Inodes: o que são e qual a relação com hospedagem

Avatar

Redação

0 avaliações

3 de junho de 2019 às 4:06

Muitos usuários só descobrem o que são inodes quando suas contas são notificadas por exceder algum limite.

É comum os provedores de hospedagem anunciarem seus planos com armazenamento ou espaço em disco ilimitados – mas isso não quer dizer que sejam infinitos. Os inodes ajudam a garantir que os usuários não vão abusar do armazenamento do servidor, enviando uma quantidade enorme de arquivos para o mesmo.

Inodes

Mas o que são esses inodes e como evitar que eles causem problemas na conta de hospedagem? Neste artigo, vamos explicar o que são inodes e como a quantidade de arquivos pode afetar sua hospedagem. Assim, você poderá compreender estes importantes aspectos e como eles afetam o seu site.

O que é inode?

Inode vem do termo Index node, ou em português nó de índice ou simplesmente nó-i, e diz respeito a um objeto de dados em um sistema de arquivos. Basicamente, esse objeto do sistema de arquivos, representa um arquivo ou até mesmo uma pasta em sistemas Unix, como Linux, macOS e BSD.

Então um inode pode representar:

  • Arquivo de um site - um script PHP ou JavaScript, um documento HTML ou um arquivo de texto ou CSS;
  • Arquivo de mídia - uma imagem .jpg ou .png, um vídeo .mp4, uma áudio .mp3;
  • Diretório ou pasta - cada diretório ou pasta em um sistema contam como um inode;
  • Mensagem de e-mail - as mensagens de e-mail também contam como inodes, assim como os anexos de cada mensagem.

Basicamente, você pode considerar um inode como um arquivo individual.

Cada inode armazena os atributos dos arquivos, como informações sobre permissões, tipo, data de criação, acesso e modificação. Exemplo dos dados de um inode:

Inode: 11 Type: directory Mode: 0700 Flags: 0x80000
Generation: 0 Version: 0x00000000
User: 0 Group: 0 Size: 12288
File ACL: 0
Links: 2 Blockcount: 24
Fragment: Address: 0 Number: 0 Size: 0
ctime: 0x5be5763d -- Fri Nov 9 08:57:49 2018
atime: 0x5be5763d -- Fri Nov 9 08:57:49 2018
mtime: 0x5be5763d -- Fri Nov 9 08:57:49 2018
Inode checksum: 0x00008881
EXTENTS:
(0-11):12-23

No exemplo acima, o inode 11 se refere a um diretório recentemente criado em um sistema de arquivos.

Qual o limite de inodes da minha hospedagem?

Embora muitas vezes não informem de forma explícita, os provedores de hospedagem de sites definem limites de inodes em seus planos – principalmente nos planos de hospedagem compartilhada.

O limite de inodes pode variar de hospedagem para hospedagem, e depender também do tipo de hospedagem:

  • Hospedagem compartilhada - geralmente é limitado entre 100 e 400 mil inodes;
  • Servidores VPS - mais de 1 milhão de inodes ou ilimitado;
  • Servidores dedicados - não possuem limites de inodes.

Como você pode ver, a diferença na quantidade de inodes pode variar muito a depender do tipo de hospedagem. Isso ocorre porque em uma hospedagem compartilhada, várias contas compartilham o mesmo servidor – então a quantidade de inodes também deve ser reduzida para cada conta.

Além disso, a hospedagem compartilhada é a modalidade de hospedagem mais barata, em que não hospedadas aplicações de grande porte, logo, não há uma grande demanda para milhões de inodes.

É importante destacar que mesmo quando uma hospedagem indica ter o armazenamento ilimitado, não quer dizer que ela tenha inodes ilimitados. Nesses casos, o armazenamento ou espaço em disco se refere ao tamanho dos arquivos que podem ser hospedados.

Justamente por oferecer a quantidade de armazenamento ilimitado é que o limite de inodes se faz relevante. Caso contrário, os usuários poderiam abusar do armazenamento, como se fosse um recurso infinito.

Isso fica bem claro se se compararmos as melhores hospedagens de sites em seus planos de hospedagem compartilhada:

ProvedorPlanoEspaço em discoLimite de inodes
HostingerPremium30 GB400 mil
UOL HOSTM30 GBIlimitado
WebLinkPrata30 GB400 mil
HostGatorM100 GB250 mil
HostMídiaPadrãoIlimitado300 mil
GoDaddyDeluxeIlimitado250 mil

Você pode ver que o único plano de hospedagem com inodes ilimitados é o plano da UOL HOST, que é justamente o plano de hospedagem com espaço em disco ilimitado. Os planos da Hostinger, WebLink, HostMídia e GoDaddy oferecem o espaço em disco ilimitado, mas se você hospedar muitos arquivos e diretórios (muitos inodes), você pode atingir o limite.

Estranhamente a HostGator limita tanto o espaço em disco quanto a quantidade de inodes, mas como dificilmente um usuário vai utilizar 100 GB na hospedagem, acaba sendo um problema menor que o limite de inodes.

Para os planos de servidores dedicados e VPS, em que o provedor deixa claro que há um limite de armazenamento ou espaço em disco, não há um limite de inodes. Quando há algum limite desse tipo, é muito maior que o de hospedagem de sites, como no caso da HostGator que tem o limite de 1 milhão de inodes para VPS, mas que pode ser aumentado conforme necessidade.

Como os inodes afetam hospedagem de sites?

O limite de inodes é só costuma a chamar a atenção dos usuários quando já se tornou uma complicação na conta de hospedagem. Como quando o usuário percebe que não consegue mais criar ou enviar novos arquivos para a hospedagem, ou até mesmo quando não consegue mais enviar e nem receber novas mensagens de e-mail.

Limite de inodes no cPanel
Inodes no cPanel da HostGator

Os sistemas de backup também podem ser afetados devido a quantidade de inodes. Quanto mais inodes você tiver em sua hospedagem, maior será o tempo e o processamento para gerar o backup.

Numa hospedagem cPanel, por exemplo, alguns provedores definem o limite de 100 mil inodes devido ao sistema de backup.

A quantidade de inodes dificilmente é uma preocupação para uma conta de hospedagem que foi recentemente criada ou para sites pequenos, já que estas não contém muitos arquivos ou diretórios.

Os inodes servem como um indicador da quantidade de arquivos e diretórios em uma conta de hospedagem. Cada mensagem de e-mail e arquivo hospedado – seja uma imagem, um arquivo .html, um arquivo .php e até a pasta em que esses arquivos estão –, representa inode.

O que são inodes - Hostinger
Barra lateral do painel Hostinger

Por isso, é muito importante que você acompanhe as estatísticas de consumo de recursos da sua conta de hospedagem. Os melhores painéis de controle de hospedagem exibem a quantidade de inodes para que você possa monitorar o consumo da sua conta de hospedagem.

Além disso, os provedores podem notificar sobre o consumo da sua conta de hospedagem quando estiver perto de alcançar os limites. Assim você não precisa acessar o painel de controle de hospedagem todos os dias.

Sabendo disto, você poderá evitar que seu site fique travado e que emails importantes sejam perdidos devido a limitação de inodes.

Pode chegar o momento que a quantidade de inodes de um plano de hospedagem compartilhada não é o suficiente, sendo necessário fazer um upgrade de hospedagem, contratando uma nova conta de hospedagem ou um plano de servidor VPS.

É importante ficar atento aos termos de serviços das empresas de hospedagem. Em alguns casos, somente nos termos é que se encontra a informação sobre a quantidade de inodes.

Como evitar atingir o limite de inodes?

Para saber como economizar na quantidade de inodes ou liberar mais inodes em sua hospedagem, é preciso entender o que mais está consumindo esses inodes. A maioria dos casos de problemas com inodes em hospedagem é devido a:

  • Acumulação de muitas mensagens de e-mail;
  • Hospedarem muitos sites em somente uma conta de hospedagem.

Quando você atinge o limite de inodes, a hospedagem pode te oferecer um upgrade na hospedagem. Essa alternativa quase nunca é a ideal, já que envolve mais custos com a hospedagem de sites. Uma opção mais econômica, seria simplesmente gerenciar melhor esse recurso de hospedagem.

Mas não há muito segredo – tudo que você precisa fazer é administrar um pouco os arquivos armazenados no servidor de hospedagem.

Apague mensagens de e-mail desnecessárias

Inodes - Apagar mensagens de e-mail e spam

Sempre que possível, apague os emails mais antigos ou desnecessários ao invés de arquivá-los ou deixá-los na sua caixa de entrada. Aquelas mensagens que não terão nenhuma utilidade no futuro podem ser removidas e salvar uma boa quantidade de inodes.

Verifique também a pasta de spam e veja se ela está acumulando muitas mensagens.

A maioria dos sistemas de webmail permite que você configure a remoção automática para as mensagens de spam depois de 30 dias. Assim você não precisa se preocupar em remover manualmente essas mensagens indesejadas.

Se você usa muito o serviço de e-mail e precisa armazenar mensagens antigas, uma alternativa seria obter um serviço de e-mail profissional separado da hospedagem.

Remova arquivos e diretórios residuais

Também é comum as aplicações e plataformas da web deixarem arquivos residuais quando são removidas. Então se em algum momento você migrou de plataforma, realizou atualizações ou até removeu algum plugin, vale a pena verificar se há arquivos e pastas não utilizadas.

Num VPS ou numa hospedagem com servidor Linux é possível verificar a quantidade de inodes a partir da linha do terminal por meio do acesso via SSH com o comando du --inodes:

Inodes - comando du no WordPress

Para saber o consumo de inodes do sistema operacional por completo das partições de um sistema, você pode usar o comando df -ih. Com esse comando, você poderá visualizar 3 colunas:

  • Inós ou Inodes - que representa o total de inodes no sistema de arquivos;
  • IUsado ou IUsed - que representa a quantidade de inodes usada no sistema;
  • ILivre ou IFree - que é a quantidade de inodes de livres no sistema de arquivos.

Abaixo, você pode ver um exemplo da quantidade de inodes (Inós) numa partição de 10 GB num sistema Linux:

Inodes - Verificando no sistema

Cada aplicação instalada possui uma quantidade base de inodes. Embora uma instalação limpa do WordPress tenha menos de 2 mil inodes, ao adicionar 20 páginas e alguns plugins, esse número pode ficar até 10 vezes maior, ficando entre 15 e 20 mil inodes.

Se você possui somente um ou dois sites WordPress isso não deve ser um problema, já que a quantidade de inodes fica dentro do limite. No entanto, alguns usuários querem hospedar dezenas de sites em uma mesma conta, fazendo com que o limite seja alcançado facilmente.

Nesse caso, é recomendado um servidor VPS ou uma plano de revenda de hospedagem.

Resumindo

Agora você já sabe o que é inode e a sua influência numa hospedagem – ou melhor, em qualquer servidor ou sistema operacional baseado em Unix.

O conceito de inodes não é difícil de ser compreendido e pode ajudá-lo no gerenciamento de sua hospedagem. Um pouco de cuidado e acompanhamento do número de arquivos e pastas poderá evitar com que este aspecto técnico se torne um problema.

Então, fique atento a mais essa característica quando for contratar uma hospedagem de sites – principalmente se você pretende hospedar vários sites e fazer várias instalações de CMS.

A melhor forma de evitar dor de cabeça com inodes é escolhendo uma das melhores hospedagens de sites – que disponibilizam uma quantidade suficiente para vários sites.


Avatar
Redação

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.


Hostinger logo
9.9 /10
GoDaddy logo
9.1 /10