O que é LMS: saiba como funciona uma plataforma LMS

Uma plataforma LMS é uma ótima solução para quem quer aprender ou até mesmo ensinar online.

Se você já participou de algum curso online ou algum sistema de ensino a distância, você usou uma plataforma LMS. Esse tipo de sistema é bastante usado por sites de cursos e instituições em todo mundo.

O que é LMS

Uma plataforma LMS permite que em vez de uma escola física com professor no local, lousa, carteiras e endereço físico, os estudantes contem com uma área virtual. A troca de conhecimento acontece online, onde basta o login e a senha para dar sequência aos estudos.

A estrutura de uma plataforma LMS costuma incluir as aulas – normalmente em vídeo ou slides –, área para tirar dúvidas, fóruns de discussão e materiais de apoio para download. Este artigo vai te ajudar a entender em detalhes o que é LMS, como uma plataforma LMS pode te ajudar e quais são as melhores plataformas LMS. Acompanhe com a gente!

O que é LMS?

Um bom começo para entender na prática o que é LMS, é entender o que o termo representa. LMS é uma sigla que significa Learning Management System, em português, Sistema de Gestão de Aprendizagem. Uma plataforma LMS é o ambiente virtual para transmissão e troca de conhecimento, como um curso online.

Para entender melhor o que é LMS e o que ele faz, podemos separar as palavras do termo:

  • Sistema - se trata de um sistema virtual, necessária para o acesso por meio de dispositivos como computadores e celulares;
  • Gestão - uma plataforma LMS ajuda na organização de cursos e gerenciamento dos participantes, como professores e alunos;
  • Aprendizagem - a principal utilização de uma plataforma LMS é para a aprendizagem, por meio de aulas e treinamentos.

Embora não exista uma regra ou um padrão para definir o que uma plataforma LMS deve oferecer, existem algumas características em comum nesse tipo de sistema.

LMS - o que é para que serve?

Uma plataforma LMS ajuda na:

  • Criação de cursos online – cursos online em geral utilizam plataformas LMS para disponibilizar seus conteúdos;
  • Criação treinamentos – as plataformas LMS são bastante usadas para empresas que trabalham com educação corporativa;
  • Realização de avaliações online – os sistemas desse tipo já incluem um mecanismo para facilitar avaliações e testes;
  • Gerenciamento participantes – administrar os alunos e professores, suas classes, turmas e disciplinas;
  • Interação entre alunos e professores – por meio fóruns de discussão, chat online e e-mail.

De forma resumida, uma plataforma LMS é uma ferramenta para criação de cursos online, com recursos avançados de gestão de aprendizagem.

Para quem é o LMS?

As plataformas LMS são populares em instituições de ensino e empresas que oferecem treinamentos ou cursos online. Porém esse tipo de plataforma também pode ser usada para quem quer criar os próprios cursos e disponibilizar na Internet.

Para empresas de grande porte com necessidades muito especificas, existem plataformas profissionais, que oferecem sistemas avançados e também disponibilizam o suporte para utilização e gestão da plataforma. No entanto, esse tipo de solução é voltada para o meio corporativo, e podem custar muito caro.

O que é LMS ou Plataforma LMS

Felizmente existem alternativas para quem quer usar uma plataforma LMS sem ter que gastar muito. Isso é possível com o uso de plataformas LMS gratuitas auto-hospedadas. Nessa modalidade, a plataforma LMS é disponibilizada gratuitamente para que você possa usar em um plano de hospedagem.

Escolhendo uma hospedagem barata, é possível economizar do plano de hospedagem, então sobra somente a parte de instalação e configuração da plataforma LMS.

Pode soar um complicado, mas é muito mais simples do que parece. As hospedagens facilitam a instalação plataforma, assim você só precisa se preocupar com a gestão do LMS.

O que nos leva para a próxima questão: qual a melhor plataforma LMS?

Quais as melhores plataformas LMS?

Existem várias opções para quem está procurando um LMS gratuito, mas duas plataformas se destacam, são elas o Moodle e Chamilo. Essas plataformas LMS são bem estabelecidas entre sistemas do tipo, sendo confiadas por instituições grandes como universidades e organizações governamentais.

Moodle

Plataforma LMS - Moodle

Moodle é uma das plataformas LMS mais utilizadas em todo o mundo. Várias instituições de ensino, universidades e escolas utilizam o Moodle como uma plataforma de apoio para os alunos.

Fazendo uma busca no Google, você pode ver que essa plataforma LMS é usada em diversas universidades e até em sistemas do governo.

O Moodle é completamente gratuito e de código aberto, e é mantido por doações dos seus contribuidores. Devido a sua popularidade, ele pode ser instalado facilmente na maioria dos provedores de hospedagem.

Chamilo

Plataforma LMS - Chamilo

O Chamilo é um LMS gratuito, o que faz dele boa uma opção para quem busca uma plataforma LMS mais simplificada e menos complexa que o Moodle.

Embora seja mais simples e menos popular, o Chamilo oferece uma ótima usabilidade para quem quer ter o máximo de praticidade na criação de um curso online.

Assim como o Moodle, o Chamilo é completamente grátis e tem o seu código aberto. No entanto, nem todos os provedores disponibilizam o Chamilo para instalação facilitada. Veja quais provedores o disponibilizam no instalador automático.

As melhores hospedagens de sites disponibilizam tanto o Moodle quanto o Chamilo para instalação automática. Assim você não tem trabalho para experimentar as plataformas e decidir qual a melhor de acordo com suas necessidades.

Vantagens de uma plataforma LMS

É muito simples utilizar uma plataforma de aprendizagem online. Provavelmente você já participou de algum curso online como Udemy ou Coursera, ou até a plataforma da sua escola ou universidade.

Não é difícil entender porque os cursos online estão fazendo sucesso. Os custos para participar de uma capacitação abarcam não apenas o valor pago à instituição, mas também alimentação, transporte e até hospedagem, dependendo o caso. Para participar, basta ter um dispositivo com acesso à Internet.

O que é LMS - para que serve?

Assim, além de mais confortável, a opção de realizar um curso online costuma ser mais barata, ainda que seja pago o curso ou o certificado.

De olho na tendência, algumas instituições universitárias de renome já abriram matrículas para alunos remotos em alguns cursos presenciais.

Outra grande vantagem é que muitos desses cursos permitem a adequação dos estudos ao ritmo e aos horários desses alunos. Isto permite que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo e acaba tornando a relação de ensino ainda mais dinâmica, embora os prazos sejam também importantes.

A ideia que um curso online tem menos qualidade que uma aula presencial ficou no passado devido ao aprimoramento constante das plataformas LMS e os próprios esforços das instituições em oferecer formação de qualidade. Um certificado de Educação à Distância (EaD) pesa tanto no currículo quanto um curso presencial.

Resta dúvida de que o e-learning chegou para ficar? Vamos focar, aqui, nas possibilidades que uma plataforma de aprendizagem online LMS entrega a quem busca oferecer uma modalidade de Educação à Distância - EaD, em diferentes contextos:

Serve como uma ferramenta para treinar clientes

O empreendedor já conhece a máxima de que manter um cliente é mais barato do que conquistar novos. Pensando nisso, oferecer uma capacitação para que ele aproveite o seu produto é uma excelente estratégia.

Plataforma LMS - Treinamentos

Um mero tutorial pode mostrar o passo a passo, mas um curso, por mais breve que seja, oferece o suporte necessário para que ele explore todo potencial do produto ou serviço que adquiriu e continue interessado, mantendo assim o investimento.

O feedback que este tipo de capacitação oferece também pode ser interessante. A partir das principais dúvidas e dificuldades que o cliente apresenta, é possível identificar possíveis falhas e pontos fracos do que lhe foi oferecido.

Com os dados que você obtém no feedback, além de entender melhor as necessidades dos clientes, você ainda poderá melhorar o seu produto ou serviço.

Possibilita a capacitação de equipes no trabalho

Em algumas empresas, reunir todo o pessoal que compõe a base de colaboradores em uma mesma hora e lugar tornou-se impensável de tão obsoleto.

Plataformas LMS - Uso profissional

Por meio do e-learning é possível direcionar soluções personalizadas em aprimoramento para o profissional, dependendo da sua área e das suas necessidades. O treinamento online, além de mais barato, tem o compromisso de focar nos objetivos de cada colaborador.

Ao fazer o trabalho de melhorar cada área e colaborador, a própria empresa sai ganhando ao agregar conhecimento e inovação.

A gestão de resultados também é mais direta e mensurável, pois ao trabalhar com métricas bem estipuladas dá para identificar o grau de participação e engajamento de cada aluno.

Para o conteúdo ser consumido com eficiência, é tarefa de um profissional identificar os melhores caminhos para otimizar o LMS.

Permite a criação, distribuição e venda de cursos online

Conforme o artigo trata, esta é uma das tendências que está se disseminando pela internet. Cada vez existem mais plataformas para você compartilhar seus próprios cursos, mas com um porém: é necessário pagar uma comissão para a plataforma.

O que é LMS - Vender cursos

Para oferecer seus cursos online, não é necessário acumular títulos acadêmicos, basta ter conteúdo relevante para ensinar, ou reunir profissionais que tenham o desejo de compartilhar seus conhecimentos em torno deste ideal.

Não importa a área, pois vai desde capacitações de marketing até para o pessoal das artes.

Muitas empresas abrem cursos não apenas para os próprios colaboradores, mas também para público de fora que busca aprimoramento em alguma área específica.

Em muitos casos os cursos são cobrados, mas também podem ser conteúdos para ganhar a confiança e o respeito do seu consumidor.

Conclusão

Sabendo o que é LMS e quais as melhores plataformas, oferecer cursos ou treinamentos online fica muito mais fácil. Com várias plataformas LMS gratuitas e pagas, não tem por quê não experimentar e conhecer na prática esse tipo de ferramenta. Qualquer pessoa pode oferecer um curso online, seja com o Moodle, Chamilo ou qualquer outra plataforma LMS.

Para quem quer economizar, não resta dúvida que a forma mais econômica de ter um LMS é contratando uma hospedagem e usando uma plataforma gratuita. Então se você ainda não sabe qual provedor escolher, confira nossa lista com as melhores hospedagens para hospedar sua plataforma LMS.

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.
Receba os artigos do blog por e-mail: