Sublime Text 3: como instalar e configurar esse editor

Sublime Text Editor

Nenhum outro editor de texto com interface gráfica é tão rápido quanto o Sublime Text.

Quando comparado com outros editores de texto com interface gráfica, é fácil perceber a vantagem no desempenho do Sublime Text Editor. Enquanto outros programas travam e reclamam com arquivos grandes, o Sublime consegue com arquivos sem travamentos ou sobrecarrega.

Com a primeira versão beta lançada em 29 de Janeiro de 2013, o Sublime Text chegou trazendo diversas melhorias para o editor que já era tido como um dos melhores, senão o melhor editor de texto multiplataforma no mercado.

Mas o que faz do Sublime Text um editor de texto e códigos tão bom? Aqui, você vai conhecer mais sobre esse editor, assim como saber como baixar, instalar e configurar o Sublime Text 3, além de descobrir as novidades da versão mais atual. Acompanhe!

Como baixar e instalar o Sublime Text 3

Baixa e instalar o Sublime Text 3 é um processo bastante simples, independente do seu sistema operacional.

Para o Windows e Mac a instalação é simples, basta baixar os executáveis na página de downloads. Já no caso no GNU/Linux, o procedimento de instalação vai depender da distribuição usada. No entanto, para instalar no Ubuntu, Debian e derivados, siga os passos a seguir

Instale a chave GPG:

wget -qO - https://download.sublimetext.com/sublimehq-pub.gpg | sudo apt-key add -

Escolha qual canal usar (se vai usar a versão estável ou de desenvolvimento):

Para a versão estável, utilize o comando:

echo "deb https://download.sublimetext.com/ apt/stable/" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/sublime-text.list

Para a versão de desenvolvimento, utilize o comando:

echo "deb https://download.sublimetext.com/ apt/dev/" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/sublime-text.list

Por fim, atualize o sistema e instale com do apt install ou apt-get install:

sudo apt-get update
sudo apt-get install sublime-text

Depois disso, o Sublime Text 3 estará pronto para uso.

Como configurar o Sublime Text 3

A primeira coisa que você vai querer fazer depois que baixar e instalar o Sublime, é instalar o Package Control, o instalador de pacotes do Sublime – recurso que permite a instalação de plugins e extensões no editor. Você pode fazer isso facilmente de duas formas:

  • Indo até o menu Tools e clicando em "Install Package Control";
  • Acessando a paleta de comandos com o atalho Ctrl+Shift+P ou pelo menu e buscando por "Install Package Control".
Como configurar e usar Sublime Text 3 - Instalando o Package Control

Depois de instalar o Package Control, você receberá uma confirmação indicando que o comando de instalar pacotes já está disponível. Com o Package Control instalado, você já pode instalar plugins e personalizar o Sublime Text.

Melhores plugins do Sublime Text 3

Os plugins são o que fazem do Sublime Text um editor tão poderoso. Com eles, é possível adicionar as mais variadas funcionalidades e configurar o Sublime Text 3 de acordo com suas necessidades. Com quase 5 mil plugins no Package Control, dá pra encontrar plugins para praticamente qualquer coisa.

Sublime Text - Package Control

Para quem trabalha com desenvolvimento web, separamos alguns dos melhores plugins para o Sublime Text:

  • Emmet - este plugin facilita bastante a vida de quem trabalha com HTML e CSS, gerando snippets para acelerar o desenvolvimento;
  • SideBarEnhancements - traz diversas funcionalidades para a barra lateral do Sublime Text;
  • View In Browser - abre o arquivo de código atual em um navegador da sua escolha;
  • GhostText - já pensou em usar o editor do Sublime no navegador? O GhostText conecta o Sublime a um campo de texto para edição em tempo real;
  • ColorPicker - torna muito mais fácil a seleção de cores quando você estiver trabalhando com CSS.

Esses são apenas alguns dos plugins do Sublime Text, existem milhares de plugins para ajudar no desenvolvimento de diversas linguagens.

Como colocar o Sublime em português?

Para quem procura como colocar o Sublime Text em português, um plugin interessante é o LocalizedMenu. Esse plugin permite a tradução dos menus do Sublime, no entanto, ainda não existe uma versão pronta para o português, mas você pode traduzir os arquivos manualmente e criar a sua própria tradução.

Existe uma tradução para espanhol, então você pode utilizar ela como base para a tradução, que pode ser feita no próprio Sublime. Além disso, você também pode instalar o dicionário de português no Sublime.

Como colocar o Sublime em Português

Note que isso não vai colocar o Sublime em português, e sim permitir a verificação por erros de português nos textos editados nele.

Quais as principais características do Sublime Text 3?

A nova versão do Sublime Text trouxe diversas melhorias para o editor que já era excelente em diversos aspectos. Foram muitas novidades e bugs corrigidos, você pode ver a lista completa no changelog e também no anunciamento oficial. Confira algumas das novidades aqui:

Gerenciador de Pacotes integrado: Packge Control

De 2016 até o lançamento da versão final, muita coisa melhorou no Sublime. O gerenciador de pacotes e extensões, o Package Control, agora é integrado ao editor e já vem pronto para instalar os pacotes, algo parecido com o que ocorre com o VS Code e Atom.

Sublime Text - Editor de Texto (Package Control)

Com isso, o desenvolvedor responsável pelo Package Control agora faz parte do time do Sublime Text.

Desenvolvimento "Aberto"

Apesar do núcleo do Sublime Text ainda ter o código fechado, os pacotes do editor agora são distribuídos através de um repositório no GitHub. Isso permitiu diversas melhorias nos pacotes utilizados no Sublime, além de fortalecer a relação entre o usuários e desenvolvedores do programa.

Novo fórum de discussão e suporte

Parece que equipe do Sublime percebeu que a comunicação entre os desenvolvedores e usuários realmente poderia ser melhor. O fórum do Sublime foi completamente atualizado para uma plataforma mais moderna, com mais recursos e uma interface muito mais atrativa para novos usuários.

Melhoria na edição de HTML/CSS/JS

Com o JavaScript cada vez mais popular, os novos editores de texto que surgiram trouxeram um grande apelo para o desenvolvimento web. O Sublime Text não ficou atrás, e com o ajuda da comunidade, vem melhorando bastante os pacotes relacionados com desenvolvimento web.

Novo visual: ícone, temas e esquemas de cores

Sublime Text 3 - Editor de Texto (Ícone)

O Sublime Text 3 também conta com um novo ícone, totalmente redesenhado e moderno, principalmente quando comparado com o ícone anterior, utilizado desde o Sublime Text 2.

Quem gosta de manter o desktop sempre com uma aparência moderna, agora tem mais esse apoio do Sublime.

As mudanças visuais não ficaram só no ícone, o novo Sublime teve um redesign na interface do editor. Na nova versão, o editor trouxe novos temas, e um visual mais moderno para vários elementos da interface.

Aparentemente seguindo a filosofia de design do Chrome, as abas deixaram de ser arredondadas e agora possuem um aspecto mais retangular.

Sublime Text - Editor de Texto (Novo Visual)

Além do tema Default, que mantém o mesmo esquema de cores das versões antigas, mudando somente a Paleta de Comandos, existe também o tema Adaptive, que é um tema totalmente escuro, que também é muito legal. Ainda assim, é possível instalar os temas disponíveis no Package Control.

A barra lateral também teve algumas pequenas modificações, ficando com o visual mais moderno. E além dos temas, chegaram também novos esquemas de cores: Breakers, Mariana e Sixteen. Os esquemas permitem ainda mais personalização da aparência do editor.

Página na web redesenhada

Para exibir essas novidades, o site do Sublime foi modificado e conta com uma aparência mais moderna. O site mostra os recursos mais populares do editor com o novo visual, no Linux, Mac e Windows.

Sublime Text 3 - O melhor editor de texto? (Site)

Instalação fácil no Linux com repositórios oficiais

Para os usuários do Linux uma excelente novidade: agora é possível usar os repositórios oficiais do Sublime para baixar e atualizar o programa facilmente. Foram criados repositórios para os gerenciadores de pacotes presentes nas distribuições GNU/Linux mais populares:

Recursos para o macOS: Touch Bar e Touch Input

No Windows e no Mac, muitas das melhorias do Sublime foram incrementais. Embora existam algumas novidades, como o suporte para entrada com toque no Windows. Algo que pode ser útil para os usuários de notebooks com que possuem a tela touch. Já para os usuários do macOS, o Sublime Text agora tem suporte para a Touch Bar, presente nos novos MacBooks.

Por que essa atualização é tão importante?

Foram mais 4 anos de desenvolvimento para trazer um editor de textos e códigos que se destaca entre a enorme quantidade de editores que existem por aí. O Sublime Text sempre teve a fama de oferecer um desempenho extremamente sólido e confiável, que foi obtido através de um desenvolvimento focado em estabilidade e performance, sem sacrificar os recursos oferecidos.

Sublime Text - O melhor editor de texto? (Desenvolvimento)Com a primeira build em 2013, a versão beta do Sublime Text 3 foi anunciada. No entanto, o programa passou tanto tempo sem atualização que os usuários cogitaram o fim do desenvolvimento.

Apesar do programa funcionar perfeitamente como sempre funcionou, vários usuários do Sublime pensaram que o desenvolvimento teria sido abandonado devido a falta de comunicação do desenvolvedor do editor.

Sublime Text - VS Code e AtomEsse momento foi aproveitado por editores que ficavam mais populares com a premissa de serem open source e poderem ter um futuro mais garantido, já que com o código fechado, não seria possível continuar melhorando o Sublime, isto é, caso ele estivesse realmente abandonado.

Felizmente o Sublime Text não tinha sido abandonado, em 2016 isso foi confirmado com o lançamento de mais uma versão beta do programa.

No entanto, ainda que muitos usuários já tivessem migrado para outro editor, o fato era de que nenhum era tão facilmente extensível, com tantos plugins e extensões, e tinha um desempenho tão bom quanto o Sublime.

O Atom ainda estava dando os seus primeiros passos, o Brackets ainda deixava a desejar em vários pontos e o Limetext ainda não tinha um interface amigável para o usuário final. Porém, hoje existem vários editores poderosos, incluindo o VS Code que vem se tornando o preferido para muitos desenvolvedores.

Sublime Text: seria o melhor editor de texto?

Sublime Text 3: O melhor editor de texto?O Sublime Text é o editor que inspirou vários outros editores populares, como Atom, Brackets, e e alguns que ainda estão em desenvolvimento, como o Limetext.

O editor traz uma interface amigável, uma imensa quantidade de plugins, uma base personalizável, e claro, um desempenho incrível.

Com esses destaques ganhou a confiança de muitos desenvolvedores e passou a ser um dos editores de código mais recomendados na Web.

Não restam dúvidas que o Sublime Text é um excelente editor de texto com um desempenho praticamente imbatível. Mas ele também não é perfeito, devido a forma como o Sublime foi construído, a integração com tecnologias da web acaba não sendo tão direta quanto em outros editores, como Atom e VS Code.

Além disso, é importante lembrar o Sublime Text é um editor de texto pago. Apesar de ser possível usar o editor gratuitamente por tempo indefinido, para registrar o programa é necessário comprar a licença. A nova licença custa $80, e permite o uso do editor sem receber a notificação de pagamento da licença.

Quer conhecer outros editores de texto? Confira nossa lista com os melhores editores de texto para você começar a escrever seus códigos!

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.
Deixe um comentário

  1. iaminan imagem iaminan
    18 de julho de 2019
    Responder

    boa boa, estou com dificuldade na /*barra do menu*/, teria como me ajudar ?

    1. Redação imagem Redação
      19 de julho de 2019
      Responder

      Olá, tudo bem? Qual parte especificamente você está com dificuldade? Sobre a parte de tradução do menu, é necessário traduzir os arquivos manualmente, pois não existe uma tradução já pronta.

Receba os artigos do blog por e-mail: