Entenda a importância do user experience design

Avatar

Redação

0 avaliações

20 de maio de 2019 às 6:01

user experience design

Sempre que interagimos com algum produto, a experiência do usuário (ou user experience design) é colocada à prova. Ela garante que o cliente vai interagir da melhor forma possível com aquele item e, preferencialmente, tornar-se fã dele.

Hoje em dia, passamos o tempo todo nos relacionando com diferentes softwares: são aplicativos, sites, blogs, e-commerces, landing pages, banners e assim por diante. Inconscientemente, gostamos mais de uns do que de outros, e isso se deve às características de cada produto. Afinal, o design determina muito mais que a aparência: ele define seu funcionamento.

Assim, a interatividade é um fator essencial para tornar o uso de uma aplicação mais agradável. E existem especialistas que fazem esse trabalho. Apesar de o user experience design não se limitar à área digital, no mundo virtual é ele quem faz os visitantes retornarem a uma página ou a um aplicativo.

Neste post, vamos falar mais sobre esse conceito e explicar como ele é importante para a criação de site. Venha com a gente para saber mais!

O que é user experience design?

Se antigamente quem determinava o movimento do mercado eram as marcas e seus produtos, hoje quem decide a compra é o próprio cliente. A quantidade de informações disponíveis o ajuda a tomar decisões com mais facilidade.

Por isso, é essencial que o profissional da área saiba medir como o cliente interage com o design e se ele se sente confortável com ele. Além disso, uma boa experiência do usuário considera os hábitos mais comuns do público e a melhor forma de interagir com eles.

Assim, é essencial que o designer de user experience pense, avalie e execute ações sempre tendo em mente a experiência que o usuário vai ter ao usar aquele sistema, independentemente de ele ser um objeto físico, um site ou um aplicativo.

E mais: existem padrões que estão em grande parte dos apps ou das páginas usadas pela clientela. A posição em que um menu é colocado é tão importante quanto a existência dele. Ou seja, não basta que uma determinada função exista, ela deve estar no local certo.

Consequências

Isso quer dizer que, se um botão de cancelamento for colocado em uma posição que, normalmente, aparece com um de confirmação, ele vai interferir nas ações do usuário. Como o hábito é mais rápido que o olhar, isso pode significar um desconforto na usabilidade e na objetividade daquela interação.

Então, se o cliente está em busca de uma informação e entra em um site desorganizado (em relação ao seu hábito), há grandes chances de que tenha uma impressão ruim a respeito daquela página. E essa frustração certamente vai levá-lo a outro site para encontrar o que procura.

Como fazer um bom planejamento de user experience design?

Algumas etapas são essenciais na criação de uma boa experiência de usuário. Confira, a seguir, as principais delas.

Persona

Colocar-se no lugar do consumidor é fundamental para saber do que ele precisa — quais são seus desejos e suas necessidades. A definição da persona, então, é o primeiro passo na direção do desenvolvimento do conceito.

Utilidade

Cada elemento do leiaute deve ter sentido e, principalmente, utilidade no design apresentado ao consumidor. Além disso, eles devem facilitar a experiência e torná-la agradável.

Usabilidade

A usabilidade é fundamental para a ação da persona. Ela garante ao cliente conseguir encontrar o que quer no site. Para planejá-la da melhor forma, o designer deve traçar os passos do usuário a fim de definir quais são as informações que ele busca e onde elas devem ficar.

Acessibilidade

Com a popularização dos dispositivos móveis, é cada vez mais comum que as pessoas usem smartphones e tablets para visitar sites de todo tipo. Quando se faz o design de um leiaute, então, é preciso considerar que aquele conteúdo será visto em diferentes tipos de telas.

E, para qualquer tela, pequena ou grande, é crucial que a experiência seja igualmente agradável e útil — ou seja, o site deve ser responsivo. Afinal, se o design não conquistar o consumidor nessa oportunidade, pode ser difícil que tenha outra chance de fazê-lo.

Design

Tudo o que foi considerado nas etapas anteriores deve ser usado para desenvolver o design — e isso, claro, atrelado à identidade da marca. De preferência, esta deve ser reconhecida por seu conceito, bem como pelas emoções que transmite.

Quais os benefícios da experiência do usuário para um site?

Um bom user experience design vai garantir que os visitantes de um site possam aproveitá-lo da melhor forma em qualquer tipo de dispositivo. Como a maioria não quer esperar mais do que poucos segundos para encontrar o que precisa, encontrar algo rapidamente faz que os clientes continuem na página.

Em outras palavras, investir na experiência do usuário vai fazer seu site captar a atenção do público-alvo já no primeiro contato. Veja, a seguir, outros benefícios do user experience design para o seu site.

Retenção e conversão

Quando a experiência do usuário é agradável, com acesso simples, interface organizada e assim por diante, as chances de que ele fique mais tempo no site aumentam. Com isso, fica mais fácil convencê-lo a fazer uma compra, por exemplo.

Fidelização

Se o designer criar uma experiência agradável para o cliente, há mais probabilidade de que ele volte à página. Ou seja, será criada uma base de consumidores fiéis que dará preferência à marca em vez da concorrência. E eles farão propaganda boca a boca positiva dela — que, além de ser bastante efetiva, é gratuita.

Diferenciação

Com tantas opções semelhantes de produtos e serviços no mercado, sites com bom user experience design saem na frente e se diferenciam da concorrência. O consumidor que estiver em dúvida sobre um produto optará por quem lhe oferecer a melhor experiência.

Redução de custos

Um site com os itens básicos de user experience design tem menos possibilidades de erros e de necessidade de reformulações. Assim, os custos com manutenção são reduzidos, e essa economia pode ser usada em outras necessidades e na expansão do negócio.

Satisfação

Quando o cliente tem uma experiência bem-sucedida em um site, de qualquer tipo, aumentam-se as possibilidades de que ele retorne à página.

Todos esses aspectos demonstram que o investimento em user experience design é fundamental para um site que quer se destacar.

Gostou deste post? Então, aproveite para aprender ainda mais e leia nosso artigo com conceitos importantes sobre como desenvolver bons sites.


Avatar
Redação

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.


Hostinger logo
9.9 /10
GoDaddy logo
9.1 /10