Otimização SEO: entenda a importância para seu site

Seo Optimization

Para muitas pessoas, a pesquisa na internet é a melhor forma para encontrar o que se precisa e resolver problemas. Mas para que um determinado site seja encontrado por essas pessoas no Google, é necessário que haja uma otimização SEO bem-feita.

Neste artigo, vamos abordar a otimização SEO e seu impacto no ranqueamento dos sites nos motores de busca. Também vamos explicar algumas técnicas de otimização e dar dicas de como é possível criar um site otimizado.

Ficou interessado? Continue conosco e saiba como ter seu site encontrado nos buscadores, aumentar o tráfego orgânico das suas páginas e alavancar os seus negócios.

O que é otimização SEO?

SEO é um termo em inglês que significa Search Engine Optimization, ou, em português, Otimização para Motores de Busca.

Trata-se de um conjunto de estratégias e técnicas para otimização de sites que potencializam as páginas do site para obterem maior desempenho e, consequentemente, melhores resultados orgânicos nos mecanismos de busca. Essas técnicas permitem que um site alcance as primeiras posições no ranking de pesquisa do Google.

O processo de otimização SEO é fundamental para o aumento do tráfego de visitantes no site. Com maior número de acessos é possível aumentar a autoridade do site, fazendo com que ele se torne referência no assunto.

Uma boa estratégia de otimização de sites abrange técnicas de otimização on-page, off-page e otimização de estrutura. Conheça um pouco mais sobre cada uma dessas técnicas.

Otimização on-page

A otimização on-page está diretamente relacionada com o uso de palavras-chave. São palavras constantemente utilizadas nas pesquisas na internet, como as pesquisas feitas no Google. Mas não é só isso, existem regras de produção de conteúdo e regras de formatação e configuração da página que também interferem no processo de ranqueamento nos buscadores.

Otimização off-page

A otimização off-page é aquela feita por meio de link building, considerando os aspectos externos ao site como a quantidade e qualidade dos links inseridos na página. Os links que estão apontando para uma determinada página também se enquadram na técnica de otimização off-page.

Otimização de estrutura

A otimização de estrutura está associada à estrutura do site, abrangendo sessões, páginas, mapas do site, servidores e outros recursos técnicos. Essa estrutura deve estar bem definida e organizada para que favoreça a página no momento de uma pesquisa.

Agora que você já sabe o que é otimização SEO, vamos conhecer os pilares dessa estratégia? Continue conosco!

Quais os pilares da otimização SEO?

Os pilares para a otimização SEO são basicamente: tecnologia, relevância e autoridade.

A tecnologia é a parte responsável pela otimização do código HTML das páginas. Isso é feito por meio da configuração dos recursos da plataforma utilizada para o desenvolvimento do site e pela performance do servidor.

A relevância está diretamente ligada a uma produção de conteúdo de qualidade e é o mais importante dos pilares. Associados a esse pilar estão a veracidade das informações da página, a possibilidade de viralização do conteúdo, a autoridade que a página demanda para o site e a capacidade de atrair e educar os visitantes.

A autoridade se resume em quantos são, quais são e de onde vem os links que apontam para o seu site, ou seja, quem está falando dele. É importante que os links que apontam para uma determinada página sejam links espontâneos, que tragam ainda mais autoridade consigo e não links que prejudiquem a credibilidade do conteúdo.

Que tal conhecer outras vantagens de uma estratégia SEO e saber como ela influencia no desempenho do seu site? Vamos lá!

Como o SEO influência no desempenho dos sites?

Como você pode perceber até agora, o SEO consiste em técnicas que podem ser aplicadas em diversos pontos do site. Essas técnicas se complementam e devem ser utilizadas de forma integrada para que produzam os resultados esperados nos mecanismos de busca.

As técnicas de SEO on-page e off-page são as mais lembradas e utilizadas, porém não devemos negligenciar o SEO de estrutura, que também é fundamental para atingir os objetivos da estratégia de otimização de sites.

A otimização SEO influência no desempenho dos sites de forma positiva, pois com essa estratégia é possível obter diversas vantagens para alcançar bons resultados nos mecanismos de busca.

Seguem algumas das vantagens da aplicação de SEO nos sites:

  • melhor posicionamento das páginas para a palavra-chave em foco;
  • alcance das melhores posições no ranking das ferramentas de busca;
  • aumento do tráfego orgânico;
  • aumento de tráfego qualificado;
  • aumento da autoridade do site;
  • maior alcance e visibilidade da página.

Como criar um site otimizado?

Com a otimização SEO é possível dobrar o tráfego orgânico de um site, pois com essas técnicas você consegue atender melhor às necessidades de pesquisa de um público específico.

Quer aumentar o número de visitantes do seu site? Então confira três dicas valiosas de como criar um site otimizado.

Dica 1: fazer uma auditoria da estrutura do site

Fazer a auditoria do site é um processo de análise que permite que sejam descobertas falhas, seja na arquitetura, na programação ou na performance, que impedem um site de alcançar as melhores posições no ranking dos buscadores.

Com a análise detalhada das falhas encontradas, é possível identificar oportunidades de melhorias e implementar as técnicas de SEO necessárias para melhorar o ranqueamento do site no Google e aumentar o tráfego orgânico.

Dica 2: realizar uma pesquisa de dados pelo valor do usuário final

O conteúdo do site deve apresentar informações que ajudam o visitante a solucionar um problema, ou seja, precisa trazer uma proposta de valor ao usuário.

Para que isso seja possível, é importante buscar dados em pesquisas, analisar as respostas dos usuários, saber do que eles estão falando e identificar quais são os seus hábitos, buscando informações de alta qualidade que possam ser utilizadas para criação de seu próprio conteúdo.

Também é possível obter ideias para criação de conteúdos de valor utilizando a pesquisa de palavras-chave do Google e gerando palavras-chave de cauda longa, pois essas possuem grande potencial de busca e menor concorrência.

Dica 3: investir em landing pages

Criar landing pages (páginas de destino) personalizadas é outra dica muito importante no momento de criar sites otimizados, pois é nessa página que o relacionamento com o usuário é iniciado.

Para saber se a sua landing page está adequada ao seu público, ela deve apresentar uma forte proposta de valor. Utilize as informações das pesquisas que foram analisadas e dos dados levantados para criar várias versões da página e, depois, realize testes A/B para identificar qual das páginas tem o melhor desempenho.

Fazendo um bom trabalho de otimização SEO o site tem a visibilidade aumentada, pois é apresentado nas melhores posições da página de resultados nos mecanismos de busca, principalmente no Google.

E então, entendeu como a otimização SEO é importante para o seu site? Que tal conhecer agora 7 ferramentas para monitorar o uptime do seu site? Boa leitura!

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem o melhor provedor de hospedagem, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.

Deixe um comentário

Receber novidades por email: