Servidor Apache: o que é, para que serve e como instalar

Avatar

Redação

0 avaliações

12 de setembro de 2019

Servidor Apache

O Apache, servidor web Apache ou Apache HTTP Server é um servidor web gratuito e de código aberto, que é mantido por uma fundação – a Apache Software Foundation. Atualmente, o Apache é o servidor web mais utilizado na Internet, sendo usado em quase metade dos sites na Internet.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é o servidor Apache, para que ele serve e como ele funciona. Além disso, você vai aprender como realizar a instalação do Apache tanto no Windows quanto no Linux. Acompanhe!

O que é Apache e para que serve o servidor Apache?

O servidor Apache é um servidor web – um servidor HTTP –, que serve para disponibilizar documentos na Internet por meio do protocolo HTTP. Basicamente, tudo que você acessa a partir do seu navegador com o prefixo "http://" no endereço, pode ser servido por um servidor Apache.

Como o servidor Apache funciona?

Embora seja chamado de "servidor", o Apache na verdade é um software – um programa –, executado em um computador, que geralmente atua como um servidor. Esse programa fica em execução de forma interrupta  para responder às solicitações dos usuários ou visitantes, compondo um arquitetura cliente-servidor.

Servidor Apache - Como funciona

Por exemplo, quando um usuário acessa um site, o navegador faz uma solicitação para o servidor web – como o Apache –, que responde essa solicitação entregando os arquivos necessários, como arquivos HTML e CSS para o carregamento do site.

O mesmo vale para o download de arquivos. Quando você digita um endereço para fazer o download de um arquivo, seu navegador envia uma solicitação para o Apache, que verifica a disponibilidade daquele arquivo no servidor e, se estiver disponível, permite o seu download.

Apache e outros servidores HTTP

Não resta dúvidas de que o servidor Apache é o servidor web mais popular. Mas será que ele é realmente o melhor? Aqui vão alternativas para o servidor Apache que são bastante populares no mercado:

  • Nginx - é o segundo servidor web mais popular na Internet que também funciona como servidor de proxy. O nginx costuma ser utilizado em conjunto com o servidor Apache em muitos casos.
  • Microsoft IIS - é a solução para servidor web e de aplicação da Microsoft, compatível com suas tecnologias e linguagens, como ASP.NET.
  • LiteSpeed - um servidor popular em infraestrutura de servidores de hospedagem, usado como HostingerAWS.

Note que essas são apenas as opções mais populares. Além dessas, existem alternativas como Tomcat, um servidor de aplicação específico para a linguagem Java, e Caddy, um servidor web voltado para usabilidade, que já vem pronto configurado para desenvolvimento com certificado SSL.

Como instalar o servidor Apache no Windows?

No Windows, a forma mais fácil de usar o Apache é usando um programa como o XAMPP. O XAMPP é um pacote de software que inclui o servidor Apache, o banco de dados MariaDB e as linguagens PHP e Perl – tudo que você precisa para rodar as aplicações PHP mais populares, como WordPress e Joomla.

Para instalar o XAMPP no Windows, basta acessar o site do projeto e clicar no botão para baixar a versão com Windows:

Servidor Apache - Site Xampp

Durante a instalação, o XAMPP mostrar quais programas serão instalados, entre eles o servidor Apache:

Servidor Apache Windows - Instalação

Como você pode ver, o XAMPP inclui vários programas na instalação e até um servidor de aplicação para programas Java, o Tomcat. Você pode desmarcar o que não pretende usar, mas geralmente as aplicações web utilizam vários recursos dos programas incluídos.

Depois de escolher o que deve ser instalado, basta aguardar a instalação:

Servidor Apache Windows - Instalando o XAMPP

Após a instalação ser concluída, você deve abrir o painel de controle do XAMPP, que é por onde os servidores serão executados e gerenciados. Depois de abrir o painel de controle do XAMPP, basta clicar no botão "Start" para iniciar o servidor:

Servidor Apache Windows - Executando o Apache no XAMPP

Para visualizar que o Apache está realmente sendo executado, basta acessar o seu endereço local a partir do navegador:

Servidor Apache Windows - XAMPP em execução

Ao acessar o seu endereço local, você poderá ver a página padrão do XAMPP, indicando que ele estão em execução. Com isso, o servidor Apache está rodando no Windows e você já pode colocar seus projetos na pasta C:\xampp\htdocs\.

Como instalar o servidor apache no Linux?

O servidor Apache está presente na grande maioria das distribuições Linux para fácil instalação. Em sistemas como Ubuntu e Debian, a instalação pode ser feita com o seguinte comando:

sudo apt install apache2
Servidor Apache Linux - Instalação

Depois de executar o comando, você deve iniciar o servidor Apache com o comando:

sudo systemctl start apache2

Voc6e também pode se certificar de que o servidor Apache está rodando com o comando sudo systemctl status apache2:

Servidor Apache Linux - Iniciando Apache

E se você quiser que o servidor Apache seja sempre iniciado com o sistema, utilize o seguinte comando:

sudo systemctl enable apache2
Servidor Apache Linux - Habilitar serviço

Pronto, a partir disso, o servidor Apache já estará sendo executado e você poderá acessar a página padrão a partir do endereço do servidor ou seu endereço IP local (127.0.0.1 ou localhost).

Servidor Apache Linux - Exemplo

Para alterar a página ou hospedar os seus projetos, você deve usar a o diretório /var/www/html.

Resumo: vale a pena usar o servidor Apache?

Sabendo o que é Apache e como instalar o servidor Apache tanto no Windows quanto no Linux, a dúvida que pode surgir é se realmente vale a pena aprender a usar essa solução. E sem dúvidas a resposta é sim.

O servidor Apache já mostrou que é uma solução capaz e que seu aprendizado compensa. Afinal, esse é o servidor usado por maior parte da Internet, incluindo gigantes como a própria Google. No entanto, configurar o Apache para seu máximo potencial pode ser um desafio e exigir tempo para aprendizado.

Dessa forma, se você prefere uma solução já pronta, é possível contratar um servidor já configurado por especialistas sem pagar muito com uma das melhores hospedagens de sites. Assim, você pode forma no seu projeto e deixar a parte de infraestrutura para os profissionais do provedor de hospedagem.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe o seu comentário abaixo.


Avatar

Written by Redação

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.

Divulgação:

Nossos reviews incluem links de afiliados e ao fazer uma compra através deles, você ajuda apoiando o funcionamento deste blog. No entanto, não somos patrocinados por nenhum dos provedores para assim manter nossos reviews honestos e transparentes. Leia mais...
Deixe um comentário

* your email will not be displayed