Site não seguro: saiba como resolver esse problema

Você provavelmente já se deparou com a mensagem de "site não seguro" ao acessar uma página na Internet.

Os navegadores mais populares como Google Chrome e Mozilla Firefox tomaram a iniciativa de reforçar a segurança e privacidade na web. Com isso, o erro de "site não seguro" se tornou comum nos sites e páginas que ainda não se adaptaram de acordo com essas boas práticas de segurança e privacidade.

Site não seguro - Como resolver

Como resultado, o destaque para a notificação de "site não seguro" aumenta a cada nova versão dos navegadores. Embora isso possa causar um transtorno ou confusão para quem está acessando a página, esse é um passo necessário para tornar a Web um lugar mais seguro para todos os usuários.

Dessa forma, surge a necessidade de entender o que esse erro significa e saber como resolvê-lo. Por isso, seja você um proprietário de site ou um usuário tentando acessar um site não seguro, acompanhe o nosso artigo para saber como resolver esse problema!

O que significa o aviso de site não seguro?

De forma simples, o aviso de site não seguro significa que o navegador não conseguiu confirmar a identidade do site. Em outras palavras, o navegador não consegue garantir que o que você está visualizando no site no momento é realmente o que o proprietário do site quis mostrar.

Para de entender o que significa a mensagem de site não seguro e a sua origem, é necessário conhecer sobre os protocolos por trás do acesso às páginas na Web: HTTP e HTTPS.

  • HTTP - HyperText Transfer Protocol é o protocolo padrão para o acesso às páginas na Internet, sem criptografia.
  • HTTPS - é uma extensão do HTTP, adicionando uma camada de segurança, capaz de criptografar os dados da conexão.

Para que um site funcione com HTTPS, é preciso que o proprietário do site configure um certificado SSL para o mesmo. Sem esse certificado, o navegador não consegue garantir que a conexão está sendo criptografada. Como resultado, o navegador exibe uma página de erro indicando um problema de certificado.

Site não seguro Chrome - Barra de endereços

Assim, para simplificar, a mensagem de site não seguro significa que há um problema com o certificado do site, e por isso, a identidade do site não pôde ser confirmada. Logo, como o navegador não consegue confirmar a identidade daquele site, ele exibe a mensagem de site não seguro para proteger o usuário, no caso do site ter sido comprometido.

Por que recebo a mensagem de site não seguro?

Como dissemos, a mensagem de site não seguro pode ter mais de uma origem. Isso ocorre porque mesmo com um certificado SSL, existem várias situações que podem ocasionar esse problema. Abaixo, você vai conhecer as situações mais comuns que podem fazer você receber a mensagem de site não seguro.

Principais causas do erro de site não seguro, ou o famoso erro de privacidade:

  • Certificado expirado (NET::ERR_CERT_DATE_INVALID) - problema com a data do certificado em relação a data do seu computador. Geralmente ocorre porque o certificado não foi renovado pelo proprietário do site.
  • Site usa somente HTTP (NET::ERR_CERT_AUTHORITY_INVALID) - esse erro acontece quando se tenta acessar um site que não há um certificado SSL configurado corretamente. Ou seja, o site deve ser acessado por HTTP.

Há casos em que a indicação de site não seguro ganha destaque somente se houver um formulário de login ou campo de texto no site. Isso serve para alertar os usuários e visitantes sobre a falta de segurança com relação aos dados digitados no site:

Site não seguro Chrome

Outros motivos que podem fazer com que o erro de site não seguro apareça, são:

  • Certificado revogado (NET::ERR_CERT_REVOKED)
  • Hospedagem errada (NET::ERR_CERT_COMMON_NAME_INVALID)
  • Criptografia fraca (NET::ERR_CERT_WEAK_SIGNATURE_ALGORITHM)
  • Protocolo não suportado (ERR_SSL_VERSION_OR_CIPHER_MISMATCH)
  • Autoridade certificadora inválida (NET::ERR_CERT_AUTHORITY_INVALID)

Note que o identificador do erro pode variar de acordo com o navegador.

O que é Mixed Content?

Fora a mensagem de erro de site não seguro, há também uma indicação para os sites que disponibilizam conteúdo misto ou misturado, também conhecido com mixed content. Isso ocorre quando parte do conteúdo é carregado com HTTPS e outra parte com HTTP.

Site não seguro - Mixed contentPor exemplo, mesmo que o site tenha um certificado SSL devidamente configurado, como o seu conteúdo vai ser carregado ainda vai depender do código HTML da página.

Assim, ainda que a maior parte do conteúdo do site seja carregado com HTTPS, se houver uma imagem sendo carregada com HTTP, o navegador vai indicar que há a conexão não é completamente segura.

Nesse caso, o proprietário do site deve corrigir o problema, configurando para que todo o conteúdo carregado no seu site seja com HTTPS.

O que fazer quando o site não é seguro?

Primeiro, antes de decider o que fazer quando se deparar com um site não é seguro é levar em consideração o site que se está acessando. Por exemplo, se é um site grande e confiável, como um site governamental, é possível que seja um problema no certificado do site ou seu computador.

Quando isso ocorrer, antes de forçar o acesso ao site não seguro, você deve:

  • Verificar se data e horário do relógio do seu computador estão corretas;
  • Limpar os dados de navegação do seu navegador e tente acessar novamente;
  • Tentar acessar um site de um navegador diferente ou dispositivo diferente;
  • Consultar na Internet, no perfil de rede social da empresa do site sobre o problema;
  • Perguntar a outras pessoas se elas também estão com o mesmo problema.

No entanto, se for um site pouco conhecido, que você não conhece e nem confia, é recomendado que não tente acessar o site não seguro.

Como acessar o site não seguro?

Mas afinal, o que fazer para acessar o site não, mesmo com o aviso? Essa resposta vai depender do navegador que você utiliza, mas o procedimento é bastante similar. Em todo caso, como acessar um site não seguro apresenta risco para o usuário, a opção não fica explícita no navegador.

Nota: é importante levar em consideração que esse procedimento é contra recomendação, e só deve ser feito em último caso, levando em consideração os riscos descritos pelos navegadores.

Sabendo disso, veja abaixo como acessar um site não seguro nos principais navegadores.

Site não seguro Chrome: como resolver

O Google Chrome é o navegador mais usado na Internet, sendo responsável por mais de 60% dos acessos às páginas na Web. Por isso, é comum muitas pessoas buscarem como resolver o problema de site não seguro no Chrome. O procedimento abaixo vai permitir que você acesse o site, mas não consertará o problema no certificado.

O primeiro passo é clicar no botão Avançado para exibir a opção de acessar o site, considerando os possíveis riscos:

Site não seguro - Chrome

Depois, basta clicar no link para ir para o site em questão:

Site não seguro no Chrome - Como acessar

Site não seguro Firefox: como resolver

No Firefox não é muito diferente, ao tentar acessar você receberá a notificação sobre a falha do certificado e a indicação de conexão insegura. Para acessar o site não seguro, é necessário clicar no botão Avançado.

Site não seguro no Firefox - Como acessar

Agora, é necessário adicionar uma exceção à regra padrão do navegador, clicando no botão Adicionar exceção. Ao adicionar essa exceção, é recomendado é que essa regra seja temporária.

Site não seguro Firefox

Site não seguro no Safari

No Safari, ao tentar acessar um site com problema no certificado, você já receberá a opção para prosseguir ou desistir do acesso. Assim, para acessar o site não seguro no Safari, basta clicar no botão Continuar ao visualizar a janela de confirmação de identidade:

Site não seguro no Safari

Site não seguro no Microsoft Edge

No Microsoft Edge, basta clicar em Detalhes e em seguida clicar em Ir para página da Web. A partir do link, já será possível visualizar o site não seguro.

Site não seguro - Microsoft Edge

Afinal, como corrigir o erro de site não seguro?

Quando o erro de certificado não ocorre devido ao relógio ou horário do computador do usuário, o problema tem origem no certificado. Nesse caso, a responsabilidade é do proprietário do site, e somente ele pode corrigir o problema, configurando o certificado SSL corretamente no site.

No entanto, se você já configurou um certificado SSL e está tendo problemas com o acesso via HTTPS em seu site, aqui vão algumas dicas para corrigir o problema.

  • Forçar o HTTPS com .htaccess, assim todo acesso por HTTP é redirecionado para HTTPS.
  • Forçar o redirecionamento com um plugin do WordPress, como o Really Simple SSL.
  • Alterar o endereço do site nas configurações do WordPress, mudando de HTTP para HTTP.

Portanto, se você é proprietário de um site e ainda não configurou um certificado para o acesso via HTTPS, faça isso quanto antes. Nos dias de hoje, não há motivo para ter um site sem HTTPS. É possível obter um certificado SSL grátis e configurá-lo facilmente para ser renovado automaticamente.

Conclusão

Pronto, agora você já sabe como acessar um site não seguro, como resolver esse problema e o mais importante – como evitá-lo. Se você é proprietário de um site, certifique-se configurar um certificado SSL e garantir que seu site sempre seja acessado por SSL. Afinal, a segurança e privacidade dos dados dos seus usuários também é sua responsabilidade.

Além disso, nunca foi tão fácil configurar um site com HTTPS usando certificado SSL. Por exemplo, ferramentas como Let's Encrypt e Cloudflare, permitem que o site seja configurado com HTTPS sem qualquer custo. Em outras palavras, configurar um certificado só traz benefícios para o seu site.

Ainda não tem um site? Comece da melhor forma escolhendo uma hospedagem que ofereça o certificado SSL gratuitamente. Confira a nossa lista com as melhores hospedagens de sites!

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.

Deixe um comentário

Receba os artigos do blog por e-mail: