de sites do Wix ADI.

A partir daí, você pode clicar em cada uma das opções, explorar as funcionalidades do Wix, editar os conteúdos e informações do site que acabou de criar.

3. Publicar o site Wix feito com o ADI

Criando o site no Wix ADI, você poderá clicar em Visualizar na barra superior para ver o resultado final. Para publicar o site, basta clicar no botão Publicar na barra superior.

Criar site Wix passo a passo - Publicar ADI

Como estamos criando um site no Wix de forma gratuita, vamos selecionar a opção de usar um domínio gratuito Wix.

Criar site Wix passo a passo - Escolha do domínio no ADI

Pronto, agora você já sabe como criar um site no Wix ADI! Mas e quanto a criar um site utilizando o editor e usar um domínio personalizado? É isso que vamos ver agora. Acompanhe com a gente!

Criando um site no Wix com o editor

Para quem já criou sites anteriormente, já tem alguma experiência ou simplesmente quer ter maior controle sobre a aparência do site – é recomendado o editor de sites do Wix.

1. Escolha do template para o site

Ao escolher esse caminho, o primeiro passo será a escolha do template. Criando um site no Wix, você tem acesso a uma variedade de temas imensa. É possível navegar entre diferentes categorias de templates, como negócios, loja virtual, fotografia, vídeo, música e muitos outros.

Criar site Wix passo a passo - Escolha do template

A qualidade e quantidade dos templates é o que faz o Wix se destacar em meio a outras ferramentas do tipo. Os templates são bonitos e bem feitos, e já vêm traduzidos para o português do Brasil.

Criar site Wix passo a passo - Escolhendo templateAntes de escolher o template, é possível pré-visualizar como ele vai ficar clicando no botão Ver em cada template. Quando encontrar um tema agradável, basta clicar em Editar para começar criação do site Wix.

Se você encontrar um template com cor ou imagem que não agradou, não se preocupe, você poderá modificar no editor depois. Assim você não precisa perder muito tempo procurando o template perfeito.

Nota: o tema não pode ser alterado depois de escolhido, então se você quiser mudar o tema no futuro, terá que criar um site Wix novo.

Para esta parte, vamos escolher o tema Em Breve, que é um tema para landing pages – ideal para quem quer criar uma página simples e informativa sobre um negócio.

2. Configure e personalize o site

O primeiro acesso ao editor já mostra como ele é mais avançado que o editor do ADI que usamos anteriormente. Logo na primeira tela, são exibidas diversas opções de personalização.

Criando site no Wix passo a passo - Personalização

Diferente do site criado com o ADI, criando o site com o editor do Wix, você terá que criar as páginas manualmente. No editor as instruções também são menos detalhadas, então é preciso navegar pelo editor para conhecer suas funções. Por isso, criar um site Wix com o editor é mais recomendado para usuários com alguma experiência.

Primeiro vamos conhecer a barra superior do Wix, em que ficam diversas opções de configuração e personalização do site.

Criando site no Wix - Conhecendo a barra superior

Na barra superior do construtor de sites do Wix ficam algumas opções como:

  • Alternar página - serve para mudar a página atual que você está visualizando no editor.
  • Tipo de exibição - permite alternar entre a visualização do site em sua versão para computador e celular.
  • Site - dá as opções de salvar, visualizar, publicar, ver o histórico do site, assim como transferir e duplicar o site.
  • Configurações - configurações do endereço do site, e-mail, ícone, estatísticas, redes sociais e idioma.
  • Ferramentas - configura a exibição das ferramentas no editor, como réguas e linhas de grade.
  • Código - adiciona funções avançadas para programação e códigos personalizados.

Nesta parte também ficam os menus de ajuda, upgrade, desfazer e refazer alterações, salvar, pré-visualizar e publicar o site.

Na parte lateral do editor, ficam as principais opções de personalização do site e template. É a partir desse menu que o Wix permite a modificação da aparência do site e inclusão de novos elementos.

Criando site no Wix - Menu principal

Conhecendo o menu principal, nós vemos as configurações são para:

  • Menus e Páginas - é a parte para gerenciar as páginas e menus do site, você pode adicionar ou remover páginas.
  • Background - opção para mudar o plano de fundo do site, é possível escolher imagens e até vídeos.
  • Adicionar - serve para adicionar elementos à página, desde textos, imagens, até galerias e botões.
  • Adicionar Apps - os Wix Apps acrescentam funcionalidades ao site, como sistema de comentários e chat.
  • Uploads - a parte de uploads permite que você envie suas próprias imagens, fotos e documentos para o Wix.
  • Wix bookings - sistema de agendamentos do Wix, ideal para serviços como aulas e cursos.
  • Blog - possibilita criar o site Wix com um sistema de blog, com notícias e novidades sobre o negócio.

Para modificar alguma parte do site, basta clicar nos elementos e ver quais opções eles disponibilizam. Se você quiser alterar um texto, por exemplo, basta clicar no texto e em seguida, no botão Editar texto. Essas opções variam a depender do elemento, no caso de um elemento de imagem, o editor vai oferecer a opção de substituir com outra.

Criar site Wix passo a passo - Editar texto

Quer mudar alguma parte do site o lugar? No Wix, isso é muito fácil. Basta clicar no elemento e arrastar para o novo lugar que você quer que ele fique, da mesma forma que se faz com uma imagem no Word ou uma pasta no computador. E se quiser reverter uma alteração, basta usar o atalho Ctrl+Z.

São tantas opções no editor, que pode parecer complicado para quem quer criar o primeiro site e não tem experiência. Mas como o editor é bastante intuitivo e tem uma ótima usabilidade, você consegue aprender a usar a maioria dos recursos e funcionalidades em menos de um dia.

Você também pode contar com a central de ajuda Wix para conhecer cada funcionalidade do editor.

3. Publique o site Wix

Depois de realizar todas as modificações no template e deixar o site do seu jeito, basta clicar no botão Publicar  para criar o site Wix e poder acessá-lo de qualquer lugar na Internet.

Note que momento em que você decidir publicar o site, o Wix vai pedir que você escolha o endereço de publicação. Nesta parte, você deve definir o domínio do site, que é endereço do seu site na Internet, como: meusite.com.

Criar site Wix passo a passo - Publicação e endereço do site

Então, ao criar um site Wix você terá duas opções para o endereço do site:

  • Usar o domínio grátis do Wix - nomedasuaconta.wixsite.com/nomedosite
  • Conectar um domínio personalizado - como meusite.com ou meu site.net

Dica: não sabe qual domínio registrar? Confira o nosso gerador de nomes de domínio.

Certamente conectar um domínio personalizado seria a opção ideal, o endereço ficaria mais curto e não teria a marca do Wix. No entanto, para conectar um domínio próprio é preciso contratar um dos planos pagos do Wix.

Criar site Wix passo a passo - Conectar domínioAo clicar na opção de conectar um domínio personalizado, o Wix vai oferecer a opção de obter um novo domínio ou conectar um domínio que você já possui.

Para ambas, você precisa ter um plano pago do Wix, que começa a partir de R$ 9,50 por mês. Então se você quer usar um domínio personalizado no Wix, não tem como fugir dessa taxa.

Mas além do valor mensal do plano, é preciso pagar uma taxa anual para o domínio. Em nossa análise do Wix, nós vimos que os valores cobrados para registrar o domínio são maiores que em outras empresas. Por isso, se você quiser economizar, considere outros provedores de registro de domínio.

O que fazer depois de criar o site Wix?

Criar o site Wix foi muito fácil, não é mesmo? Mas o trabalho com o site não termina aí. As tecnologias estão sempre evoluindo e mudando, por isso é importante acompanhar o que acontece na Web e continuar melhorando as páginas. Por isso, é importante criar uma rotina de manutenção do site, atualizando as informações e gerando conteúdo sempre que possível.

Você também pode começar a divulgar a sua página nas redes sociais e comunidades de nicho, mas não exagere, pois essa prática pode ser considerada como spam. E já que você está com o site pronto, que tal também criar um e-mail para se comunicar com seus visitantes?

Além de facilitar a comunicação com os visitantes, o e-mail ainda pode servir como um canal de marketing e divulgação. Veja como criar um e-mail profissional e trazer ainda mais relevância para o seu projeto!

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.

Deixe um comentário

Receber novidades por email: