Erro HTTP: o que é e como resolver

Error Http

Os códigos de erro HTTP são a última coisa que você deseja ver em uma resposta. Em qualquer situação, o tráfego é interrompido e o processo de descobrir a causa e a solução começa.

Dito isso, os erros, seja na forma de código ou na simples resposta, são um pouco como tirar uma foto — desagradável, mas incrivelmente útil. Os códigos de erro são provavelmente o elemento de diagnóstico mais útil na web, e isso é surpreendente, dada a pouca atenção que muitas vezes lhes prestamos.

Hoje, vamos falar exatamente sobre por que as respostas a erros e as abordagens de tratamento são tão úteis e importantes. Vamos dar uma olhada em algumas classificações comuns de códigos de erro HTTP que o usuário poderá encontrar, bem como alguns exemplos desses códigos em ação. Confira a seguir!

Como é possível se deparar com erro HTTP ao navegar pela internet?

Os códigos de erro são extremamente úteis. No estágio de resposta de uma página, eles são a maneira em que um desenvolvedor pode comunicar uma falha ao usuário. Este estágio é o primeiro e mais importante passo para não apenas notificar o usuário de uma falha, mas também para iniciar o processo de resolução de erro.

Um usuário não escolhe quando um erro é gerado ou qual erro ele recebe — situações de erro geralmente surgem em instâncias que, para o usuário, são totalmente aleatórias e suspeitas.

As respostas de erro, portanto, são a única comunicação consistente e verdadeiramente constante da qual o usuário pode depender quando ocorre um erro. Os códigos de erro têm um valor implícito na maneira como eles esclarecem a situação e comunicam a funcionalidade pretendida.

É possível determinar o que aconteceu entendendo a qual tipo de código o erro está relacionado. Veja as classes mais comuns de código de status:

  • 1xx: Respostas informativas, o servidor está pensando na solicitação.
  • 2xx: Sucesso! A solicitação foi concluída com sucesso e o servidor deu ao navegador a resposta esperada.
  • 3xx: Redirecionamento. A solicitação foi recebida, mas há um redirecionamento de algum tipo.
  • 4xx: Erros do cliente. A solicitação foi feita, mas a página não é válida — isso geralmente aparece quando uma página não existe no site.
  • 5xx: Erros do servidor. Uma solicitação válida foi feita pelo cliente, mas o servidor não conseguiu concluir a solicitação.

Os códigos de status mais importantes

É importante que todos os profissionais de desenvolvimento e proprietários de sites entendam os códigos de status que têm maior impacto. Continue a leitura!

400 - Solicitação Inválida

Uma resposta de “400 Solicitação Inválida” normalmente significa que o servidor da web não entendeu a solicitação devido à sintaxe inválida. Normalmente, isso indica uma falha técnica envolvendo o cliente, mas a corrupção de dados na própria rede também pode causar o erro.

401 - Não autorizado

O erro “401 não autorizado” ocorre quando o cliente da web solicita um recurso protegido no servidor, mas o cliente não foi autenticado para acesso. Normalmente, um cliente deve efetuar login no servidor com um nome de usuário e senha válidos para corrigir o problema.

403 - Permissão Negada

O erro “http 403” é uma mensagem de erro que é exibida ocasionalmente no navegador da web do usuário. O erro 403 é uma das muitas respostas do protocolo de transferência de hipertexto que podem aparecer ao tentar acessar uma página da web.

O próprio código 403 expressa que a URL solicitada realmente existe, mas a solicitação do cliente não pôde ser executada. Um exemplo disso é quando as páginas da web contêm imagens que não podem ser acessadas ou copiadas com facilidade.

404 - Página Não Encontrada

Quando você vê o erro “404 Página não encontrada”, o servidor da web não encontrou a página, o arquivo ou outro recurso solicitado. Erros 404 indicam que a conexão de rede entre cliente e servidor foi feita com sucesso.

Esse erro HTTP geralmente ocorre quando os usuários inserem manualmente uma URL incorreta em um navegador ou o administrador do servidor da web remove um arquivo sem redirecionar o endereço para um novo local válido. Os usuários devem verificar o URL para resolver esse problema ou aguardar até que o administrador da web o corrija.

500 - Erro Interno no Servidor

É o erro HTTP de servidor mais conhecido, já que é usado sempre que o servidor encontra uma condição inesperada que impede que ele atenda ao pedido do cliente. O código de erro 500 é genérico, sendo retornado quando nenhum outro código 5XX do lado do servidor faz algum sentido.

Caso encontre o erro 500 em seu próprio site, será aconselhável entrar em contato com seu provedor de hospedagem. O motivo provavelmente é um erro de permissão, um arquivo corrompido ou um limite de memória insuficiente. Se você tiver um site WordPress, o erro 500 também pode ser causado por um plugin de terceiros. Você pode testar isso desativando seus plugins, um por um, até que o problema seja encontrado.

502 - Bad Gateway

A mensagem de erro 502 representa um problema de comunicação entre dois servidores. Ocorre quando o cliente se conecta a um servidor que atua como um gateway ou um proxy que precisa acessar um servidor que fornece serviço adicional a ele.

O outro servidor está localizado na hierarquia do servidor. Quando você encontra a página de erro 502, o servidor recebe uma resposta inválida de um servidor upstream.

Na maioria dos casos, isso não significa que o servidor upstream esteja inativo, mas que os dois servidores de comunicação não concordam com o protocolo sobre como trocar dados. Isso geralmente acontece quando uma das máquinas é configurada ou programada incorretamente.

504 - Gateway Timeout

Quando o código de status 504 é retornado, há também um servidor de nível superior em segundo plano que deve enviar dados para o servidor que está conectado ao cliente. Neste caso, o servidor de nível inferior não recebe uma resposta em tempo do servidor upstream que acessou.

A página de erro 504 geralmente indica uma comunicação lenta entre os dois servidores e também pode acontecer de o servidor de nível superior estar completamente inativo.

Como o 504 é um problema de rede em segundo plano, apenas as pessoas que têm acesso a essa rede podem resolvê-lo.

Quer saber mais sobre como evitar erro HTTP em seus sites? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.

Deixe um comentário

Receber novidades por email: