7 Melhores Provedores de Hospedagem Moodle: confira a lista

Melhor hospedagem Moodle

Para quem quer criar um site de cursos online, um sistema de gestão de aprendizado online é uma ótima opção. Além de ser fácil de usar, o Moodle também é fácil de hospedar. Tudo que você precisa é escolher uma hospedagem Moodle e começar a usar a plataforma.

Em nossos reviews, nós pudemos avaliar quais são os melhores provedores de hospedagem e descobrir quais deles são os melhores para hospedar o Moodle.

Aqui está a lista com os melhores provedores de hospedagem Moodle:

  1. Hostinger (hospedagem Moodle mais barata)
  2. WebLink (melhor atendimento e suporte)
  3. UOL HOST (suporte por telefone)
  4. HostGator (bastante armazenamento e transferência ilimitada)
  5. HostMídia (recursos ilimitados)
  6. KingHost (contas de e-mail ilimitadas para até 50 GB)
  7. Umbler (planos personalizados)

Confira abaixo mais detalhes sobre cada um desses provedores.

1. Hostinger

Hospedagem Moodle - Hostinger
Uptime 99.93%
Desempenho 511ms
Espaço em discoA partir de 10 GB
TransferênciaIlimitado
SuporteChat e e-mail 24/7
Contas de e-mailIlimitadas

A Hostinger é uma das maiores empresas de hospedagem no mercado. O provedor é recomendado para diversos tipos de hospedagem, e isso não é diferente quando se trata de hospedagem Moodle. O ambiente de hospedagem da Hostinger já vem pronto para a plataforma.

Para começar a usar o Moodle na hospedagem da Hostinger, basta fazer a instalação pelo instalador automático. O processo é feito rapidamente e em poucos minutos, você já tem acesso à sua plataforma de ensino online.

Ler Review Completo

Hospedagem Moodle - WebLink
Uptime 99.94%
Desempenho 395ms
Espaço em discoA partir de 10 GB
TransferênciaA partir de 100 GB
SuporteChat e e-mail 24/7
Contas de e-mailIncluídas

Quando se trata de suporte e atendimento em hospedagem de sites, a WebLink é uma das opções mais bem avaliadas. Com excelentes avaliações em sites como ReclameAqui, a empresa é constantemente elogiada pela qualidade de atendimento em seus serviços.

Usar a WebLink como hospedagem Moodle também é muito fácil. A instalação pode ser feita com poucos cliques por meio do seu instalador automático que, além do Moodle, conta com diversas plataformas e sistemas de gerenciamento de conteúdo alternativos.

Ler Review Completo

3. UOL HOST

Hospedagem Moodle - UOL HOST
Uptime 99.99%
Desempenho 660ms
ArmazenamentoAté 40 GB
TransferênciaIlimitada
SuporteChat, telefone e e-mail
Contas de e-mail5

A UOL HOST é uma das mais antigas e tradicionais empresas de hospedagem no mercado brasileiro. A empresa conta com diversos benefícios e até um período gratuito para experimentar os serviços. Os planos são flexíveis e dão bastante controle para os usuários.

Porém, embora os planos da UOL HOST funcionem perfeitamente como hospedagem Moodle, a instalação deve ser feita manualmente, pois não há o Moodle para a instalação automática. Portanto, é importante ter isso em mente se pretende escolher esse provedor.

Ler Review Completo

4. HostGator

Hospedagem Moodle - HostGator
Uptime 100.00%
Desempenho 219ms
Espaço em discoAté 100 GB
TransferênciaIlimitada
SuporteChat e e-mail
Contas de e-mailIlimitadas

A HostGator é mais uma boa opção para hospedagem Moodle. Todos os planos possuem bom desempenho, recursos de sobra e ainda contam com certificado SSL gratuito. Além disso, a HostGator utiliza o cPanel em todos os seus planos, o que torna a administração da hospedagem algo muito fácil.

E como a HostGator utiliza o cPanel como painel de hospedagem, instalar o Moodle é extremamente fácil. Para usar a HostGator como hospedagem Moodle, basta ir até a opção de instalação automática. Com poucos cliques o Moodle estará pronto para ser usado como plataforma de cursos online.

Ler Review Completo

5. HostMídia

Hospedagem Moodle - HostMídia
Uptime 97.55%
Desempenho 635ms
Espaço em discoIlimitado
TransferênciaIlimitada
SuporteChat, telefone e e-mail
Contas de e-mailIlimitadas

Ainda que não seja tão popular quanto outras desta lista, a HostMídia é mais uma boa opção de hospedagem Moodle. Os planos da empresa incluem basicamente tudo que você espera das melhores empresas de hospedagem do mercado.

Além de incluir a instalação do Moodle com um clique, os planos contam com recursos ilimitados e suporte para tecnologias adicionais. E o melhor, se você não gostar da hospedagem da HostMídia, você tem 40 dias de garantia do seu dinheiro.

Ler Review Completo

6. KingHost

Hospedagem Moodle - KingHost
Uptime 99.91%
Desempenho 1,110ms
Espaço em discoA partir de 10 GB
TransferênciaIlimitada
SuporteChat, telefone e e-mail
Contas de e-mailIlimitadas

A KingHost é mais uma opção popular para hospedagem Moodle. O provedor é famoso pelo suporte para diversas linguagens de programação e bancos de dados, além dos tradicionais PHP e MySQL. No caso do Moodle, a KingHost é completamente compatível com a plataforma, que pode ser usada sem problemas.

No entanto, a KingHost não disponibiliza o Moodle para instalação fácil pelo instalador automático. Escolhendo esse provedor, você terá que instalar o Moodle manualmente, baixando os arquivos no site oficial e enviando para hospedagem por FTP.

7. Umbler

Hospedagem Moodle - Umbler
Uptime 99.98%
Desempenho 402ms
Espaço em discoA partir de 1 GB
TransferênciaIlimitada
SuporteChat e e-mail
Contas de e-mailNão incluídas

Entre as hospedagens da lista, a Umbler é talvez a opção mais moderna e flexível. De entrada no site do provedor, já é possível perceber que há algo diferente das demais. Isso ocorre porque a Umbler possui um conceito e modelo de negócio diferente da hospedagem tradicional.

Com a Umbler, você pode escolher somente os recursos que precisa, e assim você evita pagar por coisas que não vai utilizar. Porém, o instalador automático da empresa ainda é limitado, então se você pretende usar como hospedagem Moodle, terá que fazer a instalação manual.

Ler Review Completo

O que é Moodle?

O Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) ou Ambiente Modular Orientado ao Objeto, é a plataforma de educação à distância mais utilizada do mundo. A plataforma é  totalmente intuitiva e possibilita que qualquer pessoa crie um ambiente voltado ao ensino

Hospedagem Moodle - O que é Moodle

O Moodle também um projeto colaborativo de código aberto, livre e gratuito. Isso quer dizer que além de usar, qualquer pessoa pode contribuir com o desenvolvimento do Moodle e melhorá-lo ainda mais. O sistema foi oficialmente lançado em 2002, e continua firme até hoje.

Além disso, o Moodle ultrapassa a função de plataforma de cursos online, sendo útil em universidades para treinamentos de professores. O sistema não se limita exclusivamente ao ensino a distância, já que é utilizado como apoio em cursos presenciais e grupos de estudo. Vamos explorar mais a plataforma.

Como instalar o Moodle na hospedagem

Com uma hospedagem Moodle, a instalação é completamente automática. Você só precisa acessar a ferramenta de instalação da hospedagem e escolher o Moodle para ser instalado, sem necessidade de realizar configurações manualmente.

No entanto, você também pode baixar o Moodle no site oficial e fazer a instalação manual. Basta fazer download do Moodle clicando aqui. Após descompactar os arquivos, você pode usar um cliente FTP para enviar os arquivos do diretório Moodle a hospedagem.

O endereço da instalação é seudominio.com/moodle, onde “seudominio” é o nome do seu site.

Moodle Download

Após escolher o idioma português para a implantação do Moodle, você vai confirmar o seu endereço final da instalação criar um atalho para o diretório moodledata, onde serão armazenados os arquivos que o próprio sistema gera e não devem ficar acessíveis para o público em geral.

A seguir, serão solicitadas diversas informações sobre bancos de dados e fazer as devidas verificações de segurança. Avançando na instalação, você vai baixar o pacote completo de idioma português, para utilizar em toda a interface do Moodle.

Após ter gerado o arquivo configuração, as cláusulas de licença do software, que é livre e aberto, são disponibilizadas para leitura.

A última etapa da instalação trata da criação das tabelas, essenciais para o bom funcionamento do Moodle e, logo em seguida, preenchidas com dados do próprio sistema. Em seguida, o próprio usuário configura a sua conta com informações como e-mail, login, senha, país, idioma, entre outros itens.

Formato de cursos no Moodle

O Moodle oferece três opções para disponibilizar os conteúdos: social, semanal ou modular. A opção de curso social foca mais na troca de conhecimentos entre os participantes do que na estrutura do conteúdo. As duas últimas opções que liberam esses conteúdos são disponibilizados conforme o avanço no curso seja por semana ou por módulo.

Moodle Formatos de Curso

Logo na instalação do Moodle é possível identificar uma categoria padrão já existente. Muitas vezes vem com o nome de “Miscelânea”. Quem vai utilizar a plataforma para ofertar diversos cursos pode aproveitar para organizá-los em categorias, já que a interface disponibiliza essa praticidade ao usuário.

A interface dividida em três colunas abriga o menu, caixa central para colocar os conteúdos dos cursos e caixa à direita com o calendário e os cronogramas dos cursos, além de ser possível conversar com outros membros do curso.

Criando um curso no Moodle

Conforme visto anteriormente, o Moodle permite a criação de muitos cursos em uma só interface e a separação deles de acordo com suas categorias. Para criar seu curso, você precisa ir até o botão “Expandir Tudo” na sua plataforma Moodle.

Moodle - Criando um Curso

Aqui, é interessante que você já tenha definido o nome do curso, sua categoria e a duração. A interface disponibiliza caixas de texto para colocar a descrição do curso, que nada mais é do que uma pequena descrição do que os estudantes vão aprender ali.

O sumário do curso que vem em seguida pode conter as etapas de aprendizado e em quais módulos estão divididos. Abaixo, é possível escolher qual formato do curso será disponibilizado, entre as opções social, semanal ou modular.

A seguir, as configurações da aparência do curso para o aluno trazem as opções de definição.

Moodle - Demonstração

É possível controlar quais áreas o aluno têm acesso ou não, quantas atualizações a tela do aluno vai receber e o acesso dele ao desempenho obtido no curso por via das notas. Aproveite a guia Uploads para definir o tamanho dos arquivos que os participantes podem enviar ao servidor, a fim de não sobrecarregá-lo.

Use o modo de teste do Moodle para experimentar a plataforma gratuitamente clicando aqui.

Por fim, há a opção de criar grupos dentro da sua comunidade de ensino. O campo “grupos” permite que sejam criados grupos separados, onde o membro só pode ter acesso às discussões do grupo onde está inserido, ou grupos visíveis, onde as conversas ficam disponíveis para qualquer pessoa ler, embora a participação fique restrita a quem faz parte do grupo. Se não for interessante para o seu curso, pode simplesmente optar por não criar nenhum grupo.

Recursos do Moodle

Para tornar o seu curso no Moodle ainda mais interativo conte com os recursos que podem ser adicionados via plug-ins ou extensões à sua plataforma. Assim, é possível disponibilizar o conteúdo com apoio de vídeos, games, webconferência, chat e muitas opções mais legais do que longos PDFs. Você pode encontrar muitas informações sobre os recursos na documentação do Moodle.

Moodle Documentação e Recursos

Lembre-se que, embora a qualidade do ensino online se equipare à qualidade dos cursos presenciais, manter a atenção do aluno é um desafio ainda maior. Se o participante não contar os estímulos necessários que promovam a sua permanência na plataforma, seu foco passa rapidamente para a outra aba do navegador.

Por isso, faça um esforço para manter o ambiente do curso bem limpo visualmente. Use cores leves, traços básicos e no máximo dois tipos de fontes. Um layout desproporcional tira o foco do aprendizado e sobrecarrega o aluno que já passa tanto tempo olhando para a tela. Faça o máximo para que o visual não canse a vista. Se necessário, contrate um designer.

Resumindo

Não restam dúvidas de que o Moodle é uma das melhores plataformas de aprendizagem para criação de cursos online. E com tantas boas opções de hospedagem Moodle, fica ainda mais fácil começar a usar a plataforma e dar início ao seu projeto de aprendizado.

A procura por plataformas educacionais está cada vez mais forte e a Educação à Distância está cada vez mais popular. Ministrar algum tipo de curso online não exige acúmulo de títulos acadêmicos; basta ter experiência suficiente com o tema abordado que permita auxiliar outras pessoas a se aprofundar no assunto.

Os custos para manter o Moodle muitas vezes se limitam ao plano de hospedagem, mas com as melhores hospedagens possuem planos bastante acessíveis, então é possível escolher uma hospedagem Moodle sem gastar muito com isso.

E você? Já escolheu uma hospedagem para começar a usar o Moodle? Compartilhe com a gente nos comentários!

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.
Receba os artigos do blog por e-mail: