Saiba o que é CMS e para que ele serve

CMS

Se você precisa criar um site para sua empresa, evento ou portfólio, provavelmente está vendo a palavra CMS aparecer durante a sua pesquisa e perguntando-se o que é CMS. Isso porque esse sistema de gerenciamento de conteúdo pode ser uma parte importante da criação do seu site.

Não é preciso mais se preocupar com os códigos HTML. Tudo o que é preciso, hoje, é comprar uma hospedagem e instalar um CMS. Em poucos minutos, seu novo site estará disponível, com um tema agradável escolhido e com o seu conteúdo exibido para que o mundo veja.

Neste artigo, examinamos o que é um CMS, os três mais populares sistemas de gerenciamento de conteúdo e suas vantagens. Continue a leitura e saiba mais!

Afinal, o que é CMS?

O gerenciamento de conteúdo é o processo de organizar e consolidar as peças do conteúdo (textos, gráficos e clipes multimídia) e esquemas de marcação (XML, HTML, etc.), da maneira mais eficiente, e armazená-los apenas uma vez em um repositório, sem a necessidade de conhecimento prévio em programação, utilizando apenas uma interface gráfica.

A maioria das ferramentas de CMS inclui publicação na web, gerenciamento de formatos, edição de histórico e controle de versão, indexação, pesquisa e recuperação.

Por natureza, os programas suportam a separação de um conteúdo e a apresentação. Eles são capazes de criar e editar o material e permitem a administração de usuários e a atribuição de diferentes permissões a cada um.

Como escolher um CMS?

Há muitos fatores decisivos na escolha de um CMS e, embora o mecanismo de otimização de busca seja incrivelmente importante, não deve ser a sua única consideração.

Uma boa ferramenta deve ser de fácil uso. Você deve ser capaz de projetar seu site da maneira que deseja sem precisar fazer um curso em web design. Os modelos devem estar disponíveis para fornecer um layout de fácil construção.

Com mais de uma centena de ferramentas de gerenciamento de conteúdo disponíveis, a busca da melhor para seus requisitos pode ser uma tarefa complicada. Escolhemos as três melhores e explicamos por que as recomendaríamos. Veja mais!

Joomla!

Com mais de duzentos mil usuários e colaboradores, o Joomla tem uma longa história de desenvolvimento, bem como uma comunidade muito ativa, portanto, se você precisar de tutoriais ou informações, pode encontrá-los facilmente. E, necessitando de complementos e plugins, isso também está disponível.

Empresas proeminentes, como a MTV, usam Joomla para seus sites. Ele pode ser empregado para tudo, desde sistemas de controle de estoque até seus sites de varejo.

WordPress

O WordPress começou como um simples software de blogs, mas desenvolveu-se como uma ferramenta totalmente funcional, usando milhares de temas, widgets e plugins. Para se tornar um usuário do WordPress, tudo que você precisa é de um endereço de e-mail.

O WordPress permite aos usuários um controle total sobre os arquivos e os documentos, bem como sobre o design e a exibição do conteúdo. Você não precisa saber uma única linha de código para publicar um material usando o WordPress.

A beleza de um bom sistema de gerenciamento de conteúdo é permitir que qualquer usuário crie e gerencie seu conteúdo sem nenhum know-how técnico.

Drupal

O Drupal é um sistema de código aberto que é usado para alimentar muitos sites e aplicativos gratuitamente.

Ele oferece recursos, como gerenciamento de menu avançado e gerenciamento de usuários. Os usuários podem utilizar esses recursos para criar sites, blogs e páginas de redes sociais, de forma simples, mas sofisticada.

Você pode usar o software para criar e gerenciar uma variedade de tipos de conteúdo, incluindo estatísticas de blogs, textos, pesquisas, vídeos e muito mais.

A documentação gerada pela comunidade está constantemente sendo aprimorada e atualizada. Essa documentação tem tudo que você precisa saber sobre instalação, construção de sites, módulos e muito mais.

Como funciona a ferramenta CMS?

O software de gerenciamento de conteúdo é basicamente um tipo de aplicativo que foi instalado e executado em um servidor Web. E esse aplicativo pode ser acessado por meio do navegador da Web.

Ao contrário da abordagem tradicional para editar um site, o usuário não necessita de nenhuma habilidade de desenvolvimento da Web para lidar com a ferramenta. O processo de edição e gerenciamento da página é mais simples e automatizado.

Os usuários podem entrar diretamente no site a partir do browser. Não é necessário nenhum aplicativo de área de trabalho extra. Não são necessários uploads e cópias de segurança do servidor da Web, pois os usuários podem fazer as mudanças em tempo real.

Confira os benefícios e as vantagens da utilização de um CMS na criação de um site. Continue a leitura!

Ampla comunidade de usuários

Ao optar por uma solução de código aberto, como o WordPress, há o benefício da comunidade, com uma equipe dedicada a aprimorar recursos com base nos últimos avanços em tecnologia e segurança na Web.

Segurança

Muitos CMSs armazenam suas informações em um sistema de banco de dados em que os mecanismos de controle de acesso podem restringir mais facilmente a visualização do seu conteúdo, proporcionando, assim, uma melhor proteção para o material disposto em seu site em relação aos muitos ataques comuns e ao padrão da página.

Os CMSs também geralmente dispõem de equipes de suporte que atuam em atualizações e novos recursos. Potenciais vulnerabilidades de segurança são tratadas rapidamente. Isso significa que sempre é fácil garantir que seu site esteja atualizado e seguro.

Facilidade de uso

Nem todos os sites exigem os mesmos recursos e funcionalidades. Seu negócio pode exigir apenas algumas páginas de conteúdo ou você pode criar um site de comércio eletrônico que requer uma variedade de páginas de produtos.

Independentemente disso, o software de gerenciamento de conteúdo que você escolher deve ser extensível para que ele possa ser personalizado para atender às suas necessidades.

Gestão descomplicada

O software de gerenciamento de conteúdo usa modelos, o que facilita o upload de textos, imagens e vídeos.

Com um sistema intuitivo que facilita o gerenciamento do conteúdo, você pode delegá-lo a qualquer pessoa sem exigir um webmaster. Qualquer um pode seguir as etapas básicas para a publicação de novos conteúdos.

Flexibilidade de trabalho em sincronia

Muitos sistemas de gerenciamento de conteúdo permitem o compartilhamento de materiais e atuam como um armazenamento centralizado de dados. Os arquivos são padronizados em toda a organização. E uma vez que o sistema é acessível por meio da nuvem, você pode trabalhar com equipes remotas, ampliando ainda mais a produtividade.

É fácil atribuir à sua equipe tarefas regulares claras construídas no sistema de gerenciamento de conteúdo. Você pode definir o tempo de publicação para o dia, a hora e o minuto. Da mesma forma, é possível verificar dados históricos para avaliar quem publicou o que em um determinado período.

Maior custo-benefício

Você utiliza funcionários existentes em vez de contratar ajuda externa para gerenciar o conteúdo. Ademais, é possível reduzir drasticamente a despesa operacional em seu orçamento.

Com pouco treinamento, sua equipe ficará confortável criando e editando conteúdo sem o suporte ao desenvolvedor. Seu site também será fácil de configurar e atualizar e terá todos os recursos necessários que ajudam a impulsionar o sucesso da sua empresa.

Quer saber mais sobre o que é CMS? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades! Vamos lá!

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.
Receber novidades por email: