Moodle: conheça essa excelente plataforma

Moodle

O Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) ou Ambiente Modular Orientado ao Objeto, ou Moodle, é a plataforma de educação à distância mais utilizada do mundo. O design é totalmente intuitivo, possibilitando que qualquer pessoa crie um ambiente voltado ao ensino praticamente do zero. Além disso não há necessidade de uma experiência anterior com a montagem de cursos online.

O sistema colaborativo de código aberto, livre e gratuito, foi oficialmente lançado em 2002, e continua firme até hoje. O Moodle ultrapassa a função de plataforma de cursos online, sendo útil em universidades para treinamentos de professores. O sistema não se limita exclusivamente ao ensino a distância, já que é utilizado como apoio em cursos presenciais e grupos de estudo. Vamos explorar mais a plataforma? 🙂

Como instalar o Moodle

Para começar a fazer uso da ferramenta, faça o download do Moodle clicando aqui. Após descompactar os arquivos, você pode usar um cliente FTP para enviar os arquivos do diretório Moodle a hospedagem. O endereço da instalação é suaurl.com.br/moodle, onde “suaurl” é o nome do seu site.

Moodle Download

Após escolher o idioma português para a implantação do Moodle, você vai confirmar o seu endereço final da instalação criar um atalho para o diretório moodledata, onde serão armazenados os arquivos que o próprio sistema gera e não devem ficar acessíveis para o público em geral.

A seguir, serão solicitadas diversas informações sobre bancos de dados e fazer as devidas verificações de segurança. Avançando na instalação, você vai baixar o pacote completo de idioma português, para utilizar em toda a interface do Moodle. Após ter gerado o arquivo configuração, as cláusulas de licença do software, que é livre e aberto, são disponibilizadas para leitura.

Procurando a melhor hospedagem de sites para instalar o Moodle? Confira o nosso ranking com as melhores empresas de hospedagem do Brasil!

A última etapa da instalação trata da criação das tabelas, essenciais para o bom funcionamento do Moodle e, logo em seguida, preenchidas com dados do próprio sistema. Em seguida, o próprio usuário configura a sua conta com informações como e-mail, login, senha, país, idioma, entre outros itens.

Formato de cursos no Moodle

O Moodle oferece três opções para disponibilizar os conteúdos: social, semanal ou modular. A opção de curso social foca mais na troca de conhecimentos entre os participantes do que na estrutura do conteúdo. As duas últimas opções que liberam esses conteúdos são disponibilizados conforme o avanço no curso seja por semana ou por módulo.

Moodle Formatos de Curso

Logo na instalação do Moodle é possível identificar uma categoria padrão já existente. Muitas vezes vem com o nome de “Miscelânea”. Quem vai utilizar a plataforma para ofertar diversos cursos pode aproveitar para organizá-los em categorias, já que a interface disponibiliza essa praticidade ao usuário.

A interface dividida em três colunas abriga o menu, caixa central para colocar os conteúdos dos cursos e caixa à direita com o calendário e os cronogramas dos cursos, além de ser possível conversar com outros membros do curso.

Criando um curso no Moodle

Conforme visto anteriormente, o Moodle permite a criação de muitos cursos em uma só interface e a separação deles de acordo com suas categorias. Para criar seu curso, você precisa ir até o botão “Expandir Tudo” na sua plataforma Moodle.

Moodle - Criando um Curso

Aqui, é interessante que você já tenha definido o nome do curso, sua categoria e a duração. A interface disponibiliza caixas de texto para colocar a descrição do curso, que nada mais é do que uma pequena descrição do que os estudantes vão aprender ali.

O sumário do curso que vem em seguida pode conter as etapas de aprendizado e em quais módulos estão divididos. Abaixo, é possível escolher qual formato do curso será disponibilizado, entre as opções social, semanal ou modular.

A seguir, as configurações da aparência do curso para o aluno trazem as opções de definição.

Moodle - Demonstração

É possível controlar quais áreas o aluno têm acesso ou não, quantas atualizações a tela do aluno vai receber e o acesso dele ao desempenho obtido no curso por via das notas. Aproveite a guia Uploads para definir o tamanho dos arquivos que os participantes podem enviar ao servidor, a fim de não sobrecarregá-lo.

Use o modo de teste do Moodle para experimentar a plataforma gratuitamente clicando aqui.

Por fim, há a opção de criar grupos dentro da sua comunidade de ensino. O campo “grupos” permite que sejam criados grupos separados, onde o membro só pode ter acesso às discussões do grupo onde está inserido, ou grupos visíveis, onde as conversas ficam disponíveis para qualquer pessoa ler, embora a participação fique restrita a quem faz parte do grupo. Se não for interessante para o seu curso, pode simplesmente optar por não criar nenhum grupo.

Recursos do Moodle

Para tornar o seu curso no Moodle ainda mais interativo conte com os recursos que podem ser adicionados via plug-ins ou extensões à sua plataforma. Assim, é possível disponibilizar o conteúdo com apoio de vídeos, games, webconferência, chat e muitas opções mais legais do que longos PDFs. Você pode encontrar muitas informações sobre os recursos na documentação do Moodle.

Moodle Documentação e Recursos

Lembre-se que, embora a qualidade do ensino online se equipare à qualidade dos cursos presenciais, manter a atenção do aluno é um desafio ainda maior. Se o participante não contar os estímulos necessários que promovam a sua permanência na plataforma, seu foco passa rapidamente para a outra aba do navegador.

Por isso, faça um esforço para manter o ambiente do curso bem limpo visualmente. Use cores leves, traços básicos e no máximo dois tipos de fontes. Um layout desproporcional tira o foco do aprendizado e sobrecarrega o aluno que já passa tanto tempo olhando para a tela. Faça o máximo para que o visual não canse a vista. Se necessário, contrate um designer.

Conclusão

A procura por plataformas educacionais está cada vez mais forte, a Educação à Distância está cada vez mais popular. Ministrar algum tipo de curso online não exige acúmulo de títulos acadêmicos; basta ter experiência suficiente com o tema abordado, tanto que te permita auxiliar outras pessoas a se aprofundar no assunto. Os custos para manter o Moodle muitas vezes se limitam ao pagamento de uma hospedagem de sites.

É muito mais conveniente estudar no conforto de casa e do próprio computador por meio de um curso online. As plataformas de cursos online ajudam trazendo o conhecimento para qualquer lugar com internet. Além da infinidade de opções gratuitas, os cursos online tem valor mais baixo.

Cursos online também são ótimo investimento para as empresas. Oferecem uma maneira mais barata de treinar e capacitar funcionários de forma eficaz.

Gostou? Conheça mais sobre o Moodle no site oficial!

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.
Receber novidades por email: