Site dinâmico e site estático: qual a diferença entre eles?

Entender qual a diferença entre site estático e dinâmico é fundamental para quem quer fazer um site.

Antes de começar um site, é importante ter em mente o modelo da página a ser criada, assim como definir os requisitos e recursos disponíveis no site. A depender do projeto, pode fazer mais sentido criar um site dinâmico do que um site estático, ou vice-versa.

Site dinâmico e estático

Há casos em que um site estático é o suficiente e outros em que um site dinâmico é necessário. Por isso, entender o que é site estático e o que é site dinâmico, bem como as diferenças desses tipos de sites é essencial para que você tome a melhor decisão antes de começar a investir em sua página na web.

Neste artigo, você vai entender de uma vez por todas o que é um site estático, o que é um site dinâmico, qual a diferença entre eles e qual opção é a melhor para você. Acompanhe!

O que é um site estático?

Um site estático é uma página da web é entregue ao visitante exatamente da mesma forma que ela foi armazenada no servidor. Em outras palavras, em um site estático o conteúdo das páginas é o mesmo para todos os usuários que as visitam.

Basicamente, os sites estáticos são arquivos HTML armazenados em um computador e disponibilizados por meio de um servidor web. Assim, no caso de um site estático, você pode baixar os arquivos do site e simplesmente abri-los diretamente do seu navegador no seu computador.

Sites estáticos são adequados para conteúdos que não precisam ser atualizados com frequência ou quase nunca mudam. Por exemplo, um site estático é uma boa opção para sites institucionais ou sites criados somente para exibir informações de uma empresa ou de um individuo, como um currículo online.

Para facilitar a criação e gerenciamento de um site estático existe uma ferramenta chamada gerador de site estático. Basicamente, o que gerador de site estático faz é automatizar o processo de publicação e atualização dos conteúdos do site

Site dinâmico ou site estático - Gerador de sites Jekyll

No entanto, vale lembrar que na maioria dos casos o processo não é intuitivo para iniciantes e requer algum conhecimento técnico para configurar a ferramenta.

Alguns dos geradores de sites mais populares são:

  • Jekyll - gerador de sites estáticos em Ruby;
  • Sculpin - gerador de sites estáticos em PHP;
  • Hugo - gerador de sites estáticos em Go;
  • Hexo - gerador de sites estáticos em JavaScript;
  • Pelican - gerador de sites estáticos em Python.

Apesar de ser necessário ter instalado uma dessas ferramentas no computador para gerar o site, a página gerada utilizará apenas HTML/CSS/JS. Logo, o site pode ser hospedado em qualquer servidor web ou até mesmo no GitHub ou GitLab Pages.

Como funciona um site estático?

Num site estático não há um sistema de banco de dados ou uma linguagem de programação no lado do servidor – tudo é feito no navegador –, utilizando as tecnologias de front-end. O visitante utiliza as informações exibidas no site estático para suas ações, como fazer uma ligação ou enviar um e-mail.

Embora um site estático possa ser limitado nas suas funcionalidades, esse tipo de site ainda é bastante flexível no visual e aparência das páginas. Usando HTML e CSS é possível personalizar o estilo da página livremente, e com JavaScript é possível tornar o site ainda mais interativo.

Mas não se deixe enganar, site estático não tem nada a ver com a interface disponível para o visitante. O projeto pode muito bem ser rico em recursos visuais e interatividade mesmo com estrutura feita em um site estático, tornando o site profissional e conferir credibilidade à marca.

Vantagens do site estático

  • Mais barato para hospedar pois exige menos do servidor;
  • Maior segurança, pois não está sujeito à vulnerabilidades em códigos ou bibliotecas;
  • Não depende de banco de dados ou linguagem de programação para funcionar;
  • Melhor desempenho, pois depende menos das requisições do servidor.

Desvantagens do site estático

  • Menos intuitivo para gerenciar o conteúdo, exige a edição manual dos arquivos do site;
  • Funcionalidade dinâmica é limitada, sendo necessário adicionar separadamente;
  • Não possui banco de dados, o que dificulta o processamento de dados.

O que é um site dinâmico?

Um site dinâmico é uma página da web que é controlada por um servidor de aplicação com tecnologias que rodam ao lado do servidor. Por exemplo, um site que é gerado a partir de scripts PHP e utiliza banco de dados para exibir informações nas páginas é um site dinâmico.

Normalmente, os sites dinâmicos recebem uma entrada de dados dos visitantes, processam esses dados no servidor e devolvem como informação para o visitante. No entanto, sites que modificam a página com tecnologias do próprio navegador, como JavaScript, também podem ser um considerados sites dinâmicos.

Os sites dinâmicos são ideais para aplicações web e sistemas mais complexos, que mudam com frequência, exigem o processamento de dados do lado do servidor ou uma grande interatividade com o visitante, como e-commerce, portais de notícias, redes sociais, fóruns e até mesmo blogs.

A criação de um site dinâmico fica muito mais fácil com o uso de um CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo). Com um CMS, toda modificação no site é facilitada por meio de uma interface intuitiva, permitindo que qualquer pessoa possa administrar o site.

Site dinâmico ou site estático - CMS WordPress

Se você quer criar um site dinâmico com facilidade, aqui vão algumas ferramentas para ajudá-lo:

  • WordPress - o CMS mais popular no mundo (é também o que usamos neste site);
  • Magento - o sistema de e-commerce mais popular no mercado, usado por muitas lojas virtuais;
  • Moodle - um sistema de gestão de aprendizagem, muito utilizado por universidades e cursos EaD;
  • phpBB - um sistema para criação de fóruns de discussão, está por trás de diversas comunidades na Web;
  • osTicket- sistema de HelpDesk para organização de chamados de suporte.

Normalmente, esses sistemas já estão incluídos para instalação automática nas hospedagens mais populares. Assim, além ter a possibilidade de criar um site dinâmico e completo, você ainda pode fazer isso com uma hospedagem de site barata.

Como funciona um site dinâmico?

Num site dinâmico, as informações podem ser alteradas dinamicamente no lado do servidor. Diferente de um site estático que só permite a modificação na apresentação da página, um site dinâmico permite sistemas de cadastro e modificações permanentes no conteúdo do site.

Isso é possível utilizando tecnologias que não estão presentes em um site estático, como banco de dados e linguagens de programação de servidor – as linguagens de back-end, como PHP, Python, Ruby, Java, entre outras.

Não há limite do que pode ser feito com um site dinâmico – nele você tem total controle das tecnologias executadas no navegador do usuário e também no servidor. Assim, para um site dinâmico, as possibilidades são praticamente infinitas – tanto para as funcionalidades quanto para o visual da página.

Vantagens do site dinâmico

Todas as informações inseridas ou parte delas são carregadas automaticamente, por meio de um tratamento no servidor de hospedagem. Logo, é um ponto positivo. Mas não para aí, porque:

  • Maior facilidade para atualizar e administrar o site (usando um CMS);
  • Permite a criação de lojas virtuais e aplicações complexas;
  • Melhor para gerenciar blogs e sites de notícias;
  • Permite controle total das funcionalidades e personalização.

Desvantagens do site dinâmico

  • A hospedagem pode ser mais cara;
  • Apresenta risco de lentidão (excesso de funcionalidades ou se não for bem desenvolvido);\
  • Leva mais tempo para desenvolver.

Qual a diferença entre site estático e dinâmico? Qual é melhor?

Essa escolha vai depender de cada caso. Afinal, as necessidades de um site podem variar bastante a depender do objetivo. Mas aqui está um breve resumo para ajudá-lo a decidir a melhor opção para você:

  • Site estático - se você quer criar um site simples, com poucas páginas, sem muitas funcionalidades específicas e que não vai exigir atualização com frequência.
  • Site dinâmico - se o seu site precisar de um formulário de contato, sistema de chat, vendas ou recursos mais avançados, um site dinâmico é uma opção mais interessante.

Usando um CMS como o WordPress, você consegue criar um site com recursos avançados sem ter muito trabalho. O WordPress quase sempre está disponível nos planos de hospedagem mais baratos, então você sempre terá a opção hospedar um site estático ou dinâmico.

No fim, cabe a você decidir qual a melhor opção de acordo com as necessidades do seu projeto.

Porém, independente do ser um site estático ou site dinâmico, é importante que você o hospede com um bom provedor de hospedagem. Por isso, confira a nossa lista com as melhores hospedagens de sites e descubra as empresas com o melhor custo benefício.

Este artigo ajudou a esclarecer suas dúvidas sobre sites dinâmicos e sites estáticos? Já sabe o que fazer na hora de conduzir um projeto assim? Conte aí nos comentários, queremos saber!

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.
Deixe um comentário

  1. Alson alcino imagem Alson alcino
    13 de julho de 2019
    Responder

    Olá Amigo, o conteúdo do Site ajudou-Me bastante, estão de parabéns pelo bom trabalho.
    Façam a começa da palavra DINÂMICA na definição de Sites Dinâmicos e o menu aparece sempre sem nenhuma necessidade( quando eu passo o dedo para baixo o menu aparece sem necessidade) mas o resto está muito bem feito. Sucesso

Receba os artigos do blog por e-mail: