Migrar site WodPress: passo a passo completo

Saber como migrar um site WordPress é importante para qualquer pessoa que utilize o CMS.

Pode ser que você precise trocar de hospedagem, mudar o domínio ou simplesmente queira migrar seu site WordPress local para um servidor e publicar o seu site na internet. Seja qual for a situação, em algum momento você vai precisar saber como fazer a migração do seu site.

Migrar site WordPress

Uma das principais vantagens do WordPress é a liberdade que ele oferece. Você tem total controle dos seus dados, e pode migrar livremente de plataforma ou hospedagem. Neste guia, você vai aprender como migrar um site WordPress de forma fácil e rápida, independente do seu provedor de hospedagem. Acompanhe!

Como migrar site WordPress?

Existem várias formas de migrar um site WordPress, e uma forma bem prática de fazer isso é utilizando um plugin de backup e restauração. Usar um plugin poupa o trabalho de ter que migrar o site WordPress manualmente, facilitando bastante o processo para qualquer pessoa que usa o CMS.

Entre os melhores plugins de migração, estão:

  • Duplicator - um plugin de migrar site WordPress preferido por muitos, com mais de 1 milhão de downloads.
  • All in One WP Migration - plugin para migrar site WordPress apoiado por várias hospedagens, mais de 1 milhão de downloads.
  • BackWPup - uma ótima alternativa para backup com suporte para serviços de cloud, mais de 600 mil downloads.
  • UpdraftPlus - solução de backup com suporte para serviços de cloud e WP-CLI, mais de 2 milhões de downloads.
  • WP Migrate DB - plugin especializado na migração de bancos de dados do WordPress, mais de 300 mil downloads.
  • BackupBuddy - plugin profissional de backup e restauração de sites WordPress, mais de 500 mil downloads.

Com qualquer um desses plugins, você consegue migrar site WordPress local para outro servidor ou de uma hospedagem para outra, assim como de um domínio para outro. Neste guia, nós vamos usar o Duplicator, que é um plugin fácil de usar e compatível com as hospedagens mais populares.

Por que usar o Duplicator?

Como foi dito, um plugin de backup e restauração facilita bastante o processo de migrar o site WordPress, e o Duplicator consegue oferecer uma experiência bem amigável, sem necessidade de realizar muitas configurações ou procedimentos técnicos.

Migrar site WordPress - Duplicator

Assim, qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento técnico ou experiência técnica com gerenciamento de hospedagem pode migrar site WordPress facilmente.

Migrar site WordPress - Duplicator pluginVantagens do Duplicator
  • Grátis para usar
  • Não tem limite de tamanho de arquivos
  • Desenvolvimento ativo
  • Bem documentado
  • Compatível com hospedagem compartilhada
  • Permite múltiplos backups
  • Instalação fácil

Apesar de não ter todos os recursos da versão paga, a versão gratuita do Duplicator é mais do que o suficiente para quem busca migrar um site WordPress. Por isso, nós escolhemos esse plugin para fazer este guia.

O Duplicator pode ser usado migrar um site WordPress em diferentes situações, como:

  • Migrar site WordPress localhost para servidor - se você tem o site instalado no seu próprio computador e quer migrar o WordPress para um servidor de hospedagem.
  • Migrar site WordPress para outro servidor - se você tem o site em uma hospedagem e quer migrar o WordPress de uma hospedagem para a outra.
  • Migrar site WordPress para outro domínio - se você quer mudar somente o nome de domínio do seu site WordPress.

Seja para migrar o WordPress local para outro servidor, de uma hospedagem para outra ou simplesmente para outro domínio, basta seguir os passos abaixo. Acompanhe!

Migrar site WordPress: passo a passo

Antes de dar início ao passo a passo para migrar o site WordPress, é preciso conhecer os requisitos para que a migração tenha sucesso.

Embora pareça complicado no começo, seguindo os passos corretamente, migrar o site WordPress para outro servidor é muito fácil, e qualquer pessoa pode fazer.

O que eu preciso saber antes de migrar um site WordPress?

Para migrar o site WordPress com sucesso, é importante que você tenha:

  • Um site WordPress local no seu computador ou em um servidor de hospedagem.
  • O plugin Duplicator instalado no seu site WordPress.
  • Acesso ao painel de hospedagem para transferência de arquivos e criação de banco de dados.

Com isso, podemos dar início ao nosso passo a passo de como migrar um site WordPress para outro servidor. Vamos lá?

1. Criar um pacote no Duplicator

O primeiro passo para migrar o site WordPress do localhost para o servidor de hospedagem é criar um pacote no Duplicator. No Duplicator, um pacote é um backup dos arquivos, bancos de dados e configurações da sua instalação do WordPress.

Migrar site WordPress - Pacotes do Duplicator

Assim que o Duplicator for instalado e ativado, você poderá acessar as opções de gerenciamento do plugin, que exibirá a tela com os pacotes criados, assim como a opção para criar um novo. Para criar um pacote,  basta clicar no botão "Create New".

Migrar site WordPress localhost para servidor - Criando pacote no Duplicator

Na etapa seguinte, o Duplicator vai exibir algumas configurações opcionais que podem ser realizadas no pacote. Não há necessidade de alterar nenhuma dessas opções agora, mas se você já tiver os dados de conexão do banco de dados, você já pode informá-los na opção "Installer".

Para continuar, basta clicar no botão "Next".

Migrar site WordPress localhost para servidor de hospedagem - Criando pacote no Duplicator

Depois disso, o Duplicator vai realizar uma análise técnica na instalação do WordPress, verificando configurações do servidor local e os arquivos do sistema. Durante essa análise, é importante que você mantenha a janela/aba do navegador aberta.

Migrar site WordPress localhost para servidor - Análise do Duplicator

Assim que a análise for concluída, você poderá ver os resultados e criar o pacote clicando no botão "Build":

Migrar site WordPress localhost para servidor - Análise concluída no Duplicator

Após isso, o Duplicator começará a construir o pacote com os arquivos necessários para migrar o site WordPress do localhost para o servidor de hospedagem. O tempo para criar o pacote vai variar a depender do tamanho da instalação do seu WordPress. É necessário manter a janela/aba aberta para não interromper o processo.

Migrar site WordPress localhost para servidor - Construindo o pacote no Duplicator

Quando o Duplicator concluir a construção do pacote, dois arquivos serão arquivos gerados: um arquivo .zip que contém o backup com os arquivos e banco de dados do WordPress, e o outro é o instalador, um arquivo installer.php que servirá para restaurar o backup gerado no servidor de hospedagem.

Você pode clicar em cada um dos botões para baixar os arquivos ou no link "One-Click Download" para iniciar o download de ambos arquivos de uma só vez.

Migrar site WordPress localhost para servidor - Baixando o arquivo de backup

Feito o download de ambos os arquivos, podemos seguir para a etapa para migrar o site WordPress do localhost para o servidor de hospedagem.

2. Transferindo os arquivos do pacote

Com os dois arquivos do pacote no seu computador, agora é necessário transferir esses arquivos para o servidor de hospedagem. Você pode fazer isso usando o gerenciador de arquivos do painel de controle de hospedagem ou um cliente FTP para fazer o upload dos arquivos via FTP.

A maioria dos provedores de hospedagem disponibilizam um gerenciador de arquivos que pode ser acessado pelo navegador e pode facilitar esse processo. Então, basta acessar o painel de controle, procurar por "gerenciador de arquivos" e a opção de fazer upload.

Enviando pelo gerenciador de arquivos do cPanel

Quem utiliza uma hospedagem com cPanel pode enviar os arquivos clicando em "Carregar" no gerenciador de arquivos e selecionar os dois arquivos que devem ser enviados. Provedores como HostGator, HostMídia e GoDaddy utilizam o cPanel para gerenciamento da hospedagem, então é bem fácil fazer o envio de arquivos.

Migrar site WordPress localhost para servidor - Gerenciador do cPanel

Note que os arquivos devem ser transferidos para a pasta em que você deseja migrar o site WordPress. No exemplo acima, os arquivos estão na pasta "public_html/wordpress", então ao fim da migração, o WordPress estará acessível a partir do "seudominio.com.br/wordpress".

Enviando pelo gerenciador de arquivos da Hostinger

Alguns provedores de hospedagem utilizam seu próprio painel de controle com um gerenciador de arquivos personalizado. No caso da Hostinger, por exemplo, o gerenciador de arquivos é bastante amigável, então os arquivos podem ser facilmente enviados por ele.

Migrar site WordPress localhost para servidor - Gerenciador Hostinger

Nesse caso, os arquivos foram enviados para a pasta "public_html", então depois de migrar o site WordPress, ele ficará no endereço raiz: "seudominio.com".

No entanto, há casos em que o gerenciador de arquivos do provedor de hospedagem não funciona tão bem com essas opções. O gerenciador de arquivos da UOL HOST é um exemplo disso. Como há um limite para envios no gerenciador de arquivos, é necessário usar um cliente FTP para fazer o envio.

Migrar site WordPress localhost para servidor - Gerenciador UOL HOST

Se esse for o caso da sua hospedagem, a alternativa é fazer o envio com cliente FTP, como o FileZilla. Confira o passo a passo de como usar o FileZilla para transferir arquivos do seu computador para o servidor de hospedagem.

2.1. Criando um banco de dados

Antes de executar o instalador, é necessário criar um banco de dados MySQL ou MariaDB, que será solicitado durante a restauração do WordPress. Para fazer isso, procure pela opção de banco de dados no seu painel de hospedagem.

Criando um banco de dados no cPanel

A configuração do banco em uma hospedagem com cPanel acontece em 3 etapas:

  • Criar o banco de dados
  • Criar um usuário de banco de dados
  • Associar o usuário ao banco de dados

Primeiro, você deve criar o banco de dados:

Migrar site WordPress localhost para servidor - Criando banco de dados no cPanel

Em seguida, crie um usuário para poder acessar o banco de dados:

Migrar site WordPress local para outro servidor - Criando usuário no banco com cPanel

O terceiro e último passo é associar o usuário criado ao banco de dados:

Migrar site WordPress local para outro servidor - Adicionar usuário ao banco no cPanel

Clicando em adicionar, você terá a opção de selecionar os privilégios do usuário no banco de dados, marque a caixa com "Todos os privilégios" e complete clicando no botão "Fazer alterações".

Migrar site WordPress para outro - Privilégios do usuário do banco

Depois disso, você já poderá visualizar o banco de dados e o usuário no painel:

Migrar site WordPress local para outro servidor - Banco criado no cPanel

Esses passos podem ser usados para qualquer hospedagem que utilize cPanel. Porém, no caso de uma hospedagem com painel personalizado, como no caso da Hostinger, o processo pode ser diferente.

Criando um banco de dados no painel Hostinger

Agora, vamos fazer o mesmo procedimento na Hostinger. Aqui, o processo é mais rápido, pois o usuário já é criado com os privilégios junto com o banco de dados.

Migrar site WordPress local para outro servidor - Criar banco de dados na Hostinger

Basta preencher o nome do banco e usuário e eles serão criados:

Migrar site WordPress local para outro servidor - Banco criado na Hostinger

Independente do provedor de hospedagem utilizado, depois de criar o banco de dados você precisará das seguintes informações para migrar o site WordPress:

  • Nome do banco de dados - informado pelo provedor de hospedagem.
  • Usuário do banco de dados - informado pelo provedor de hospedagem.
  • Endereço (host) do banco de dados - geralmente "localhost" mas pode variar de acordo com o provedor de hospedagem.
  • Senha do usuário do banco de dados - definida por você na criação do usuário do banco de dados.

Com esses dados, podemos prosseguir para a etapa final do tutorial de migrar o site WordPress: a restauração do pacote do Duplicator.

3. Restaurando o pacote do Duplicator

Com o banco de dados criado na sua hospedagem, você já pode começar o processo de restauração pelo instalador do Duplicator. Para fazer isso, você deve acessar o arquivo .php do instalador pelo navegador, através do seu endereço de acordo com a pasta em que você enviou os arquivos do pacote.

  • Se você enviou os arquivos direto para a public_html, acesse: http://seudominio.com/installer.php
  • Se você enviou os arquivos para uma subpasta, acesse: http://seudominio.com/nomedapasta/installer.php

Atenção: Substitua o "nomedapasta" com a pasta em que estão os arquivos do Duplicator.

Ao acessar arquivo do instalador pelo navegador, será exibida a tela para dar início à restauração e migrar o site WordPress. Basta marcar a caixa de verificação e clicar em "Next".

Migrar site WordPress - Restaurando pacote no Duplicator

Depois disso, o Duplicator vai começar a extrair os arquivos do pacote. Esse processo pode levar algum tempo, então é importante que você mantenha a janela/aba da instalação aberta até que essa etapa seja concluída.

Migrar site WordPress - Extração no Duplicator

Agora, o instalador do Duplicator vai pedir os dados de conexão com o servidor de banco de dados. Você deverá informar os dados obtidos na etapa anterior.

Preencha o formulário da seguinte forma:

  • Action: selecione "Connect and Remove All"
  • Host: geralmente é localhost, mas pode variar a depender do provedor de hospedagem
  • Database: o nome do banco de dados criado na hospedagem.
  • User: nome do usuário do banco criado na hospedagem.
  • Password: a senha do usuário do banco de dados.

Nota: ao continuar, o Duplicator vai apagar completamente o banco de dados. Por isso, certifique-se de estar usando o banco de dados correto.

Depois de preencher os dados, basta clicar no botão "Test Database". Se tudo correr bem, será indicado na tela que os testes foram bem sucedidos e você poderá clicar "Next" para prosseguir com a restauração.

Migrar site WordPress - Instalar banco com Duplicator

Você receberá uma confirmação sobre a remoção dos dados do banco de dados atual, basta clicar em "Ok" para confirmar:

Migrar site WordPress - Confirmação do Duplicator

Após confirmar, basta aguardar a instalação do banco de dados.

Migrar site WordPress local para servidor - Instalando banco

O Duplicado vai exibir o progresso da instalação do banco de dados, e da mesma forma das etapas anteriores, é necessário manter página aberta durante o processo.

Assim que concluída a instalação, você poderá visualizar o endereço, caminho e título que serão definidos depois de migrar o site WordPress.

  • URL: endereço de onde o WordPress ficará acessível após a migração.
  • Path: caminho da instalação, em que os arquivos serão instalados.
  • Title: título do site WordPress.

O instalador do Duplicator vai exibir a tela para confirmar esses dados, e para prosseguir, basta clicar em "Next".

Migrar site WordPress - Configurando o endereço

Nota: Embora você possa modificar essas informações aqui, é recomendado que você escolha o caminho em que o WordPress será instalado e sua URL antes de executar o instalador, colocando os arquivos do Duplicator já na pasta em que você pretende migrar o site WordPress.

Depois disso, o Duplicator vai realizar as modificações necessárias no WordPress, substituindo as configurações do servidor e domínio anterior pelo informado por você, e migrar o site WordPress:

Migrar site WordPress - Duplicator processando dados

Por fim, basta clicar em "Admin Login" para concluir a migração do site WordPress. Essa etapa é muito importante, pois clicando nesse botão, o Duplicator removerá os arquivos de instalação e manterá o seu site seguro, concluindo completamente o processo de migração.

Assim que acessar o seu painel de administração do WordPress, você será redirecionado para a tela do Duplicator indicando que os arquivos de instalação foram removidos:

Migrar site WordPress - Migração concluída

Depois de visualizar essa tela, você já poderá acessar o seu site WordPress no novo servidor. Vale lembrar que esse mesmo procedimento é válido no caso de querer realizar a migração de um servidor para outro ou simplesmente migrar site WordPress para outro domínio.

Conclusão

Pronto, com isso chegamos ao fim do nosso guia de como migrar um site WordPress do localhost para o servidor de hospedagem. Viu como migrar site WordPress não é difícil? Com ajuda de um plugin como o Duplicator, migrar um site WordPress se torna um processo muito simples.

Seja para migrar um site WordPress local para outro servidor ou deixar aquela hospedagem que não está mais dando conta do recado, é bom saber que é possível migrar um site WordPress com facilidade.

Está procurando uma hospedagem nova para migrar seu site WordPress? Confira nosso ranking e descubra qual a melhor hospedagem de sites para você!

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem o melhor provedor de hospedagem, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.

Deixe um comentário

  1. Alexandre Bernardi imagem Alexandre Bernardi
    3 de abril de 2019
    Responder

    Funciona maravilhosamente bem. Perfeito. Excelentes e claras explicações. Muito obrigado.

Receber novidades por email: