Transferência de domínio: passo a passo de como transferir domínio

Avatar

Redação

0 avaliações

2 de agosto de 2019

Transferência de domínio

Transferir um domínio é providencial para quem registrou um domínio por um valor promocional mas encontra um valor muito alto para renovação. Além disso, a transferência de domínio pode ser bastante útil para quem quer gerenciar vários domínios num único lugar com maior praticidade.

Seja pela praticidade ou insatisfação com a empresa de registro atual, é importante lembrar que você tem controle do seu domínio e pode transferi-lo para onde achar melhor. Inicialmente, a transferência de domínio pode parecer complicada, mas é muito mais simples do que você pode imaginar.

O que você precisa saber antes transferir domínio

Os provedores de registro também devem indicar o procedimento para que você possa transferir um domínio. Porém, antes de dar início a transferência de domínio, existem algumas coisas que você deve considerar para que tudo ocorra conforme o esperado.

  • Tempo de registro - o domínio deve ter mais de 60 dias de registro ou da última transferência, ou seja, se o domínio foi registrado em 1 de março ou transferido, você só poderá fazer a transferência desse domínio em 1 de maio.
  • Dados cadastrais - os dados de cadastro do domínio devem estar atualizados para que a nova empresa consiga se comunicar com você.
  • Código de autenticação - você deve ter acesso ao código de autenticação ou código de transferência que é disponibilizado pela empresa em que o domínio está registrado.
  • Proteção de privacidade - se o seu domínio estiver com a proteção de privacidade ativa, será necessário desativar esse recurso para dar início à transferência.
  • Mudanças no DNS - fazer mudanças na configuração do DNS durante a transferência pode fazer com que essas configurações sejam perdidas no processo. Por isso, é recomendado as faça antes ou depois da transferência.

Além disso, no caso de domínios internacionais, domínio deve estar desbloqueado para transferência.

Com essas informações, já podemos prosseguir para a próxima etapa e entender como, de fato, transferir o domínio. Aqui, você vai ver como fazer a transferência de domínios nacionais (.br), assim como a transferência de domínios internacionais.

Como transferir domínio nacional (com.br)

Nesta parte, nós vamos ver como realizar a transferência de domínios nacionais – os domínios terminados com a extensão .br.

Assim, os passos a seguir vão ajudar quem:

  • Quer transferir um domínio do Registro.br para outra empresa de domínio;
  • Quer transferir um domínio .br de uma empresa de domínio para o Registro.br;
  • Quer transferir um domínio .br de uma empresa de domínio para outra.

1. Acessar a conta no Registro.br

Para os domínios .br, é necessário realizar a transferência pelo Registro.br, que a entidade responsável pelo registro de dos domínios nacionais. Portanto, se você ainda tem acesso ao seu painel no Registro.br, o primeiro passo é acessar o site a sua conta no Registro.br, clicando em "Acessar conta".

Nota: isso é válido mesmo para domínios .br registrados em outras empresas, pois quando uma empresa faz o registro do seu domínio, uma conta do Registro.br é criada para você.

Dessa forma, se você não tem a senha, você deve preencher o usuário com o seu CPF ou CNPJ ou o nome do domínio e clicar em "Esqueci ou não tenho a senha".

Transferência de domínio - Acesso ao Registro.br

Ao acessar, você terá duas opções de administração: para gerenciar os domínios ou titularidade. Clicando em "TITULARIDADE", você poderá transferir todos os domínios da sua conta.

2. Editar as informações da conta

Se você quiser transferir todos os domínios de uma empresa para a outra, você deve clicar na opção "TITULARIDADE" e depois em "EDITAR INFORMAÇÕES". Essa opção permite que você tenha vários domínios com o mesmo titular, ou seja, com o mesmo CPF ou CNPJ.

Transferência de domínio - Transferindo todos os domínios

3. Modificar o provedor de serviços

Em seguida, para ambas as opções, procure pela seção "PROVEDOR DE SERVIÇOS" e clique em selecionar "Selecionar outro provedor".

Transferência de domínio - Selecionar provedor de serviços

Nota: Nesse caso, o provedor está como "NENHUM", pois o domínio foi registrado diretamente no Registro.br. Assim, sua administração e renovação é feita diretamente pelo Registro.br.

4. Confirmar a transferência de domínio

Depois, basta clicar no botão "SALVAR" para confirmar a mudança do provedor de serviços e transferir todos os domínios para o Registro.br

Transferência de domínio no Registro.br - Todos os domínios

Pronto, se você está transferindo um domínio de outra empresa para o Registro.br, o processo de transferência acaba aqui. Depois disso, você receberá um e-mail do Registro.br notificando a modificação do provedor de serviços.

Além disso, com a titularidade configurada no Registro.br, você pode transferir os domínios individualmente para outras empresas. Para fazer isso, clique na opção "DOMÍNIOS" e no nome do domínio que você pretende transferir.

Transferência de domínio - Transferir domínio no Registro.br

Agora, basta selecionar o provedor de serviços referente a empresa que você quer transferir o domínio e realizar a renovação. Se você está transferindo um domínio de outra empresa para o Registro.br, você deve alterar o provedor de serviços para "NENHUM".

Transferir domínio - Seleção do provedor no Registro.br

Porém, se você estiver transferindo do Registro.br para outra empresa, você deve entrar em contato com a nova empresa para concluir a transferência. Normalmente, algumas empresas já disponibilizam um formulário para completar a transferência.

Como transferir domínio internacional (.com)

Para domínios internacionais, como ".com", ".net" ou ".org", o procedimento é diferente, mas não é complicado. Primeiro, é importante checar se o domínio internacional pode ser transferido para a outra empresa. Por exemplo, se a empresa não disponibiliza uma extensão de domínio para registro, não será possível transferir o domínio para ela.

Sabendo que o domínio pode ser transferido, o próximo passo é desbloquear o domínio.

1. Desbloquear o domínio para transferência

Por padrão, as empresas de domínio bloqueiam a transferência de domínio por questões de segurança. Por isso, antes de iniciar a transferência de domínio, você deve acessar o painel e buscar pela opção de desbloqueio. Na Hostinger, essa opção é chamada "Bloqueio de Domínio" e pode ser desativada facilmente no painel de domínio.

Transferir domínio da Hostinger para outra empresa

Toda empresa deve disponibilizar uma forma de desbloquear o domínio pelo painel de administração. Caso você não encontre essa opção na empresa atual do seu domínio, você deve solicitar o desbloqueio para o suporte.

Você também pode verificar se o domínio está bloqueado fazendo uma consulta WHOIS, observando a informação referente ao status de domínio.

2. Obter o código de autorização de transferência

Agora, é preciso obter o código de autorização de transferência de domínio. Normalmente, esse código é chamado de código EPP, chave EPP ou chave de autenticação. Na Hostinger, esse código é exibido como "Chave secreta", e pode ser acessado a partir do painel de domínio:

Transferência de domínio internacional - Chave EPP

Aqui, é importante destacar que cada empresa pode apresentar essas informações de formas diferentes. Dessa forma, caso você não encontre o código de transferência no painel de administração do domínio, você deve solicitar manualmente para a empresa, que terá 5 dias para responder.

3. Solicitar a transferência para a nova empresa

Por fim, com o domínio desbloqueado e o código EPP em mãos, você já pode solicitar a transferência na nova empresa. Aqui, o processo pode variar de empresa para empresa, na Hostinger ou WebLink, por exemplo, é possível fazer a solicitação de transferência pelo painel, como se estivesse registrando um novo domínio.

Já na HostGator, a solicitação deve ser feita abrindo um chamado de suporte. Nesse caso, também há a cobrança para transferência do domínio, que você recebe após a solicitação.

Transferir domínio para HostGator

Os provedores geralmente informam como essa solicitação deve ser feita em sua base de conhecimento ou página de perguntas frequentes. Logo, você pode verificar na própria página da empresa ou com o suporte para saber como realizar o procedimento nela.

Depois de fazer a solicitação, basta aguardar a confirmação de transferência que será enviada por e-mail. A mensagem de e-mail deve conter um link único para aprovação da transferência. Depois de aprovar a transferência, basta aguardar a sua conclusão.

O domínio é renovado automaticamente na transferência?

Diferente da transferência de um domínio nacional, que nunca é renovado na transferência, o domínio internacional oferece essa possibilidade. No entanto, isso vai depender da empresa que está recebendo o domínio transferido.

Transferência de domínio - Renovação

Geralmente, quando há uma taxa de transferência pela nova empresa, o domínio é renovado automaticamente na transferência. Porém, é recomendado consultar a empresa antes de fazer a transferência para se certificar do procedimento.

Porém, é importante lembrar que a empresa que possui o seu domínio atualmente não pode "segurar" o seu registro devido a falta de pagamento de alguma taxa.

Prazos, datas e custos da transferência de domínio

Transferir domínio - Prazos

Como foi dito, uma das restrições para iniciar a transferência do domínio se refere ao tempo de registro do mesmo. Por padrão, esse período é de 60 dias.

Assim, para que seja possível transferir esse domínio, é necessário que ele tenha sido registrado ou transferido há mais de 60 dias. Por isso, tenha esse prazo em mente quando for registrar um domínio.

Por exemplo, se você registrou um domínio em 1 de abril, esse domínio só poderá ser transferido em 1 de junho. A condição dos 60 dias é uma regra padrão para toda transferência de domínio internacional. Essa condição existe para evitar abusos na transferência de domínio.

No entanto, para os domínios nacionais com extensão .br, há a possibilidade de contornar essa situação, alterando o provedor de serviços no próprio Registro.br, que pode ser feito mesmo durante esse período.

Nesse caso, o Registro.br ficaria responsável pela administração do domínio, e você poderia alterar para outro provedor de serviços após os 60 dias.

Quanto tempo leva para transferir um domínio

Depois de iniciar a transferência de domínio, é necessário aguardar o período de transferência, que varia a depender da empresa de registro de domínio. Em média, o prazo para conclusão da transferência de domínio fica entre 7 a 14 dias, embora seja possível que a transferência em menos tempo.

Transferir domínio - Tempo

Durante esse período, você pode continuar usando o domínio e todos os serviços associados ao mesmo normalmente. Em outras palavras, o seu site não vai sair do ar e o seu endereço de e-mail profissional vai continuar funcionando sem qualquer problema.

Porém, é importante ter em mente que esse prazo começa a contar a partir do momento em que a transferência de domínio é iniciada. Por exemplo, para casos em que é necessário solicitar o código de transferência manualmente para dar início à transferência, esse prazo pode ser maior, pois o provedor tem 5 dias para responder a solicitação.

Quanto custa transferir um domínio para outro provedor

Assim como o prazo, o custo para transferência de um domínio também pode variar a depender da empresa. Dessa forma, algumas empresas não cobram a transferência mas exigem o pagamento da renovação do domínio, enquanto outras cobram pela transferência e já renovam o domínio após a transferência.

Transferência de domínio para a Hostinger

Valor da transferência de domínio na Hostinger

Quando há a cobrança, o valor da transferência geralmente é o mesmo de um renovação de domínio da mesma extensão na nova empresa. Por isso, é importante ficar atento aos valores de renovação para a extensão do domínio que você pretende transferir.

Note que a cobrança para transferir o domínio é feita pela empresa que vai passar a administrar o domínio. A empresa em que o domínio está registrado não pode cobrar uma taxa como forma impedir a transferência do domínio.

Se a empresa em que você registrou um domínio está rejeitando o seu pedido de transferência por um motivo que você não concorda, você pode registrar uma reclamação no ICANN.

Como funciona a transferência de domínio

A transferência de domínio consiste em transferir um domínio da empresa em que ele foi registrado ou é gerenciado atualmente para uma outra. Assim, o gerenciamento do domínio (renovação e configuração do servidor DNS) deverá ser feito na empresa para qual o domínio foi transferido.

O que é a transferência de domínio

A transferência de titularidade se refere a transferir a titularidade ou a propriedade de um domínio de uma pessoa para outra. Essa é a opção para quem quer manter o domínio na mesma empresa de registro, mas quer passar o domínio para outra pessoa, que ficará responsável por sua renovação.

E a transferência ou migração de hospedagem se trata de mudar de um provedor de hospedagem para outro, movendo os arquivos do servidor de hospedagem. Resumindo:

  • Transferência de domínio - transfere o registro de domínio e seu gerenciamento de uma empresa para outra.
  • Transferência de titularidade de domínio - transfere a titularidade ou propriedade de um domínio de uma pessoa para outra.
  • Transferência de hospedagem - transfere os arquivos de um servidor de hospedagem para outro.

Agora que você sabe o que é a transferência de domínio, como funciona e como fazê-la, uma questão a ser levantada é: por que transferir um domínio?

Quando e por que transferir o seu domínio

Independente da empresa em que o domínio foi registrado, o gerenciamento acontece de forma muito parecida. Assim, além da interface e algum recurso adicional que uma empresa pode oferecer, não existe muita diferença na administração de um domínio em uma empresa para outra.

Transferência de domínio - Quando fazer

No entanto, existe algo que pode variar bastante de uma empresa de registro de domínio para outra: o custo. Esse é, talvez, o motivo mais comum para quem busca realizar uma transferência de domínio. Afinal, não há por que pagar mais caro por um serviço que é igual em outra empresa.

Uma prática de algumas empresas de registro de domínio é oferecer o registro de domínio com um valor descontado. Isso é, o primeiro ano de domínio por um preço promocional muito abaixo do preço de renovação. Como resultado, o domínio acaba saindo muito mais caro para quem quer manter o nome registrado por muitos anos.

Portanto, é interessante consultar os preços de renovação da empresa que registrou o domínio em relação às outras empresas no mercado. Se a diferença for significativa, esse pode ser um bom momento para transferir o seu domínio e economizar nos custos com o seu site.

Vale a pena transferir um domínio?

Transferir um domínio é mais fácil do que parece, e pode ser feito rapidamente. Então, se você acredita estar pagando caro no seu domínio ou simplesmente quer administrá-lo em outro lugar, considere a transferência de domínio. Ter todos os domínios num único lugar, pode poupar tempo na administração das contas.

Quer saber qual a melhor empresa para administrar seu domínio? Confira o nosso ranking com os melhores provedores de registro de domínio antes de transferir o seu domínio. A diferença de preços entre as empresas pode variar bastante, portanto, vale a pena comparar e escolher a melhor para você.

Qual sua experiência com a transferência de domínio? Compartilhe nos comentários abaixo!


Avatar

Escrito por Redação

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.

Deixe um comentário

* seu e-mail não será exibido