Como criar um site no WordPress: passo a passo detalhado

  • Última atualização: 4 de dezembro de 20184 de dezembro de 2018 por
  • Redação

Este é o passo a passo para quem quer aprender a criar um site WordPress do zero.

Já faz tempo que ter um site deixou de ser exclusividade para poucos. Nos dias de hoje, qualquer pessoa pode criar um site WordPress facilmente, e o melhor – sem gastar praticamente nada com isso. E uma das melhores formas de começar um site é usando o WordPress.

Criar site WordPress

O WordPress é sem dúvidas uma plataforma incrível para criar sites. Isso fica ainda mais claro ao ver as estatísticas de uso desse sistema – quase um terço dos sites no mundo usam o WordPress. E se levarmos em conta somente os sistemas de gerenciamento de conteúdo, esse número vai para quase 60%.

Neste artigo, você verá na prática que criar um site WordPress é muito mais fácil do que se pensa e que qualquer pessoa pode criar um site do zero, sem qualquer conhecimento prévio. Seguindo o nosso passo a passo, você será capaz de criar um site WordPress bonito e funcional.

Passo a passo para criar um site WordPress

Antes de começar é importante ter em mente que qualquer pessoa pode criar um site WordPress seguindo este tutorial. Não é preciso ter conhecimento prévio em desenvolvimento de sites ou saber aspectos técnicos. O único requisito para saber como criar um site no WordPress é ter o interesse em aprender.

Para facilitar, nós dividimos o processo de criar um site WordPress em 4 etapas:

  • 1. Registrar um domínio – registrar o nome do site, como por exemplo nomedosite.com.
  • 2. Contratar um plano de hospedagem – contratar serviço em que ficam os arquivos do site.
  • 3. Instalar o WordPress na hospedagem – instalar o sistema para gerenciamento do site.
  • 4. Configurar o site WordPress – ajustar aparência, funcionalidades e criar conteúdo.

Se algum desses termos não é familiar para você, não se preocupe, nós vamos explicar cada um de forma bem simples em sua respectiva etapa.

É possível criar um site WordPress de mais de uma forma, por isso, antes de começarmos, vamos conhecer um pouco mais sobre esse sistema e suas versões.

WordPress.com ou WordPress.org: qual a diferença?

O WordPress é um CMS (Content Management System ou sistema de gerenciamento de conteúdo). É o sistema que permite que você gerencie o conteúdo do site, configure a aparência e as funcionalidades do site por meio de um painel de controle amigável.

Criar site WordPress - WordPress.com ou WordPress.org

Quando se fala em criar um site WordPress é preciso levar em consideração que ele é distribuído de duas formas diferentes: hospedada e auto-hospedada ou self-hosted). A principal diferença entre esses dois modelos está na responsabilidade pela hospedagem da aplicação web.

  • Hospedada – a empresa que desenvolve a plataforma se responsabiliza pela hospedagem, instalação e configuração da aplicação e o usuário fica responsável somente pelo gerenciamento. Exemplos: WordPress.com, Wix, Weebly, Webnode.
  • Auto-hospedada – o usuário é responsável pela contratação da hospedagem, instalação, configuração da plataforma e seu gerenciamento. Exemplos: WordPress.org, Joomla, Drupal, Moodle.

Esta não é uma característica exclusiva do WordPress, outras plataformas trabalham com modelos semelhantes.

WordPress.com

Criar site WordPress - WP.comO WordPress.com é a versão hospedada do WordPress. Nela, a empresa que desenvolve o WordPress – a Automattic – realiza o procedimento de instalação e configuração, vendendo o WordPress já com a hospedagem incluída.

Esta versão requer que você crie uma conta no WordPress.com e assine um dos planos. Nela você tem acesso limitado aos recursos do WordPress e pode criar sites WordPress grátis.

Vantagens

  • Instalação e configuração são feitas pela própria equipe do WordPress.
  • É possível criar um site WordPress grátis com o endereço “.wordpress.com”.
  • Manutenção e atualizações são feitas pelo WordPress.

Desvantagens

  • É mais caro que contratar uma hospedagem e instalar a versão self-hosted.
  • Suporte limitado para plugins e temas.
  • Sem acesso total à instalação do WordPress, não é possível modificar arquivos de configuração.
  • Não suporta e-commerce, sistema de fóruns ou leilões.
  • Permite criar apenas um site WordPress por plano.

É importante levar em consideração que apesar de ambas levarem o nome WordPress e oferecerem uma experiência muito parecida, elas não são exatamente as mesmas. O WordPress.com tem limitações, como a restrição para plugins e temas que podem ser instalados, assim como modificações mais profundas no WordPress.

WordPress.org

Criar site WordPress - WP.orgO WordPress.org é a versão auto-hospedada do WordPress. É a versão que a Automattic distribui gratuitamente para que as pessoas possam instalar em qualquer hospedagem.

Esta versão é a que você pode baixar, instalar em um servidor de hospedagem ou até mesmo no seu próprio computador. Nela você tem acesso total ao código do WordPress.

Vantagens

  • Sai mais em conta escolhendo uma hospedagem barata ou ate mesmo em uma hospedagem grátis.
  • Sem restrições para instalação de plugins e temas.
  • Permite modificação completa de arquivos e acesso ao banco de dados.
  • Suporta sistemas de e-commerce e fóruns de discussão.
  • Adicionais que as hospedagens oferecem: contas de e-mail, possibilidade de instalar outras aplicações, etc.

Desvantagens

  • Requer contratação de uma hospedagem.
  • A instalação do WordPress deve ser feita pelo usuário (embora o instalador automático permita a instalação com 1 clique).
  • Manutenção deve ser feita pelo usuário.

Para facilitar a visualização das diferenças entre WordPress.com e WordPress.org, veja a tabela:

WordPress.comWordPress.org
TipoHospedadaAuto-hospedada
InstalaçãoFeita pelo WordPressFeito com um instalador automático
TemasSuporte limitado para temasSuporte ilimitado para temas
PluginsSuporte limitado para pluginsSuporte completo para plugins
ControleControle limitado dos seus dadosControle total dos seus dados
Espaço em discoEspaço em disco limitadoEspaço em disco ilimitado
ManutençãoNão exige manutençãoExige manutenção
ConhecimentoNão requer programaçãoNão requer programação
AnúnciosPossui anúncios na versão grátisSem anúncios
AnalyticsSuporte completo para AnalyticsSuporte limitado para Analytics
E-commerceNão suporta e-commerceSuporte completo para e-commerce
FórunsNão suporta fóruns de discussãoSuporte completo para fóruns de discussão

Afinal, qual o melhor: WordPress.com ou WordPress.org?

Sabendo das vantagens e desvantagens de cada um, escolher entre WordPress.com ou WordPress.org fica mais fácil. Em ambos os casos, você pode criar sites WordPress grátis, mas é preciso analisar o custo-benefício. Se você quer ter o mínimo de trabalho possível, não se importa em ter recursos restritos e pode investir um valor maior, o WordPress.com é uma opção satisfatória.

No entanto, se você busca ter maior controle da sua instalação do WordPress, quer ter liberdade para instalar plugins, temas e poder escolher a hospedagem que quiser – o WordPress.org é uma opção mais econômica e vantajosa. Essa foi a opção que escolhemos para criar este site, então não é segredo que essa é a nossa opção preferida.

1. Registrar um domínio

Se há uma coisa em comum na maioria dos guias e tutoriais sobre como criar um site WordPress, é que a escolha do domínio é primeira etapa. Independente da plataforma, seja WordPress.com ou WordPress.org, ou até mesmo qualquer outro CMS, o domínio não é só necessário para o site, mas também para sua presença online.

Criar site WordPress - Domínio

Para entender melhor, basta pensar no endereço do site www.google.com, em que o domínio é google.com. Além de fazer parte do endereço do seu site, o domínio também estará presente no seu endereço de e-mail e fará parte da sua identidade na Internet, por isso essa parte é tão importante.

Quando for escolher um nome de domínio, pense em um nome que seja:

  • Fácil – o domínio deve ser fácil de lembrar e de digitar, para que as pessoas não tenham problema em memorizar o nome.
  • Inclua a marca – o domínio ajuda a fortalecer a sua marca, se você já tem uma marca, inclua no seu nome de domínio.
  • Tenha palavra-chave – se você está criando um novo negócio agora, usar uma palavra-chave ajuda na otimização SEO.
  • Seja curto – mantenha o nome curto, sem números ou caracteres especiais para evitar confusões.
  • Use um TLD apropriada – existem centenas de TLDs, escolha uma que esteja alinhada com o seu projeto.

Quer ajuda para escolher o nome perfeito para o seu domínio? Use o nosso gerador de nomes de domínio para consultar a disponibilidade de domínios e receber sugestões.

Onde comprar um domínio?

Com o nome de domínio em mente, você pode registrá-lo com qualquer provedor de registro de domínio. O valor do domínio pode variar de acordo com a extensão do mesmo. Um domínio .com ou .com.br custa em média R$ 30 ou R$ 40 por ano, mas pode ter um valor maior ou menor para extensões diferentes.

Criar site WordPress - Comprar domínioSe você pretende registrar um domínio .com.br, você pode economizar um pouco registrando no Registro.br, que é a entidade responsável pelos domínios terminados em .br. Mas se você quer praticidade, como ter um suporte 24/7, mais opções de extensões de domínio e não quer se preocupar com configurações extras, você pode registrar com o provedor de hospedagem.

Tendo o provedor de hospedagem e domínio no mesmo lugar, se ocorrer algum problema ou você precisar de ajuda, o próprio suporte da hospedagem consegue resolver. Então você não vai passar por aquele tipo de situação que um provedor passa a responsabilidade par ao outro.

Além disso, as melhores hospedagens já incluem domínio gratuitamente, deixando o processo ainda mais fácil. Para demonstrar o processo do registro de domínio utilizamos a Hostinger, que oferece um ótimo custo-benefício para hospedagem e registro de domínio, mas o procedimento é parecido para qualquer provedor de hospedagem.

2. Contratar um plano de hospedagem

O serviço de hospedagem é necessário para criar um site WordPress usando a versão do WordPress.org. O serviço de hospedagem é responsável por disponibilizar um servidor em que o site WordPress ficará hospedado.

Criar site WordPress - Contratar hospedagem

Ao acessar um site de hospedagem você vai encontrar vários tipos de hospedagens e planos, como:

  • Hospedagem Compartilhada – ideal para a maioria dos sites, principalmente para quem está começando.
  • Hospedagem Cloud – opção para quem busca praticidade e robustez, ideal para sites de grande porte.
  • Hospedagem VPS – voltada para usuários mais avançados que querem uma hospedagem com mais recursos.

Alguns provedores também oferecem um plano chamado de hospedagem WordPress, que são otimizados para o CMS. Esse tipo de plano é voltado para quem precisa de uma solução de alto desempenho. Planos desse tipo já vêm com WordPress pré-instalado e incluem temas ou plugins premium, por isso são mais caros que os de hospedagem comum.

Como criar um site no WordPress - Tipo de hospedagem

Na maioria dos casos, a hospedagem compartilhada é mais do que o suficiente. É o tipo de hospedagem mais comum, ideal para quem quer criar um site WordPress novo, em que não há necessidade de um servidor extremamente poderoso. A hospedagem compartilhada também é a opção mais econômica entre os tipos de hospedagem.

Neste tutorial nós escolhemos usar a Hostinger para criar o site WordPress, devido a facilidade de uso e custo-benefício da mesma. No entanto, você pode escolher outra hospedagem de sua preferência e seguir os mesmos passos, pois o procedimento é parecido em outros provedores. Então você pode aplicar a mesma lógica para qualquer uma das melhores hospedagens de sites.

A Hostinger oferece duas opções muito interessantes para quem está começando, o plano “Single” e o plano “Premium”. Nós verificamos os planos em detalhes em nossa análise da Hostinger, mas as diferenças mais importantes para quem está começando está na quantidade de sites e na inclusão do domínio gratuito.

Como criar um site no WordPress - Planos da Hostinger

Se você quer hospedar somente um site e vai registrar o domínio separadamente, o plano “Single” já satisfaz suas necessidades. Mas se pretende hospedar mais sites no futuro e quer contratar a hospedagem já com o domínio, o plano “Premium” é uma opção mais interessante, pois ele traz recursos ilimitados.

Nós vamos usar o plano “Premium”,  que já vem com o domínio incluído, mas você também pode usar o plano “Single” e registrar o domínio separadamente.

3. Instalar o WordPress

O WordPress é um CMS bastante flexível, e isso fica claro desde o momento da sua instalação. Existem várias formas de instalar e criar o site WordPress, aqui nós vamos apresentar as três principais formas. Não há uma forma objetivamente melhor do que outra, então você pode instalar da maneira que preferir.

Criar site WordPress - Instalação

Para quem vai criar um site WordPress pela primeira vez, é recomendado que utilize o instalador automático da hospedagem, pois facilitando bastante o processo de instalação.

Um detalhe para a instalação usando o instalador automático do provedor de hospedagem, é que ao instalar dessa forma, você está sujeito a usar um WordPress modificado pela hospedagem. Na maioria dos casos isso não é um problema, já que os melhores provedores de hospedagem costumam realizar apenas otimizações.

Então para criar o site WordPress, vamos usar a forma de instalação que é mais rápida e prática: usando o instalador automático.

Instalando o WordPress com um instalador automático

O instalador automático é uma ferramenta padrão nos planos de hospedagem compartilhada de qualquer provedor. Embora cada empresa possa usar uma ferramenta de instalação diferente, todas servem ao mesmo propósito – facilitar a instalação das aplicações web.

O instalador automático pode ter um nome diferente a depender do provedor de hospedagem. Alguns exemplos são: Softaculous, Fantastico, QuickInstall, que estão disponíveis no cPanel. Neste tutorial para criar um site WordPress nós vamos usar o Auto Instalador, que é o instalador automático da Hostinger.

Criar site WordPress - Instalador automático

Se a empresa de hospedagem oferece um instalador automático, certamente o WordPress está disponível para instalação. Ao acessar a ferramenta de instalação, você vai visualizar as possíveis aplicações que podem ser instaladas, incluindo o WordPress.

Criar site WordPress - Auto Instalador

Ao selecionar o WordPress para instalação, você terá que preencher alguns dados para que a ferramenta possa instalar e criar o site WordPress:

Primeiro é necessário escolher onde o WordPress será instalado. É possível criar o site WordPress no endereço principal do site (meusite.com) ou em um caminho separado, como meusite.com/blog ou meusite.com/wordpress marcando a opção Custom URL.

Criador de site WordPress - Auto instalador da Hostinger

Depois é necessário preencher os dados da conta de administrador do WordPress. Esses são os dados de login para acessar o painel WordPress e gerenciar o site. Então é importante guardar esses dados com segurança.

Em seguida nós definimos o idioma de instalação do WordPress e o título do site. Essas opções também podem ser modificadas depois da instalação.

Depois de preencher e clicar no botão de Instalar, basta aguardar alguns minutos para a ferramenta instalar e criar o site WordPress na hospedagem.

Criar site WordPress - Auto Instalador da Hostinger

Você pode acessar o painel do WordPress clicando no botão “Admin WP” no painel de controle da hospedagem ou acrescentando /wp-admin após o endereço do site.

Criar site WordPress - Auto instalador da Hostinger

Depois disso, você já poderá acessar o painel de configuração para criar o site WordPress.

4. Configurar o site WordPress

Depois de instalar e criar o site WordPress, ao fazer o primeiro acesso, serão solicitados o nome de usuário e senha que foram definidos no momento da instalação. Entrando com as credenciais de login, você será redirecionado o Dashboard do painel de administração do WordPress.

Criar site WordPress - Configuração

Vale lembrar que nesta etapa o site já está disponível para acesso na Web, com as configurações padrões do WordPress.

Conhecendo o painel de administração do WordPress

O painel de administração do WordPress é dividido em três partes:

  • Barra de ferramentas – barra superior do WordPress exibida em todas as telas do painel com funções de administração.
  • Navegação principal – é a barra lateral do painel com da opção administrativa do WordPress.
  • Área de trabalho – é a area central do painel, que vai exibir as informações da opção de navegação escolhida.

Sabendo navegar pelo painel WordPress, o próximo passo é realizar algumas configurações essenciais em qualquer instalação da plataforma.

Mudando título e descrição do site WordPress

Criar site WordPress - Menu geralApós criar o site WordPress, você pode querer alterar algumas informações sobre o site, como título e descrição. A parte para alterar o título e o descrição do site WordPress fica na opção Configurações > Geral,  na navegação principal do painel de administração do WordPress.

Nesta parte, além de poder alterar o título e descrição do site, você poderá alterar e-mail de administração, fuso horário, formato da data, entre outras opções.

É também nesta parte que fica a configuração de idioma do site WordPress, caso você instale o WordPress em outro idioma e queira mudar para português, use esta opção.

Como criar um site no WordPress - Configurações gerais

Como o instalador da Hostinger permite criar um site WordPress em todos o idiomas já no processo de instalação, não é necessário modificar idioma na parte de configuração.

Habilitando e desabilitando comentários no site WordPress

Para quem quer criar um site WordPress e não quer lidar com a moderação de comentários, é possível desabilitar completamente este recurso no painel de administração.

Como criar um site no WordPress - Habilitar e desabilitar comentários

A opção para desabilitar os comentários fica no menu Configurações > Discussão – basta desmarcar a opção sobre publicação de comentários para que eles sejam desativados em todos os artigos.

Configurando URLs amigáveis no WordPress

Criar um site no WordPress - Links permanentesUma URL amigável é aquela que passa a ideia do conteúdo da página no endereço da mesma. Você já deve ter visto como os sites de notícias apresentam as URLs das novidades – só de ler o endereço, você já tem uma ideia do que se trata.

Além de facilitar a compreensão dos usuários, essa prática ajuda o Google a encontrar os conteúdos do site mais facilmente.

No WordPress, você pode configurar essas opções na parte de Configurações de links permanentes, em Configurações > Links permanentes. Essa configuração ajuda na otimização SEO do site, então se você quer chegar nos primeiros resultados das pesquisas do Google, é importante configurar as URLs amigáveis adequadamente.

Criar site WordPress - Links permanentes

Para o nosso site, definimos a estrutura personalizada, em que a categoria é exibida no endereço. Mas com exceção da Padrão e Numérica, qualquer uma das configurações são boas opções.

Gerenciando plugins no WordPress

Os plugins são ferramentas que estendem as funcionalidades do WordPress. São eles que tornam o WordPress uma plataforma tão extensível e flexível. Com os plugins, além de poder criar um site WordPress, você pode criar uma loja virtual, um fórum de discussões ou até fazer um sistema completamente personalizado.

Criar site WordPress - Gerenciar pluginsVocê pode pensar num plugin como um complemento ou extensão de um navegador, ele serve para adicionar ou aprimorar uma funcionalidade no WordPress.

Os plugins podem ser gerenciados clicando em Plugins no menu lateral ou em Plugins > Plugins instalados.

Atenção: antes de instalar um plugin, verifique se ele confiável e está atualizado. Você pode fazer isso consultando as avaliações, pesquisando sobre o desenvolvedor e verificando a data de atualização do plugin.

Também é importante levar em conta que os plugins fazem com o WordPress consuma mais recursos do servidor de hospedagem. Então é recomendado que instale somente os plugins que são realmente necessários para o seu site, para evitar a sobrecarga do servidor.

Criar site WordPress - Gerenciar plugins

Para nosso site, vamos instalar 2 plugins essenciais para qualquer site WordPress:

  • Jetpack por WordPress.com – acrescenta diversas funcionalidades, desde formulários de contato até estatísticas do site.
  • TinyMCE Advanced – aprimora o editor de conteúdo do WordPress, com opções de inserir tabelas e modificar a fonte.

Se você quiser acrescentar ainda mais funcionalidades, veja a lista com os melhores plugins para WordPress.

Por padrão, o WordPress já vem com alguns plugins, como o Akismet, que é usado para proteger o site contra spam. Na instalação do WordPress da Hostinger vem também o plugin All-in-One WP Migration, que é um plugin para migração de sites WordPress.

Como instalar um plugin no WordPress?

Criar site WordPress - Adicionar pluginsÉ muito fácil instalar um plugin no WordPress. Para fazer isso, basta ir até a opção Plugins > Adicionar novo, que fica na navegação principal (barra lateral) do painel de administração.

Nesta parte você pode pesquisar pelos plugins, ler sobre suas funcionalidades e instalá-los.

Criar site WordPress - Instalar plugins

Nós vamos começar instalando o Jetpack, que é um plugin que reúne diversas funcionalidades essenciais para o WordPress.

Criar site WordPress - Instalar plugin Jetpack

Para usar o plugin é necessário conectar com uma conta no WordPress.com, clicando no botão Configurar o Jetpack. Caso não tenha uma conta no WordPress.com, você poderá criar uma facilmente. Se já tiver, basta prosseguir conforme a imagem.

Como criar um site no WordPress - Configurando o Jetpack

Depois de clicar no botão para autorizar a conexão com o seu site, o Jetpack vai oferecer alguns planos pagos. Assim como outros plugins oferecidos de forma gratuita, o Jetpack é um plugin freemium, então algumas funcionalidades só estarão disponíveis nos planos pagos. No entanto, você pode utilizar sem pagar nada clicando no botão Comece gratuitamente.

Criar um site WordPress - Jetpack grátis

Assim que o plugin estiver autorizado, você poderá ver as estatísticas do seu site e demais opções que o plugin oferece. Neste tutorial nós vamos usar duas funcionalidades do Jetpack: de criação de formulários de contato e galeria de imagens. Para ativar esses recursos basta fazer uma pesquisa na parte de configurações do Jetpack (Jetpack > Configurações).

Criar site WordPress - Ativar formulário no Jetpack

Você também pode verificar as demais categorias nas configurações e ativar as mais interessantes para o seu site.

Antes de ver o plugin do Jetpack em ação, vamos instalar os outro plugin essencial para o WordPress – o TinyMCE Advanced. O procedimento é o mesmo, então basta repetir os passos feitos para instalar o Jetpack. No fim, a parte de plugins (Plugins > Plugins instalados) deve ficar da seguinte forma:

Criar um site WordPress - Plugins instalados

Com os plugins devidamente instalados e ativados, podemos partir para a parte mais importante do site – o conteúdo. Vamos começar pelas páginas.

Como criar conteúdo no site WordPress

Quando se trata de criar um site WordPress, o conteúdo é um dos aspectos mais importantes. Antes de começar a criar conteúdo no site WordPress, é importante entender como o sistema gerencia essa questão. Por padrão, o WordPress é divide o conteúdo em dois tipos: posts (artigos) e páginas.

Posts – os posts são artigos quem compõem o blog do seu site.

Criar site WordPress - Post
  • Geralmente novidades ou atualizações informativas sobre algum tópico;
  • Listados em ordem reversa cronologicamente;
  • Podem ser categorizados e ter tags;
  • Ficam disponíveis nos arquivos e na parte de posts recentes.

Páginas – as páginas se assemelham com os posts por terem um título e conteúdo, mas com algumas diferenças.

Criar site WordPress - Página
  • São reservadas para conteúdos ou informações estáticas, como uma página de contato ou termos de serviço;
  • Páginas não podem ser categorizadas e nem possuem tags;
  • Páginas possuem uma hierarquia, então você pode aninhar uma página dentro de outra.

Sabendo das diferenças de cada um, nós vamos começar criando duas páginas como exemplo com ajuda dos plugins que instalamos. Seja para criar um site WordPress ou qualquer tipo de site, existem algumas páginas essenciais a serem criadas. Vamos ver como criá-las agora.

Criando uma página de “Sobre nós”

A primeira página que vamos criar aquela que explica o propósito do site, apresenta a equipe do mesmo e descreve seu objetivo. Essa página geralmente é chamada de “Quem Somos”, “Sobre Nós” ou simplesmente “Sobre”. Para criar a página, procure a opção Páginas > Adicionar nova na navegação principal (menu lateral).

Criar site WordPress - Adicionar página

Em seguida você será redirecionado para a área de edição da página, onde você deverá inserir o título, conteúdo, link permanente e imagem de destaque. Com o plugin TinyMCE Advanced instalado, também é possível modificar as fontes e seus tamanhos no editor.

Dica: Todas as imagens usadas neste tutorial foram obtidas gratuitamente. Você pode obter imagens e fotografias gratuitamente usando bancos de imagens grátis.

Criar site WordPress - Editar página

Você também pode inserir imagens a partir do botão Adicionar mídia e outros elementos, como links, citações e até tabela para deixar a sua página com uma aparência ainda mais agradável.

Antes de publicar a página, você pode usar o botão Visualizar para ter certeza de como a página será exibida para os visitantes.

Criando uma página de contato

É muito importante que um site ofereça uma forma dos usuários entrarem em contato com o proprietário do site – e é para isso que serve a página de contato. Vamos criar uma página de contato repetindo os mesmos passos da página anterior, mas com um conteúdo diferente.

Você já deve percebido que é praticamente um padrão oferecer um formulário de contato nos sites. Certo? Criar um site WordPress sem um formulário de contato é dificultar a comunicação com os seus usuários e parceiros. Ainda que seja possível disponibilizar o endereço de e-mail em uma página, um formulário é muito mais prático e ainda protege o e-mail de spam.

Felizmente, com o plugin Jetpack instalado, fica muito fácil criar um formulário de contato em um site WordPress. Primeiro, crie uma nova página com na opção Páginas > Adicionar nova. Na área de edição, defina o título como Contato e em seguida, clique no botão Adicionar formulário que fica ao lado do botão Adicionar mídia.

Criar site WordPress - Editar página de contato

Nota: o botão Adicionar formulário fica disponível somente com a opção de formulário de contato do Jetpack, se não estiver aparecendo, certifique-se de que essa função está habilitada.

Ao clicar no botão, um formulário será inserido no corpo do editor, que pode ser modificado ao clicar no botão de edição (botão com ícone de lápis). Nesta parte você deve informar o endereço de e-mail para qual os formulários serão enviados, e qual será o assunto da mensagem.

Os campos do formulário podem ser modificados para restringir o que pode ser digitado. Isso permite que você crie campos específicos, com datas, endereço de e-mail, endereço de site, etc. Você pode criar novos campos clicando no botão Adicionar campo e quando tiver finalizado, basta clicar em Atualizar formulário.

Criando uma página inicial no WordPress

Se você pretende criar um site WordPress que vai além do blog, você pode criar uma página inicial. Essa será uma página estática que sempre será exibida para os visitantes no lugar do blog. E quanto ao blog? O blog ainda existirá, mas será acessado a partir do menu do seu site.

Os sites de empresas geralmente colocam seu principal destaque na página inicial, seus serviços ou produtos oferecidos, com imagens, links, tabelas – coisas para atrair a atenção do visitante.

Nessa página, por exemplo, pode ser uma boa ideia colocar uma galeria de imagens. Você pode fazer isso criando uma nova página, clicando no botão Adicionar mídia e clicar no link Criar galeria. Depois disso basta selecionar os arquivos para enviar:

Criar site WordPress - Criar galeria

Depois de criar a galeria, você pode editá-la para configurar quantas imagens devem ser exibidas, a ordem da imagem ou até criar um slider, para permitir interatividade com o conteúdo.

Criar site WordPress - Editar galeria com slider

Depois disso você pode visualizar as alterações para então publicar a página e acessá-la diretamente pelo link do seu site.

Instalando um tema no WordPress

Com as configurações básicas definidas, plugins instalados e páginas criadas, o próximo passo para criar um site WordPress é a personalização.

Se você quer criar um site WordPress com um design moderno, você deve escolher um bom tema. Os temas são os principais responsáveis pela aparência do WordPress, além de facilitar a integração com widgets e plugins. Existem milhares de temas que você pode instalar usando o próprio WordPress ou enviando manualmente pela plataforma.

Dica: se você quer um tema totalmente diferenciado e suporte para seu uso, procure por temas premium. Apesar de serem pagos, esses temas oferecem um design original e suporte dedicado para o tema – veja os melhores temas premium WordPress.

Para instalar ou adicionar um tema, você deve acessar o menu Aparência > Temas na navegação principal. Nesta parte são exibidos os temas já instalados no WordPress e também a opção de adicionar novos temas.

Criar site WordPress - Gerenciar temas

Para este tutorial, nós escolhemos o tema Astra, que é um tema bastante flexível, gratuito e pode ser instalado diretamente do próprio WordPress. Para instalar o tema, você deve clicar no botão Instalar e em seguida no botão Ativar.

Criar site WordPress - Instalar tema personalizado

Após ativar o tema, você já pode verificar como ele fica acessando a página inicial do seu site, clicando em visitar site ou clicando na barra superior do WordPress:

Criar site WordPress - Visitar site

Nota: A maioria dos temas gratuitos são na verdade temas freemium, em que você deve pagar para ter acesso a toda capacidade do tema. Esse tema possui alguns recursos pagos, mas ele é completamente funcional em sua versão gratuita, então você pode usá-lo de forma ilimitada e sem restrições.

O tema vem apenas com o básico configurado, então você precisa personalizá-lo para que melhorar a aparência do site. A primeira parte que vamos modificar é o menu – que por padrão, vem vazio. Para adicionar itens no menu, você deve ir até o painel de administração do WordPress e clicar na opção Aparência > Menus.

Nesta parte você pode criar itens do menu de acordo com o conteúdo do site, como posts, páginas, categorias e até links personalizados. Aqui, nós vamos adicionar as páginas que criamos na etapa anterior:

Depois de adicionar as páginas, clique no botão Salvar menu para aplicar as alterações.

Agora, vamos modificar o logotipo do site. Para fazer essa modificação, temos que acessar a parte de personalização do tema, que fica na opção Aparência > Personalizar. Nesta parte ficam diversas opções de personalização do tema, mas primeiro nós vamos alterar somente o logotipo.

Na tela de personalizar, os elementos que podem ser modificados são exibidos com um ícone de lápis. Então, para alterar o logotipo, basta clicar na parte que está o nome do site ou navegar até a opção no menu lateral em Layout > Cabeçalho > Identidade do site.

Criar site WordPress - Personalizar logotipo

Nesta parte você pode definir o logotipo do site clicando no botão Selecionar logo. Depois de enviar a imagem, o logotipo poderá substituir o nome do site.

Criar site WordPress - Personalizar íconeÉ nesta parte que definimos o ícone do site, também conhecido como favicon. Esse ícone é aquele que é exibido ao lado do nome do site na aba ou janela do navegador.

O ícone também serve para identificar a sua página no caso de ser salva nos favoritos de algum usuários.

Dica: nós utilizamos o gerador de logotipos da Launchaco para fazer o logotipo. Basta escolher uma fonte e um ícone para gerar o logotipo em vários tamanhos e formatos. Se você não gostar do logotipo gerado, existem outras ferramentas do tipo ou pode usar FreeLogoMakr para criar o seu próprio logotipo.

Ainda na parte de layout, você pode querer esconder a barra lateral da página inicial e exibi-la somente na página de blog. Para fazer isso, você deve ir até o item Layout > Barra Lateral e definir as páginas como Sem Barra Lateral. Isso vai dar um espaço maior para o conteúdo da página inicial, dando oportunidade para deixar a página mais atrativa.

Para definir qual deve ser a página inicial do seu site, procure a opção Configurações da página inicial na parte de Aparência > Personalizar ou em Configurações > Leitura na navegação principal do WordPress.

Com layout, logotipo e ícone definidos, você pode clicar no botão Publicar e seguir para a próxima etapa para criar um site WordPress – os widgets.

Instalando Widgets no WordPress

Os Widgets são complementos que adicionam conteúdo e recursos em partes do site, como em barras laterais, rodapés e até no cabeçalho. O WordPress conta com um conjunto de widgets já em sua instalação, mas widgets personalizados podem ser instalados com plugins. Para entender melhor a função dos widgets, vamos ver na prática o que eles podem fazer.

Criar site WordPress - Widgets do RodapéNo tema que estamos utilizando, é possível inserir widgets na barra lateral, no cabeçalho e no rodapé. Para este exemplo, nós vamos usar o rodapé para os widgets. Mas antes é necessário habilitar a área do rodapé para widgets.

Na parte de personalizar o tema em Aparência > Personalizar navegue até o Layout > Rodapé > Widgets do Rodapé e clique na opção para habilitar os widgets.

Após habilitar os widgets do rodapé, 4 áreas de widget serão exibidas para você personalizar:

Criar site WordPress - Áreas de widget

Em seguida, retorne ao menu principal da parte de personalizar e acesse o item Widgets. Nela você vai ter 4 itens de área de widget que poderá personalizar com os widgets do seu WordPress e também os que foram trazidos pelo Jetpack.

Criar site WordPress - Widgets disponíveis

Com isso, chegamos ao fim do nosso tutorial de como criar um site no WordPress. Seguindo os passos e realizando essas modificações, nós temos o seguinte resultado:

Conclusão

Viu como não é complicado criar um site WordPress? Além de ter feito um site completamente funcional com facilidade, não há limite para o que você pode fazer com o WordPress – as possibilidades de personalização são praticamente infinitas. Você pode experimentar outros temas, plugins e criar o site WordPress com uma loja virtual.

Saber como criar um site no WordPress também pode ser o primeiro passo para aprender a desenvolver para a Web e se habituar a outros sistemas do tipo. Como o WordPress é um sistema muito popular, muitos outras plataformas seguem o mesmo modelo, então aprender WordPress é bastante válido.

Teve alguma dificuldade ou ficou alguma dúvida? Tem alguma sugestão para acrescentarmos? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe sua experiência conosco!

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem o melhor provedor de hospedagem, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.

Receber novidades por email: