Perguntas Frequentes

  • Eu não encontrei a minha empresa de hospedagem preferida aqui. Ela não é boa o bastante?

Não necessariamente! Provavelmente ainda não tivemos a oportunidade de fazer a análise/review dessa hospedagem ainda. Se esse for o caso, entre em contato através do nosso formulário de contato.

  • Por que vocês escondem os detalhes da conta, (nome da conta, nome de domínio e IPs) nas screenshots?

Nós queremos oferecer as análises mais verdadeiras possíveis. Se nós mostrarmos esses detalhes publicamente, existe a possibilidade dos provedores de hospedagem altareram a conta e fornecer uma experiência melhor do que em circunstâncias normais.

  • Vocês ganham dinheiro das empresas de hospedagem para escrever as análises e reviews de hospedagem de sites?

Para manter o site financeiramente sustentável, nós configramos links de afiliados para as empresas de hospedagem que nós avaliamos. Mas isso não significa que nós vamos valorizar melhor uma empresa de hospedagem com base no programa de afiliados.

  • Como vocês escolhem quais planos de hospedagem analisar?

Para que otimizar as nossas análises de hospedagem de sites, nós escolhemos os os planos mais populares das empresas, os panos recomendados ou intermediários.

  • O que é Hospedagem de Sites?

Hospedagem de Sites ou Hospedagem Web, é basicamente um serviço que fornece um espaço virtual onde você pode enviar e gerenciar o conteúdo do seu próprio site (arquivos, bancos de dados, etc), tornando disponível para visualização na World Wide Web. Existe um grande número de empresas e provedores de hospedagem por aí, nosso trabalho é destacar as empresas que merecem a sua atenção.

  • Como vocês comparam o seu “TOP 10” e quais aspectos tornam uma hospedagem melhor que outra?

Como nós testamos todas as empresas de hospedagem de forma bem extensiva, é comum encontrar resultados variados. Os aspectos mais valorizados numa hospedagem de sites são a sua Velocidade, Uptime, Facilidade de Uso e Custo Geral. Se a hospedagem se destacar nessas áreas, existe uma boa chance de que ela aparecerá em nossas listas.

  • O que é Hospedagem de Sites Compartilhada?

Hospedagem de Sites Compartilhada é o tipo de hospedagem mais barata no mercado. Ela é configurada de forma que várias contas de hospedagem compartilham dos mesmos recursos do servidor. Esse serviço é muito popular entre os donos de sites pequenos e sites razoavelmente popoulares por oferecerem uma boa relação de custo-benefício.

  • O que é Domínio?

Domínios geralmente aparecem como uma única palavra, seguida por um ponto e uma extensão (ex: exemplo.com). Um domínio é o endereço virtual do seu site na internet que permite o acesso dos seus visitantes. Todos os domínios são gerenciados por uma organização global, o ICANN. Os domínios são inicialmente registrado por vários registradores listados na lista de registradores credenciados no ICANN.

  • O que é SSL?

SSL (Secure Socket Layer) é um sistema de segurança que criptografa os dados transmitidos através de um site. Isso torna os dados menos sucétiveis a interferências e evita que as informações do site sejam adulteradas por terceiros. Um certificado SSL é uma das ferramentas mais essenciais para um site, além de garantir a confiabilidade dos dados, ele ajuda na otimização dos motorores de busca (SEO) e no uptime do site.

  • O que é VPS?

VPS (Virtual Private Server) é uma das categorias dos serviços de hospedagem. O servidor virtual privado possui um sistema operacional, que pode ser uma distribuição Linux ou Windows e um com usuário o acesso de administrador ou superusuário (root), permitindo que o usuário instale qualquer programa e realize alterações nas configurações do sistema operacional.

  • O que é DNS?

DNS (Domain Name System) é o sistema responsável por gerenciar os nomes de computadores, servidores ou qualquer serviço conectado na Internet ou numa rede interna. Uma das principais utilizações do DNS é a resolução de nomes, que consiste em traduzir um número de endereço IP em um nome de domínio que pode ser lembrado facilmente.

  • O que é HTML?

HTML (HyperText Markup Language) é uma linguagem de marcação que é responsável pela estrutura e semântica em páginas na Web. Os documentos HTML são interpretados por navegadores Web, como Mozilla Firefox e Google Chrome a partir das tags em cada elemento. O HTML é utilizado em conjunto com o CSS, que fica responsável por adicionar estilos ao documento.

  • O que é CSS?

CSS (Cascading Style Sheet) é a linguagem de estilos utilizada para definir o visual de uma página na Web. Em conjunto com HTML, o CSS fica responsável por definir cores, fontes, bordas, espaçamentos, etc. Assim como o HTML, o CSS é interpretado pelo navegador e sua funcionalidade pode variar a depender da versão do programa. O CSS utiliza um conjunto de regras em que é definido um elemento do HTML através de um seletor, uma propriedade e um valor.

  • O que é JavaScript?

JavaScript é uma linguagem de scripts que permite deixar os documentos da Web ainda mais dinâmicos, transmitindo informações sem atualizar a página e incorporando informações do usuário a partir do navegador. Assim como o CSS, o JavaScript é executado no navegador e seus recursos podem variar a depender do motor utilizado em cada um.

  • O que é PHP?

PHP (PHP: Hypertext Preprocessor) é uma linguagem de programação de uso geral porém popularmente utilizada em desenvolvimento de sites sites e aplicações web. Diferente de HTML, CSS e JavaScript, que são linguagens executadas no cliente por meio do navegador, o PHP é uma linguagem executada por meio de um interpretador no servidor. Devido a sua popularidade na Web, o  PHP é amplamente suportado pelos provedores de hospedagem.

  • O que é CDN?

CDN (Content Delivery Network) ou rede de entrega de conteúdo, é uma forma de utilizar vários servidores em localidades diferentes para servir arquivos estáticos (imagens, scripts em JavaScript e arquivos CSS) a partir de um servidor mais próximo do usuário, a fim de reduzir o tempo do carregamento da página para os visitantes em um local diferente do servidor de hospedagem.

  • O que é CMS?

CMS (Content Management System) ou sistema de gerenciamento de conteúdo, é um tipo de plataforma desenvolvida para gerenciar conteúdos em sites, portais e blogs. Um CMS geralmente conta com funcionalidades extensíveis, como gerenciamento de categorias, páginas, temas, menus, imagens, etc. WordPress, Joomla e Drupal são alguns dos CMS disponíveis na Web.

  • O que é FTP?

FTP (File Transfer Protocol) é um protocolo de transferência de arquivos utilizado para enviar e receber arquivos em computadores. O serviço de FTP geralmente é oferecido nos serviços de hospedagem de sites como uma forma prática de transferir os arquivos de um site do computador do cliente para o servidor de hospedagem.

  • O que é SSH?

SSH (Secure Shell) é um protocolo de rede que permite a operação em serviços de forma segura. O SSH geralmente é usado para acessar computadores ou servidores remotamente. É comum os serviços de hospedagem disponibilizarem o acesso SSH nos planos de hospedagem e servidores personalizados. Por meio do SSH, é possível gerenciar os arquivos, instalar programas e realizar alterações no sistema.

  • O que é SFTP?

SFTP (Secure File Transfer Protocol) ou protocolo de transferência de arquivos seguro é um protocolo de rede que permite a transferência de arquivos de forma segura, por meio de uma extensão ao protocolo SSH. Com o protocolo SFTP, é possível enviar e receber arquivos de forma segura utilizando um cliente SFTP, como o FileZilla.

  • O que é FileZilla?

FileZilla é um programa que funciona como um cliente FTP/SFTP e permite que um usuário se conecte com um servidor FTP/SFTP para realizar transferências de arquivos. Com uma interface amigável e sendo gratuito, o FileZilla é um dos clientes FTP mais utilizados para envio e recebimento de arquivos em hospedagem de sites. Veja o nosso artigo de como usar o FileZilla para transferir arquivos para o servidor de hospedagem.

  • O que é HD?

HD (Hard disk ou Hard drive)/HDD (Hard disk drive) ou disco rígido, é um dispositivo de armazenamento de dados que utiliza do armazenamento magnético para guardar e recuperar informações. Apesar de não apresentar o melhor desempenho entre as tecnologias de armazenamento, os HDDs ainda são bastante utilizados na indústria por ter um baixo custo e possibilitar uma grande capacidade de armazenamento.

  • O que é SSD?

SSD (Sold-state drive ou Solid-state disk) ou disco de estado sólido que utiliza memória flash para armazenamento de arquivos. Em comparação com os HDDs, os SSDs possuem um desempenho de leitura e escrita muito superior, além de não possuírem partes móveis, o que diminui a chance de defeitos devido a choques físicos. No entanto, os SSDs são consideravelmente mais caros que os HDDs e oferecem uma capacidade de armazenamento menor por unidade.

  • O que é Backup?

Backup ou cópia de segurança é o processo de fazer a cópia de dados de um dispositivo para outro, de forma que seja possível recuperar os dados originais em caso de problemas com os dados originais. Os provedores de hospedagem geralmente oferecem backups e restauração dos dados de forma gratuita para os usuários.