O que é JavaScript?

O que é JavaScript?

Se você está começando a conhecer as tecnologias mais de perto, com certeza você já deve ter ouvido falar em JavaScript. Quanto se trata de Web, o JavaScript está sempre junto do HTML e do CSS, sendo a linguagem front-end padrão nos navegadores e em toda a Web.

Além de fazer parte de todos os navegadores, a linguagem também está presente nos servidores através do Node.js. Ou seja, o JavaScript (JS) está em todo lugar, e é a linguagem de programação mais popular da Web.

Acompanhe o artigo para conhecer um pouco mais sobre esta linguagem que está por trás (e pela frente) das páginas da Web! Vamos lá? 🙂

O que é JavaScript?

Projetado por Brendan Eich, um dos fundadores da Mozilla, o JavaScript, é uma linguagem de programação de alto nível. É uma das principais tecnologias que empoderam a Web, ao lado do HTML e do CSS. Esta linguagem é usada para tornar as páginas mais interativas e dinâmicas, permitindo que a página ou site tenha mais funções, trazendo uma melhor experiência para o usuário.

A maioria dos navegadores Web já possuem um "motor" JavaScript integrado, o que dispensa a utilização de plugins e extensões. O JS é baseado na especificação do ECMAScript (ES), no entanto, a depender do motor utilizado pelo navegador, o JS pode trazer recursos adicionais ou deixar algum recurso da especificação do ES de fora.

Apesar da semelhança de nome, o JavaScript não tem nenhuma relação com a linguagem Java.

Front-end ou Back-end?

Inicialmente, o JavaScript foi projetado para ser uma linguagem front-end, ou seja, para ser executado do lado do cliente e não no servidor. Hoje em dia, o JS já pode ser utilizado também no lado do servidor, estando embarcado em servidores Web e bancos de dados. O Node.js é um framework popular por permitir a utilização do JS também no back-end.

Para utilizar o Node.js, é necessário que o servidor tenha os programas e ferramentas instaladas. Já é possível encontrar provedores de hospedagem que suportam o Node.js, no entanto, para maior flexibilidade na configuração, é indicado um servidor VPS.

Hoje em dia, é possível fazer aplicações desktop, aplicativos móveis e até virtualizar sistemas operacionais com JavaScript, o que mostra que não há limite para a linguagem, que se tornou a mais popular nos úlitmos anos.

jQuery e JavaScript

Com a crescente popularidade do JS, foram criados diversos frameworks e ferramentas para auxiliar na programação com JavaScript. Um dos mais populares de todos os tempos, e ainda bastante usado atualmente, é o jQuery.

O que é JavaScript (jQuery)

O jQuery é um framework que tem o objetivo de facilitar a utilização do JavaScript, trazendo funcionalidades e recursos prontos, além de facilitar bastante a sintaxe da linguagem. No entanto, a evolução do JS reduziu a necessidade do uso do jQuery, que diminui com o passar do tempo.

Outros frameworks populares para o JS incluem Vue.js e React.js, sendo o segundo desenvolvido pelo Facebook. Existe uma infinidade de frameworks para o JS, que chegam até confundir aqueles que estão começando. Por isso, muitos recomendam começar com o Vanilla JavaScript, que seria o JS puro, sem utilização de frameworks.

JavaScript na Web

Como o JavaScript é inicialmente uma linguagem para Web, e um padrão nos navegadores, é natural encontrá-lo em todo lugar na Internet. A grande maioria dos sites utiliza JS em seus sistemas, e se você pretende começar um site, você provavelmente irá usar o JS em algum lugar.

Os sistemas de gerenciamento de conteúdo mais populares, como WordPress e Joomla, usam boa quantidade de JS em seu desenvolvimento.

O que é JavaScript (WP)

Nos sites e páginas da Web, o JavaScript é usado para:

  • Carregar e enviar conteúdo num site sem ter que recarregar a página;
  • Animar elementos em uma página;
  • Criar conteúdo interativo, como jogos e conteúdo multimídia;
  • Validar formulários antes de enviar para o servidor;
  • Obter e transmitir informações do navegador do usuário;

É raro encontrar um site sem JavaScript, logo, vale a pena conhecer mais sobre a linguagem.

JavaScript em outros lugares

Além de ser bastante utilizado em sites, lojas virtuais, fórums e sistemas web em geral, o JS pode ter várias aplicações.

O que é JavaScript (Electron)

Linguagens embarcadas de script

É possível encontrar diversas aplicações para o JavaScript, como por exemplo as extensões de navegadores. Os navegadores mais populares utilizam padrões para extensões de navegadores, que utilizam primariamente o JS para suas funções.

As extensões do Mozilla Firefox, Google Chrome, Apple Safari, Microsoft Edge e Opera são escritas com HTML/CSS e principalmente JavaScript.

O MongoDB, um dos principais componentes do conjunto de ferramentas MEAN, aceita consultas escritas em JavaScript e permite que aplicações sejam criadas somente usando o Node.js.

Programas como o Adobe Acrobat e Adobe Reader suportam JavaScript em documentos PDF. O JS também está presente como linguagem de scripts em vários clientes de IRC (Internet Relay Chat) e diversos programas como Unity e RPG Maker.

Plataforma de aplicação

Além de ser uma excelente opção para sistemas embarcados e execução de scripts, o JS também traz a possibilidade para a criação de aplicações desktop que podem funcionar no Windows, Linux e Mac.

Através de tecnologias como o Electron, é possível utilizar o JS para criar aplicações desktop que podem ser tão funcionais quanto aplicações nativas.

Já é possível encontrar o JavaScript por trás de programas populares e que competem com aplicações nativas. Dois dos editores de textos e códigos mais populares foram criados com JS, são eles o Atom e o VS Code.

O que é JavaScript (Atom)

O JS também está presente GNOME-Shell, parte do ambiente desktop mais popular para GNU/Linux, o GNOME.

Os clientes desktop do WordPress, Trello e Slack também utilizam o JavaScript em sua estrutura.

Exemplos

O objetivo deste artigo não é ensinar a programa em JavaScript, para isso, existem diversos cursos, materiais e tutoriais que podem te ajudar a aprender a programar. Uma fonte muito rica em conhecimento e informação, é a documentação oferecida pela Mozilla, a MDN, ou Mozilla Developer Network.

O que é JavaScript (MDN)

A Mozilla Developer Network traz uma série de exemplos, instruções, tutoriais e guias que são excelentes para aqueles que estão começando e até os mais experientes, que precisam de um bom material de referência.

var x; // define a variável x e atribui o valor especial "undefined"
var y = 2; // define a variável y e atribuir o valor 2 para ela
var z = "Olá, Mundo"; // define a variável z e atribui o texto "Olá, Mundo" para ela

É possível escrever JavaScript a partir do console do seu navegador, no Google Chrome ou Mozilla Firefox. A partir das ferramentas do desenvolvedor você pode escrever o JS para ser executado em uma página.

O que é JavaScript (Exemplos)

Conclusão

Agora que você já sabe o que é JavaScript e como ele pode ser útil na criação de sites e aplicações Web, você já pode dar o primeiro passo para aprender mais sobre a linguagem e criar o seu próprio site.

É importante ter algum conhecimento com HTML e CSS antes de encarar o JS. E então, você poderá também utilizar uma linguagem como o PHP para deixar o seu site ainda melhor.

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.
Receber novidades por email: