Por que ter um site é essencial para o seu negócio

Se você está na dúvida se deve criar um site, este artigo vai te ajudar a entender porque ter um site é essencial para o seu negócio.

Seja qual for o tipo de sua empresa, segmento de negócio, tamanho ou local, uma coisa é certa – toda marca de sucesso tem um site. Esse já é um bom indicativo de que ter um site é algo muito positivo para sua empresa, mas se você quer entender melhor as vantagens de ter um site, acompanhe o nosso texto.

Por que criar um site? Confira 5 benefícios

Você já se perguntou por que criar um site é tão importante para o seu negócio? Caso ainda não tenha considerado essa ideia, é muito provável que os seus concorrentes estejam deixando você para trás! Lembre-se de que as pessoas estão utilizando cada vez mais a internet para decidir o que e como comprar.

Faça uma reflexão: pense nas marcas mais bem-sucedidas que você conhece. Elas têm um site? Agora, imagine que você quer comprar um produto, mas não sabe praticamente nada sobre ele. No caso, seria interessante conseguir as informações que você precisa no site da própria loja, não é mesmo?

Eu realmente preciso de um site?

Uma pergunta muito comum que é feita quando se pensa em fazer um site é sobre sua necessidade. Quando chegam nesse tópico, muitos proprietários de empresas e negócios pensam "eu realmente preciso de um site?". Essa questão muitas vezes ocorre pelo receio do retorno sobre o investimento na presença online.

Além do investimento, existem alguns questionamentos que deixam os proprietários de negócios relutantes a criar um site. No entanto, nós já mostramos como criar um site é fácil (e barato), e como essa ferramenta já é acessível para qualquer um que tenha alguns minutos por dia para investir na sua presença na web.

1. Preciso de um site mesmo já tendo uma página no Facebook?

Assim como o site, uma página em uma rede social como Facebook ou Twitter é uma ótima ferramenta para o seu negócio. No entanto, uma ferramenta não substitui a outra. Na verdade, elas funcionam melhor quando são usadas em conjunto.

Por que ter um site se já tenho página do Facebook?

Enquanto uma página em uma rede social é uma excelente forma de compartilhar conteúdos, gerar tráfego e engajamento, ela é deixa a desejar para exibição de informações e campanhas de marketing.

No entanto, essas são coisas que um site com domínio próprio fazem de forma eficiente e são indispensáveis para o relacionamento com o cliente.

Quando você vê um compartilhamento em uma rede social, você nota que ela te leva para um lugar fora da rede social, um espaço que ajuda a tornar aquela oportunidade de negócio em um cliente – esse lugar é o site.

2. Por que ter um site se o meu negócio é local e eu não vendo online?

Uma coisa comum tanto para os negócios online quanto para os negócios locais, que não vendem online é que ambos querem realizar vendas. O site não é somente um canal para vender produtos e serviços online, nós sabemos disso porque existem diversos sites sem essa finalidade.

Ao ter um site do seu negócio local, você pode usar sua página para exibir informações sobre o seu negócio, o endereço, como chegar, quais serviços você trabalha, etc. O site vai funcionar como a vitrine do seu negócio, por isso é importante causar uma boa impressão no primeiro contato.

Por que ter um site se não vendo online?

Uma forma de deixar bem clara a necessidade de ter um site é fazendo uma pesquisa no Google. Faça uma pesquisa contendo o segmento de negócio e a sua localização, como "design de sobrancelhas São Paulo", "peças de computador no Rio de Janeiro" ou "lanchonete gourmet em Salvador".

O resultado dessa pesquisa não só vai te exibir as páginas dos seus competidores, como também mostrar as oportunidades que um site podem trazer para o seu negócio. Isso somente ao pensar em um único termo de pesquisa – você pode imaginar quantos termos possíveis as pessoas podem estar pesquisando em busca da solução oferecida por seu negócio.

Tendo o seu próprio site com as palavras chave do seu negócio e conteúdo relevante para os visitantes, as chances de sua página aparecer nos resultados de pesquisa aumentam, trazendo mais oportunidades para sua empresa.

3. Minha empresa é pequena, ter um site é mesmo necessário?

Sim, isso é, a menos que você não queira mais clientes e nem crescer mais ainda a sua empresa. Ter um site vai ajudar no crescimento do seu negócio, permitindo que você tenha mais visibilidade por meio de estratégias de marketing digital sem necessidade de um grande investimento.

Por que ter um site se minha empresa é pequena?

O marketing digital é uma forma mais acessível de trazer mais visibilidade para as empresas.

Utilizando de estratégias de marketing de conteúdo, inbound marketing e otimização SEO, é possível aumenta sua chance de competir com empresas maiores e já estabelecidas no mercado.

Não importa o tamanho da sua empresa ou empreendimento, ter um site vai trazer benefícios – principalmente se você quer que sua empresa cresça ainda mais.

Agora que você já tem as respostas para os empecilhos mais comuns quando se pensa na necessidade de uma página na web, vamos conhecer os motivos de ter um site, assim como as vantagens que um site vai trazer para o seu negócio.

Quais os principais motivos para ter um site?

São muitos os motivos para ter um site, os benefícios e o retorno sobre o investimento feito ficam claros com pouco tempo. Mas se as respostas anteriores não foram suficientes para você entender a importância de um site e começar a fazer o seu agora mesmo, aqui vão mais 5 vantagens de ter um site:

  • Maior visibilidade no mercado
  • Mais autoridade no nicho de negócio
  • Melhor relacionamento com cliente
  • Maior possibilidade de parcerias
  • Mais vendas e mais clientes

Continue lendo para entender melhor como ter um site vai ajudar nesses pontos.

1. Você terá mais visibilidade

A primeira grande vantagem de se criar um site é aumentar a quantidade de pessoas que vão conhecer e ter contato com a sua empresa. O mundo está cada vez mais digital e as pessoas cada vez mais fazem buscas na internet para decidir o que e como comprar. Não adianta nada você ter uma ótima empresa e ótimos produtos se ninguém souber que você existe.

Ter um site traz mais visibilidade para sua empresa

É preciso ter em mente que o seu site é uma vitrine para seus produtos e que funciona 24 horas por dia todos os dias. Além disso, esse mostruário fica disponível para as pessoas de qualquer lugar do Brasil e do mundo.

Ou seja, não existe limitação de horário nem de localização. Isso faz com que pessoas que talvez não pudessem conhecer os seus produtos, por questão de horário não compatível ou por não morarem perto, possam agora ver tudo pelo seu site.

Assim, o alcance do negócio fica maior, ao mesmo tempo em que gera maior conforto para possíveis clientes. Você pode disponibilizar em seu site todas as informações importantes da sua empresa, seja através de textos, imagens ou até vídeos, da maneira mais completa e informativa possíveis.

Existem também técnicas que podem ajudar a tornar o seu site mais fácil de ser encontrado, como técnicas de SEO, ou ainda aumentando a velocidade para proporcionar uma experiência agradável aos usuários.

2. Ganho de autoridade no mercado

A criação de um site ajuda a mostrar que o seu negócio tem autoridade no mercado em que atua. Essa é uma das melhores formas de transmitir confiança, seja com clientes ou possíveis parceiros.

Porque ter um site melhor a autoridade do negócio

Imagine o seguinte cenário: um cliente está em dúvida de onde comprar um produto que a sua empresa, por acaso, oferece. Ele decide buscar na internet para conseguir mais informações. O seu concorrente disponibilizou todas as informações para tomar uma boa decisão.

Por outro lado, o cliente não encontrou nenhuma informação sobre a sua empresa ou seus produtos (porque você não possui um site). Quem tem mais chances de efetuar a venda?

É válido ressaltar também a importância das redes sociais. No entanto, saiba que criar uma página no Facebook ou Instagram não resolverá todos os seus problemas. A verdade é que, no quesito de autoridade e confiança, um site próprio passa uma primeira impressão mais profissional. Você pode — e deve — complementar sua estratégia de divulgação explorando todo o potencial das redes sociais.

3. Melhora o relacionamento com sua audiência

Como falamos, seu site é uma vitrine do seu negócio. Mas as funções dele não param por aí: procure utilizar seu site como uma ferramenta para gerar mais interação e se relacionar com a sua audiência.

Porque ter um site melhora o relacionamento com audiência

Isso pode ser feito através de uma seção de perguntas e respostas mais comuns ou textos com temas relevantes para os seus clientes em um blog dentro do seu site, por exemplo.

Quais são as grandes dúvidas que podem ter? Por quais dificuldades podem passar? Como podemos ajudá-los? Essas questões podem render ótimos conteúdos.

Além disso, caso façam comentários nos seus posts, você terá uma chance de interagir diretamente, respondendo as mensagens.

Você também pode viabilizar que seus clientes deixem uma avaliação e escrevam sugestões, agradecimentos e comentários. A ideia é que exista um canal pelo qual a sua interação com os consumidores seja mais próxima. Procure sempre entender o que eles pensam e fortalecer o relacionamento. Assim, você fidelizará seus clientes.

Além disso, é interessante saber quais melhorias podem ser aplicadas. Isso vai permitir que o nível de serviço e atendimento da sua empresa esteja sempre crescendo e se distanciando cada vez mais da concorrência.

4. Parcerias e expansão do negócio

Porque ter um site melhora relacionamento com parcerias

Do mesmo jeito que os seus clientes podem conseguir mais informações no seu site, possíveis parceiros também. Isso é interessante porque podem surgir possibilidades que você nunca imaginou, mas que acabam sendo bastante benéficas para o negócio.

Parcerias podem expandir o seu negócio, ajudando a atingir audiências que talvez não conhecessem a sua marca anteriormente.

É importante alertar que não costuma ser tão fácil estabelecer parcerias. No entanto, um site informativo e de qualidade pode atrair muitos olhares, fazendo suas chances aumentarem.

5. Mais clientes e mais vendas

Porque ter um site traz mais vendas

Após apresentarmos todas essas informações, chegamos a um ponto essencial para qualquer negócio: vendas. A maior exposição a clientes, o aumento da confiança, o maior relacionamento e um crescimento em parcerias são fatores que convergem para que seu negócio possa crescer cada vez mais.

Depois de atrair e converter os interessados pelos produtos ou serviços que você ou seu negócio oferece, é hora de fechar a venda. Nesse momento, seu site pode ser uma ajuda e tanto!

Existem diversos modelos de lojas virtuais em que é possível realizar a venda pelo próprio site, permitindo que a jornada de compra do cliente seja bem mais simples.

Por onde começar?

Depois de entender a importância de um site para o seu negócio, o próximo passo é planejar a criação do site. Existem várias formas de criar um site, mas escolhendo uma hospedagem barata e sabendo como criar um site por conta própria, você pode economizar basante.

Para se manter competitivo no mercado, investir em um site deve estar no topo da sua lista de prioridades. Sabendo aproveitar todos os recursos que a tecnologia proporciona, você conseguirá atingir resultados expressivos no seu negócio.

É importante também realizar um bom planejamento para que tudo seja produzido da melhor maneira, afinal, seu site não deve ser motivo para dores de cabeça.

Agora que você viu por que ter um site pode fazer a diferença no seu negócio, comece escolhendo a melhor hospedagem de sites e coloque a sua empresa na web!

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.
Receba os artigos do blog por e-mail: