cPanel: conheça o painel de controle de hospedagem mais popular do mercado

Painel de Controle - cPanel

O gerenciamento de um site pede um painel compatível com as necessidades do projeto. Se você utiliza uma hospedagem Linux, o cPanel é uma das soluções mais atraentes. Além de gratuito, conta com painel intuitivo.

O painel é o mais popular entre empresas e usuários. Para ter acesso ao sistema, é necessário contratar uma empresa de hospedagem ou adquirir a licença e instalar no servidor.

Quer saber mais? Acompanhe com a gente! 🙂

O que o cPanel faz?

Por ser bastante flexível, as empresas de hospedagem configuram a plataforma de acordo com o serviço que desejam fornecer. Assim, cada uma delas oferece uma aparência diferente do cPanel, porém, mantendo os principais recursos do sistema.

Os recursos mais básicos do cPanel, e que costumam ser disponibilizados com facilidade por diferentes empresas, são:

  • Configuração dos domínios;
  • Criação de e-mails;
  • Configuração de banco de dados,

Além de muitas outras funcionalidades para o gerenciamento da hospedagem de sites e servidores.

Visão Geral - cPanel

Na parte central o painel, ficam as opções disponíveis para a hospedagem. Na lateral do painel, ficam as informações sobre uso de memória e CPU, tráfego do site, entre outras estatísticas.

A segunda coluna ocupa o maior espaço da tela e é aonde você vai, de fato, realizar o gerenciamento do projeto. Aqui, os blocos são organizados por categoria e contém links para acessar todas as funcionalidades do cPanel, como e-mails, arquivos, domínios e banco de dados.

Personalização do cPanel

Ainda que a empresa de hospedagem já ofereça o serviço com a própria interface, o usuário também tem opções de utilizar a ferramenta conforme o próprio gosto. Por exemplo, os blocos das seções de domínio, transferência e preferências podem ser arrastados de cima para baixo, expandidos ou fechados, com apenas um clique.

Personalização do cPanel

A HostGator e a GoDaddy por exemplo, personalizam bastante o cPanel oferecido, enquanto a Hostinger, WebLink e a Bluehost, decidiram manter o tema oficial do painel.

O cPanel é bastante personalizável, o que permite que as empresas deixem o painel como bem quiserem. Ainda assim, o usuário geralmente tem a opção de alternar entre os temas do próprio cPanel.

Domínios

Nesta guia, você gerencia seus domínios como preferir ou precisar. As opções vão desde a adição de novos domínios, criação de subdomínios, redirecionamento desses domínios e até editar o DNS.

Dependendo do plano que você fechar com a empresa de hospedagem é possível ter mais de um site no mesmo gerenciador, o que aperfeiçoa o tempo que seria gasto trocando de sistema. Logo ao ser criado, um diretório próprio para o novo site é disponibilizado. Assim, todos os seus projetos permanecem acessíveis ao usuário.

Ainda não tem um domínio? Veja o nosso ranking com as melhores empresas de registro de domínio e garanta o seu!

No campo de domínios adicionais, ainda, você pode criar um domínio estacionado para captar acessos de URLs parecidas com a sua, por exemplo bancodobrasil.com.br para o bb.com.br. Aí, quem tenta acessar a página consegue por qualquer um dos dois domínios.

Subdomínios e DNS

Atualmente, boa parte dos projetos exige configurar subdomínios, seja para loja ou blog do site institucional, que serve como principal referência. Imediatamente após solicitar a criação de um subdomínio, o cPanel cria um novo diretório de forma automática, sem necessidade de configurar um domínio diferente para uma função que tem relação direta com o projeto.

Domínios cPanel

Pode ser que você precise lançar mão de recursos avançados e redefinir sua DNS, e novamente o cPanel reserva uma área para este uso específico.

No entanto, aqui é necessário ter certeza dos campos editados, já que qualquer alteração mal trabalhada pode resultar em bloqueios no envio de e-mails e até o site pode ficar fora do ar. Para gerenciar o DNS no cPanel, você precisa apontar o seu domínio para o provedor de hospedagem, se o seu domínio está no Registro.br, veja aqui como fazer o procedimento.

Gerenciamento de e-mails

A quantidade de contas e o espaço em memória que as caixas de e-mail de cada domínio dependem, novamente, do plano acordado com a empresa de hospedagem contratada. O cPanel oferece os recursos básicos de criação e administração desses e-mails, mas também é possível gerenciar listas, fazer encaminhamentos e ativar filtros Antispam. Cada um desses recursos fica disponível na área do gerenciador de e-mails.

O link “contas de e-mail” permite ativar e desativar contas de e-mail, além de já definir o espaço em memória de cada uma já no momento de criação. Sem necessidade de senha, você pode acessar o webmail de todas as contas existentes na hospedagem e até alterar a senha de qualquer uma delas.

cPanel Webmail

A área “webmail” possibilita o acesso às mensagens de e-mail direto do navegador. Basta escolher um programa próprio do cPanel para carrear por padrão cada conta de e-mail. As opções mais usadas neste sistema são o Horde, o RoundCube e o SquirrelMail, bem diferentes um do outro, sendo necessária avaliação do usuário para ver qual atende melhor a demanda do projeto.

cPanel Webmail

O cPanel oferece também um recurso para eliminar o trânsito de mensagens com spam das caixas de entrada dos seus domínios. Identificado no menu por SpamAssassin, este elemento permite que o próprio usuário defina o rigor técnico para filtrar as mensagens recebidas e revisá-las para certificar-se que de fato o objeto recebido é spam.

Por ser cada vez mais comum o usuário centralizar o recebimento de e-mails em um único endereço, é possível direcionar os e-mails recebidos na conta do domínio para outra conta por meio de redirecionamentos/encaminhamentos. Assim, poupa-se o tempo de checar o outro endereço para verificar se uma nova mensagem foi recebida.

Gerenciamento de arquivos

O cPanel oferece uma ferramenta para gerenciar seus arquivos, em que é possível arrastar e soltar arquivos no navegador. Aqui, dá para criar cópias de segurança, configurar contas de FTP e administrar arquivos.

Gerenciador de Arquivos cPanel

Para garantir que nunca vai perder nada do seu site, a seção “cópias de segurança” possibilita o backup de todas as informações do projeto, inclusive relacionados à hospedagem, de maneira prática. Caso queira, o backup pode ser parcial, de alguns dados específicos. Selecione o tipo de backup de seu interesse e imediatamente um arquivo comprimido de extensão .zip fica disponível para download.

Você também pode usar um cliente FTP como o FileZilla para gerenciar os seus arquivos direto do seu computador, no lugar de usar o navegador. Veja aqui como usar o FileZilla para transferir arquivos para sua hospedagem.

A partir da área “Contas de FTP” para gerenciar, criar novas contas, ceder acesso e até delimitar a cota de armazenamento disponível de cada usuário. No link “Gerenciador de Arquivos” você conta com as opções de adicionar, apagar, mover, copiar e renomear seus arquivos sem necessidade de instalar algum programa externo para fazer as publicações.

Administração de banco de dados

Bancos de dados são comuns em sites dinâmicos e não poderia faltar uma opção de gerenciamento nos painéis de controle. O cPanel oferece alguns recursos para ler essas informações, como:

  • Assistente de Banco de Dados
  • Gerenciador de Banco de Dados phpMyAdmin
  • Acesso Remoto ao Banco de Dados
Banco de Dados - cPanel

Para configurar bancos de dados e usuários, a seção Bancos de Dados MySQL permite que sejam associados usuários e bancos. Se você quiser criar um banco de dados novo do zero, acesse a guia Assistente de Banco de Dados.

Para acessar os bancos de dados e gerenciar tudo direto do navegador, o phpMyAdmin é a ferramenta ideal. Caso prefira usar um cliente de bancos de dados em seu computador, basta usar a opção de MySQL Remoto. Em alguns casos, pode ser necessário solicitar ao provedor de hospedagem a ativação do MySQL Remoto.

Conclusão

O cPanel é uma excelente painel de controle pra quem está começando e também para usuários avançados. O painel é muito intuitivo, e por ser bastante popular, não faltam dicas de como usar a ferramenta.

Além dos milhões de usuários trocando dicas e tutoriais na própria rede, o cPanel conta com uma documentação completa. A documentação pode ser útil para os usuários mais avançados e para quem pretende revender o cPanel.

Muitas empresas de hospedagem já oferecem o cPanel em seus planos, confira as melhores em nosso ranking!

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem o melhor provedor de hospedagem, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.
Receber novidades por email: