O que é um Servidor Web e como funciona: entenda

Servidor web

O servidor web desempenha um papel importante no fluxo de trabalho de criação de site e na sua execução. A maioria das grandes empresas executa seus sites em vários servidores para funções separadas, mas as pequenas organizações costumam ter apenas um servidor web.

Em essência, ele atua como intermediário para conteúdo e clientes, levando suas informações on-line e tornando-as visíveis para clientes em potencial. Infelizmente, os servidores web experimentam problemas com o desempenho quando o tráfego on-line é alto. Isso significa que seu conteúdo pode ser mal executado e que sua página pode não responder.

É por isso que é importante ter uma compreensão da tecnologia de servidor! Leia mais para encontrar tudo de que você precisa saber sobre essa tecnologia e para entender como você pode escolher o servidor certo!

O que é um servidor web

Servidor web refere-se a um software ou a um servidor que executa um software para servir conteúdos na web. Basicamente, o servidor fica responsável por armazenar e disponibilizar conteúdos, como sites e páginas HTML, de forma que fiquem acessíveis para qualquer pessoa na Internet.

Os dados que estão sendo transferidos de um lado para o outro durante essas trocas devem estar em conformidade com um protocolo específico, chamado Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP), para garantir que todas as páginas e servidores se comuniquem de forma eficiente e sem erros.

Os servidores web são parte integrante do funcionamento da Internet. Afinal, sem servidores web de aluguel, a Internet teria uma fração do tamanho que tem hoje, já que a maioria dos proprietários do site não pode se dar ao luxo de comprar seu próprio servidor.

Como funciona um servidor web

Todo computador conectado à Internet recebe um endereço IP que identifica esse dispositivo na rede — desde os computadores pessoais, notebooks até celulares e tablets.

Como funciona um servidor web

Quando você visita um site, uma solicitação é enviada do seu endereço IP para o endereço IP do servidor web. O servidor da Web, então, responde, enviando dados para o endereço IP solicitante, e esse é o processo por meio do qual todos os dados são transferidos para o seu computador a partir de uma página.

Mais de 90% dos sites na Internet estão, atualmente, utilizando um servidor web alugado, que está sendo fornecido por uma empresa de hospedagem. As capacidades do servidor diferem dependendo do tipo, do tamanho e do provedor do plano de sites de hospedagem.

Assim, de forma simples, o processo consiste em 4 etapas:

  1. Obtenção do endereço IP  e do nome do domínio - o navegador web, primeiramente, obtém o endereço IP e o nome do domínio.
  2. Solicitação da URL completa pelo navegador - depois de conhecer o endereço IP, o navegador, agora, exige uma URL completa do servidor web.
  3. Resposta do pedido pelo servidor - o servidor web responde ao navegador enviando as páginas desejadas e, no caso de não existirem ou de algum outro erro ocorrer, ele enviará o erro http apropriada.
  4. Exibição da página web pelo navegador - o navegador finalmente obtém as páginas web e exibe-as.

Servidores web: quais são as opções

O servidor web é o programa responsável por disponibilizar as páginas para acesso aos visitantes. Ele é que gerencia as solicitações feitas pelos navegadores dos usuários e responde de forma adequada. Assim como todo software, existem várias alternativas de servidores web com diferentes características.

Confira abaixo os mais populares e melhores servidores web:

Apache HTTP Server

Servidor web - Apache HTTP Server

O Apache é o servidor web mais popular do mercado, utilizado pelas maiores empresas de tecnologias em servidores no mundo inteiro. Conhecido simplesmente por Apache ou  Apache HTTP Server, esse é um software completamente gratuito e de código aberto, compatível e incluído por padrão nos principais sistemas operacionais, como Windows, macOS, Linux e FreeBSD.

O servidor web Apache é praticamente um padrão nos servidores com Linux. Como o Apache é um software de código aberto e com licença livre, diversas empresas utilizam o Apache como base para criar seu próprio servidor web, como é o caso do Google com o Google Web Server.

Microsoft IIS 

Servidor web IIS da Microsoft

O Internet Information Server (IIS) é o servidor web oferecido pela Microsoft. Esse servidor web é executado em plataformas Windows. Como o IIS está bem integrado com o sistema operacional. O servidor dispõe de todos os recursos como o Apache, porém, com maior foco nas tecnologias proprietárias da Microsoft, como a linguagem ASP.NET e o sistema de banco de dados SQL Server.

No entanto, embora o ISS tenha o foco nas tecnologias da Microsoft, ele também pode ser usado com outras tecnologias. Mas como o suporte para as tecnologias abertas é melhor em plataformas abertas, para estas a recomendação é o Apache.

nginx

Servidor web Nginx

O nginx é um servidor web gratuito e open source que também pode user utilizado como um servidor de proxy reverso, load balancer, e cache HTTP. O nginx conta com dezenas de contribuidores, e é um dos principais servidores web/proxy utilizados no mercado, compondo quase 26% dos sites na Internet, muitas vezes utilizado em conjunto com outros servidores web.

Em hospedagem de sites, o nginx é bastante utilizado na infraestrutura dos provedores e também oferecido nos serviços disponibilizados para os clientes. Dropbox, Netflix, WordPress.com e Fastmail estão entre as empresas que tiveram histórias de sucesso com o nginx.

Outros servidores web

Ainda que os servidores acima correspondam pela maior parte dos sites e serviços na web, existem ainda mais opções. Para quem busca praticidade, quer um servidor para uso pessoal ou tem um caso de uso específico, aqui estão algumas alternativas interessantes:

  • Lighttpd - servidor web gratuito e de código aberto é rápido voltado para o baixo consumo de recursos. Compatível com Windows, Mac OS X, Linux e Solaris;
  • Caddy Server - servidor web com instalação fácil focado na usabilidade, tem código aberto e é gratuito para uso pessoal;
  • Mongoose - servidor web mais popular para projetado para aplicações embarcadas com suporte para diversas plataformas.

Esses são apenas alguns dos servidores web mais populares, mas existem muitas outras opções. Além dos servidores web para as plataformas e sistemas operacionais tradicionais, ainda existem servidores, frameworks e bibliotecas voltadas para criação de servidores web em dispositivos móveis.

Serviços incluem um servidor web

Serviços e produtos de hospedagem geralmente incluem um servidor web ou pelo menos permitem a instalação de um. Se você quer obter um servidor web da forma mais fácil possível, o ideal é contratar um plano de hospedagem.

Servidor web nas hospedagens
Serviços de hospedagem da HostMídia

A depender do tipo de hospedagem, o servidor web pode ser incluído de forma diferente, veja abaixo:

  • Hospedagem Compartilhada - o servidor web é compartilhado entre vários usuários, permitindo a redução de custos para o provedor de hospedagem e consequentemente, um menor valor final para o cliente, sendo a opção hospedagem de site mais barata.
  • Hospedagem ou Servidor VPS - o usuário tem controle sobre o servidor e pode instalar o servidor web que preferir, desde que seja compatível com o sistema operacional.
  • Hospedagem Cloud - nessa opção, o usuário tem maior controle sobre o servidor web, mas não completamente. Parte do gerenciamento é feito pelo provedor de hospedagem, que disponibiliza um painel facilitado para administração do serviço.
  • Servidor Dedicado - o usuário tem o controle sobre o servidor e seu hardware, pode instalar qualquer servidor web no sistema operacional de preferência. Oferecendo total controle da máquina, essa também é uma das opções mais custosas.

Normalmente, esses serviços são oferecidos por provedores de hospedagem pagos, que ficam responsáveis pela configuração e operação dos servidores. No entanto, também é possível encontrar provedores com hospedagem grátis ou até mesmo VPS grátis para teste.

Como escolher o melhor servidor web para o seu site

A escolha do melhor servidor web para o seu site vai depender de diversos aspectos. Desde as tecnologias, linguagens de programação que você pretende usar no seu site, até o tamanho do site e a quantidade de visitas que você estima para o seu site.

Por exemplo, se você pretende criar um site em ASP.NET e demais tecnologias da Microsoft, o IIS certamente é o melhor servidor web. No entanto, se você pretende criar aplicações em PHP, o Apache HTTP Server seria a opção mais indicada.

Além disso, um dos aspectos mais importantes para um servidor web é a disponibilidade. Afinal, não adianta ter um site em um servidor web se ele fica indisponível para acesso. Por isso, se quer um servidor para uso profissional, é recomendado utilizar uma infraestrutura especializada.

Para isso, existem os provedores de hospedagem, que ficam responsáveis por toda parte técnica de configuração e monitoramento do servidor. Quer conhecer os provedores de hospedagem e seus servidores web? Veja o nosso ranking com as melhores hospedagens de sites!

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.
Receba os artigos do blog por e-mail: