7 dicas para criar uma boa URL amigável para SEO

Avatar

Redação

0 avaliações

26 de julho de 2019 às 11:43

Friendly URL

Ter uma URL amigável pode trazer inúmeros benefícios para seu site. É que ela não só ajuda a melhorar o tráfego, como também atende aos preceitos valorizados pelos motores de busca. Ou seja, para atingir as primeiras posições no Google, por exemplo, você precisa levar em conta os critérios dos algoritmos.

Isso quer dizer que chamar a atenção das pessoas é bem mais complexo do que parece. No entanto, algumas práticas de SEO auxiliam sua plataforma em diversos quesitos de otimização. E uma dessas práticas é justamente a utilização de URLs amigáveis.

Neste artigo apresentamos algumas soluções viáveis, que ajudam você na empreitada de posicionar o nome da marca no ambiente online. Vamos lá?

O que é URL e qual a sua estrutura?

O Uniform Resource Locator ou Localizador Padrão de Recurso é uma espécie de identificação ou endereço virtual. Por meio dele, as pessoas conseguem ter acesso aquilo que procuram na internet, seja uma pasta, um arquivo, ou uma página.

O que é URL: estrutura de uma URL

Além do endereço raiz, que é o que vemos como exemplo na imagem, a URL possui também um caminho para o arquivo que ela aponta. Por exemplo: https://www.google.com.br/imghp é o caminho da página de pesquisa de imagens do Google.

Numa URL, há um arquivo sendo acessado e processado pelo servidor web. Pode ser um arquivo .html ou .php, localizado em um caminho ainda mais complicado. No entanto, o servidor web permite que a URL seja reescrita, para torná-la mais amigável tanto para o usuário quanto para os mecanismos de busca.

Assim, podemos usar o seguinte exemplo dividir a estrutura de URL para o seguinte:

  • Protocolo: http:// ou https://
  • Subdomínio: www
  • Domínio: .melhorhospedagemdesites.com
  • Caminho: /blog

Não se trata de um CEP, uma rua, um bairro, mas de uma linguagem de endereçamento acessível, que torna cada página na web única. Assim, quando alguém digita no navegador um nome específico, é automaticamente direcionado a ele.

O que é URL amigável?

A URL amigável é aquela que facilita a compreensão para o usuário e para o mecanismo de busca. Ou seja, é um trabalho de SEO cujo objetivo é deixar o endereço eletrônico mais atrativo. Assim, fica fácil para as pessoas e também para os motores de buscas localizá-lo depois.

Uma URL amigável é eficaz quando ela revela sobre o que se trata um conteúdo de forma clara ao usuário.

A estrutura de uma URL amigável pode variar a depender do tipo do site ou conteúdo. Por exemplo, se é um site de notícias, a data da notícia é muito importante. Por isso, mantê-la no endereço torna a URL mais amigável

O que é URL amigável?

Quando ela não é amigável, o risco de os usuários não localizarem a página é bem maior. Além disso, a não adaptação gera descrédito entre os algoritmos dos buscadores, que passam a classificá-la como irrelevante entre as demais plataformas.

Isso é, perde posições no ranqueamento e, consequentemente, deixa de ser vista por mais gente. Seria algo como: www.exemplo.com/blog.php?post=12345678.

Deu para compreender a diferença?

Como tornar uma URL amigável?

Algumas práticas ajudam a otimizar o endereço na internet, e o primeiro passo é entender os hábitos do público em potencial, pois esse tipo de informação ajuda você a delimitar pormenores a partir das palavras mais utilizadas nas buscas.

Note que a parte técnica da configuração da URL amigável vai depender da plataforma que o seu site foi desenvolvido. No WordPress, essa configuração fica na parte de Links permanentes, em Configurações:

URL amigável para SEO no WordPress

Se sua marca já é poderosa e muita gente já a procura na rede, ótimo! Mas se estiver começando do zero, essa é uma ótima dica para definir um nome relevante.

Por isso, a análise de palavras-chave é muito importante nesse primeiro momento. Até porque, a inserção dela na URL também é fundamental para torná-la amigável.

1. Use URLs objetivas e curtas

Ao definir um nome é importante que ele não seja longo, porque é mais fácil de as pessoas lembrarem na hora de digitar no navegador. Mas além disso, é necessário tornar a URL amigável para SEO, em outras palavras, amigável para o Google, que é o mecanismo de busca.

  • URL amigável para SEO: https://www.example.com/formulario-de-contato.html
  • URL não amigável: https://www.example.com/contato

O ponto aqui também é poupar os robôs do Google do trabalho desnecessário. Quanto mais objetiva, curta e clara for a URL amigável, melhor ela será vista pelo mecanismo de busca, e consequente, melhor será o resultado no posicionamento dos rankings.

2. Crie uma URL para cada serviço ou produto

Um site é constituído de várias páginas, por isso elas precisam se distinguir umas das outras (blog, trabalhe conosco, política da empresa, contato), já que isso facilita o processo de busca. Com uma URL distinta para cada página, você deixa ainda mais claro para o usuário (e para o Google) do que ela se trata.

URL amigável - URL por pagína

Alguns sites preferem concentrar múltiplas páginas em uma só URL. Por exemplo, colocar o formulário de contato e as informações sobre a empresa numa página /sobre/. Porém, se o usuário procura a URL para entrar em contato, qual URL é mais amigável, /sobre/ ou /contato/?

No SEO, são pequenos os detalhes que fazem a diferença para uma página bem otimizada, e as URLs amigáveis não devem ser menosprezadas.

3. Trabalhe com categorias

Embora criar uma URL amigável curta seja uma boa prática para SEO, é necessário considerar os casos específicos.

URL amigável e categorias

Quando há diversos produtos ou serviços, os agrupamentos tendem a ser uma ótima tática de posicionamento, uma vez que auxilia tanto as buscas genéricas quanto as específicas:

  • Genéricas: www.exemplo.com/seu-produto
  • Específicas: www.exemplo/categoria/seu-produto

É sempre importante lembrar que existem duas partes da URL amigável para SEO: o usuário e o mecanismo de busca. Aqui, deve haver um certo equilíbrio, de forma que a URL fique clara para ambas as partes.

4. Utilize hífens para separar palavras

Em vez de usar o símbolo de sublinhado ou underscore (_), utilize hífens ou traços (-) para separar as palavras nas URLs amigáveis. Em geral, os algoritmos não entendem que underline é a separação entre um termo e outro, diferente do que ocorre com o hífen.

URL amigáveis - Hífens como separadores

Por exemplo:

  • URL amigável para SEO: https://example.com/termos-de-uso
  • URL não amigável: https://example.com/termos_de_uso

Em um nome de domínio por exemplo, caracteres especiais desse tipo não são permitidas, enquanto hífens e traços são. Tenta também manter um padrão para suas URls. Além de facilitar a digitação da URL para o usuário, você facilita para o robô do mecanismo de busca e cria um padrão em seu site.

5. Opte por letras minúsculas

Os caracteres minúsculos facilitam a interpretação dos robôs de buscas. Assim, entraves como "erro 404" são evitados. Aqui, também é válido manter um padrão para todas as URLs do seu site. Dê sempre a preferência por letras minúsculas e evite colocar letras maiúsculas em algumas URLs.

  • URL amigável para SEO: https://example.com/termos-de-uso
  • URL não amigável: https://example.com/Termos-De-Uso

A depender da configuração do servidor web, você pode definir para que independente da URL ter letra maiúscula ou minúscula, ela redirecionar para a mesma página. Porém, a boa prática é deixar todas as URLs com letras minúsculas.

6. Evite acentos e números

Toda URL precisa ser compreendida com facilidade. Isso implica deixá-la o mais otimizada possível, quer seja para os usuários ou motores de busca. A alternativa é substituir o caractere acentuado por um não acentuado. Não é à toa que não encontramos muitos sites com caracteres especiais ou acentos no endereço.

URL amigável - Acentos e caracteres especiais

Exemplo:

  • URL amigável para SEO: https://example.com/sobre-nos
  • URL não amigável: https://example.com/sobre-nós

Nesse caso, não acentue as palavras nem utilize números, uma vez que esse tipo de intervenção compromete a visibilidade e ainda culmina em erros. Caso seja imprescindível incluir a numeração, faça isso escrevendo por extenso.

7. Recorra a URL canônica

A canonização de URLs nada mais é do que um processo de seleção — o que quer dizer que você escolhe as melhores dentre elas para utilizar, a fim de evitar penalização por conteúdo duplicado. Por exemplo, se você tem as URLs que apontam para um mesmo lugar, como:

  • www.exemplo.com
  • exemplo.com
  • www.exemplo.com/index.php/
  • www.exemplo.com/?gclid=CKMk7oeL8LYDFYyY4Aod12fAhw

Ou seja, a repetição delas divide a força de ranking da home, uma vez que oferece ao visitante a possibilidade de ele acessar a mesma informação por diferentes URLs. Um jeito simples de resolver isso é fazendo o redirecionamento 301, que move a URL irrelevante para uma nova página.

Por que é importante ter URL amigável?

Com tanta gente entrando e saindo da internet a cada segundo, a otimização dos endereços eletrônicos é fundamental para as plataformas se destacarem. Basicamente, a URL amigável deixa seu site de acordo com os parâmetros de exigências atuais.

Quanto mais clara estiver a URL, maior a chance dos usuários e dos mecanismos de busca entenderem sobre o que ela se trata. Com isso, a chance de ele ser encontrado e valorizado é maior. Afinal, as pessoas não querem ter dificuldades na hora de procurar uma página.

Em SEO, cada detalhe pode fazer a diferença, e a URL amigável é algo que pode impactar bastante os resultados de um site. Se você quer saber sobre SEO, confira nosso artigo sobre otimização SEO!


Avatar
Redação

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.


TOP 3 Provedores de Hospedagem
Hostinger logo
9.9 /10
GoDaddy logo
9.1 /10
Deixe um comentário