Melhores plugins WordPress para melhorar o seu site

Avatar

Redação

0 avaliações

19 de novembro de 2018 às 10:48

Melhores Plugins para WordPress

O WordPress é o maior sistema de gerenciamento de conteúdo do mundo, e seus plugins o deixam ainda mais poderoso. Os plugins WordPress trazem muitas funcionalidades e uma infinidade de possibilidades, que podem fazer literalmente qualquer coisa que você possa imaginar.

Para tornar o gerenciamento ainda mais profissional sem abrir mão da praticidade, uma excelente alternativa que o sistema oferece são suas extensões – os chamados plugins WordPress. Há diversas demandas que acompanham a gestão de blogs e sites, e os plugins WordPress são as ferramentas que trazem soluções para cada especificidade do seu projeto.

Nós já falamos sobre os melhores sites de plugins para WordPress, chegou a hora de conhecer alguns dos melhores plugins  da plataforma. Vamos lá?

Custo dos Plugins WordPress

O WordPress é uma plataforma gratuita, mesmo o seu serviço hospedável, o WordPress.com, tem um plano grátis. Com os plugins WordPress não é muito diferente, existem muitos plugins gratuitos e que são mantidos ativamente pela comunidade ou seus mantenedores. Como o WordPress.org é completamente open source, é natural que muitos desenvolvedores invistam na plataforma também com projetos de código livre, geralmente como hobby. Algo que ajuda bastante a plataforma, que já tem uma boa reputação por estar do lado do usuário, lutando por uma Web livre.

Os plugins WordPress disponibilizados gratuitamente geralmente são mantidos com doações ou contribuições da comunidade, o que pode não garantir um desenvolvimento ativo do software a longo prazo. Mas também existem aqueles que fazem do desenvolvimento para WordPress o seu trabalho integral, o que torna necessário criar uma forma de monetizar a ferramenta, afinal, todos temos que pagar as contas, certo? Esses plugins geralmente são oferecidos de forma gratuita e possuem uma versão paga, para os usuários que precisam de recursos mais avançados. Esse modelo de monetização de software é chamado de Freemium, em que um "upgrade" pode ser obtido com uma assinatura ou um pagamento único.

E por fim, existem os plugins WordPress exclusivamente pagos, chamados plugins premium. Esses plugins geralmente não tem versão grátis e trazem alguma funcionalidade exclusiva. Os plugins premium para WordPress podem ser obtidos em sites de empresas que desenvolvem exclusivamente para WordPress ou no site do próprio desenvolvedor. Não existe uma faixa de preço para os plugins pagos, então podem existir alguns bem baratos, e outros bastante caros, por isso é importante analisar a sua real necessidade.

Vale a pena pagar por plugins WordPress?

É normal questionar, se, com tantos plugins gratuitos para o WordPress, realmente vale a pena pagar por um plugin premium? E a resposta é: depende. Quando se trata de criar, manter e gerenciar o site, cada caso é um caso. Você deve analisar a real necessidade do plugin, verificar por alternativas gratuitas, se apenas o plugin premium resolve o seu problema de forma satisfatória, provavelmente valerá a pena investir nele.

Um exercício que pode ser feito é imaginar como o seu site ficaria sem aquele plugin, se ele parasse de funcionar e deixasse de ser desenvolvido, o que você faria? Os plugins pagos ou plugins premium são mantidos com o investimento dos usuários, sem eles, esses plugins WordPress provavelmente não seriam desenvolvidos.

Os plugins premium também exigem outros gastos além o de manutenção do código. Muitos plugins para WordPress oferecem uma equipe de suporte para auxiliar na utilização, manter a documentação atualizada, moderar fóruns, etc. Essas atividades geram custos para os desenvolvedores do plugin, para quem precisa de um suporte dedicado, vale a pena dar uma olhada nos planos oferecidos pelos plugins.

Melhores Plugins WordPress exclusivamente pagos

Agora que você já tem uma ideia dos tipos de plugins para a plataforma, vamos à lista com os melhores plugins WordPress!

Visual Composer

Para quem trabalha com muitos sites WordPress e não quer mais repetir temas, ou até para quem não tem experiência com WordPress e quer apenas "arrastar e soltar" elementos para criar páginas, o Visual Composer é uma ótima ferramenta. O plugin funciona como um criador de sites, que permite que o usuário simplesmente arraste e solte os elementos para criar a página. Além disso, o Visual Composer conta com mais de 200 extensões que trazem ainda mais funcionalidades. Com este plugin, é possível criar sites, blogs, portfólios, e muito mais.

Visual Composer - Plugins WordPress

O Visual Composer é completamente compatível com o WordPress, WooCommerce e plugins de SEO, como o Yoast. Ele também foi projetado para integrar as principais funcionalidades do WordPress, como Multisite e Tipos Personalizados de Post.

Apesar do plugin ser pago, é possível experimentar gratuitamente para ter uma ideia de como ele funciona, e se é realmente o que você precisa.

Conheça mais sobre o Visual Composer no site oficial.

UberMenu

Já pensou um criar um menu completamente diferente dos menus que você visualiza nos sites? Um menu único e exclusivo? Então você precisa conhecer o plugin UberMenu!

Plugins WordPress - UberMenu

O UberMenu permite que você crie menus completamente personalizados, e cheios de recursos. É possível criar menus com submenus, imagens, dinâmicos, em cascata. Se você elaborou um menu complexo e não encontrou uma forma de implementar em seu site WordPress, experimente este plugin, com certeza você conseguirá fazer o seu menu com ele.

O plugin também foi projetado para ser responsivo, se adaptando para telas diferentes tamanhos. Logo, o seu menu vai ficar perfeito nos dispositivos móveis, como celulares e tablets.

É possível ver o UberMenu em funcionamento no site oficial, para ter uma ideia de como o seu menu pode ficar.

Slider Revolution

Se você tem um site de notícias, um blog ou até um e-commerce, ter um slider é essencial. É uma excelente forma de dar destaque a notícias, artigos e produtos, assim como divulgar conteúdos e atrair anunciantes. Um plugin premium que pode ajudar bastante na criação e gerenciamento de sliders, é o Slider Revolution.

Plugins WordPress - Slider Revolution

O Slider Revolution é um dos plugins WordPress de sliders mais avançados para a plataforma. O plugin é tão popular que é um dos mais vendidos em todo o mundo, mesmo competindo com outras categorias.

Com o Slider Revolution, você pode criar sliders completamente personalizáveis, com imagens, vídeos e gradientes. Tudo isso pode ser editado no próprio plugin, permitindo que você tenha uma ideia de como será o resultado final. É possível definir áreas determinadas nos elementos do sliders, que quando clicadas, poderão ter diferentes destinos. Se o seu plugin de sliders está deixando a desejar, dê uma chance para o Slider Revolution.

wpDataTables

Tabelas são o principal meio de apresentação de dados, seja em planilhas, bancos de dados e até sites. Se você pretende trabalhar com tabelas, relacionar dados, criar gráficos e exportar para diferentes formatos, você não precisa do Excel, e sim do wpDataTables.

Plugins WordPress - wpDataTable

O wpDataTables é um dos plugins de tabelas mais avançado para WordPress. O plugin se tem recursos que se aproximam das planilhas do Google Sheets ou Excel para seu site. É possível configurar até consultas SQL na utilização do plugin, permitindo a integração direta com um banco de dados.

Conheça mais sobre o wpDataTables e como ele pode te ajudar com o gerenciamento de tabelas e bancos de dados no site oficial.

Melhores Plugins WordPress Grátis

São tantas as opções que é difícil saber quais são os melhores plugins WordPress. Por serem oferecidos de forma gratuita em uma plataforma livre, é possível encontrar plugins de baixa qualidade. Assim, separamos somente os melhores plugins WordPress, que embora não custem nada, estão no mesmo nível dos plugins pagos.

Confira a nossa lista com os melhores plugins WordPress!

PageBuilder

Como o nome diz, o Pagebuilder permite montagem do seu site como se ele fosse um quebra-cabeça. Essa é a proposta do plugin, que muda radicalmente a relação do gestor do site com o design.

Plugins WordPress - PageBuilder

Essa aplicação possibilita a construção da sua página do zero, oferecendo diversos temas e colocando-a no ar em segundos. O dashboard intuitivo não exige experiência anterior em construção de sites, possibilitando que até pessoas leigas no assunto trabalhem com essa aplicação.

A navegação intuitiva do PageBuilder faz deste plugin um dos mais poderosos para quem quer profissionalizar o projeto, pois é o único integrado com todos os recursos necessários para a construção de páginas WordPress.

Abuse da aplicação e enriqueça o visual do seu projeto; crie mapas, galerias de imagens, botões de chamadas, menus e barras interativas e depoimentos. Inove e experimente as diversas opções de acordo com as características do site.

Fez algo e não gostou? A reformulação do layout é simples, o que possibilita ao gestor do projeto sempre fazer testes e buscar a melhor solução. Torne o Page Builder um importante aliado para ajustar o seu endereço eletrônico à identidade visual mais adequada.

Yoast SEO

Este é um dos plugins WordPress mais completos para SEO. Empreendedores digitais já sabem da importância de otimizar as páginas de acordo com os critérios dos motores de busca, portanto, esta aplicação é uma mão na roda para quem busca se adequar nesse sentido. O conhecimento de nível básico das exigências de SEO já permite o uso pleno do Yoast, inclusive sendo muito útil para quem está começando por agregar à prática.

Plugins WordPress - Yoast SEO

O Yoast SEO permite a edição de título de SEO e para o post específico, além de escolher o snippet que é um tipo de chamada breve para a leitura do post, o que incentiva o leitor a clicar no conteúdo quando se depara com o link ao fazer uma busca no Google.

Diversas práticas de SEO são analisadas pela ferramenta, como a eficácia dos títulos, densidade da palavra-chave no texto, tamanho do conteúdo e se está agradável aos olhos do leitor – no caso, com subtítulos e parágrafos curtos. A palavra chave também precisa estar no link da página. É importante lembrar das imagens, que devem trazer descrições sobre o que há nelas sempre envolvendo as palavras-chave.

Fique de olho no semáforo do Yoast, semelhante àquele que encontramos no trânsito, com as mesmas cores e significados similares. Se estiver verde, significa que o conteúdo atingiu o objetivo de se tornar amigável aos motores de busca. Se o ponto estiver laranja, o conteúdo ainda precisa ser melhorado e adequado aos critérios.

O Yoast SEO conta com uma comunidade grande de usuários e muita informação na rede sobre download e instalação. Aproveite a facilidade e o baixo custo de implementação dessa aplicação no seu site WordPress.

Pretty Links

Após otimizar a página de maneira geral para os motores de busca é fundamental dar atenção aos links dessa página. Para se aprofundar e fazer o trabalho completo nessa área, indicamos o Pretty Links. Esta aplicação redireciona páginas do seu blog para URLs amigáveis que você mesmo configura.

Plugins WordPress - Pretty Links

Sabe aquele link todo bagunçado com letras, números e símbolos confusos? O Pretty Links oferece a possibilidade de adicionar ali suas palavras-chave de maneira atrativa para quem clicar, inclusive permitindo a memorização do link. Dá para criar quantas URLs amigáveis forem necessárias e lista-las em links que façam com que o conteúdo crie desejo no usuário.

Na versão Lite, o Pretty Link já conta com muitas funções, e na versão Pro, desenvolvedores ou quem possui apenas um site conta com planos diferenciados para usufruir de opções avançadas.

Google Analytics Dashboard para WordPress

Existem vários plugins WordPress para integrar a plataforma ao Google Analytics, um deles é o Google Analytics Dashboard (GADWP). Além de ser gratuito, o GADWP é completamente open source, e você pode encontrar o código fonte aqui.

Plugins WordPress - Google Analytics

Com o GADWP possível acompanhar gráficos de desempenho por dia, semana ou período determinado, além de verificar os posts mais acessados. A configuração do plugin também é bastante simplificada, facilitando o processo até para os usuários mais leigos.

Todas as atividades registradas são mostradas pela aplicação, desde o rastreamento de links de saída e links de download, possibilitando conhecer melhor as atividades dos usuários enquanto acessam o site. Use esse tipo de informação para selecionar os conteúdos mais populares. Aproveite os números para redefinir suas estratégias de marketing e mensurar os resultados obtidos.

TablePress

Exibir informações em tabelas facilita a visualização e atrai ainda mais acessos para o seu site. Que tal utilizar o TablePress? Essa aplicação permite criar, editar e exportar as tabelas para o site utilizando o Excel. Fácil, né? O melhor é que dá pra adaptar esses elementos ao tamanho e formato da tela do computador ou celular, ou seja, há preocupação em fornecer conteúdo responsivo.

Plugins WordPress - TablePress

Tabelas são úteis principalmente em casos de grande volume de dados, onde a apresentação em listas torna o conteúdo mais agradável visualmente. Considere esta aplicação principalmente se o seu projeto possui conteúdo relacionado à pesquisa, contabilidade, pessoal e serviços, embora possa servir para diversas áreas.

Contact Form 7

Esse plugin é tão popular que despensa apresentações, é simplesmente o mais usado em formulários de contato nos sites WordPress. Se você quer colocar um formulário de contato em seu site WordPress, o Contact Form é uma excelente opção. Além de ser completamente gratuito, logo você tem acesso a todos os recursos disponíveis, sem nenhuma limitação.

Plugins WordPress - W3 Total Cache

São mais de 5 milhões de usuários do Contact Form 7, o que o torna um dos plugins WordPress mais baixados de todos os tempos. O plugin sobrevive através de doações, então se você usa e gosta do plugin, considere fazer uma doação ao desenvolvedor. O Contact Form 7 está disponível em diversos idiomas, inclusive o Português do Brasil. Você pode conhecer mais sobre ele na página oficial.

Conheça também as ferramentas mais práticas para tornar rápidas as instalações e atualizações no seu site em WordPress, além de melhorar a acessibilidade às suas páginas e acabar com os indesejados bugs no seu site. Tudo isso e muito mais dentro do e-book gratuito do Ferramentas Inteligentes com Dicas para o WordPress.

W3 Total Cache

Quase todo mundo já teve a desagradável experiência de precisar acessar um site que demora muito para carregar. É para evitar esse tipo de transtorno que consideramos interessante sugerir a instalação do W3 Total Cache no seu WordPress. Esta aplicação é responsável por otimizar o tempo que as páginas levam para carregar no site.

Plugins WordPress - Contact Form 7

O segredo para o carregamento mais rápido é armazenar informações do site no computador do usuário, como layout e os códigos do endereço eletrônico.

Dessa forma, em um próximo acesso, o servidor não vai gastar tempo baixando novamente a página. Assim o site carregará muito mais rápido do que no primeiro acesso, e melhorará a experiência de usuário.

Conclusão

Esses são apenas alguns dos plugins WordPress mais populares, existem milhares de plugins para WordPress que podem te ajudar bastante. Sempre que buscar por um plugin ou funcionalidade, pesquise também as alternativas, teste e experimente. Você pode se surpreender com a qualidade dos plugins WordPress que são pagos, e no fim, pode valer o investimento.

Assim como os temas, os plugins para WordPress são extremamente importantes. Então ter a segurança de um plugin premium, mantido por desenvolvedores comprometidos com o produto é uma boa ideia. Confira esta lista de sites com temas e plugins para WordPress, você pode encontrar vários plugins interessantes para o seu site.

Procurando a melhor hospedagem WordPress? Escolha a melhor opção para hospedar o seu site ou blog WordPress em nosso ranking de hospedagem.

Confira a Melhor Hospedagem WordPress em nosso ranking!


Avatar
Redação

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.


Hostinger logo
9.9 /10
GoDaddy logo
9.1 /10