O que é CMS: conheça o sistema de gerenciamento de conteúdo

Avatar

Redação

0 avaliações

5 de agosto de 2019 às 7:20

CMS

CMS é a sigla para Content Management System, ou, em português, sistema de gerenciamento de conteúdo (ou sistema de gestão de conteúdo). Basicamente, um sistema de gerenciamento de conteúdo é uma ferramenta para facilitar a criação, edição e administração de conteúdos de um site ou página da web.

Sem um CMS, a criação, edição e administração das páginas de um site teria que ser manual, o que pode consumir muito tempo. Imagine ter que criar manualmente um documento HTML para cada artigo ou post de um blog? Seria completamente inviável.

O sistema de gerenciamento de conteúdo é uma ferramenta criada justamente para resolver esse problema, funcionando como uma interface para a administração do site. Para ter uma ideia, praticamente todo site, portal, blog ou loja virtual utiliza um CMS.

Como funciona um CMS?

A ideia de um CMS é tornar a gestão do conteúdo de um site tarefa fácil e intuitiva. Para isso, um CMS conta com ferramentas como editor de texto, gerenciador de posts, páginas, comentários, etc. Dessa forma, não há necessidade de lidar com código ou programação, tudo é feito por meio de uma interface fácil de usar.

O que é CMS - Editor

Instalado num servidor, o CMS é projetado para automatizar todo processo de gerenciamento das páginas e conteúdos. Você pode criar uma página como criaria um documento de texto no Word, podendo incluir imagens facilmente e formatar o texto conforme desejar.

O que é CMS - Editor do WordPress

Então, o CMS fica responsável por transformar e organizar o conteúdo editado de forma intuitiva em códigos HTML que serão interpretados pelo navegador. Com isso, você pode poupar bastante tempo na criação do site em relação à editar o código HTML manualmente.

Tudo isso pode ser feito a partir de um navegador, como Chrome ou Firefox. Mas alguns CMS também possuem programas para computadores e aplicativos para smartphones, o que torna ainda mais prático o processo de administração de um site.

Quando usar um sistema de gerenciamento de conteúdo?

Um sistema de gerenciamento de conteúdo facilita a administração em qualquer site, mas em alguns tipos de sites, ter um CMS é fundamental. Por exemplo, sites de notícias e blogs se tornam impraticáveis sem um sistema de gestão de conteúdo.

Além de ajudar a administrar o conteúdo, um CMS facilita o controle de acessos, autores, autores e comentários – coisas essenciais em qualquer site de notícias ou blog. Além disso, os sistemas de gerenciamento ainda podem facilitar a personalização e aparência do site.

Criar um site com um CMS é quase como criar um site com um criador de sites. Não é preciso mais se preocupar com os códigos. Basta contratar uma hospedagem e instalar um CMS, que geralmente pode ser instalado com poucos cliques a partir do painel de hospedagem.

Qual o melhor CMS?

Embora existam centenas de sistemas de gerenciamento de conteúdo, alguns se destacam em meio a tantas opções e são tidos como os mais recomendados. Um exemplo é o WordPress, o CMS responsável por quase um terço dos sites na web.

Não existe um CMS objetivamente melhor que todos os outros. A escolha do sistema de gestão de conteúdo certo vai depender das necessidades do usuário, do tipo de site e das tecnologias a serem usadas.

Uma boa ferramenta deve ser de fácil uso, flexível e segura. Com tantas opções de CMS disponíveis, a busca da melhor para seus requisitos pode ser uma tarefa complicada. Para ajudar, apresentamos as três melhores e explicamos por que as recomendaríamos.

WordPress

O que é CMS - WordPress

O WordPress começou como um simples CMS para blogs, mas seu suporte à plugins e extensões o ternou uma ferramenta totalmente flexível. Hoje, com os plugins WordPress, é possível usar o CMS para criação de sites de todos os tipos, incluindo lojas virtuais.

Com o WordPress, é possível gerenciar todo conteúdo do site facilmente, desde aparência e tema até o conteúdo das páginas. Você não precisa lidar uma única linha de código para usar esse sistema de gerenciamento de conteúdo.

Quer ver como é fácil usar o WordPress? Confira o nosso passo a passo de como criar um site WordPress!

Joomla!

O que é CMS - Joomla!

O Joomla! é uma das opções mais populares de CMS. Com mais de duzentos mil usuários e colaboradores, o Joomla tem uma longa história de desenvolvimento, bem como uma comunidade muito ativa. Portanto, se você precisar de tutoriais ou informações, pode encontrá-los facilmente.

Embora seja bastante recomendado para a criação de portais, o Joomla é bastante flexível e pode ser usado para todo tipo de site. Empresas proeminentes, como a MTV, usam Joomla para seus sites. Ele pode ser empregado para tudo, desde sistemas de controle de estoque até seus sites de varejo.

Você pode baixar e usar o Joomla! gratuitamente em uma hospedagem Joomla!.

Drupal

O que é CMS - Drupal

O Drupal é um sistema de gerenciamento conteúdo voltado completamente para personalização e extensibilidade. Assim como os outros CMS da lista, o Drupal é gratuito e tem seu código aberto, o que permite que qualquer pessoa possa contribuir para seu desenvolvimento.

Por ser extremamente extensível, o Drupal pode ser usado para qualquer tipo de site. Desde sites institucionais e lojas virtuais até sistemas específicos. No entanto, a curva de aprendizado do Drupal não é tão fácil quanto a do WordPress e do Joomla!, por isso é uma opção mais recomendada para casos específicos.

O CMS é tão robusto que é a escolha para o site de uma das maiores empresas open source – a Red Hat.

Vantagens de usar um CMS

Se você ainda não está convencido de usar um CMS, confira abaixo as principais vantagens que uma ferramenta como essa pode trazer para a criação e administração do seu site:

  • Facilidade de uso - um CMS permite que você crie e administre um site com facilidade, quase como usar um criador de sites;
  • Custo-benefício - é muito mais barato contratar uma hospedagem de site barata e instalar um CMS do que usar um criador de sites ou contratar uma agência de desenvolvimento;
  • Segurança - os melhores CMSs contam com desenvolvedores especialistas em segurança para garantir que o sistema não fique sujeito à vulnerabilidades;
  • Gestão descomplicada - o sistema de gerenciamento de conteúdo disponibiliza uma interface intuitiva para facilitar a organização do conteúdo e gestão dos recursos do site;
  • Flexibilidade de trabalho - com um CMS, você pode agendar a publicação de artigos e posts, definindo data e horário, permitindo maior flexibilidade de trabalho;
  • Ampla comunidade de usuários - com um CMS, há o benefício de ter uma comunidade para ajudar no uso e compartilhar a solução de problemas.

Um CMS é ideal para mim?

Um sistema de gerenciamento de conteúdo é uma excelente ferramenta para todo tipo de site. Basicamente, você só tem a ganhar usando um CMS. No entanto, se você pretende criar um site, com pouquíssimas páginas que não exigirão atualização do conteúdo, você pode simplesmente criar um site estático.

Para todos os outros sites, como sites de notícias, blogs, lojas virtuais, entre outros, – o consenso é usar um CMS. A própria Web demonstra isso, basta observar as páginas que você acessa e as plataformas por trás desses sites.

A conclusão que você chegará é de que seria impossível fazer tudo manualmente e que certamente há um sistema de gerenciamento de conteúdo para facilitar a administração daquele site.

Quer experimentar um CMS? Instale um CMS com um clique nas melhores hospedagens de sites!


Avatar
Redação

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.


TOP 3 Provedores de Hospedagem
Hostinger logo
9.9 /10
GoDaddy logo
9.1 /10