Erro 502 Bad Gateway: o que é e como resolver

Se você já recebeu o erro 502 Bad Gateway você pode se perguntar o que é e o que significa esse erro.

Erro 502 Bad Gateway

O erro 502 Bad Gateway representa um dos códigos de status do HTTP que são enviados para navegador quando uma solicitação é recebida. Embora não seja tão frequente como outros erros, como 404 e 500, o erro 502 Bad Gateway ainda pode ser um problema para muitas pessoas.

Neste artigo, você vai entender melhor o que significa o erro 502 Bad Gateway e o que pode ser feito para corrigir esse erro. Acompanhe!

O que é 502 Bad Gateway?

O erro 502 Bad Gateway é um código de status HTTP – um código que é enviado em resposta para uma solicitação feita pelo navegador.

Para acessar uma página na Web, o seu navegador precisa se comunicar com o servidor em que o site está hospedado. Nesse processo, o navegador envia várias solicitações para o servidor, que responde com um código de status HTTP e, quando possível, com o que foi solicitado pelo navegador.

Erro 502 Bad Gateway - Servidores

Nos códigos de status HTTP, o primeiro dígito indica a categoria do erro. Para os códigos que começam em "5" como é o caso do erro 502, indicando que há um erro no servidor. Em outras palavras, o erro 502 Bad Gateway indica que o servidor não conseguiu satisfazer a solicitação do cliente.

O que significa erro 502 Bad Gateway?

Agora que você sabe o que é erro 502 – um código de status HTTP que indica um erro de servidor. Mas afinal, o que significa erro 502 Bad Gateway – o que é esse erro de servidor especificamente? Basicamente, o erro 502 Bad Gateway ocorre quando há uma falha na comunicação entre servidores.

Erro 502 Bad Gateway - Google

Para entender melhor, é preciso ter uma ideia de como funciona a estrutura de uma hospedagem.

Normalmente, quando você acessa um site, você não acessa diretamente o servidor em que o site está hospedado. Muitas vezes, uma solicitação de um navegador passa por vários servidores intermediários até chegar no servidor final, em que estão os arquivos do site.

Esses servidores intermediários geralmente são configurados para reduzir a sobrecarga no servidor principal. Por exemplo, pode haver um gateway ou servidor proxy para fazer o caching e reduzir as solicitações no servidor final.

Dessa forma, existe uma comunicação entre os servidores intermediários com o servidor principal, em que estão os arquivos do site. O erro 502 Bad Gateway é exibido quando um servidor intermediário recebe uma resposta inválida do servidor principal.

Quando isso acontece, o gateway ou servidor intermediário responde com uma mensagem, que pode variar a depender das configurações do servidor.

Erro 502 Bad Gateway no Chrome

Entre as mensagens de erro 502 Bad Gateway mais comuns, estão:

502 Bad Gateway
Temporary Error (502)
Error 502
HTTP Error 502 Bad Gateway
502 Server Error: The server encountered a temporary error and could not complete your request
502 - Web server received an invalid response while acting as a gateway or proxy server
HTTP 502
502 Service Temporarily Overloaded
502 Bad Gateway Nginx
502 Proxy Error

Confira abaixo o que você pode fazer para resolver o erro 502 Bad Gateway.

Como resolver o erro 502 Bad Gateway

Como o erro 502 Bad Gateway se trata de um erro na comunicação entre servidores, dizemos que é um erro que ocorre do lado do servidor. Portanto, essa é uma situação que deve ser resolvida pelo proprietário do site ou provedor de hospedagem nas configurações dos servidores envolvidos.

No entanto, há também a possibilidade de ser alguma configuração no lado do cliente. Então para garantir que está tudo funcionando corretamente, vamos conferir alguns procedimentos que podem ajudar a resolver esse problema tanto do lado do servidor quanto do cliente.

Nota: embora alguns dos procedimentos sejam específicos para sites WordPress, a maioria das soluções são válidas para qualquer tipo de site.

Recarregar a página

A primeira forma de tentar resolver o problema é bem simples: tentar recarregar a página. Como o erro 502 Bad Gateway pode ser um problema temporário no servidor, é recomendado que você aguarde entre 30 segundos e 2 minutos para tentar acessar a página novamente.

Erro 502 Bad Gateway - Recarregar página

Se estiver na dúvida se o problema acontece só para você, use nossa ferramenta para verificar se o site está fora do ar.

Limpar cache do navegador

Outra coisa que você pode tentar para verificar se o problema está do seu lado, é limpar o cache do navegador. Embora seja algo incomum quando se trata do erro 502 Bad Gateway, fazer uma limpeza de cache pode ajudar a corrigir o problema.

Erro 502 Bad Gateway - Limpar cache do navegador

Lembre-se de marcar a opção para limpar os dados de navegação, cache e cookies desde o início.

Limpar cache DNS

Se limpar o cache do navegador não ajudar, outra alternativa é limpar o cache DNS. Esse procedimento já se aproxima mais de algo relacionado com o servidor. Caso seu sistema operacional esteja utilizando um endereço errado para o servidor, a limpeza de cache DNS pode ser a solução.

Erro 502 Bad Gateway - Limpar cache DNS

Confira o nosso guia de como limpar o cache DNS no Windows, Mac, Linux, Android e iOS.

Acessar de um navegador ou dispositivo diferente

Você também pode tentar acessar o site usando um navegador diferente ou no modo de navegação privada ou modo anônimo. Fazendo esse teste, você consegue confirmar que o problema ocorre por conta de algo relacionado ao navegador.

Erro 502 Bad Gateway - Navegador diferente

Tente também acessar o site a partir de outro dispositivo, de um computador diferente, smartphone ou tablet. E se possível, utilizando uma rede diferente, como a conexão de dados dos dispositivos móveis. Assim, você consegue descartar um problema no seu computador ou conexão com a Internet.

Desabilitar CDN

Se você utiliza uma CDN (Content Delivery Network ou Rede de Distribuição de Conteúdo) para o seu site, esta pode ser a causa do erro 502 Bad Gateway. Serviços de CDN e mitigação de DDoS como o Cloudflare são conhecidos por causar diferentes variações de erros iniciados com o dígito "5".

Geralmente, quando o erro 502 Bad Gateway ocorre por causa do Cloudflare a seguinte mensagem:

Erro 502 Bad Gateway - Cloudflare

Nesse caso, o ideal é entrar em contato com o suporte do Cloudflare ou até mesmo desabilitá-lo temporariamente.

No entanto, quando o erro acontece por causa do servidor de hospedagem, o erro 502 Bad Gateway é exibido de forma diferente:

Erro 502 Bad Gateway - Cloudflare

Se você recebe essa mensagem, é recomendado que entre em contato com o suporte do provedor de hospedagem.

Verificar os registros de erros

Se o erro 502 Bad Gateway persiste, é hora de partir ara as verificações do lado do servidor. Uma das primeiras coisas que devem ser feitas ao ter qualquer tipo de problema é verificar os registros de erros. Os registros ou logs de erros vão indicar o caminho para resolver praticamente qualquer problema com o site.

Para quem usa o WordPress, é possível habilitar os registros de erros adicionando algumas linhas no arquivo wp-config.php:

define( 'WP_DEBUG', true );
define( 'WP_DEBUG_LOG', true );
define( 'WP_DEBUG_DISPLAY', false );

Depois de editado, o arquivo ficará assim:

Erro 502 Bad Gateway - Editando o wp-config.php

Dica: o arquivo wp-config.php fica dentro da pasta principal do WordPress e pode ser editado pelo gerenciador de arquivos.

Erro 502 Bad Gateway - Editar wp-config.php

Para visualizar os registros de erros, basta ir até a pasta wp-content e procurar pelo arquivo debug.log.

Se você utiliza outro sistema que não é o WordPress, uma alternativa é habilitar o relatório de erros do PHP. Você pode conferir nosso tutorial de como mostrar os erros PHP em qualquer site desenvolvido com a linguagem.

Desabilitar plugins e temas

Não restam dúvidas de que os plugins e temas fazer do WordPress um sistema extremamente personalizável. No entanto, muitas vezes essa personalização é a origem para problemas no site. Plugins e temas desatualizados ou com falhas podem causar o erro 502 Bad Gateway.

Normalmente, o erro 502 Bad Gateway impede que os plugins e temas sejam desabilitados pelo painel de administração do WordPress. No entanto, é possível desabilitar os plugins ou temas manualmente a partir gerenciador de arquivos ou FTP do servidor.

Para os plugins, basta renomear a pasta de plugins do WordPress, que fica em wp-content dentro da pasta de instalação do WordPress:

Erro 502 Bad Gateway - Desabilitar plugins

Esse procedimento vai desabilitar todos os plugins do WordPress. Se o site voltar a funcionar normalmente depois disso, você pode renomear a pasta de volta para plugins e renomear as pastas individuais de cada plugin.

Para os temas, é recomendado renomear o tema ativo dentro da pasta wp-content/themes. Assim, o WordPress vai selecionar automaticamente o tema padrão:

Erro 502 Bad Gateway - Desabilitar temas

Caso o problema seja no tema, você pode tentar substituir o tema ou baixar novamente outra versão do mesmo tema.

Conclusão

Nesse artigo você aprendeu o que é erro 502 Bad Gateway, o que ele significa de fato e quais as possíveis soluções para esse problema. No entanto, é importante lembrar que como esse é um erro que geralmente ocorre no lado do servidor, logo há casos que somente o administrador do servidor poderá resolver.

Caso nenhuma das soluções anteriores traga um resultado positivo, a alternativa é comunicar o problema o provedor de hospedagem. Embora problemas como esse possam ocorrer em qualquer empresa de hospedagem, os melhores provedores vão oferecer um suporte diferenciado.

Se esse é um problema recorrente em seu site, pode ser o momento para considerar outro provedor. Confira a lista com as melhores hospedagens de sites para escolher a melhor para você!

Ficou alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo!

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem o melhor provedor de hospedagem, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.

Deixe um comentário

Receber novidades por email: