Memória RAM e hospedagem: entenda a relação

Avatar

Redação

0 avaliações

9 de maio de 2019 às 5:11

Memória RAM, Hospedagem e o seu site

O termo memória RAM já é algo bastante comum para quem possui conhecimentos básicos sobre computadores e informática. Porém, o que muitos não sabem é que a hospedagem de um site também possui sua própria memória RAM. Este é um aspecto fundamental, para o correto funcionamento dos sites.

Neste artigo, iremos explicar a você o que é memória RAM e qual a relação com a hospedagem.

Saiba como isto afeta a dinâmica dos acessos de seu site. Entenda como saber qual o momento certo de solicitar a expansão para evitar problemas. Ninguém quer ter uma  perda de audiência por causa da memória do servidor, certo? Acompanhe nosso artigo para entender mais sobre isso!

O que é Memória RAM?

Em computação, o termo memória RAM é também conhecido como Memória de Acesso Aleatório. A sigla RAM vem do inglês e significa Random Access Memory.

Este é um tipo de memória que permite a leitura e escrita em sistemas eletrônicos digitais. Isto é fundamental para o correto funcionamento de um computador, smartphone ou tablet, por exemplo.

A memória RAM armazena arquivos temporários, seja de sites, programas que estejam rodando em seu dispositivo, entre outras coisas. Ao contrário da memória de disco ou armazenamento (HDD, SSD), que armazena os arquivos, a memória RAM não armazena nada fixamente, sendo que ela é liberada logo após o uso.

Em termos de hospedagem de sites, a memória RAM se relaciona com a capacidade de acesso instantâneo em seu site.

Porque memória RAM do seu servidor importa

Quando alguém acessar o seu site, as informações que ele receberá estarão armazenadas na memória RAM do servidor de hospedagem. Por exemplo, ao acessar um artigo ou imagem postado em seu site, a memória utilizada será a RAM.

Um site com bastante conteúdo e muitos acessos simultâneos, pode exigir mais recursos do servidor de hospedagem. No entanto, um site com pouco conteúdo e poucos acessos, não vai precisar de muita memória RAM.

Portanto, a memória RAM é um ponto fundamental a ser sempre considerado. Desde o momento da construção do site, até a hora de expandir o conteúdo dele.

Como a Memória RAM afeta a hospedagem?

Os servidores de hospedagem de sites possuem planos diversos, com diferentes capacidades de memória, que se aplicam a muitas categorias de sites.

Para os iniciantes, a memória RAM oferecida nos planos mais básicos costuma ser suficiente. Como os sites de quem está começando não deverão ter uma quantidade tão grande de acessos, dificilmente isso problema.

Já para sites que tenham uma quantidade de acesso considerável, a quantidade de memória RAM poderá fazer a diferença.

É preciso considerar também momentos de pico nos acessos ao seu site. Por exemplo, se o seu site fala sobre casamentos, é preciso ter a noção que o mês de maio, tradicionalmente conhecido com o mês das noivas, será um período de pico de acessos a ele.

Por isso, a capacidade de memória RAM de seu site deverá suportar este aumento repentino. Caso contrário, ele poderá ficar lento, ou pior, fora do ar, por conta deste aumento no número de acessos.

Os recursos do servidor afetam o seu site

Memória RAM, Hospedagem e o seu site

Considere também a mudança da natureza do conteúdo de seu site. Se o seu conteúdo não atrai muitas visitas simultâneas, você não precisará se preocupar muito com a memória. No entanto, se o seu site começar atrair mais atenção de seu público, a demanda por memória ficará mais alta. Este deverá ser o momento de pensar em fazer um upgrade em seu plano de hospedagem.

Caso a memória RAM se torne um impeditivo ao carregamento de conteúdo mais robusto ao seu site, os seus usuários poderão ter dificuldades ao acessá-lo, o que, gradativamente, poderá fazer com que eles deixem de fazer isso, reduzindo a sua audiência.

Quando e como expandir a Memória RAM?

Se os picos de acesso de seu site são esporádicos, ou seja, não são um problema recorrente, uma expansão maior de memória RAM poderá ser um investimento que demore a trazer retorno, ou pior, acarrete em prejuízo, com o passar do tempo.

É preciso ter a exata noção acerca da necessidade de tal expansão, para evitar gastos desnecessários. Por isso, acompanhar os resultados de seu site e analisar a qualidade do acessos. Esses são processos que irão fornecer métricas fundamentais, para auxiliar na decisão de pedir, ou não, a expansão de memória.

Basicamente, o que irá definir a necessidade de expandir a memória, é o fluxo do seu site. Se ele começar a apresentar lentidão no carregamento de alguns arquivos, especialmente nos momentos de picos de acesso, certamente você deve começar a pensar seriamente em expandir a sua memória RAM.

Muitos servidores de hospedagem de sites oferecem pacotes de expansão de memória RAM a preços bem acessíveis, sendo um processo rápido e simples, que, na maioria dos casos, não irá demandar nenhuma alteração específica no site.

Portanto, se for necessária a expansão da capacidade da memória, você poderá fazer sem colocar em risco o seu site, o mantendo online, enquanto aumenta a capacidade de acesso a ele.

Memória RAM em planos de hospedagem

Os planos mais básicos oferecem uma quantidade padrão de memória RAM, que geralmente estará saturada após pouco tempo, já que à medida que os acessos aumentam, a necessidade de memória também aumentará.

Esta é uma forma de muitos serviços de hospedagem de sites aumentarem as suas próprias vendas, já que a demanda por mais memória deverá, mais cedo ou mais tarde, afetar a todos os usuários que se dediquem aos seus próprios sites.

Existem, ainda, na maioria dos serviços de hospedagem, pacotes extras de memória RAM, que permitem ao proprietário do site manter a qualidade do acesso, retendo o seu público, porém, sem a necessidade de contratar um plano superior, fazendo, assim, um investimento menor.

Memória RAM, Hospedagem e o seu site

Para finalizar, é importante ressaltar que a capacidade necessária de memória RAM de seu site está diretamente atrelada ao desempenho do mesmo.

Um site com baixa capacidade de memória RAM, caso seja composto por conteúdo mais gráfico e dinâmico, o que não é o caso dos textos simples, acabará por ficar muito lento, demorando muito para carregar o conteúdo.

Se estiver notando o crescimento de tráfego de seu site, invista no aumento de memória, antes que ele comece a ficar lento, ou saia do ar, em momentos de picos de acesso.

Conclusão

Ninguém gosta de acessar um site que apresente lentidão e, assim como a maioria de nós, as pessoas que acessam o seu site não ficarão satisfeitas com um site lento e pesado demais, que irá demorar para carregar, sendo que vão, eventualmente, parar de acessá-lo.

Avalie constantemente as mudanças que ocorrem em seu site, como quantidade de acesso, o conteúdo com o qual seu público interage e acessa com mais frequência e a estabilidade e eficiência de acesso nele.

Estes serão os pontos que irão te dar as medidas necessárias para decidir a necessidade de investimento adicional em memória RAM, para você continue a ter um site com muitos acessos e com um conteúdo de qualidade, agradando aos que acessarem e consumirem o conteúdo de seu site.

Em dúvida de qual plano escolher? Faça o nosso teste e veja qual é a melhor hospedagem de sites pra você!


Avatar
Redação

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.


TOP 3 Provedores de Hospedagem
Hostinger logo
9.9 /10
GoDaddy logo
9.1 /10