OpenCart é bom? Review do sistema de e-commerce

Avatar

Redação

0 avaliações

20 de setembro de 2019 às 12:52

OpenCart

Para quem busca um sistema de e-commerce completo, seguro e confiável, existem várias opções gratuitas no mercado que tornam a criação de uma loja virtual muito mais fácil – e uma delas é o OpenCart.

A plataforma conta com uma grande comunidade no nosso país, a OpenCart Brasil – um lugar que reúne os usuários do sistema em todo o Brasil. Assim, se você está procurando uma boa plataforma de e-commerce para começar a sua loja virtual, o OpenCart é um bom começo.

Acompanhe o nosso review do OpenCart para conhecer mais sobre esse sistema e descobrir se o OpenCart é bom para o que você precisa.

O que é OpenCart?

O OpenCart é uma plataforma de e-commerce gratuita e de código aberto desenvolvida em PHP e MySQL. Por ser um sistema com código aberto, o OpenCart permite a contribuição de pessoas em todos os lugares do mundo, que se unem para construir uma ótima solução para gestão de uma loja virtual.

Desenvolvido com o foco na performance, o OpenCart permite o gerenciamento simplificado de lojas virtuais de forma rápida e leve, além de ser fácil de usar. A plataforma também tem recursos para gerenciar várias lojas online por meio um único painel, o que a torna bastante flexível.

O sistema ficou popular após ser revivida em 2005 por seu atual mantenedor, Daniel Kerr. A plataforma teve a sua primeira versão estável lançada em 2009, a versão 1.1.1.

OpenCart Brasil Site

O OpenCart era a plataforma de e-commerce e loja virtual mais utilizada na China em 2014. E em 2015, a plataforma tinha a parcela 6.42% dos e-commerces no mundo, superando até o PrestaShop e ficando atrás somente do WooCommerce e Magento.

No Brasil, a plataforma conta com a comunidade OpenCart Brasil desde 2010, que reúne usuários, desenvolvedores e entusiastas da plataforma. O OpenCart Brasil disponibiliza artigos, tutoriais e um fórum, para que os usuários brasileiros possam interagir.

Agora que você já sabe o que é o OpenCart e sabe um pouco da sua história, conheça as principais características em destaque da plataforma.

Principais características do OpenCart

Para quem ainda está na dúvida de se o OpenCart é bom para seu projeto, é importante conhecer os recursos que o sistema oferece.

Aqui estão os principais recursos do OpenCart, estão:

  • Cadastro ilimitado de produtos, marcas, departamentos, páginas;
  • Suporte para várias moedas, métodos de pagamento, regiões e idiomas;
  • Integração com outras plataformas como Google Merchant;
  • Sistema de gerenciamento de relatórios e registros de erros;
  • Ferramenta de backup e restauração integrada.

Porém, o melhor do OpenCart é a sua extensibilidade. Em outras palavras, as funcionalidades padrões não forem o suficiente, é possível trazer recursos adicionais com os módulos e temas na loja de extensões do OpenCart.

OpenCart Marketplace: mais de 13000 módulos e temas

São milhares de módulos OpenCart, que incluem templates, sistemas de pagamentos e métodos de envio. Os módulos do OpenCart funcionam como plugins ou add-ons de plataformas como WordPress, e permitem personalizar a loja virtual de acordo com as necessidades específicas de cada negócio.

OpenCart Brasil - Marketplace

Em meio a essa infinidade de extensões você pode encontrar módulos e temas OpenCart para diversas categorias:

  • Moda & Vestuário
  • Tecnologia & Eletrônicos
  • Alimentação 
  • Carros & Peças Automotivas
  • Móveis

Essas são apenas algumas categorias, mas você pode criar sua loja virtual de praticamente qualquer coisa. Você pode até criar várias lojas de nichos diferentes e manter vários negócios funcionando ao mesmo tempo, e gerenciar todas na mesma instalação.

Gerenciamento de afiliados e cupons de desconto

OpenCart - Afiliados e CuponsO OpenCart é bom também quando se trata de sistema de afiliados é uma ótima ferramenta para quem vende online. As maiores lojas virtuais do mundo, como Amazon, contam com um programa de afiliados em suas plataformas. Isso não é diferente com as lojas do Brasil, como Americanas e Submarino.

O mesmo acontece com diversos outros serviços, inclusive o de hospedagem – que podemos falar por experiência, já que é o principal recurso para manter o nosso site em atividade.

O OpenCart já vem com um sistema de afiliados incorporado, onde os afiliados podem promover produtos específicos e receber o pagamento por isso. Você também pode definir diferentes porcentagens e oferecer opções de pagamento diferentes, como cheque, PayPal e transferência bancária.

Se você quer fazer promoções ou campanhas sazonais para os clientes, o OpenCart disponibiliza a funcionalidade de cupons de descontos para estimular as formas mais populares de obter atenção e aumentar as vendas.

Controle de backup e restauração de dados

Um sistema de backup e restauração é fundamental para qualquer site. Em um site de negócios ou loja virtual, ter um bom gerenciamento de backup é indispensável.

OpenCart - Backup e RestauraçãoSistemas de backup são tão importantes que são oferecidos em diversos níveis em uma hospedagem. Além de ter os backups do servidor, os melhores provedores oferecem um sistema de backup para o usuário no painel de controle. E até os instaladores automáticos contam com o próprio sistema de backup.

Para reforçar essa ideia, o próprio OpenCart inclui um bom sistema que permite a configuração seus próprios backups e restaurações.

Afinal, nunca sabemos quando pode acontecer algum problema técnico ou falha no sistema.

Outros recursos em destaque do OpenCart

Não resta dúvidas que o OpenCart é bom, oferece um sistema de e-commerce completo, repleto de recursos e capaz de satisfazer as necessidades de lojas de todos os tanhos. Detalhar todos os recursos do OpenCart seria inviável, mas separamos alguns dos destaques que a plataforma oferece:

  • Avaliação dos produtos e serviços – os clientes podem avaliar os produtos comprados e deixar uma avaliação na página do produto;
  • Criação lojas virtuais em qualquer idioma – são mais de 40 idiomas para usar numa loja virtual;
  • Controle o acesso dos usuários – é possível definir níveis de acesso para os usuários, restringindo suas funções.

Para ver uma lista maior de recursos que o OpenCart pode oferecer, confira essa lista.

Métodos de pagamento no OpenCart

Uma das principais funcionalidades de um sistema de e-commerce é a integração com métodos de pagamento. Em alguns casos, a ausência de um método de pagamento em uma plataforma faz com que o usuário migre para outra – e o mesmo vale para os clientes de uma loja virtual.

OpenCart - Métodos de pagamento

Felizmente, o OpenCart também é bom nesse aspecto. Não faltam módulos de pagamentos para o OpenCart. Além disso, é possível instalar diversos métodos de pagamentos nacionais e internacionais por meio dos módulos do OpenCart.

Oferecer diversas formas de pagamento gera mais possibilidades de vendas e com o OpenCart você conta com dezenas de gateways de pagamento e você ainda pode integrar outras ferramentas de pagamento conforme as necessidades do seu negócio.

Você pode configurar a sua loja para aceitar pagamentos por meio de diversos métodos, como:

  • PagSeguro
  • MercadoPago
  • Cielo
  • getnet
  • Boleto bancário

Esses são apenas alguns dos gateways de pagamento brasileiros compatíveis com o OpenCart. Você pode conferir a lista completa com os métodos de pagamento internacionais clicando aqui.

Gerenciamento de assinaturas e pagamentos recorrentes

OpenCart - Módulos de pagamentoEssa funcionalidade é ideal se você planeja vender produtos por assinatura ou se você estiver promovendo um desconto ou clube de membros. Também é uma excelente forma de pagamento se você deseja oferecer pagamentos em parcelas menores.

Este recurso dá ao proprietário da loja mais controle sobre como os clientes são cobrados por produtos ou serviços.

Assim, o OpenCart é bom para criar uma um site de venda de serviços, como de cursos online ou assinaturas em qualquer modelo.

Integração com diversos métodos de envio

OpenCart - Correios e EntregasPara quem quer vender produtos físicos online, ter um sistema de e-commerce que esteja bem integrado com empresas de envio de encomendas é essencial.

A logística e entrega não é o problema para quem optar pelo OpenCart. O sistema possui integração com dezenas de plataformas e empresas de entrega no mundo todo, incluindo um módulo dos Correios, para entregas nacionais.

Acompanhamento com relatórios de vendas

OpenCart - Relatórios e MétricasMedir o desempenho do seu negócio é essencial para a melhoria do mesmo. É necessário ter acesso aos dados e informações mais relevantes para identificar o que não está dando certo e o que pode ser melhorado na sua loja online.

O OpenCart possui um sistema de relatórios para você acompanhar suas vendas,  saber quais foram os produtos mais visualizados e vendidos.

Se você quiser obter funcionalidades de relatórios adicionais, você pode optar por algumas das extensões de relatórios mais populares para métricas específicas.

Otimizado para os mecanismos de busca

Uma boa plataforma além de ser funcional deve contar com ferramentas que ajudem a impulsionar os negócios. Seja com recursos web ou com recursos de marketing, o OpenCart se destaca graças às funcionalidades extras que já vêm integrados na plataforma. Vamos ver quais são esses diferenciais?

OpenCart Brasil - SEO

Estar bem posicionado nos buscadores é essencial para qualquer negócio e quem procura um e-commerce sabe muito bem disso. Por isso que na plataforma você torna o SEO do seu e-commerce uma tarefa fácil e simples usando apenas as extensões que a plataforma disponibiliza.

Uma coisa que contribui para a otimização SEO é responsividade dos templates do OpenCart. Existem várias fontes para obter temas gratuitos (e pagos) de alta qualidade, feitos por profissionais e já traduzidos para o português do Brasil.

Alguns dos sites mais populares para obter temas OpenCart são:

Não faltam temas para deixar o OpenCart com um design atraente para uma loja virtual. Além disso, a documentação tem uma seção específica para layout, para aqueles que pretendem desenvolver seus próprios templates.

Comunidade OpenCart Brasil

A OpenCart Brasil é uma comunidade que começou por um pequeno grupo de usuários e hoje é uma das principais fontes de informações sobre a plataforma de e-commerce no Brasil.

OpenCart Brasil - Site Brasileiro

Além de ter acesso à artigos e tutoriais sobre a plataforma, a comunidade do OpenCart Brasil tem um fórum de discussões dedicado para tirar dúvidas, compartilhar dicas e reportar problemas.

O site também conta a sua própria coleção de módulos do OpenCart, que são destinados ao mercado brasileiro. E para quem quer conhecer o OpenCart sem ter que baixar e instalar, é possível fazer um test drive diretamente do site.

Depois de fazer o OpenCart e confirmar se o sistema atende o que você procura, o próximo passo é fazer o download.

Fazendo o download do OpenCart

Existem várias formas de fazer o download do OpenCart e realizar a sua instalação. Oficialmente é possível baixar o OpenCart diretamente do site oficial. Na página de download, o OpenCart dá as instruções básicas para o envio dos arquivos do sistema e execução do instalador.

A segunda forma, que é recomendada para os usuários brasileiros é usar a versão do OpenCart Brasil. Na página de download do OpenCart Brasil é possível escolher entre duas versões do OpenCart:

  • Versão oficial internacional - versão "pura", projetada para os usuários no mundo inteiro.
  • Versão OpenCart Brasil - distribuição voltada para os usuários brasileiros, já em português e configurado o Real (R$).

OpenCart DownloadBaixando a versão oficial em inglês, é necessário instalar a tradução do OpenCart manualmente após fazer a instalação do sistema de e-commerce. Você pode fazer a tradução do OpenCart aqui.

No site da OpenCart Brasil as duas versões ficam disponíveis para comparação dos recursos. Você pode fazer o download do OpenCart clicando aqui. No processo, você vai precisar de um cliente FTP. Veja como usar o FileZilla para enviar os arquivos para o servidor.

No entanto, a forma mais fácil de instalar o OpenCart é quando a hospedagem já traz a plataforma em sua ferramenta de instalação de aplicações. Dessa forma, é possível instalar e configurar o OpenCart com um clique.

Aqui está a lista dos melhores provedores de hospedagem que já incluem o OpenCart no instalador automático:

  • Hostinger - a hospedagem com melhor desempenho, disponibiliza o OpenCart em todos os planos de hospedagem;
  • HostGator - hospedagem com ótimo custo benefício, inclui o OpenCart nos planos de hospedagem compartilhada;
  • WebLink - excelente atendimento e suporte, permite a instalação do OpenCart com 1 clique em todos os planos;
  • Umbler - permite a instalação do OpenCart no momento de criação da conta de hospedagem;
  • GoDaddy - oferece o OpenCart por meio do seu instalador automático, o Installatron.

Outros provedores de hospedagem que suportam PHP vão permitir a instalação OpenCart, mas de forma manual.

Resumo: o OpenCart é bom?

Não restam dúvidas de que o OpenCart é um bom sistema de e-commerce para quem quer criar uma loja virtual com facilidade. Além disso, se há algo que todo review do OpenCart concorda é que a plataforma é leve, limpa e fácil de usar.

Além dos benefícios visto no review do OpenCart,  você ainda pode contar com o suporte da comunidade do OpenCart Brasil poderá te ajudar nos primeiros passos.

Em dúvida de onde hospedar seu OpenCart? Descubra a melhor hospedagem de site pra você.


Avatar
Redação

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.


TOP 3 Provedores de Hospedagem
Hostinger logo
9.9 /10
GoDaddy logo
9.1 /10
Deixe um comentário