Zoho Mail: e-mail com domínio próprio grátis

Avatar

Redação

0 avaliações

6 de maio de 2019 às 12:04

O Zoho Mail é uma ótima opção para quem quer de um e-mail com domínio personalizado gratuitamente.

Zoho Mail

Um endereço de e-mail com domínio personalizado ajuda a passar credibilidade para os clientes de uma empresa. Afinal, qual endereço você acredita que passaria mais credibilidade para seus clientes: [email protected] ou [email protected]?

Certamente o endereço com domínio personalizado demonstra um maior cuidado com apresentação da empresa. Então se você tem um negócio e quer melhorar a apresentação na comunicação na Internet, usar um email com domínio personalizado é uma boa idea.

Neste artigo, você vai conhecer o Zoho Mail, um provedor de hospedagem de e-mail profissional com plano gratuito, que permite a criação de contas de e-mail com domínio personalizado sem custo adicional. Acompanhe!

O que é Zoho Mail?

O Zoho Mail é o serviço de e-mail corporativo presente na suíte de aplicativos da Zoho, a Zoho Workplace – uma alternativa ao G Suite e Office 365. O serviço de e-mail é parte fundamental da suíte de aplicativos da Zoho, que deixou de ser um serviço voltado somente para CRM e hoje conta com uma variedade de aplicativos que competem com as suítes de aplicativos da Google e Microsoft.

Zoho Mail - Hospedagem de e-mail grátis

Quando se trata de e-mail, as suítes de aplicativos de escritório geralmente seguem um modelo parecido: você paga uma mensalidade e recebe uma conta de e-mail para associar ao seu domínio, além do acesso a demais aplicativos da suíte, como de edição de documentos e planilhas.

No entanto, a Zoho tem um diferencial – o serviço de e-mail é gratuito com domínio personalizado. Em outras palavras, com o Zoho Mail, você pode criar um e-mail com domínio próprio gratuitamente.

Numa época em que serviços de e-mail com domínio grátis estão cada vez mais escassos, o Zoho Mail se destaca. Além disso, como a suíte de aplicativos é voltada para fins corporativos, você pode esperar um nível alto de qualidade dos produtos da Zoho.

O que o plano de e-mail grátis do Zoho oferece?

Apesar de não custar nada, o plano gratuito do Zoho Mail é bastante completo, e conta com a maioria dos recursos esperados em um serviço de e-mail. Podendo substituir serviços como Gmail e Outlook, o Zoho Mail é uma ótima opção para quem precisa de um e-mail profissional com domínio próprio.

Zoho Mail - Características

Com isso, o Zoho Mail pode ser uma boa ferramenta para complementar aqueles que utilizam hospedagem e domínio grátis. Para ter uma ideia do que você recebe no plano grátis do Zoho Mail, confira as principais características do serviço:

  • Domínio personalizado - você pode usar seu e-mail um domínio personalizado (ex: seunome.com.);
  • 5 GB de espaço - é possível criar até 5 contas de e-mail com 5 GB de espaço para e-mails, anexos e documentos;
  • 5 usuários - é possível criar até 5 contas de e-mail com o mesmo domínio;
  • Aplicativo mobile - é possível acessar o e-mail Zoho pelos aplicativos para Android e iPhone;
  • Webmail grátis - você pode acessar o e-mail por meio do navegador com o cliente de e-mail web do Zoho Mail;
  • E-mail sem anúncios - mesmo no plano gratuito, o Zoho Mail é livre de anúncios e propagandas.
  • Integração com aplicativos Zoho - você recebe acesso aos outros aplicativos do Zoho, para edição de documentos, planilhas, etc.

É importante lembrar que no plano grátis do Zoho Mail só é possível configurar um único domínio. Para usar o serviço com mais de um domínio, é necessário escolher um plano pago – o que também vai remover outras limitações do serviço.

Limites do plano grátis do e-mail Zoho

Como foi dito, é possível usar o plano gratuito Zoho Mail para um e-mail profissional com domínio personalizado sem problemas.

Zoho Mail - Limites

Porém, embora as características sejam mais do que suficientes para o básico, é importante reconhecer as limitações desse plano em relação aos planos pagos.

Entre as principais limitações do plano grátis do e-mail Zoho, estão:

  • Domínio único - só é possível contas de e-mail com um único domínio;
  • Restrição IMAP/POP - não é possível realizar o acesso com IMAP e POP no plano gratuito, logo, não é possível configurar programas externos, como configurar Zoho no Outlook;
  • Anexos de 25 MB - no Zoho Mail, é possível enviar mensagens com anexos de até 25 MB.

Essas limitações existem para que os planos pagos do Zoho Mail sejam relevantes, e a empresa possa continuar oferecendo o plano gratuito. Porém, se você já tem uma conta de hospedagem paga, é provável que você possa usar a hospedagem de e-mail sem essas restrições.

Outros serviços da Zoho

Além do serviço do Zoho Mail, a Zoho oferece a integração com outros serviços em sua plataforma:

  • Zoho Projects - aplicativo para gestão de projetos;
  • Zoho Creator - aplicativo criação de aplicativos e automação de tarefas;
  • Zoho CRM - aplicativo para vendas e relacionamento com o cliente;
  • Zoho Writer - aplicativo para documentos de texto, alternativa ao Google Docs;
  • Zoho Sheets - aplicativo para planilhas, alternativa ao Microsoft Excel;
  • Zoho Show - aplicativo para criação de apresentações, como PowerPoint e Slides;
  • Zoho Forms - aplicativo para criação de formulários como o Google Forms.

Esses são apenas alguns dos aplicativos da Zoho. A empresa disponibiliza uma plataforma completa com uma grande variedade de aplicativos gratuitos, incluindo até um criador de sites, o Zoho Sites.

Zoho Apps

Agora, que você já conhece mais sobre a Zoho, o Zoho Mail e demais serviços da empresa, vamos ao que interessa – criar e configurar uma conta de e-mail grátis com domínio personalizado.

Como criar uma conta grátis no Zoho Mail?

Antes de começar, é necessário que você tenha um domínio registrado. Esse é o único requisito, afinal, nós queremos usar o Zoho Mail com domínio personalizado. Também é possível usar o e-mail Zoho sem um domínio, usando a marca do Zoho no seu endereço (ex: [email protected]), como no Gmail.

Dica: você pode economizar registrando o domínio diretamente com uma empresas de registro de domínio no Brasil.

Como fazer o cadastro no Zoho Mail

O primeiro passo para criar a conta de e-mail Zoho é fazer o cadastro na página do serviço. Para isso, você deve acessar a página do Zoho Mail e clicar no botão "INSCREVER-SE AGORA":

Zoho Mail - Cadastro

Lembre-se de marcar a caixa de "E-mail corporativo", que permitirá a criação do e-mail com domínio próprio.

Em seguida, você será redirecionado para a página de planos do Zoho Mail. Nessa página, inicialmente, você só verá os planos pagos, que naturalmente possuem um destaque maior. Para criar uma conta no plano gratuito, basta rolar a página e clicar no botão "INTRODUÇÃO":

Zoho Mail - Cadastro no plano gratuito

Caso não encontre a opção, você pode usar este link para ir diretamente para a página de criação de conta no plano gratuito do Zoho Mail.

Agora, a Zoho vai solicitar o domínio que será utilizado para a conta no Zoho Mail:

Zoho Mail - Plano gratuito com domínio

No passo seguinte, você deve informar os dados da conta para o cadastro no Zoho Mail. Aqui, serão solicitados:

  • Nome completo;
  • E-mail principal do administrador;
  • Telefone;
  • Senha;
  • País;
  • E-mail de contato;

Importante: é necessário colocar um número de celular válido para a verificação da conta. Você receberá por uma mensagem SMS para concluir o cadastro.

Com a conta criada, o próximo passo é configurar o seu domínio no Zoho Mail.

Como configurar o domínio com Zoho Mail?

Depois de concluir o cadastro e fazer a verificação, você será redirecionado para uma página com os passos para configurar o domínio com o Zoho Mail:

  • Verify Domain - verifica a propriedade do domínio;
  • Add Users - adicionar usuários/contas de e-mail;
  • Create Groups - criar grupos de e-mail;
  • Configure Email Delivery - configurar entrega de e-mails;
  • SPF/DKIM - autentica o e-mail e evita que seja identificado como spam;
  • Email Migration - ajuda a realizar a migração de outro provedor de e-mail;
  • Mobile Access - apresenta os aplicativos para administração da conta e acesso aos e-mails.

Verificando o domínio

Nesta parte, você terá que realizar a verificação do domínio, permitindo que o Zoho Mail identifique o proprietário do domínio e possa realizar as configurações necessárias.

Zoho Mail - Passos para configurar o domínio

É possível realizar essa configuração com 3 métodos:

  • CNAME - configurando um registro CNAME na zona DNS do seu domínio;
  • TXT - configurando um registro TXT na zona DNS do domínio;
  • HTML - enviando um arquivo HTML disponibilizado pelo Zoho Mail para o servidor de hospedagem (esta opção exige que você tenha acesso aos arquivos da hospedagem).

O Zoho Mail possui instruções prontas para alguns provedores, como GoDaddy, WordPress e Wix, mas o procedimento é basicamente o mesmo para todos.

Para facilitar, recomendamos que você escolha uma das opções de verificação por DNS, como CNAME ou TXT. Com essas opções, o procedimento pode ser feito facilmente a partir de qualquer painel de gerenciamento de domínio, sem necessidade de ter acesso ao servidor FTP da hospedagem.

Todo provedor de registro de domínio disponibiliza opções para configuração da zona DNS, por isso, neste tutorial, nós decidimos usar o procedimento com CNAME. Para visualizar os dados para a verificação por CNAME, basta selecionar o "Others" na caixa de seleção e a opção "CNAME Method".

Zoho Mail - Verificar domínio com CNAME

Nesta tela, você recebe dois dados, que podem ser usados para a verificação do domínio em qualquer provedor:

  • Name / Host / Alias / CNAME;
  • Value / Points To / Destination.

Aqui, nós vamos mostrar como realizar a configuração no painel da Hostinger e do Registro.br, mas o procedimento é praticamente o mesmo em qualquer provedor.

Exemplo com o domínio na Hostinger

Para fazer o procedimento na Hostinger, basta acessar a parte de administração do domínio que você deseja usar e procurar pela opção "Zona DNS":

Zoho Mail - Zona DNS na Hostinger

Depois, procure pela seção de CNAME, clique em "Adicionar Novo", preencha com os dados disponibilizados pelo Zoho Mail e clique em "Salvar".

Zoho Mail - CNAME na Zona DNS na Hostinger

Exemplo com o domínio no Registro.br

Se você tem um domínio terminado em .com.br, provavelmente o gerenciamento do domínio é feito no próprio Registro.br. Aqui, os passos são bem parecidos. Primeiro, você deve acessar a conta no Registro.br e clicar no domínio que deseja realizar a verificação:

Zoho Mail - Domínio no Registro.br

Na tela do domínio, você deve buscar pela opção de "EDITAR ZONA". Note que essa opção só fica disponível se você estiver usando os servidores DNS do Registro.br:

Zoho Mail - Editar Zona no Registro.br

Em seguida, clique no botão "Nova Entrada" e preencha os campos com os dados disponibilizados pela Zoho. Por fim, clique em "Adicionar" e depois em "Salvar":

Zoho Mail - Adicionar Registro DNS no Registro.br

Depois disso, basta aguardar a propagação do DNS, que pode levar alguns minutos ou até horas a depender do servidores DNS do seu provedor. Para verificar se a propagação já ocorreu, você pode voltar à página do Zoho e clicar no botão "Proceed to CNAME Verification":

Zoho Mail - Verificação CNAME

Depois que o DNS for propagado, receberá a confirmação que o CNAME foi definido e poderá seguir para a próxima etapa clicando no botão "Verify Now".

Zoho Mail - Verificação de propriedade confirmada

Pode levar algumas horas para que o Zoho identifique as novas entradas DNS, então caso o resultado não seja positivo, aguarde um pouco e tente novamente depois.

Depois de confirmar a propriedade do domínio, você poderá criar a primeira conta de e-mail com o domínio. A primeira conta que criada é a conta de administrador, que terá os privilégios para gerenciar todas as contas de e-mail do domínio.

Zoho Mail - Conta de administrador

Você pode preencher com qualquer nome, sabendo que ela será a conta de administrador da sua conta Zoho.

Adicionando Usuários

Após criar a primeira conta, que é a conta de administrador, você poderá criar contas adicionais com o mesmo domínio. Se pretende usar apenas a conta de administrador, basta clicar no botão "Skip". Caso contrário, clique em "Proceed to Add Users" para adicionar novas contas de e-mail.

Zoho Mail - Adicionar usuários

Nessa tela, basta preencher com os dados do usuário que você pretende criar e clicar em "Ok":

Zoho Mail - Adicionando usuário

Lembre-se que você pode adicionar até 5 usuários no plano gratuito do Zoho Mail clicando em "Add User":

Zoho Mail - Detalhes dos usuários

Depois de adicionar os usuários, clique no botão "Back to Setup" para voltar ao assistente de configuração do e-mail Zoho e prosseguir para a próxima etapa.

Criando Grupos

Nesta etapa, você poderá criar grupos para contas de e-mail. Por exemplo, em um site de vendas, você pode criar um grupo [email protected], que vai funcionar como uma conta para todos os membros da equipe de vendas do seu site.

Você poderá editar os grupos, adicionar e remover membros posteriormente, por meio do painel do Zoho, então se não quiser criar grupos agora, basta clicar no botão "Skip".

Zoho Mail - Criar grupos

Inicialmente, a criação de um grupo é parecida com a de um usuário. No entanto, além de definir um nome e um endereço de e-mail, existem algumas opções adicionais na criação do grupo.

Para o grupo, você deve definir:

  • Access Level (Nível de acesso) - quem poderá acessar o grupo: todos, membros da organização, membros do grupo ou somente moderadores.
    • Everyone (Todos) - qualquer pessoa que tiver o endereço de e-mail do grupo;
    • Organization Members (Membros da organização) - e-mails com o domínio próprio;
    • Group Members (Membros do grupo) - as contas de e-mail para participar do grupo;
    • Only Moderators (Somente moderadores) - somente as contas de moderadores.
  • Moderators (Moderadores) - lista de endereços de e-mail dos moderadores separados por vírgula;
  • Members (Membros) - lista de endereços de e-mail dos membros do grupo separados por vírgula;
  • Description (Descrição) - descrição do grupo.

Você também pode definir um logotipo ou imagem para o grupo.

Zoho Mail - Adicionando grupo

Depois de criar o grupo, basta clicar em "Back to Setup" para retornar ao assistente de configuração do e-mail.

Configurando entrega de e-mails

Com a propriedade do domínio devidamente verificada e contas de e-mail criadas, o próximo passo é a configuração de entrega de e-mails. Essa configuração deve ser feita na parte "Configure E-mail Delivery".

Até agora, nós confirmamos a propriedade do domínio e criamos as contas e grupos de e-mail, no entanto, as contas só começam a enviar e receber depois da configuração de entrega de e-mails.

Zoho Mail - Configuração de entrega de e-mails

Aqui, o procedimento é praticamente o mesmo que foi feito na verificação do domínio. Basicamente, você deve acessar o painel de domínio e criar registros (ou entradas) DNS, só que agora, do tipo MX ao invés de CNAME.

Nota: a depender de onde você registrou o domínio, você pode precisar deixar o campo "Host" vazio ou preencher com o seu próprio domínio.

Para isso, basta ir novamente até a zona DNS do domínio e inserir as entradas de acordo com as informações disponibilizadas na página do Zoho Mail.

HostAponta paraPrioridade
@mx.zoho.com10
@mx2.zoho.com20
@mx3.zoho.com50

Dica: o Zoho Mail utiliza 3 entradas como redundância. No caso de uma falhar, o serviço de e-mail utiliza a próxima entrada com valor maior na prioridade.

No painel de domínio da Hostinger, na Zona DNS, basta localizar a seção "MX (Mail Exchanger)" e adicionar os registros MX:

Zoho Mail - MX Hostinger

O mesmo serve para o Registro.br. Basta acessar a parte de adicionar as entradas conforme informado pelo Zoho Mail:

Zoho Mail - Registro MX no Registro.br

Assim como na configuração anterior, como envolve registros DNS, pode levar algum tempo para a propagação nos servidores DNS. Você pode checar se o DNS foi propagado clicando no botão "MX Lookup" na página do Zoho Mail.

Zoho Mail - Confirmação MX

Depois disso, o Zoho Mail vai exibir a confirmação com o status os servidores de e-mail e você poderá prosseguir clicando "Next". Caso você não visualize a confirmação, aguarde algumas horas e verifique novamente com o botão "MX Lookup".

Configurações adicionais de entrega de e-mail com SPF/DKIM

Com a configuração de entrega de e-mails feita, você já poderá enviar e receber mensagens de e-mail em sua conta do Zoho Mail. Porém, para certificar que suas mensagens não serão identificadas como spam, existem algumas configurações adicionais que você pode fazer.

Zoho Mail - SPF/DKIM

Basicamente, são duas validações que podem ser feitas com o servidor de e-mail:

  • SPF (Sender Policy Framework) - identifica que o servidor está permitido para enviar e-mails;
  • DKIM (DomainKeys Identified Mail) - autentica a mensagem e garante melhor entregabilidade.

A configuração dessas duas validações são feitas adicionando um registro TXT, com os dados disponibilizados pelo Zoho Mail.

Embora essas configurações sejam opcionais, é recomendado que as realize para ajudar a confirmar a identidade do remetente e evitar que suas mensagens sejam identificadas como spam por outros servidores de e-mail.

Migração de e-mail

Se você está vindo de outro provedor de e-mail é quer migrar todas as suas mensagens, o Zoho Mail disponibiliza uma ferramenta para realizar a migração automaticamente.

Zoho Mail - Migração

Para usar essa ferramenta, é necessário que o servidor e-mail anterior esteja funcionando e você tenha as seguintes informações:

  • Servidor IMAP ou POP, porta e detalhes do SSL;
  • As credenciais de acesso à conta de e-mail (usuário e senha).

Caso não tenha esses dados, consulte o seu provedor de e-mails anterior. A migração pode ser configurada a partir do botão "Proceed to Migration". Se não quiser realizar a migração, basta clicar no botão "Skip".

Acesso mobile

Por fim, o assistente de configuração do Zoho Mail apresenta seus aplicativos para dispositivos móveis.

Zoho Mail - Acesso Mobile

Os aplicativos estão disponíveis para Android e iOS:

  • Zoho Mail Admin App - aplicativo para administrar as contas e grupos de e-mail;
  • Inbox Insight App - ajuda na identificação de mensagens de e-mail importantes;
  • Zoho Mail App - cliente de e-mail para leitura e envio de e-mails.

Ainda que ter o acesso mobile seja um ponto positivo para o acesso ao e-mail Zoho, a principal forma de administrar a conta Zoho é pela Web.

Zoho Mail - Configuração completa

Clicando no botão "Skip", o Zoho Mail informa que a configuração foi concluída, e você poderá acessar o painel de controle no botão "Go to Control Panel".

Zoho Login: acessando seu email Zoho

Depois de concluir a configuração com o assistente do Zoho Mail, você receberá os links para fazer login no Zoho. Basicamente, o acesso ao Zoho Login pode ser feito de duas formas na Web:

Painel de controle de administração Zoho

O painel de administração Zoho Mail é a interface para o gerenciamento da conta. A partir desse painel, você pode gerenciar os domínios, usuários, grupos e entre outras características da conta.

A página principal do painel de controle é exibe um Dashboard, que reúne informações sobre a conta, como quantidade de contas de e-mail, domínios e grupos.

Zoho Mail - Painel de controle

A navegação no painel pode ser feita a parte da parte lateral, clicando em um dos itens ou categorias:

  • Painel - exibe um resumo das informações da conta;
  • Domínios - permite o gerenciamento dos domínios da conta;
  • Detalhes do usuário - gerenciamento de usuários e contas de e-mail;
  • Acesso do usuário - controle do nível de acesso dos usuários em outros aplicativos;
  • Grupos - gerenciamento dos grupos da conta Zoho Mail;
  • Privilégios - controle de privilégios para funções no painel de administração;
  • Administração de e-mail - configurações avançadas das contas de e-mail e ferramentas para controle de spam, relatórios e migração de contas;
  • Armazenamento de e-mails - visualização do uso de armazenamento das contas de e-mail;
  • IPs permitidos - permite configurar os IPs que podem acessar os e-mails (recurso útil para garantir o acesso somente a partir de determinada rede);
  • Autenticação SAML - permite configurar a autenticação com um provedor de identidade;
  • Política de senhas -  permite configurar uma periodicidade para alteração das senhas nas contas de e-mail.

O painel de administração Zoho Mail tem muitas opções, mas com a interface intuitiva e em português, não é difícil se habituar o painel e aprender a usar as ferramentas.

Webmail Zoho

O Webmail é a principal forma de acesso do e-mail Zoho. É a partir do Zoho Webmail que você poderá enviar e receber mensagens de e-mail no seu navegador.

Para acessar o Webmail Zoho, basta acessar a página inicial do Zoho Mail e clicar em "Login".

Zoho Mail - Login

Ao acessar o Webmail Zoho pela primeira vez, você recebe um assistente para a configuração da localidade, nome, assinatura e tema da interface.

O Webmail Zoho tem uma interface moderna e intuitiva, e pode ser personalizada de acordo com suas preferências.

Zoho Mail - Webmail

Assim como em outros clientes de e-mail, basta clicar numa em um dos itens da caixa de entrada para visualizar e responder a mensagem de e-mail.

Zoho Mail - Recursos do Webmail

A partir da mensagem, é possível usar o Streams –um recurso exclusivo do Zoho Mail que facilitar o acompanhamento do e-mail por outros usuários da empresa ao marcá-los na mensagem.

Na lateral esquerda do Zoho Webmail ficam opções adicionais, como calendário, tarefas, contatos e anotações:

Zoho Mail - Anotações

Na direita, você encontra a opção para configuração do e-mail e outras ferramentas complementares que podem ser bastante úteis. Uma das ferramentas é o visualizador de anexos, que reúne os anexos das mensagens de e-mail para facilitar a visualização.

Há também um modo noturno, para deixar mais confortável a leitura dos e-mails em ambientes escuros e a possibilidade criar notas auto adesivas, como post-its na interface de e-mail. Além disso, o Zoho Mail oferece extensões para adicionar novas funcionalidades no e-mail.

Zoho Mail - Extras do Webmail

Com isso, podemos ver que o Zoho Webmail é completo e consegue competir diretamente com outros clientes de e-mail mais populares, como Gmail e Yahoo!. Porém, mesmo com todos esses recursos, há quem prefira usar o e-mail com um cliente desktop.

Como configurar Zoho no Outlook

Uma das principais limitações do plano gratuito do Zoho Mail está na utilização de clientes de e-mail de terceiros. Em outras palavras, não é possível configurar Zoho no Outlook, Apple Mail ou Thunderbird. Para usar um cliente de e-mail de terceiros, é necessário assinar um dos planos pagos.

Como alternativa, em adição ao acesso via web, o Zoho disponibiliza seu próprio aplicativo para e-mail, disponível no desktop para Windows, Mac e Linux, e nos dispositivos móveis com Android ou iOS.

Zoho Mail - Cliente Desktop

Se você tem um plano pago, você pode configurar o Zoho com as seguintes informações:

  • Nome de usuário - o endereço da conta de e-mail;
  • Senha - senha da conta de e-mail;
  • Endereço do servidor de entrada - endereço do servidor IMAP ou POP;
  • Endereço do servidor de saída - endereço do servidor SMTP.

Os endereços do servidores de entrada são diferentes a depender de como o Zoho Mail é usado. Para quem usa um e-mail com domínio próprio ([email protected]), as informações são as seguintes:

ProtocoloEndereçoPorta
IMAPimappro.zoho.com993 (SSL)
POPpoppro.zoho.com995 (SSL)
SMTPsmtp.zoho.com465 (SSL) ou 587 (TLS)

Já quem usa o endereço do próprio Zoho ([email protected]), deve utilizar as seguintes informações:

ProtocoloEndereçoPorta
IMAPimap.zoho.com993 (SSL)
POPpop.zoho.com995 (SSL)
SMTPsmtp.zoho.com465 (SSL) ou 587 (TLS)

Importante: o servidor de saída (SMTP) requer autenticação com o servidor, logo, essa opção deve estar marcada no seu cliente de e-mail.

Em caso de dúvida, você pode consultar a documentação de referência (em inglês) ou o suporte do próprio Zoho para configuração do seu cliente de e-mail.

Conclusão

O Zoho Mail é uma ótima opção para quem busca criar um e-mail profissional com domínio personalizado. Mesmo comparando com recursos e funcionalidades de outros serviços, como da G Suite e Microsoft Outlook, o serviço de e-mail da Zoho não deixa a desejar.

Além de ter um webmail completo, clientes mobile e desktop, o Zoho Mail pode ser usado gratuitamente, com o domínio que você escolher. A principal desvantagem do serviço seria quanto a utilização de um cliente de e-mail de terceiros.

Mas considerando que o serviço é gratuito e que são disponibilizados aplicativos gratuitamente, não há muito do que reclamar – tudo que você precisa é de um domínio.

Se você ainda não tem um domínio, confira as melhores empresas para registro de domínio.


Avatar
Redação

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.


Hostinger logo
9.9 /10
GoDaddy logo
9.1 /10
Deixe um comentário