FTP: O que é FTP, para que serve e como funciona

  • Última atualização: 23 de novembro de 201823 de novembro de 2018 por
  • Redação

Saber o que é FTP, para que ele serve e como funciona é fundamental para o gerenciamento de um site.

FTP - O que é FTP?

Trabalhar com camadas de códigos, folhas de estilo, alta resolução de vídeos, muitas imagens ou mesmo um volume significativo de páginas de texto implica obter tecnologia compatível para transferir, armazenar e gerenciar todo o conteúdo acumulado, certo? Por isso, entender o que é FTP ajuda você a dar continuidade ao trabalho, sem contratempos desnecessários.

Na criação de sites e blogs, por exemplo, é muito importante contarmos com ferramentas que otimizem e facilitem nosso trabalho. Nesse caso, o servidor FTP é imprescindível para o profissional que quer ganhar tempo de um jeito bastante simples.

Neste artigo apresentamos o conceito desse recurso e ainda mostramos como ele pode ser útil. Quer descobrir como simplificar as demandas com ele? Então, acompanhe!

O que é FTP e para que serve?

De forma resumida, o FTP é de um protocolo que permite a transferência de arquivos entre computadores conectados à internet. Isso quer dizer que você pode enviar qualquer coisa para um outro dispositivo ou armazenar o material em um servidor FTP e acessar quando quiser.

O que significa FTP?

O termo FTP tem o significado File Transfer Protocol, que em português significa Protocolo de Transferência de Arquivos. Sabendo o que é FTP e para que ele serve, lembrar o seu significado fica ainda mais fácil:

  • File – lida com a manipulação de arquivos e estrutura de diretórios.
  • Transfer – sua principal função é fazer transferências entre um cliente e um servidor.
  • Protocol – se trata de um protocolo padrão de rede de computadores.

A especificação inicial do protocolo foi escrita pelo pesquisador indiano Abhay Bhushan, na década de 70, quando as primeiras ligações e redes de computadores passavam por um processo de evolução.

O que é FTP - SignificadoNa época, Bhushan era estudante de engenharia elétrica no conceituado Massachusetts Institute of Technology (MIT). O propósito principal dessa criação consistia em estabelecer um fluxo de troca segura de arquivos entre os servidores da ARPANET e outros computadores.

No entanto, ao longo dos anos, o protocolo FTP obteve contribuições de toda comunidade e passou por diversas reformulações pela Força Tarefa de Engenharia da Internet, até chegar na especificação atual.

Hoje, podemos realizar inúmeros compartilhamentos em rede, inclusive, por meio de computadores domésticos e dispositivos móveis, graças também a esse recurso.

Para que serve o FTP?

FTP - Para que serveA principal função do protocolo FTP é transferir arquivos de um computador para outro. Utilizando o modelo cliente-servidor, este protocolo permite que as pessoas enviem ou baixem arquivos de um servidor qualquer.

Numa conexão FTP, um computador age como cliente FTP e outro como servidor FTP. Numa hospedagem de sites, por exemplo, o protocolo FTP é usado para transferir os arquivos de um site que estão no computador do usuário para o servidor web do provedor de hospedagem.

O protocolo FTP pode ser usado para:

  • Enviar arquivos novos e atualizar dados;
  • Alterar código-fonte e realizar modificações no conteúdo;
  • Instalar CMS como WordPress e Joomla.

O servidor FTP também pode ser acessado por um navegador como o Google Chrome ou Mozilla Firefox ou até pelo gerenciador de arquivos do sistema operacional do computador. Basta usar o prefixo no endereço ftp:// no lugar do http:// ou https:// para acessar o servidor FTP.

Quando acessado de um navegador, o upload (envio de arquivos) não fica disponível, logo, só é possível baixar os arquivos. Usando um gerenciador de arquivos ou um cliente FTP, torna-se possível tanto o download quanto o upload de arquivos.

Protocolo FTP: como funciona

O protocolo FTP trabalha com um modelo de cliente-servidor, em que o cliente é o usuário que faz as solicitações de upload e download ao servidor. Nesse modelo, são necessários dois programas FTP:

  • Cliente FTP – o programa que fica instalado no computador pessoal do usuário;
  • Servidor FTP – o program que fica instalado no servidor e recebe as solicitações do cliente.

Basicamente, o cliente é o computador que pede conexão para conseguir acessar os dados de uma rede. Já o servidor, que é outro computador, funciona como uma espécie de ambiente virtual. É ele o responsável por receber a solicitação do cliente e preparar os procedimentos de transferência de arquivos.

FTP - O que é e para que serve

Em geral, o cliente consegue acessar os arquivos hospedados na internet por meio de um programa conectado à máquina que funciona como servidor. Portanto, ele também transfere os arquivos do computador para o servidor.

O computador que exerce o papel de servidor, normalmente, possui softwares que permite a conexão de máquinas externas a ele. Isso quer dizer que ele libera a transferência dos dados requisitados pelo cliente.

Para realizar a conexão com o servidor FTP, são necessários os seguintes dados:

  • Usuário – nome de usuário da conta que é disponibilizado pelo provedor;
  • Senha – a senha referente ao usuário da conta que é criada pelo usuário;
  • Endereço do servidor (hostname) – o endereço do servidor que é dado pelo provedor;
  • Porta – a porta usado para conexão com o servidor, a porta FTP padrão é a porta 21.

Um provedor de hospedagem também pode disponibilizar o acesso FTP anônimo. Nesse caso, o nome de usuário é “anonymous” e não há necessidade de preencher uma senha.

Quando a conexão é estabelecida com servidor FTP, o cliente FTP vai apresentar diversas opções de manipulação de arquivos. Essas opções vão desde listagem de arquivos, cópia, movimentação até a definição de permissões no sistema de arquivos.

FTP, FTPS e SFTP: qual a diferença?

FTP ou SFTPEmbora as siglas apresentem certa similaridade, cada uma representa uma tecnologia diferente. Ainda que o papel desses dois protocolos seja o de enviar e receber arquivos, é importante entender as diferenças entre eles.

O FTPS é basicamente o protocolo FTP sobre SSL, o que permite a criptografia na conexão e como consequência, maior segurança na transmissão dos arquivos.

O Secure File Transfer Protocol ou Protocolo Seguro de Transferência de Arquivos tem por base o protocolo SSH (Secure Shell). Isso quer dizer que o acesso remoto feito por meio dele tende a ser mais confiável, porque ele porque ele exige um canal seguro para funcionamento.

A transferência por SFTP tende a ser mais estável e rápida do que FTP/FTPS, porém nem todos os provedores disponibilizam o SFTP. Como o SFTP utiliza o protocolo SSH como base, a conexão de entrada no servidor e saída no cliente é a porta 22 e ele também é compatível com alguns comandos SSH.

Para resumir a diferença entre FTP, FTPS e FTPS:

  • FTP – o tradicional protocolo FTP, em que não há criptografia na transferência de arquivos;
  • FTPS – FTP sobre SSL, é o tradicional FTP unido a criptografia do SSL/TLS, como no caso do HTTP e HTTPS;
  • SFTP – faz parte do protocolo SSH, permite criptografia e a segurança que um acesso SSH proporciona.

Por razões de segurança, é recomendado utilizar FTPS ou SFTP sempre que possível, ou seja, evitar conectar num servidor FTP sem criptografia.

Qual o melhor cliente FTP?

Quando se trata de cliente FTP, existem diversas opções. Os próprios sistemas operacionais, como as distribuições Linux e macOS, já incluem um cliente FTP em linha de comando por padrão. E o Windows, possui a funcionalidade de FTP embutida no seu gerenciador de arquivos – o Explorer.

Porém, muitas dessas ferramentas oferecem apenas o básico para utilização do protocolo FTP. Felizmente existem soluções mais avançadas e robustas, deixam ainda mais prático o uso do protocolo.  Nós vamos apresentar alguns dos programas FTP que mais se destacam. Assim, você terá a chance de escolher o melhor cliente FTP para seu projeto. Confira:

FileZilla

Cliente FTP - FileZillaÉ um dos mais populares, gratuito, de código aberto e é o único cliente FTP com interface gráfica disponível nos sistemas operacionais mais utilizados: Windows, Linux e macOS.

Para quem usa o sistema operacional da Microsoft, existem várias opções de cliente FTP para Windows com interface gráfica. A maioria dos clientes FTP para Mac são pagos, e quase todos os programas FTP no Linux possuem interface em linha de comando.

Além disso o programa também é distribuído em sua versão de servidor. Então se você quer criar um servidor FTP no Windows, isso pode ser feito facilmente utilizando o FileZilla Server. Mas ao contrário da versão de cliente que está disponível em várias plataformas, a versão de servidor FTP do FileZilla está disponível somente para Windows.

Cliente FTP - FileZilla

Com recursos avançados e uma interface gráfica agradável em todos os sistemas, o FileZilla é a primeira opção para quem busca um cliente FTP fácil de usar. Confira nosso guia e saiba como usar o FileZilla da melhor forma.

Cyberduck

Cliente FTP - CyberduckO Cyberduck é uma alternativa de cliente FTP para Mac e Windows. Além do suporte para o protocolo FTP, o programa traz integrações com diversos serviços na nuvem, como Google Drive, Dropbox e OneDrive. O programa FTP também é completamente gratuito e tem seu código aberto.

O Cyberduck inclui um sistema de criptografia, o Cryptomator, que fica responsável por criptografar os nomes dos arquivos e todo conteúdo que é transferido.

O destaque do Cyberduck está na sua interface minimalista, que é muito mais limpa e menos “carregada” que outros programas FTP. Distribuído em mais de 30 idiomas, incluindo Português do Brasil, o programa conta com uma boa integração com as particularidades do Mac e do Windows.

Cliente FTP - Cyberduck

Ainda que o foco do programa seja nas versões para Mac e Windows (principalmente na versão para Mac), o Linux não foi completamente esquecido pelos desenvolvedores. O Cyberduck também oferece uma versão em linha de comando – sem interface gráfica –, que inclui uma versão para seu cliente FTP Linux.

Você pode baixar o Cyberduck no site oficial e conferir os planos futuros do programa FTP no GitHub.

WinSCP

Cliente FTP - WinSCPO WinSCP é mais um cliente FTP gratuito e de código aberto, e é mantido com doações de usuários. O programa é popular por seus recursos avançados no gerenciamento de FTP, SFTP e pela funcionalidade de acesso SSH.

Com uma interface gráfica em diversos idiomas – inclusive o Português Brasileiro –, o programa FTP consegue manter boa usabilidade e robustez, sem sacrificar a experiência do usuário.

Assim como a maior parte dos programas FTP com interface gráfica, o WinSCP suporta o recurso de arrastar e soltar arquivos para transferir. O que deixa ainda mais fácil o gerenciamento FTP. Além de servir também como um cliente SSH, o programa tem um editor de texto integrado, que facilita bastante a edição de arquivos no servidor remoto.

Cliente FTP - WinSCP

Em comparação com outros programas FTP, a maior desvantagem do WinSCP está na compatibilidade com sistemas operacionais. O programa está disponível somente para Windows, e possui uma versão portátil que não exige privilégios no sistema.

Mesmo com de anos de existência, esse cliente FTP tem um desenvolvimento bastante ativo no GitHub. Você pode fazer o download do WinSCP no site oficial.

Outros clientes FTP

Apesar os programas FTP mais populares já darem conta do recado na maior parte das vezes, existem diversas alternativas para quem não estiver satisfeito. Abaixo, listamos as melhores alternativas de clientes FTP gratuitos e pagos, para Windows, Mac e Linux:

  • Cute FTP – cliente FTP pago disponível para Mac e Windows, possui teste grátis;
  • Smart FTP – programa FTP proprietário com terminal embutido, somente para Windows;
  • MobaXterm – programa voltado ao acesso remoto, possui cliente FTP, SSH, VNC e RDP;
  • Transmit – cliente FTP Mac com foco na usabilidade e segurança;
  • Forklift – mais um cliente FTP Mac com forte integração com o macOS;
  • gFTP – programa FTP para Linux com interface gráfica (não é mais mantido, mas funciona);
  • FireFTP – cliente FTP para o Mozilla Firefox em sua versão 57 ou anterior.

Embora algumas dessas opções permitam o teste grátis, outras vão exigir a compra da licença para uso do programa.

Clientes Web FTP

Um cliente FTP Web é uma ótima opção para quem quer acessar um servidor sem ter que instalar um programa no computador. O funcionamento será semelhante ao de um programa tradicional, mas é possível que existam ilimitações na usabilidade.

Cliente Web FTP - MonstaFTP

Embora existam clientes web FTP muito bons, é preciso levar em consideração que um cliente nativo para o sistema operacional sempre terá uma performance melhor. Outro detalhe é que ao usar um cliente web FTP, você deve confiar também no provedor que oferece a aplicação web, já que seus arquivos passaram por servidor deles até chegar no servidor de destino.

Sabendo disso, aqui vão alguns clientes FTP Web para usar pelo seu navegador:

  • net2ftp – o cliente web FTP mais popular, usado por diversos provedores de hospedagem, porém possui usabilidade limitada;
  • onlineftp.ch – um cliente web gratuito e de código aberto, com boa usabilidade e recursos básicos;
  • MonstaFTP – solução avançada para FTP, SFTP e SCP, compatível com navegador desktop e mobile;
  • FileStash – um gerenciador de arquivos para web compatível com FTP, SFTP, Dropbox e Google Drive.

Lembrando que os gerenciadores de arquivos dos sistemas operacionais já oferecem formas de acesso sem necessidade de um programa de terceiro. Então se você pretende somente visualizar os arquivos ou fazer operações simples, vale a pena conferir essa opção no seu sistema.

Melhores hospedagens com servidor FTP gratuito

O que é FTP - Hospedagem FTP grátisTodo provedor de hospedagem precisa de oferecer uma forma para os usuários transferirem os arquivos dos seus sites para o servidor de hospedagem.

Por isso, um servidor FTP gratuito é incluído em praticamente todos os planos de hospedagem de sites, além do gerenciador de arquivos que vem por padrão na hospedagem.

No entanto, a maioria dos provedores de hospedagem oferecem o servidor FTP gratuito somente em seus planos pagos. Assim, nesses provedores, você só tem acesso ao servidor FTP pagando por um plano.

Mas existem boas alternativas com FTP gratuito (completamente grátis mesmo) para quem quer conhecer melhor a ferramenta.

Aqui vão algumas opções:

  • 000webhost – um provedor de hospedagem com servidor FTP gratuito co 1,5 GB de espaço em disco;
  • 5gbfree – provedor de hospedagem gratuito com servidor FTP grátis, com 20 GB de espaço para arquivos;
  • Tele2 Speedtest – servidor gratuito e público para testes, permite download e upload de arquivos temporários;
  • Rebex – permite uso para testes, é necessário usar o usuário “demo” e senha “password”;
  • DLPTEST – servidor público para testes, arquivos são mantidos por 30 minutos após o upload.

Os servidores públicos são alternativas voltadas para testes de conexão e velocidade utilizando o protocolo.

Hospedagem Premium com servidor FTP gratuito incluso

As empresas de hospedagem oferecem opções para quem busca uma solução mais séria e confiável, principalmente quando trabalhamos com arquivos importantes. Se você pretende usar o servidor FTP para armazenar arquivos pessoais, confidenciais ou de backup, faz sentido investir em uma solução especializada e de qualidade.

Separamos as que mais se destacam, confira a tabela:

ProvedorDestaqueEspaço no servidor FTPA partir de
HostingerHospedagem mais barataIlimitadoR$ 5,65
UOL HOSTServidores no BrasilAté 50 GBR$ 9,90
WebLinkMelhor suporte ao clienteIlimitadoR$ 4,35
HostGatorÓtimo custo-benefícioAté 150 GBR$ 4,79
HostMídiaDiversos adicionais gratuitosIlimitadoR$ 11,99

Cada provedor utiliza dados diferentes para o acesso FTP, por isso é importante conferir a documentação ou base de conhecimento de cada um deles. Vale lembrar que além do servidor FTP, um plano de hospedagem conta com diversos adicionais para quem quer criar um site, como:

  • Servidor Web para permitir que você hospede sites e disponibilize páginas na Internet;
  • Criador de Sites para facilitar a construção das páginas e até lojas virtuais;
  • Servidor de E-mail para você configurar um endereço de e-mail profissional.

Então, para quem busca uma solução completa ou pretende usar mais do que o servidor FTP, uma plano de hospedagem é uma ótima escolha.

Conclusão

Seja para criar um servidor de backups ou simplesmente enviar os arquivos do site ou blog, entender o que é FTP e saber como usá-lo pode ajudar bastante na sua rotina de trabalho. Afinal de contas, quanto mais otimizado for seu fluxo de trabalho, maior a chance de você ter bons resultados no final.

Não é por acaso que esse protocolo está em utilização há tanto tempo, mesmo com novas formas de transferência de arquivos, o protocolo FTP continua sendo a opção mais popular. Com programas e servidores gratuitos, não há porque conhecer o protocolo na prática. Experimente você mesmo!

Sabendo como utilizar o FTP de forma eficaz e escolhendo uma das melhores hospedagens, você só terá a ganhar.

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem o melhor provedor de hospedagem, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.

Receber novidades por email: