O que é Joomla: conheça esse CMS

O que é Joomla

Você sabe o que é Joomla e qual a utilidade dessa ferramenta? Ele é um programa de gerenciamento e desenvolvimento de sites, ou seja, um CMS — Content Management System, em inglês.

Ele facilita a criação e manutenção de páginas, permitindo que até as pessoas que não possuem conhecimento técnico em desenvolvimento web, possam criar sites, pois ele possui uma interface gráfica bastante intuitiva.

Além disso, é uma ferramenta Open Source — código aberto — sendo desenvolvida por colaboradores em todos os cantos do mundo. Existem extensões e plugins que “turbinam” o sistema, permitindo ao usuário criar sites e sistemas dos mais simples até os mais complexos, de blogs a sites e-commerce.

Quer saber mais sobre essa excelente ferramenta? Continue lendo.

Porque devo utilizar o Joomla?

Atualmente, com o domínio da internet em todas as plataformas, é difícil ter uma empresa ou prestar um serviço, e divulgá-lo sem o auxílio da web. Nesse cenário além da divulgação nas redes sociais, é indispensável que o empreendedor tenha o seu próprio site, seu “território” na rede.

Entretanto, nem todo mundo possui os conhecimentos técnicos para criar um site do zero, para isso seria necessário conhecimento em marcações HTML e CSS, além da programação — JavaScript, PHP, .NET etc.

Além da criação, você precisaria editar, fazer a manutenção, atualizar, criar banco de dados, entre outras tarefas extremamente técnicas. Ou seja, gastaria mais tempo com seu site do que o dedicado a sua empresa.

O Joomla reduz toda essa complexidade a quase zero, a ferramenta é autoexplicativa e possui inúmeros templates prontos e extensões que transformam qualquer leigo interessado em um potencial desenvolvedor web.

Ferramenta para os profissionais

O Joomla também é bastante utilizado por profissionais desenvolvedores web como forma de otimizar o tempo, facilitar a manutenção e reduzir os riscos de erros nos sites que criam. A ferramenta oferece uma boa oportunidade para profissionais em início de carreira a ganhar uma grana extra, criando sites para familiares e outras pessoas próximas.

Como instalar o Joomla?

Para instalar o Joomla você deverá fazer o download da última versão da ferramenta no site oficial. Depois, extraia o conteúdo que foi baixado e insira no diretório em que a ferramenta será instalada, no seu servidor de hospedagem. Você poderá utilizar um programa FTP ou executar via terminal, com o protocolo SSH.

Na instalação você terá que inserir algumas informações, como o nome do seu site, descrição de seu conteúdo e e-mail do administrador. Também serão solicitados os dados de acesso ao banco de dados. No final, você receberá uma mensagem em uma tela de confirmação e será solicitada a remoção do diretório de instalação.

Instalação automática

Algumas empresas de hospedagem disponibilizam a instalação automática do Joomla na plataforma. Nesse caso, todos os procedimentos descritos acima serão feitos automaticamente e você poderá focar apenas no desenvolvimento de sua página.

Como utilizar o Joomla?

No painel do usuário você encontrará o menu com os principais comandos de administração do site, configuração, conteúdo etc. Se você quiser acessar o menu de aparência do site, clique no endereço da página que aparece no canto superior direito da tela.

Provavelmente a primeira visão não será tão encantadora, mas você poderá instalar novos templates de maneira simples. Vários sites disponibilizam temas gratuitos e pagos para o Joomla, como o JoomlaShine, Template Monster, ThemeForest e outros — com uma busca simples você conseguirá encontrar muitos temas interessantes.

Para instalar os templates, vá em “extensões”, depois em “gerenciar” e por último em “instalar”. Clique no arquivo ZIP que contém o template desejado e depois no botão instalar. No final do processo, o template será instalado como tema padrão. Caso o template venha com muitas páginas inclusas, você poderá gerenciá-las colocando ou retirando do menu.

Você poderá refinar a busca de templates filtrando pelo tema desejado: blog, e-commerce, rede social, site institucional entre outros. Ainda poderá alterar e personalizar as fontes, tamanhos, cores e posição de layout em todos os temas.

Quais são as principais características do Joomla?

O Joomla tem excelentes atributos que o colocam como um dos principais CMS da atualidade: extensões bem desenvolvidas, suportes para vários idiomas, gerenciamento de mídia, entre outros. Confira abaixo os principais.

Suporte

Por ser um software de código aberto, desenvolvedores do mundo todo contribuem para o desenvolvimento da ferramenta, além de colaborarem com os iniciantes, disponibilizando documentação e tutorias valiosas. Se você for novato, com uma busca simplificada conseguirá achar blogs e fóruns especializados para sanar suas dúvidas.

Atualizações

O Joomla verifica automaticamente a atualização das extensões, evitando problemas de desempenho e problemas de segurança que softwares desatualizados podem apresentar. O usuário recebe uma notificação e faz a atualização de forma rápida e simples, com poucos cliques no painel de administração do CMS.

Ferramentas de Marketing

O sistema possui diversas extensões para auxiliar o usuário no gerenciamento de banners e outras ferramentas de marketing. Ideal para os usuários que se dedicam à criação de conteúdo e precisam monetizar as suas páginas de maneira simplificada.

Organização de conteúdo

A plataforma foi criada com este princípio: organização e gerenciamento de conteúdo. Conforme foi evoluindo, foi adquirindo mais extensões. Isso aumenta as possibilidades para que o usuário possa gerenciar sua página, independentemente do seu nível técnico com desenvolvimento web, já que não é necessária a digitação de nenhuma linha de código.

O Joomla é uma ferramenta popular?

Segundo dados do W3Techs, em 2016, o Joomla era utilizado como gerenciador por 7,2% dos sites do mundo, com mais de 75 milhões de downloads — o que já demonstra a grande popularidade da plataforma. O líder nesse segmento ainda é o WordPress, mas o Joomla vem apresentando um crescimento exponencial ano a ano.

O Joomla mostra-se muito importante para o crescimento da internet no mundo. Além de ser uma ferramenta de código aberto, o que permite um desenvolvimento e colaboração mais democrática, ela permite que pessoas leigas possam criar e personalizar os seus próprios sites de maneira simples.

Ela também permite que desenvolvedores profissionais otimizem o seu tempo de trabalho, aumentando a produção. Com as extensões, esses profissionais podem criar sites extremamente complexos e funcionais.

Agora que você já sabe tudo sobre o que é Joomla, chegou a hora de descobrir qual é a melhor hospedagem para o seu site. Continue com a gente!

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.
Deixe um comentário

Receba os artigos do blog por e-mail: