Servidor cloud: entenda o que é e suas vantagens

O servidor cloud ou cloud server vem mudando o paradigma dos servidores de hospedagem.

Trazendo uma alternativa mais flexível para hospedagem, o servidor cloud vem se tornando a moda atual na geração de dados e na virtualização de servidores. Basicamente, a ideia do cloud server é, ao invés de utilizar um único servidor como no tradicional modelo cliente-servidor, usar servidores distribuídos na nuvem.

Servidor Cloud

Os recursos do cloud server podem ser ajustados de acordo com as necessidades do usuário. Dessa forma, os servidores cloud conseguem oferecer uma escalabilidade e flexibilidade maior do que o da hospedagem tradicional.

Desde o momento de contratação até a parte de gerenciamento do servidor cloud apresentam uma experiência diferenciada. Como resultado, os planos de cloud server são oferecidos num modelo bem diferente da tradicional hospedagem.

Para quem está conhecendo essa tecnologia agora, essa mudança pode causar um pouco de confusão. Neste artigo, vamos explicar o que é servidor cloud, como ele funciona, quais empresas já estão trabalhando com essa tecnologia e se vale a pena investir nela. Acompanhe!

O que é cloud server?

Para entender o que é um servidor cloud, é preciso entender o que é os componentes desse termo. Já estamos acostumados com o termo servidor, sabemos que é uma máquina destinado a um determinado serviço. Por exemplo, um servidor web deve disponibilizar sites e páginas web.

O que é cloud computing?

A novidade aqui está no termo "nuvem". Afinal, o que é nuvem, quando se trata de tecnologia? O termo "nuvem" surgiu como uma metáfora da internet. O termo é baseado em uma figura em forma de nuvem, que era comumente utilizado para representar a Internet em diagramas de redes de computadores.

Hoje, o termo "nuvem" é utilizado para descrever muitas situações na vida digital. Por exemplo, é comum falarmos de "nuvem" quando estamos transferindo arquivos para armazenar em um servidor na Internet, ou para acessar esses arquivos posteriormente.

O que é cloud?

No entanto, cloud vai além do armazenamento de arquivos em um servidor, se trata de uma plataforma de computação. Assim, nós podemos pensar em cloud como servidores que compartilham recursos de um sistema para entregar determinado serviço.

Quando se trata de serviços de cloud, existem três tipos de serviços, conhecidos como híbrido, privado e público. Para ajudar a entender melhor cada um desses termos, vamos conhecer suas diferenças:

  • Pública - os recursos de computação são oferecidos por um provedor de hospedagem e entregues pela Internet. Por exemplo, um plano de hospedagem cloud como o da Hostinger.
  • Privada - os recursos de computação são usados e mantidos na rede privada de uma empresa ou organização. Por exemplo, o OpenStack é uma solução para cloud privado.
  • Hibrida - oferece o melhor dos dois mundos, combinando infraestrutura privada com a pública. Por exemplo, você pode usar a nuvem pública para operações em grande volume, e a nuvem privada para dados confidenciais.

Dentro da computação em nuvem, também é possível separar os modelos de negócio ou licenciamento em que os serviços são oferecidos. Nesse caso, se tratando de cloud computing, também são 3 opções:

  • Infraestrutura como serviço (IaaS) - o cliente fica responsável pelo gerenciamento da infraestrutura – servidores, rede, firewall e aplicação. Exemplos: empresas de servidores cloud no Brasil como HostingerUOL HOST e Configr.
  • Plataforma como serviço (PaaS) - o cliente fica responsável pelo gerenciamento e desenvolvimento da aplicação em cima da plataforma oferecia. Exemplos: Heroku, Google App Engine, Amazon Elastic Compute.
  • Software como serviço (SaaS) - o cliente recebe acesso a uma aplicação pronta, sem ter que se preocupar com hospedagem ou instalação. Exemplo: Wix, Weebly, Criador de Sites UOL.

Uma das principais aplicações do termo cloud, está na parte de infraestrutura como serviço ou IaaS. É nesse modelo que se encontram os servidores cloud, que são oferecidos pelos principais provedores de hospedagem.

O que é servidor cloud?

Um servidor cloud (ou cloud server) é um servidor que utiliza uma plataforma de computação em nuvem para entregar um serviço pela Internet. Assim, um cloud server funciona como um servidor tradicional, mas com o benefício de contar com múltiplos servidores distribuídos para entregar o conteúdo.

O que é cloud server?

Dessa forma, utilizando o modelo em computação em nuvem, os provedores de hospedagem conseguem oferecer recursos que se adaptam de acordo com a necessidade do usuário. Em outras palavras, um único site ou serviço, pode ser distribuído por vários servidores sincronizados, graças à flexibilidade da tecnologia.

Para os servidores cloud, são dois os tipos oferecidos pelas empresas de hospedagem:

  • Cloud server gerenciado - o servidor é gerenciado pelo provedor. Coisas como backups, monitoramento e otimizações são feitas pela empresa que oferece o serviço. Além disso, há a possibilidade solicitar suporte para configurações no servidor cloud.
  • Cloud server não gerenciado - o servidor é gerenciado pelo usuário. Nesse tipo, a empresa de hospedagem garante a disponibilidade do serviço, mas o controle do sistema operacional e configuração dos serviços do servidor cloud ficam a critério do cliente.

Em ambos os casos, a primeira vantagem visível aqui é que se houver um problema com um servidor, um dos outros servidores pode facilmente tomar seu lugar.

Quais as vantagens do servidor cloud?

Entre as principais vantagens de um servidor cloud estão a alta flexibilidade de recursos e a escalabilidade que esse tipo de solução proporciona. Além disso, como um servidor cloud consegue se adaptar às necessidades específicas de uma situação, acaba tendo um ótimo custo benefício.

Servidor cloud - Vantagens

Mas essas são apenas algumas das vantagens de um cloud server. Quando se trata de servidores cloud, existem vários benefícios em relação aos servidores tradicionais. Confira as principais vantagens de servidor cloud abaixo:

Escalabilidade e flexibilidade

Uma das maiores vantagens da computação em nuvem é a capacidade de escalabilidade. Essa é a capacidade de alterar o número de recursos aos quais você tem acesso. Essa característica é mantida para os servidores cloud, que utilizam a computação em nuvem como plataforma.

Cloud server - Escalabilidade e flexibilidadeNa prática, essa escalabilidade traz uma flexibilidade muito superior ao de um servidor tradicional, permitindo que o cloud server se adapte a demanda do site ou serviço hospedado.

Por exemplo, se o seu site de repente precisar de mais mais memória ou armazenamento, não é necessário deixar o site fora do ar trocar de plano ou realizar migrações. Ao invés disso, basta adicionar aquele recurso ao servidor cloud, a partir da virtualização de servidores.

Para empresas em constante crescimento, a escalabilidade é fundamental. Por isso, essa característica é parte integrante do fornecimento de uma base de usuários crescente com o desempenho de que precisam, independentemente de como estão sendo usadas.

Relação de custo benefício

Outro benefício de um servidor cloud, está na forma de como os planos e serviços desse tipo são oferecidos. Diferente da hospedagem tradicional que vem com um pacote pronto e um preço fixo, um cloud server permite uma precificação de acordo com os recursos selecionados pelo usuário.

Cloud server - Custo benefícioÉ comum encontrar servidores cloud em que os usuários não pagam pelos serviços quando não estão sendo usados. Com isso, o custo é pode ser reduzido de acordo com a demanda da sua aplicação.

Porém, num servidor cloud é importante monitorar o consumo de recursos e acompanhar o desempenho do site. Uma falha de configuração no site pode gerar mais processamento e resultar numa cobrança maior, caso o cloud server tenha custo por consumo.

No entanto, se você tiver mapeado claramente os objetivos da sua aplicação, você terá uma conta mais enxuta e mais barata. Com um pouco de planejamento, a experiência de gerenciamento do servidor cloud pode ser melhor do que a de uma hospedagem mais barata.

Acessibilidade e fácil gerenciamento

Um servidor cloud também é uma boa opção para quem está acostumado com o servidor gerenciado ou a hospedagem compartilhada, e quer continuar administrando o servidor com facilidade. Isso é, um cloud server gerenciado pode consegue oferecer o poder do cloud server com um gerenciamento por um painel fácil de usar.

Servidor cloud gerenciado - UsabilidadeNo caso do servidor cloud gerenciado, a empresa que oferece o serviço fica responsável por fazer o monitoramento e backup. Além disso, a empresa ainda pode auxiliar no gerenciamento e nas configurações de acordo com a solicitação do cliente.

Na opção de cloud server gerenciado, a maior vantagem seria para a facilidade de já ter tudo configurado e para o auxílio que é disponibilizado pela equipe de suporte.

Num servidor cloud, com os dados estão disponíveis na nuvem, significa que os você podem acessá-lo de qualquer lugar ou em qualquer dispositivo conectado à Internet.

Quando optar por um servidor cloud?

Quando se está buscando um lugar para hospedar um site, é normal ficar em dúvida sobre qual tipo de plano é o ideal. Afinal, servidor cloud é somente uma das categorias dos tipos de hospedagem de sites. No entanto, existem vários casos em que o cloud server se destaca em relação a outros tipos de hospedagem.

Uma forma de conhecer melhor os servidores cloud, é escolhendo um plano que permita experimentar gratuitamente. Por exemplo, a Configr é uma empresa de servidor cloud no Brasil que disponibiliza um servidor cloud gratuito para testes.

Se pesquisarmos um pouco, a comparação mais comum do servidor cloud que vamos encontrar é com o servidor VPS. Tanto o servidor cloud ou VPS oferecem um bom nível de controle para o usuário, mas as propostas de cada um são um pouco diferentes.

Servidor cloud ou VPS: qual a melhor opção?

O servidor VPS, é uma boa opção para quem quer ter maior controle do servidor e ambiente de hospedagem, porém, não oferece tanta flexibilidade como um servidor cloud. Enquanto os recursos do VPS dependem do pacote pré determinado, num servidor cloud, é possível modificar os recursos destinados ao servidor livremente, a qualquer momento.

Servidor cloud ou VPS

Assim, para quem tem um negócio em crescimento acelerado, a flexibilidade e escalabilidade do servidor cloud são vantagens valiosas. Porém, esses benefícios tem um preço. Um cloud server pode ter um preço consideravelmente maior que o de um VPS.

Portanto, antes de fazer a escolha, é preciso levar em consideração também o que será hospedado. Por exemplo, quem pretende hospedar uma aplicação com uma demanda de recursos regular, sem um crescimento constate, um VPS pode ser o suficiente. Mas para aqueles que esperam um crescimento constante da aplicação, um servidor cloud é uma opção mais interessante.

Conclusão

Os servidores cloud podem ser configurados para fornecer níveis de desempenho, segurança e controle semelhantes aos de um servidor dedicado. Mas, em vez de serem hospedados em hardware físico, eles residem em um ambiente "virtualizado" compartilhado e gerenciado por seu provedor de hospedagem.

Mas no fim, a escolha da melhor solução dependerá das metas e dos objetivos do seu projeto, bem como dos requisitos do seu site ou aplicação. Em todo caso, é importante escolher uma empresa confiável para contratar um servidor cloud, por isso, antes de fazer a sua escolha, verifique as melhores opções e o que os usuários tem a dizer sobre elas.

As melhores empresas de hospedagem e servidores também oferecem os melhores planos de servidores cloud. Confira agora mesmo a nossa lista com os melhores provedores de servidor VPS e cloud server do Brasil!

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem o melhor provedor de hospedagem, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.

Deixe um comentário

Receber novidades por email: