Como hospedar um site: saiba o que é necessário

Saber como hospedar um site é o primeiro passo para colocar sua ideia na Internet.

Quando falamos de investir em sua presença online, a maioria dos proprietários de empresas tende a pensar em tudo, menos em como hospedar um site na web. Eles se concentram no design, no tráfego pago, na monetização de conteúdo – basicamente tudo, ao invés de uma base sólida para o seu site.

como hospedar um site voce sabe o que e necessario

Muitos empresários se concentram no apelo estético de seu site porque acham que isso atrairá novos clientes. Mas, todo o dinheiro gasto no design não vale a pena se o seu site não estiver sendo encontrado.

É importante encontrar uma empresa de hospedagem web respeitável que fará backup de seus dados em um servidor remoto e facilitará a restauração no caso de seu site ser pirateado. Além disso, também ajudarão com suporte técnico, manutenção e questões de segurança 24 horas por dia.

Confira agora 6 dicas de como escolher uma empresa de hospedagem de site confiável para garantir que seu site permaneça seguro e acessível durante todo o ano. Continue a leitura!

Qual o passo a passo de como hospedar um site?

Hospedar um site é muito mais simples do que parece, mas é importante ter conhecer os detalhes de cada etapa para começar da forma mais eficiente. Para quem está buscando o passo a passo de como hospedar um site, existem algumas etapas que são comuns para todo projeto.

Para hospedar um site, é necessário que você:

  • Registre um domínio (escolha um nome para o seu site e registre-o)
  • Escolha uma hospedagem de sites (o lugar em que o site ficara hospedado na Internet ou um criador de sites)
  • Escolha uma plataforma para criar o site (o sistema de gerenciamento de conteúdo do seu site)
  • Publique o site (disponibilize o seu site na Internet)

Para facilitar o processo da colocar o site no ar, esses passos ainda incluem a criação e publicação do site. Se levarmos em consideração o que é realmente necessário para hospedar um site, o domínio e a hospedagem já são suficientes.

Em cada uma dessas etapas, existe mais de um caminho que você pode seguir. Se você pretende hospedar um site pequeno e que não receberá muitas visitas, por exemplo, é possível economizar na hospedagem. Portanto, antes de tudo, é importante que você faça um planejamento para ter o melhor retorno do seu investimento.

Assim, acompanhe os passos abaixo para saber como hospedar um site da melhor forma.

1. Faça um planejamento

Como hospedar um site - Planejamento

Um  planejamento é fundamental parar ter os melhores resultados em qualquer projeto, e com um site não seria diferente. Antes de se perguntar "como hospedar um site", procurar onde registrar um domínio e em que lugar hospedar o site, defina bem qual o seu objetivo com ele.

Pense no que você pretende criar, responda perguntas como:

  • Qual tipo de site você quer criar?
  • Você pretende receber muitas visitas no início?
  • Qual o volume de conteúdo você pretende publicar?
  • O site terá muitas imagens, vídeos e outros arquivos multimídia?
  • Quanto você pode investir no site?

Respondendo essas perguntas, você consegue se aproximar do tipo de site que você pretende criar, e consequentemente, consegue entender melhor os requisitos necessários para hospedá-lo.

Qual o tipo de site?

Antes de verificar qual é o melhor tipo de hospedagem para sua empresa ou startup, é importante analisar o que você precisa efetivamente.

Como hospedar um site - Tipos de sites

Que tipo de site você está executando? Obviamente, um enorme site de comércio eletrônico com uma grande variedade de produtos atrairá muito mais tráfego do que um pequeno blog. Quanto mais visitantes você tiver, mais armazenamento e transferência de dados você precisará.

Uma boa empresa de hospedagem terá tempo para discutir suas necessidades, responderá às suas perguntas de pré-venda e aconselhará a escolher o tipo mais apropriado de hospedagem.

Também é importante verificar se haverá a necessidade de executar algum software específico. Isso dependerá do propósito do seu site. Por exemplo, se será um blog, uma loja online ou um fórum. Pesquise as versões populares de cada um para escolher o caminho certo para você.

2. Registre um nome de domínio

O domínio é o nome do seu site, ele fará parte do endereço de todas suas páginas e também do seu endereço de e-mail. Se você já tem uma marca ou empresa, é recomendado que você registre o domínio com esse nome o quanto antes para garantir que os visitantes encontrem facilmente o seu site.

Como hospedar um site - Domínio

É comum encontrar o registro de domínio no topo dos guias e tutoriais de como hospedar um site. Isso ocorre porque, diferente da hospedagem de site e de e-mail, o domínio não muda – uma vez registrado, você é proprietário daquele nome de domínio e pode usá-lo com o serviço que bem entender.

Os domínios também acumulam uma espécie de reputação, que é cresce não somente com a popularidade do domínio, mas também com a "idade" do domínio, o tempo que ele foi registrado. Então se você já tem um nome em mente, registre o domínio dela o quanto antes.

Escolha do nome de domínio

Antes de registrar o domínio, é preciso verificar a disponibilidade para registro, isso é, saber se alguém já registrou o nome que você deseja. Se já estiver registrado, não há muito o que fazer – é necessário pensar em um nome diferente.

Dica: use a nossa ferramenta de consulta WHOIS para verificar a disponibilidade do nome de domínio.

Como hospedar um site - Escolha o domínio

Uma situação comum de quem está aprendendo a como hospedar um site, é ter dificuldade em encontrar o nome perfeito para o domínio. Muitas vezes, os melhores nomes já estão registrados com a terminação desejada, e as alternativas acabam não satisfazendo de alguma forma.

Para contornar esse problema, aqui vão algumas dicas para escolher um bom nome:

  • Pense em um nome fácil de lembrar
  • Não escolha um nome muito longo
  • Considere extensões diferentes

Usar um gerador de nomes de domínio pode ajudar com sugestões e ideias para a escolha do nome, então vale a pena usar esse tipo de ferramenta.

Depois de encontrar o nome ideal, o próximo passo é registrar o domínio.

Se você quer saber mais sobre domínio, confira o nosso artigo que explica o que é domínio nos mínimos detalhes.

Fazendo o registro de domínio

O registro de domínio funciona com um modelo similar ao de um "aluguel" ou "assinatura", em que você paga um valor periodicamente para manter a propriedade daquele nome. No caso do domínio, esse pagamento deve ocorrer no mínimo anualmente, mas é possível registrar um domínio por 2, 3 ou até 10 anos de uma só vez.

Como hospedar um site - Registro do domínio

Várias empresas oferecem o serviço de registro de domínio, mas com detalhes que podem variar, como:

  • Extensões disponíveis - algumas empresas podem oferecer somente domínios nacionais como ".com.br", enquanto outras podem oferecer ".com", ".net", ".org", entre outras TLDs.
  • Período de registro - alguns provedores permitem o registro por um ano, enquanto outros dão a possibilidade de registrar por vários anos com desconto.
  • Preço do domínio - o preço é algo que varia bastante a depender da empresa de registro de domínio e da extensão escolhida.

O registro de um domínio fica em média por R$ 30 a R$ 50/ano, podendo ultrapassar esses valores a depender da extensão. As extensões mais populares, como ".com", ".net" e ".com.br" são as mais baratas, e também as mais recomendadas devido a grande utilização.

No geral, o gerenciamento do domínio é bem parecido, independente da empresa escolhida. Mas vale a pena levar em consideração o atendimento e suporte da empresa que fornece o serviço.

É muito importante ficar atento aos valores de renovação do domínio. Muitos provedores oferecem um grande desconto no registro do domínio, mas a renovação do serviço pode duplicar ou até triplicar, então antes de registrar, consulte também o preço de renovação.

Confira as melhores empresas para registro de domínio.

3. Escolha uma hospedagem

A hospedagem é a parte principal para quem quer saber como hospedar um site. É no serviço de hospedagem que serão armazenados os arquivos do site, e é o provedor de hospedagem que vai garantir a disponibilidade do site na Internet.

Como hospedar um site - Hospedagem

Dessa forma, é muito importante que você escolha o plano de hospedagem certo na empresa de hospedagem certa. Os provedores de hospedagem têm planos para atender diferentes necessidades, por isso, planejar e conhecer a necessidade do seu projeto é uma etapa indispensável.

Sabendo do que o seu site precisa, o próximo passo é conhecer qual tipo de hospedagem é mais indicada.

Eu preciso mesmo de uma hospedagem?

Como hospedar um site - Necessidade da hospedagem

Existem várias formas de criar um site, mas uma hospedagem é necessária para qualquer site, no entanto, existem ferramentas – como os criadores de sites – que já incluem a hospedagem no serviço. Se você contrata um criador de sites como o Wix, Weebly, ou faz um site usando o Blogger, não há necessidade de contratar uma hospedagem de site, pois o serviço já está incluído com a ferramenta.

Mas então, por que contratar uma hospedagem? Nesses casos, a hospedagem está incluída mas o seu controle sobre ela é extremamente restrito. O acesso é limitado somente para a ferramenta de construção de site, sem possibilidade de usar a hospedagem para outra coisa.

Em um sistema como o do Blogger, você só pode usar a hospedagem para o Blogger e nada mais. Enquanto em um serviço de hospedagem tradicional, você pode hospedar diferentes sistemas numa mesma conta. Com acesso aos arquivos e banco de dados, você pode usar a hospedagem com a plataforma que quiser.

Veja: como hospedar um site do zero com hospedagem e grátis.

Tipos de hospedagem

Embora existam vários tipos de hospedagem, pelo menos 3 estão presentes na maioria dos provedores e são as opções mais populares:

  • Hospedagem compartilhada - ideal para sites pequenos a médios, sites institucionais e corporativos.
  • Hospedagem cloud - a hospedagem pode ser ajustada de acordo com a necessidade do site.
  • Servidor VPS - recomendado para sites médios a grandes, e-commerce ou aplicações complexas.
  • Servidor dedicado - indicado para projetos de grande porte com centenas de milhares de visitas por mês.

Para a maioria dos casos, a hospedagem compartilhada é a opção mais recomendada. Ela é a opção mais barata e mais fácil de usar – ideal para quem busca praticidade ou está aprendendo como hospedar um site pela primeira vez. A hospedagem compartilhada já inclui o serviço de e-mail, facilitando ainda mais o trabalho do proprietário do site.

Em planos de criadores de sites e lojas virtuais, a hospedagem já está incluída, porém é limitada aos recursos individuais dos planos, como quantidade de produtos.

Como hospedar um site - Tipos de hospedagem

Os serviços de Cloud, VPS e o servidor dedicado são indicados para casos em que a hospedagem compartilhada não é mais o suficiente. Esses tipos de hospedagem são recomendados para quem tem conhecimento técnico ou já tem experiência com administração de servidores.

Compare os planos

Tendo em mente o tipo de hospedagem ideal para hospedar o seu site, você já pode comparar os planos com mais facilidade. Todo provedor vai exibir uma tabela com as características dos planos, assim você pode visualizar os recursos de cada um e comparar com a oferta das outras empresas.

Como hospedar um site - Compare os planos

Dica: nosso comparador hospedagem de sites ajuda a comparar os principais provedores de hospedagem.

Ao comparar os planos, é importante ficar atento para:

  • Espaço em disco - se você pretende hospedar muitas imagens e vídeos, escolha um plano que tenha bastante espaço em disco ou tenha armazenamento ilimitado.
  • Tráfego ou transferência - importante para sites que vão receber muitas visitas ou disponibilizar arquivos para download com frequência.
  • Recursos adicionais - verifique se o plano inclui adicionais como: contas de e-mail, domínio grátis e certificado SSL.

Se o seu site foi desenvolvido com uma linguagem diferente do PHP, também é importante ficar atento a questões como o sistema operacional e tecnologias suportadas na hospedagem. Praticamente toda hospedagem vai suportar o PHP, mas nem todas suportam outras linguagens como ASP.NET, Python ou Java.

Para sites feitos com ASP.NET, por exemplo, é necessário saber se a hospedagem é com Windows ou Linux, já que esta linguagem é compatível somente para planos com Windows.

Requisitos de uma boa hospedagem

Como hospedar um site - Requisitos da hospedagem

Durante nossos reviews de hospedagem, vimos que é possível encontrar boas opções de hospedagem, mas que nem toda é hospedagem é tão boa como diz ser.

Existem provedores que deixam a desejar no desempenho, suporte e com preços muito altos para o que oferecem. Por isso, é importante pesquisar e ficar atento às características dos planos de cada provedor.

Em nossas análises, nós levamos em consideração 5 principais aspectos:

  • Confiabilidade - a hospedagem deve entregar o que garante, o seu site deve ficar disponível 24/7 na Internet.
  • Preço - os preços devem ser justos e transparentes, sem pegadinhas ou cobranças sem fundamento.
  • Usabilidade - o serviço deve ser fácil de usar, com um painel de controle moderno e intuitivo.
  • Suporte - o suporte deve ser atencioso, ter alta disponibilidade e em mais de um canal de atendimento.
  • Recursos - os recursos e funcionalidade da hospedagem devem ser de alta qualidade e de fácil operação.

Vários detalhes da hospedagem podem ser conferidos nas tabelas dos planos e consultando o suporte, assim você pode ter uma ideia da qualidade do serviço do provedor. Alguns provedores podem oferecer um período de testes ou uma garantia de reembolso caso o serviço não satisfaça.

No entanto, existem aspectos que só podem ser completamente verificados ao contratar e testar a hospedagem por um longo período – se foi isso que nós fizemos para encontrar a melhor hospedagem de sites. Portanto, se você encontrar um plano interessa, confira se já não há um review da hospedagem em questão.

Vincular o domínio à hospedagem (configurar DNS)

Quando o domínio é contratado em uma empresa diferente da empresa de hospedagem, é necessário configurar o domínio para vincular o endereço do site ao serviço de hospedagem. Isso pode ser feito facilmente, acessando o painel de gerenciamento do domínio e configurando para o servidor DNS da hospedagem.

Enquanto essa configuração não for realizada, o site não poderá ser acessado pelo através do endereço com o domínio. Normalmente, os provedores de hospedagem vão notificar e instruir como realizar esse procedimento, ou até mesmo fazer a configuração por você.

Se você registrou o seu domínio no Registro.br, confira o nosso passo a passo para alterar o DNS no Registro.br.

4. Escolha uma plataforma para criar o site

Com domínio e hospedagem devidamente configurados, você já está com tudo pronto para hospedar um site. Se você já tem o site pronto, você já pode enviá-lo usando o gerenciador de arquivos de hospedagem ou com FTP. Veja aqui como usar o FileZilla para enviar os arquivos do site usando FTP.

Como hospedar um site - Plataforma

Mas se você ainda não tem um site para hospedar, você pode começar a fazê-lo utilizando as próprias ferramentas do painel de hospedagem. A maioria dos provedores inclui um instalador automático para facilitar a instalação de plataformas de criação de sites e gerenciamento de conteúdo.

Para cada tipo de site, existe um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) indicado:

  • Lojas virtuais - sistemas de e-commerce como Magento, PrestaShop e OpenCart.
  • Aprendizagem online - sistemas de EAD como Moodle e Chamilo.
  • Fóruns de discussão - phpBB e myBB.
  • Sites de classificados - OSClass, Open Classifieds.
  • Sistema de CRM - Vtiger, SuiteCRM e SugarCRM.
  • Blogs e portais - Joomla e Drupal.
  • Para esses e todos os outros - WordPress.

Se você está começando e não sabe qual plataforma escolher para criar o site, o WordPress é uma ótima opção. Além de ser o CMS mais popular do mundo, o WordPress é uma plataforma fácil de aprender a usar. Com ele é possível criar um site de qualquer tipo sem precisar programar.

Confira: passo a passo de como criar um site WordPress.

Instalando uma plataforma e personalizando o site

Para instalar uma plataforma de criação de sites ou gerenciamento de conteúdo não é necessário qualquer conhecimento técnico. Basta acessar o painel de hospedagem,  procurar pelo instalador automático do provedor e selecionar a aplicação que deseja instalar.

Como hospedar um site - Instalador automático
Instalador da Hostinger

Os melhores provedores oferecem uma boa variedade de aplicações para instalação, mas todos eles disponibilizam pelo menos o WordPress.

Como hospedar um site - Aplicações do instalador automático

Depois de instalar a plataforma, uma boa forma de personalizar o seu site é utilizando temas premium. Você pode encontrar temas profissionais em sites como ThemeForest e TemplateMonster – nesses sites você encontra temas e plugins para diversas plataformas, inclusive o WordPress.

Tendo o controle sobre o ambiente de hospedagem, não há limite para o que pode ser modificado, então você pode customizar o site como bem entender.

5. Publique e divulgue o site

Utilizando uma hospedagem, o site é publicado automaticamente a partir do momento que você configurou o site ou realizou alguma modificação. No caso de ter feito o site com o criador de sites, é necessário publicar manualmente a cada mudança que for feita.

Como hospedar um site - Publique e divulgue

Com o site publicado, você já pode começar a divulgá-lo nas redes sociais, comunidades relacionadas ao tema do site, grupos e fóruns online – e trazer mais tráfego para as suas páginas. Considere também usar plataformas de anúncio como Google Ads e Facebook Ads para ter um alcance ainda maior.

Mas tenha em mente que um site não cresce da noite para o dia, por isso, é importante ter paciência e continuar melhorando o site de forma contínua.

Conclusão

Agora que você viu como hospedar um site é fácil, a próxima etapa é colocar esse conhecimento em prática. Para facilitar ainda mais o seu trabalho, nós separamos as melhores empresas de hospedagem – você pode encontrar as opções com o melhor custo benefício, desempenho e qualidade na tabela abaixo:

Melhor recursoA partir deAvaliação geral
HostingerMelhor custo benefícioR$ 23,15 /mês
UOL HOSTServiços de Cloud ComputingR$ 9,90 /mês
WebLinkServidores no BrasilR$ 2,55 /mês
HostGatorExcelente desempenhoR$ 7,19 /mês
HostMídiaPlanos mais completosR$ 11,99 /mês

Escolhendo qualquer um desses provedores, você pode começar a hospedar o seu site gastando pouco. Então, o que está esperando? Escolha uma hospedagem e coloque o seu site no ar!

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.
Receba os artigos do blog por e-mail: