Plesk ou cPanel: descubra qual o melhor painel de hospedagem

Avatar

Redação

0 avaliações

20 de agosto de 2019 às 5:56

Plesk ou cPanel

O painel de controle de hospedagem é o que permite o fácil gerenciamento da conta, sem necessidade de conhecimentos técnicos. Nesse quesito, existem duas opções bastante populares usadas em praticamente provedor, são elas Plesk ou cPanel.

Quem precisa de site, precisa de um serviço de hospedagem para realizar o gerenciamento do seu projeto web. Para facilitar essa gestão e de todos os outros serviços de uma hospedagem, o provedor geralmente oferece um painel de controle onde é possível melhorar e alterar várias funções de um site.

Embora ambos cumpram bem com o objetivo de gerenciar as funcionalidades de uma hospedagem, o cPanel e o Plesk contam com suas particularidades. Por isso, é fundamental que, antes de contratar o serviço, o cliente conheça bem essas diferenças e é sobre isso que vamos abordar nesse artigo. Confira!

O que é Plesk?

Plesk é um painel de controle de hospedagem que permite o fácil gerenciamento dos recursos do servidor por meio de uma interface web amigável e intuitiva. O Plesk é uma alternativa comum para o cPanel, sendo uma opção popular para servidores com Windows.

O que é Plesk

Com o Plesk no servidor de hospedagem fica fácil para qualquer pessoa administrar a hospedagem e os sites hospedados. O painel inclui funções que vão desde o gerenciamento de e-mail e bancos de dados até a instalação de aplicações como WordPress bem como certificado SSL de forma automática.

Esses recursos são essenciais em qualquer hospedagem, então estão disponíveis também no concorrente do Plesk – o cPanel. Porém, esses painéis estão longe de ser iguais. Confira abaixo as principais diferenças para saber qual o melhor para você: Plesk ou cPanel.

Quais as principais diferenças entre o Plesk e o cPanel

O principal destaque do Plesk está no suporte para servidores com Windows. Esta é a principal diferença que existe entre os painéis de controle. Enquanto o cPanel permite o uso apenas no Linux, você pode acessar o Plesk no Windows.

Painel de Controle Plesk

Além de ter compatibilidade com Windows, o Plesk ainda permite o uso em ambientes Linux. Independente do sistema operacional do servidor, o painel mantém a mesma interface e recursos em qualquer um deles. Portanto, aqui temos um ponto positivo para o Plesk.

Qual tem a melhor usabilidade: Plesk ou cPanel?

Para usar o Plesk, não é necessário conhecimento prévio de uso da plataforma, já que o ambiente conta com um design bastante intuitivo para realizar as operações necessárias dentro do site. Embora o cPanel conte também com uma interface intuitiva, neste ponto, o Plesk não deve nada ao cPanel.

Outro ponto positivo do Plesk está na possibilidade de gerenciar os recursos da hospedagem utilizando o aplicativo para Android ou iOS. Ter um aplicativo dedicado é um diferencial, além de mostrar a preocupação do suporte Plesk em oferecer a melhor experiência ao usuário.

Plesk - Aplicativo móvel

O cPanel conta com interface responsiva, porém deixa a desejar se comparado com um aplicativo nativo.

Qual painel é mais seguro: Plesk ou cPanel?

Para manter uma boa reputação, o serviço de hospedagem precisa garantir a segurança de dados e que nenhuma das contas será atacada. Neste ponto, o Plesk também oferece excelência no serviço.

Quando se trata de acompanhar tendências de tecnologia e segurança, o Plesk busca trazer as inovações à sua plataforma o quanto antes. Por exemplo, Quando o cPanel ofereceu integração nginx e passou a adotar o IPv6, o Plesk já contava com essas funcionalidades há mais tempo.

Painel de Controle Plesk

Em geral, ao escolher Plesk ou cPanel você poderá administrar seu site com segurança. Ambos os painéis são reputáveis e colocam bastante atenção no quesito de segurança. Afinal, são os painéis de controle mais utilizados no mundo, em milhões de websites.

Qual painel tem o melhor suporte: Plesk ou cPanel?

Para ambas as plataformas é possível ter acesso à diversas opções de suporte, desde o suporte da hospedagem até do próprio Plesk. No entanto, vale lembrar que o cPanel conta com mais de 20 anos no mercado de web hosting e conta com uma grande comunidade de usuários.

Plesk Suporte

Comparado com o cPanel, o Plesk ainda é um sistema jovem. Mas, mesmo mais jovem, o Plesk conta com diversas fontes de conhecimento. Além disso, o painel trouxe consigo funções atualizadas e modernas, motivo pelo qual também conquistou muitos usuários.

Afinal, qual painel de controle escolher?

Escolhendo Plesk ou cPanel você estará usando as melhores opções do mercado. Não tem muito como errar nessa escolha. O fator que vai determinar a escolha do painel de hospedagem será o sistema operacional do servidor.Painel de Controle Plesk

Se você procura uma hospedagem ASP.net, por exemplo, um plano com o painel Plesk é mais adequado. No entanto, para quem quer criar um site WordPress ou outro sistema baseado em PHP e MySQL, uma hospedagem cPanel é o suficiente.

É sempre importante verificar as extensões disponíveis no painel. Se você pretende hospedar um site em PHP numa hospedagem que disponibiliza Plesk ou cPanel, verifique quais as extensões em cada um, a depender das extensões, pode ser mais vantajoso optar por um painel do que outro.

Seja qual for o painel de hospedagem, Plesk ou cPanel, sempre verifique os recursos da hospedagem.

Qual a melhor hospedagem Plesk?

Embora o Plesk seja um painel de alta qualidade, para que ele funcione corretamente, é importante que o servidor esteja bem configurado e as principais extensões estejam disponíveis. Essas são coisas que nem todos os provedores de hospedagem conseguem oferecer.

Por isso, além de escolher o melhor painel de controle para a sua hospedagem, é importante que você escolha bem o seu provedor de hospedagem. E se você quer ter a melhor experiência de hospedagem, seja com Plesk ou cPanel, a recomendação é que escolha entre os melhores provedores.

Escolha a melhor hospedagem Plesk na lista das melhores hospedagens de sites!


Avatar
Redação

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.


TOP 3 Provedores de Hospedagem
Hostinger logo
9.9 /10
GoDaddy logo
9.1 /10