Erro de HTTP WordPress: como resolver

Avatar

Redação

0 avaliações

6 de agosto de 2019 às 12:39

Error Http

O erro de HTTP WordPress é um problema relativamente comum para os usuários do CMS. Normalmente, o problema ocorre no envio ou upload de arquivos para a biblioteca de mídia. Assim como várias situação em aplicações da web, esse erro pode ter várias causas e várias soluções.

As causas do erro vão desde o nome do arquivo que está sendo enviado até os limites de recursos do servidor de hospedagem. Então, há uma boa variedade de situações em que esse pode ocorrer. Se você está tendo problemas ao enviar arquivos para o seu site WordPress, confira abaixo as causas do erro de HTTP WordPress e veja como resolver.

Como resolver o erro de HTTP no WordPress?

O erro de HTTP WordPress pode ter várias origens, por isso, a solução para esse problema pode ser diferente para cada situação. Antes de partir para as possíveis soluções, é importante verificar se o problema ocorre por uma configuração no servidor ou alguma configuração no seu computador e navegador.

Erro de HTTP WordPress - Biblioteca de Mídia

Então, antes de tentar as soluções abaixo, você pode:

  • Renomear o arquivo que está gerando o erro de HTTP, removendo caracteres especiais (vírgula, acentos, pontos) e tentar enviá-lo novamente;
  • Se o erro ocorre no envio de imagem ou vídeo, tente otimizá-la ou reduzir a resolução de forma que fique amigável para web;
  • Limpar os dados de navegação (limpar cache do navegador e cookies);
  • Desativar extensões do navegador ou usar o modo de navegação anônima/privada com extensões desativadas;
  • Tentar reproduzir o erro de HTTP usando um navegador diferente, como Firefox, Microsoft Edge ou Vivaldi.

Se o erro persistir depois dessas tentativas, tudo indica que a origem do problema é no servidor. Assim, vamos verificar as possíveis soluções para corrigir esse erro.

Como resolver erro de HTTP WordPress aumentando a memória

O erro de HTTP WordPress muitas vezes é causado por falta de memória no servidor. Por exemplo, quando você envia um arquivo muito grande e o servidor não tem memória suficiente para processar aquele arquivo, ele responde com um erro de HTTP.

Você pode modificar limite de memória do WordPress no arquivo wp-config.php, que pode ser acessado a partir do gerenciador de arquivos da hospedagem:

Erro de HTTP WordPress - Editar limite de memória

No fim do arquivo wp-config.php, basta adicionar uma nova linha com o seguinte:

define( 'WP_MEMORY_LIMIT', '256M' );

Depois de adicionar a linha, basta salvar para aplicar a modificação. Com essa mudança, o limite de memória será modificado para 256 MB. Lembre-se que esse limite vai depender do limite de memória do servidor.

O limite de memória padrão é definido pelo provedor de hospedagem. Geralmente esse limite é baixo para evitar a sobrecarga do servidor. Em alguns casos, a modificação do limite de memória pode estar bloqueada, então você precisa entrar em contato com o provedor de hospedagem para aumentar o limite.

Como resolver erro de HTTP WordPress com o .htaccess

O .htaccess é um arquivo que reúne diversas configurações do servidor web que podem afetar o comportamento do WordPress. Você pode encontrar esse arquivo na pasta raiz do servidor de hospedagem, geralmente public_html ou www. Para visualizar o arquivo, você pode precisar habilitar a opção de mostrar arquivos ocultos.

Erro de HTTP WordPress - .htacces

Você pode modificar o .htaccess de diferentes formas para tentar resolver o erro de HTTP WordPress. No entanto, recomendamos que tente uma opção por vez. Se a primeira não funcionar, remova a modificação e tente a solução seguinte.

Limite o processamento no envio da imagem

Você pode adicionar a seguinte linha para evitar que a imagem seja processada diminuindo a demanda do servidor, evitando o erro de HTTP WordPress:

SetEnv MAGICK_THREAD_LIMIT 1

Remover exigência de autenticação de acesso em diretórios protegidos

Ao adicionar esse código, você garante que o WordPress conseguirá processar o envio de arquivos mesmo quando há a autenticação do servidor, como proteção por senha com .htpasswd, por exemplo:

# Exclude the file upload and WP CRON scripts from authentication
<FilesMatch "(async-upload\.php|wp-cron\.php|xmlrpc\.php)$">
    Satisfy Any
    Order allow,deny
    Allow from all
    Deny from none
</FilesMatch>

Desabilitar o mod_security

Desabilitar o mod_security pode ajudar a resolver o erro de HTTP WordPress. No entanto, como é um módulo de segurança, recomenda-se que tente esse método somente se os demais não funcionarem:

<IfModule mod_security.c>
SecFilterEngine Off
SecFilterScanPOST Off
</IfModule>

Modificar a biblioteca do editor de imagens

O WordPress possui duas bibliotecas para para processamento de imagens – ImageMagick e GD. O ImageMagic é popular por sua robustez e opções avançadas, no entanto, ele pode consumir mais recursos do servidor. Como o erro de HTTP WordPress pode ser causado pela sobrecarga do servidor, uma alternativa é forçar o uso da biblioteca GD.

Você pode fazer isso editando o seu tema, no menu do WordPress "Aparência" > "Editor", selecionando o tema ativo para editar e em seguida editando o arquivo functions.php. Nesse arquivo, adicione o seguinte código depois da última linha:

add_filter( ‘wp_image_editors’, ‘change_graphic_lib’ );

function change_graphic_lib($array) {
return array( ‘WP_Image_Editor_GD’, ‘WP_Image_Editor_Imagick’ );
}

Clique em "Atualizar arquivo" para salvar as modificações.

Você também pode fazer isso adicionando o seguinte trecho no arquivo functions.php do seu tema:

function force_use_gdlib( $editors ) {
$default_editor = 'WP_Image_Editor_GD';
$editors = array_diff( $editors, array( $default_editor ) );
array_unshift( $editors, $default_editor );
return $editors;
}
add_filter( 'wp_image_editors', 'force_use_gdlib' );

Para que essa solução funcione, é necessário que o php-gd esteja habilitado no seu servidor. Por isso, antes de fazer essa modificação, consulte as configurações do PHP no servidor de hospedagem.

O que fazer se o problema persistir?

Em casos específicos, é possível que o erro de HTTP WordPress ainda persista mesmo depois de tentar as soluções acima. Se o problema persiste para você, aqui estão mais algumas coisas que você pode tentar:

  • Verifique o seu tema - cheque se o problema persiste com outro tema, se o problema não ocorrer, você pode precisar atualizar ou reinstalar o seu tema;
  • Desative os plugins - plugins podem sobrecarregar o servidor de hospedagem e causar problemas no WordPress, tente desativar alguns plugins para ver se o problema persiste;
  • Verifique a versão do PHP - para que o WordPress funcione corretamente, a versão do PHP deve ser no mínimo a 5.6.20 nas versões mais recentes;
  • Verifique as permissões - o WordPress possui recomendações para permissões de arquivos e pastas, certifique-se de que sua instalação está configurada corretamente.

Pronto, com essas soluções, você provavelmente conseguirá resolver o erro de HTTP WordPress. Se mesmo depois de todas essas tentativas o problema persistir, o problema provavelmente só poderá ser resolvido pelo suporte técnico do provedor de hospedagem.

Situações como essa mostram como o suporte da hospedagem pode fazer a diferença. Por isso, escolha as melhores hospedagens de sites com o melhor suporte para hospedar o seu site.


Avatar
Redação

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.


TOP 3 Provedores de Hospedagem
Hostinger logo
9.9 /10
GoDaddy logo
9.1 /10
Deixe um comentário