Plesk: uma poderosa alternativa ao cPanel

  • Última atualização: 30 de outubro de 201830 de outubro de 2018 por
  • Redação
Painel de Controle Plesk

Quem precisa de site, precisa de um serviço de hospedagem para realizar o gerenciamento do seu projeto web. Para facilitar essa gestão e de todos os outros serviços de uma hospedagem, o provedor geralmente oferece um painel de controle onde é possível melhorar e alterar várias funções de um site.

As plataformas e ferramentas mais utilizadas para fazer esse tipo de trabalho são o cPanel e o Plesk e, nesta escolha, as dúvidas dominam devido à boa interatividade e usabilidade de ambas.

Embora cumpram bem com o objetivo de gerenciar as funcionalidades de uma hospedagem, o cPanel e o Plesk contam com suas particularidades. Por isso, é fundamental que, antes de contratar o serviço, o cliente conheça bem essas diferenças e é sobre isso que vamos abordar nesse artigo. Vamos aprender mais?

Quais as principais diferenças entre o cPanel e o Plesk

Acompanhe as principais diferenças entre o cPanel e o Plex.

Painel de Controle Plesk

Windows ou Linux

Esta é a principal diferença que existe entre as plataformas. Enquanto o cPanel permite o uso apenas no Linux, você pode acessar o Plesk tanto no Windows quanto no Linux.

O Plesk possui a vantagem de ser compatível com ambientes que usam sistemas Linux ou Windows. O painel mantém a mesma interface e recursos em qualquer um deles. Portanto, aqui temos um ponto positivo para o Plesk.

Além das diferenças entre sistemas operacionais, há ainda as funções listadas no painel de controle em si. Para usar o Plesk, não é necessário conhecimento prévio de uso da plataforma, já que o ambiente conta com um design bastante intuitivo para realizar as operações necessárias dentro do site.

Embora o cPanel conte também com uma interface intuitiva, neste ponto, o Plesk não deve nada ao cPanel.

O Plesk e o Mundo Mobile

O Plesk já está preparado para sobreviver a um planeta dominado por smartphones. Com o Plesk, é possível gerenciar os recursos da hospedagem utilizando o aplicativo para dispositivos móveis. Nem que seja só para checar algo rapidamente, com certeza é um diferencial, além de mostrar a preocupação do suporte Plesk em oferecer a melhor experiência ao usuário. Enquanto isso, o cPanel conta com interface responsiva, embora deixe a desejar no uso de um aparelho mobile.

Falando em acompanhar a tecnologia, o Plesk busca trazer as inovações à sua plataforma o quanto antes. Quando o cPanel ofereceu integração nginx e passou a adotar o IPV6, o Plesk já contava com essas funcionalidades há mais tempo.

O que o Plesk oferece em termos de segurança

Para manter uma boa reputação, o serviço de hospedagem precisa garantir a segurança de dados e que nenhuma das contas será atacada. Neste ponto, o Plesk também oferece excelência no serviço.

Painel de Controle Plesk

Caso algo fuja da normalidade, a empresa reconhece este problema de segurança em 24 horas e a média de tempo para corrigir o erro fica em nove dias. Enquanto isso, o concorrente cPanel demora nove dias para identificar o problema e outros 28 dias para solucioná-lo. Embora ambas as plataformas contem com recursos de segurança similares, a atenção dada pelo suporte faz toda a diferença.

Suporte aos provedores de hospedagem

Conforme tratado no artigo, revender hospedagens tornou-se uma tendência de mercado, inclusive porque poucos dos que buscam criar sites tem interesse ou apreço por linguagens de programação. Assim, oferecer suporte aos provedores é fundamental.

No Plesk, existe a opção de criar um perfil de revendedor numa área chamada "Planos de Serviços", onde é possível resolver as dúvidas e possíveis pendências. A plataforma cPanel também oferece em seu ambiente uma área específica para revendedores.

Usabilidade do Plesk

No entanto, o que pesa muito é a questão de adaptação à plataforma. O cPanel conta com mais de 20 anos no mercado de web hosting e conta com uma grande comunidade de usuários. O Plesk surgiu após os anos 2000 e sendo mais jovem, trouxe consigo as funções de suportar diferentes linguagens de programação, motivo pelo qual também conquistou muitos usuários e simpatizantes. Ao optar pela plataforma, certifique-se que é interessante utilizar as funções oferecidas de acordo com as necessidades dos sites que você deseja hospedar.

Planos de Hospedagem: O que considerar?

Independente da plataforma, o bom atendimento das necessidades dos clientes é um grande diferencial e um requisito que pesa na escolha de uma ferramenta ou outra. Agora que já sabemos os motivos pelos quais o Plesk é uma alternativa interessante ao cPanel, então, basta moldar as suas necessidades ao plano mais interessante de hospedagem.

Verifique o espaço em disco disponível. Que tipo de projeto você vai ter? Quanto mais conteúdo exigir, mais este espaço será utilizado. Muitos sites contam com fotos de menor resolução e mais textos, então demandam menos memória, enquanto outros exigem mais espaço por abarcar mais vídeos, imagens pesadas, gráficos, e outros elementos.

Painel de Controle Plesk

O gerenciamento deste site também passa pelas contas de e-mail. Quantas contas é possível criar para cada domínio? E quanto espaço cada caixa de entrada vai disponibilizar? Antes de passar por algum constrangimento diante do cliente, não deixe de verificar.

Para finalizar, a transferência de dados também é fundamental na escolha de um plano de hospedagem. Se o objetivo é atender sites com menos fluxo de acessos e poucas páginas, como a maioria é, planos mais básicos de transferência de dados já dão conta do recado.

A grande maioria dos projetos pode se encaixar aqui. Contrate um plano reforçado apenas se você for criar projetos que trabalhem com muito conteúdo, como quem oferece downloads de arquivos, por exemplo. Se o site for novo, a dica é iniciar num plano mais básico e após atingir considerável crescimento migrar para um plano reforçado que ofereça mais capacidade de transferência.

Seja qual for o painel de hospedagem, Plesk ou cPanel, verifique os recursos da hospedagem.

Conclusão

Escolher a plataforma ideal para gerenciar o seu painel de controle de hospedagem é uma tarefa que exige bastante pesquisa. Por isso, busque escolher o painel ideal para o seu projeto.

Escolher a plataforma passa também por determinar qual vai ser o diferencial do seu serviço. Diferentes linguagens de programação? Entrega de resultados mais eficientes ao cliente? Coloque isso tudo na balança e defina seus objetivos.

Feito isso, escolha uma hospedagem de sites focando nas funcionalidades e suporte, seja com Plesk ou cPanel.

Confira a lista com os melhores provedores de hospedagem de sites no Brasil.

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem o melhor provedor de hospedagem, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.

Receber novidades por email: