Como criar um servidor FTP gratuito no Windows e Linux

Avatar

Redação

0 avaliações

16 de agosto de 2019

Servidor FTP

Você pode criar um servidor FTP gratuitamente no Windows ou Linux instalando um programa de servidor. É recomendado que utilize um servidor virtual privado (VPS) ou uma hospedagem, mas você também pode fazer no seu próprio computador.

Aqui você vai aprender como:

Confira abaixo como criar um servidor FTP gratuito no Windows, Linux e mais!

Como criar um servidor FTP Windows

Embora o Windows disponibilize um servidor embutido na sua instalação junto com o IIS, criar um servidor FTP Windows dessa forma pode ser complicado. Se você quer criar um servidor Windows mais rapidamente, com facilidade e de forma intuitiva, usar o servidor do FileZilla é a opção ideal.

Nota: aqui, você vai ver como criar um servidor FTP gratuito em seu próprio computador, mas o procedimento é o mesmo se você tiver um servidor com Windows.

1. Faça o download  e instalação do FileZilla Server

Se você sabe como usar o FileZilla (em sua versão de cliente), usar o a versão servidor do programa será ainda mais fácil. Assim como o cliente, o servidor do FileZilla é completamente gratuito, open source e suporta tanto o FTP quanto o FTPS (que é o FTP com SSL) compatível do Windows 7 ao Windows 10.

Criar servidor FTP Windows FileZilla Server

Para criar um servidor FTP Windows, você deve baixar o FileZilla Server no site oficial e realizar a instalação do programa. Durante a instalação, não há necessidade de alterar nenhuma configuração, então você pode simplesmente prosseguir clicando em "Next".

2. Conecte na interface de administrador

Ao concluir a instalação, o FileZilla Server será aberto automaticamente na interface de administrador. Nesta parte, não é necessário preencher com uma senha, basta clicar no botão "Connect". Você poderá definir uma senha de administrador depois.

Essa janela permite que você visualize os registros do servidor em tempo real. Por exemplo, quando usuário realizar a conexão no servidor, será exibido nessa janela.

Servidor FTP Windows - FileZilla Server Interface de Administrador

A partir daqui, o servidor já está sendo rodando no sistema operacional. No entanto, se você estiver criando um servidor FTP Windows na sua conexão residencial, o FileZilla Server vai exibir um alerta para configuração das portas no seu roteador.

O FileZilla Server também vai indicar que a conexão com FTP sobre SSL/TLS (FTPS) não está habilitada, mas você poderá habilitar isso depois nas configurações.

3. Crie um usuário para o servidor FTP no Windows

Agora, vamos criar um usuário para conectar no servidor FTP Windows. Você pode criar um usuário clicando no botão na barra de opções ou no menu Edit -> Users

Criar servidor FTP Windows - Usuários no FileZilla Server

Depois de criar o usuário, você deve definir as pastas e as permissões que o usuário terá acesso. Você também pode definir qual pasta será a pasta padrão do usuário clicando no botão "Set as home dir". Se você for compartilhar somente uma pasta, remova as demais entradas e clique em "Ok" para concluir.

Como criar um servidor FTP no Windows - Adicionando pastas

Pronto, você acaba de criar o servidor FTP para Windows com um usuário, e já pode acessá-lo na rede.

Criar servidor FTP no Windows - Servidor FTP pronto

Nota: para o servidor FTP ficar disponível publicamente na Internet, você poderá precisar configurar seu roteador (redirecionando as portas de acordo com o modelo) ou entrar em contato com seu provedor de serviços de Internet para ajudá-lo.

Como servidores Windows podem ser bem mais caros que servidores com Linux, se você quer um servidor de arquivos público, considere obter uma hospedagem Linux ou servidor VPS.

Como criar servidor FTP Linux

Quem quer um servidor FTP gratuito, público ou quer pagar o mínimo possível, criar um servidor FTP no Linux é a melhor opção. A forma mais barata de criar um servidor FTP no Linux é com um servidor VPS, que é basicamente um servidor virtual de baixo custo.

Veja abaixo os passos para criar um servidor FTP no Linux, seja num VPS ou no seu computador.

Primeiro, você deve instalar um programa de servidor FTP no Linux. Existem várias implementações de servidores FTP, como PureFTPd, ProFTPD, entre outros. Aqui nós vamos usar o vsftpd, que está incluindo nos repositórios oficiais das principais distribuições.

Nota: esse guia de instalação assume que você quer criar um servidor FTP Linux no Ubuntu, Debian ou derivados.

1. Instale o servidor e crie um serviço para inicialização automática

Para instalar o vsftpd, acesse o console/terminal do seu computador ou VPS e digite o comando de instalação:

sudo apt install vsftpd -y

Depois de instalado, habilite o serviço do vsftpd para que ele inicie com o sistema e reinicie sozinho em caso de erro:

sudo systemctl start vsftpd
sudo systemctl enable vsftpd

Pronto, a partir desse momento, o servidor FTP Linux já está rodando no sistema.

Criar servidor FTP Linux - Habilitando serviço

Mas antes de começar a usá-lo, você precisa configurar um usuário e definir os diretórios que ele poderá acessar via FTP.

2. Crie um usuário para o servidor FTP Linux e defina suas permissões

Para criar um usuário, use o seguinte comando:

sudo adduser vsftp

Você deverá definir uma senha para o usuário, os outros dados são opcionais:

Criar servidor FTP Linux - Adduser

Depois, crie um diretório para o FTP e defina a propriedade do diretório:

sudo mkdir /home/vsftp/ftp
sudo chown nobody:nogroup /home/vsftp/ftp
sudo chmod a-w /home/vsftp/ftp

Agora, crie o diretório que vai receber os arquivos enviados por FTP:

sudo mkdir /home/vsftp/ftp/teste
sudo chown vsftp:vsftp /home/vsftp/ftp/teste

Pronto, agora você terá que fazer algumas configurações no servidor FTP no Linux.

3. Configure o envio de arquivos para o servidor

Antes de tudo, é recomendado fazer um backup da configuração inicial. Para isso, basta fazer uma cópia do arquivo de configuração inicial.

sudo cp /etc/vsftpd.conf /etc/vsftpd.conf.bak

Agora, abra o arquivo de configuração com um editor de texto, aqui vamos usar o nano:

sudo nano /etc/vsftpd.conf

Aqui, agora vamos fazer algumas edições para melhorar a experiência com no servidor FTP Linux. Todas são opcionais, mas recomendadas para quem pretende criar um servidor FTP. Para isso, basta 'descomentar' algumas linhas (remover o "#" do início) e adicionar outras linhas.

A primeira, é permitir que os usuários possam enviar arquivos. Descomente a seguinte linha:

write_enable=YES
Criar servidor FTP Linux - Habilitar envio

Agora, você pode definir para o servidor FTP não permitir que o usuário navegue em pastas fora da pasta raiz do ele com, removendo o "#" dessa linha:

chroot_local_user=YES

Para definir o diretório inicial que o usuário vai se conectar, adicione as seguintes linhas:

user_sub_token=$USER
local_root=/home/$USER/ftp

Ainda, se você quiser permite que o usuário tenha acesso à sua própria pasta de usuário, mas nada além dela, adicione a seguinte linha:

allow_writeable_chroot=YES

Pronto, o servidor já está configurado e pode ser acessado por um cliente FTP.

Criar servidor FTP Linux - Pronto

Servidor FTP gratuito para testes

Se você quer somente um criar um servidor FTP gratuito para testes, você pode simplesmente acessar um servidor público. Esse tipo de servidor pode ser usado para testar a velocidade de download e upload, alguns até permitem o compartilhamento de arquivo temporariamente.

Aqui estão algumas opções de servidor FTP gratuito de testes:

Lembre-se que esses são servidores FTP públicos, então não é recomendado enviar arquivos confidenciais, mesmo que temporariamente. E se você quer uma forma de ter acesso somente ao servidor FTP gratuito com tudo pronto, você também pode obter isso como uma hospedagem grátis.

Como resolver "servidor sem segurança, não suporta FTP sobre TLS"

Um problema comum para quem utiliza FTP está na segurança de acesso. Ao tentar acessar um servidor sem um certificado SSL/TLS configurado, o usuário recebe a mensagem de "servidor sem segurança, não suporta FTP sobre TLS". Existem duas formas de resolver isso:

  1. Realizando a conexão com FTP sem SSL/TLS - se você recebe esse erro ao acessar um servidor remoto;
  2. Configurando um certificado SSL/TLS no servidor FTP - se você é o administrador do servidor.

Como realizar a conexão FTP sem SSL/TLS

A forma mais fácil e rápida, é simplesmente configurar o seu cliente FTP para realizar a conexão sem SSL/TLS. No FileZilla, por exemplo, isso pode ser feito na configuração da conexão na opção do menu gerenciador de sites ("Arquivo" -> "Gerenciador de sites"):

Servidor sem segurança, não suporta ftp sobre TLS - Como resolver

Onde você realiza essa configuração vai depender do programa de FTP que você usa, então verifique o manual ou instruções do programa em questão.

Como configurar um SSL/TLS no servidor FTP

No entanto, se você quer criar o servidor FTP com possibilidade de fazer a conexão segura com FTP sobre TLS/SSL, você precisa configurar um certificado no servidor.

Primeiro, você precisa obter um certificado SSL. Você pode obter um certificado SSL/TLS com o Let's Encrypt. Depois de obter os arquivos do certificado, você deve configurá-los no programa de servidor FTP.

No FileZilla Server, basta ir até a parte de configurações de FTP sobre TLS (Settings -> FTP over TLS settings), habilitar a configuração e apontar o caminho para os arquivos do certificado:

Criar servidor FTP sobre TLS no FileZilla Server

No vsftpd, você deve modificar as seguintes linhas (modificando o diretório para o dos arquivos do certificado):

rsa_cert_file=/etc/ssl/private/vsftpd.pem
rsa_private_key_file=/etc/ssl/private/vsftpd.pem

E depois habilitar SSL, modificando a seguinte linha:

ssl_enable=YES

Pronto, agora você já pode se conectar com servidor FTP sobre TLS/SSL.

Afinal, criar um servidor FTP gratuito é a melhor opção?

Ainda que criar um servidor FTP gratuito não seja uma tarefa muito complexa, uma alternativa mais adequada seria ter um servidor específico para isso. Em um servidor de hospedagem, por exemplo, você já recebe o servidor FTP gratuitamente no plano de hospedagem, configurado e pronto para isso.

Nas melhores hospedagens de sites, além de receber o acesso FTP e FTPS, você ainda pode fazer transferência de arquivos por SFTP, que é uma alternativa ainda mais rápida, segura e mais recomendada que o tradicional FTP.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Compartilhe com a gente nos comentários!


Avatar

Written by Redação

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.

Divulgação:

Nossos reviews incluem links de afiliados e ao fazer uma compra através deles, você ajuda apoiando o funcionamento deste blog. No entanto, não somos patrocinados por nenhum dos provedores para assim manter nossos reviews honestos e transparentes. Leia mais...
Deixe um comentário

* your email will not be displayed