4 vantagens de optar por um site mobile

4 vantagens de optar por um site mobile

Você já pensou na possibilidade de ter um site mobile? Um levantamento da Adobe Digital Insights (ADI) aponta que 36% de todo tráfego na internet no Brasil, em 2016, aconteceu por meio de smartphones. O número representa um aumento de 44% em relação a 2015. A previsão é de que, em 2018, o tráfego na internet a partir de smartphones representará 45% do total do país.

Mas, ao lado desse aumento de acesso à internet via telefones, a experiência dos usuários nesses aparelhos muitas vezes é péssima. Você certamente já cansou de abrir um site com letras tão pequenas que era difícil ler. Dar zoom para clicar em um link? Impossível. Esses são sites não adaptados aos dispositivos móveis.

Por isso, fique atento, porque a adaptação às versões mobiles não é mais uma opção, é uma questão de sobrevivência. Existem dois tipos de sites para celulares, tablets e outros dispositivos móveis: os sites responsivos e os sites mobiles. Cada um deles possui suas vantagens e desvantagens. Neste artigo, você confere as principais características de cada um e se aprofunda nos benefícios de criar um site mobile.

Site responsivo

O site responsivo é quando uma página automaticamente se adapta às diferentes telas nas quais pode ser exibida. Se o site é acessado em um computador, irá se acomodar a essa tela maior. Mas, se for exibido em um telefone celular, aparece proporcional à pequena telinha.

Essa adaptabilidade é realizada pelo programador, por meio do sistema “media queries” do CSS, nos quais as propriedades dos elementos do design e seus tamanhos são designados para cada tipo de tela. Um menu pode aparecer no site, visto no computador, em posição vertical, e em posição horizontal no celular, por exemplo.

Os sites responsivos são uma boa opção quando uma página irá ser desenvolvida desde o início. Assim, uma vez que o site é todo programado para ser versátil, o abastecimento de conteúdo pode acontecer sem nenhum problema, pois o próprio código o adaptará.

Site mobile

O site mobile também é um site adaptado aos dispositivos móveis. Mas, diferente do site responsivo, ele é um novo site, com conteúdo similar ao site mãe, mas programado para ser acessado em smartphones e tablets. Ou seja, é um site que só pode ser visualizado nesses dispositivos. Não pode ser acessado em desktop ou notebook.

Seu uso é indicado quando já existe um site que não está adaptado aos mobiles. É mais fácil criar um site mobile do que adaptar todo o código da antiga página. Por meio do Javascript, é detectado com qual dispositivo o usuário está conectado e ele é direcionado para a página correta. O site mobile tem uma url separada do equivalente a ser exibido nos desktops e laptops.

A seguir, comentamos algumas vantagens e desvantagens em utilizar sites mobiles:

1. Melhor experiência do usuário

Muitos dos sites em aparelhos celulares aparecem como uma miniatura da página exibida nos desktops e laptops. No entanto, essa opção é péssima para os usuários. Além de possuírem telas pequenas, nos smartphones e celulares, os internautas navegam basicamente com o dedão, já que o restante dos dedos estão segurando o aparelho.

Portanto, dar zoom nas informações manualmente pode frustrar quem está por trás da tela. A melhor opção é que o usuário possa ver um conteúdo adaptado para a tela pela qual acessa. Do contrário, ele irá embora da sua página e buscará outra opção.

Para além disso, a área que o dedão alcança é chamada de Hot Zone (zona quente). É a parte mais fácil de ser acessada por ele. Em um site mobile-friendly, os links podem ser posicionados para facilitar a navegação.

2. Maior velocidade de carregamento

Geralmente são sites mais velozes que as versões para desktop. A página é totalmente adaptada para dispositivos móveis, sendo essa uma excelente opção para sites que possuem arquivos pesados. Todo o site é projetado desde o início e, assim, apenas o conteúdo mais relevante aparece na tela pequena.

É necessário lembrar que, embora as redes 4G e 5G estejam em expansão, os sinais de WiFi ainda são instáveis. É essencial que o programador torne o site mobile o mais leve possível. Segundo o Google PageSpeed Developers, é indicado que a página carregue ao menos até a metade em menos de um segundo e, em menos de dois segundos, a página deve estar completamente disponível.

3. Melhor indexado no Google

Segundo a empresa Google, hoje as pessoas fazem mais buscas por meio de dispositivos móveis. Por conta dessa transformação, a companhia publicou um comunicado oficial em que explica que as versões mobiles serão privilegiadas nas avaliações de seus algoritmos.

Assim, a avaliação do conteúdo e da usabilidade dos sites mobiles contará prioritariamente no ranqueamento dos sites. Até então ocorria o contrário e os sites eram avaliados em suas versões para desktop e laptop. Em muitos casos, os sites mobiles eram sucateados. Isso não significa que a empresa não irá indexar sites que não tenham versões mobiles. Mas conta pontos ser mobile-friendly!

4. Novo site apenas para mobile

Uma desvantagem do site mobile é a necessidade de desenvolver um novo site, que não possui integração direta com o site para desktop e laptop. Assim, o conteúdo precisa ser produzido para ambas as páginas.

Outra opção, para além do site responsivo e mobile, são os apps. No entanto, estes funcionam de maneira totalmente distinta, pois exigem que os usuários baixem o software específico. Para um internauta, essa função só compensa quando ele utiliza muito o aplicativo. No Brasil, muito dos acessos à internet pelo celular vem das classes C, que possuem internet limitada e aparelhos com pouca memória, sendo essa uma opção, em muitos casos, não aproveitada.

No entanto, quando possível e necessário, um site pode ter uma versão responsiva ou mobile e um app. O app traz inúmeras possibilidades de melhorar a experiência dos usuários e ele pode utilizar recursos do celular, como câmera, microfone etc. É bom lembrar que o desenvolvimento de um app pode ser até três vezes mais caro do que um site mobile, já que é necessário utilizar tecnologias mais recentes.

Agora você sabe as principais informações para escolher como adaptar o seu site ao mundo dos dispositivos móveis, criando seu site mobile ou responsivo. Continue acessando informações sobre o desenvolvimento de sites! Você sabe o que é Certificado SSL? Saiba por que o seu site precisa de um lendo este nosso artigo. Até a próxima!

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.
Receber novidades por email: